Kaspersky colocada na lista de ameaças de segurança graves nos EUA
Existe uma sensação geral que muito do que as empresas da Rússia oferecem poderá estar comprometido. O país tem mudado as suas regras e as suas leis para se adaptar às sanções que foram aplicadas de forma global.
Uma das medidas mais recentes veio dos EUA, que colocaram a conhecida empresa de software de segurança Kaspersky numa lista onde nenhuma quer estar. Passaram a considerar a criadora do antivírus como sendo uma ameaça de segurança grave para o país.
Lista de segurança onde não querem estar
Esta é uma lista bem conhecida pois tem sido falada e usada para fazer pressão nos últimos anos. É onde várias empresas associadas à China foram colocadas, impedindo o acesso a muita da tecnologia e, principalmente ao mercado dos EUA.
A mais recente empresa a ser incorporada nesta lista da FCC foi a empresa Kaspersky, oriunda da Rússia, tendo sido marcada como "um risco inaceitável para a segurança dos EUA". Esta é a primeira empresa deste país a constar desta lista que bloqueia de forma quase total a sua ação nos EUA.
Kaspersky foi vetada para ser usada nos EUA
Ao ser incorporada nesta lista, a Kaspersky fica numa posição muito desconfortável junto das empresas e outras entidades dos EUA. Estas deixam de poder usar subsídios e outras ajudas para comprar este software de segurança.
Esta não é a primeira vez que a empresa tem problemas com a segurança nos EUA. Em 2017 terá sido usada para que o governo da Rússia conseguisse roubar documentos da NSA, algo que foi desde sempre rejeitado. Ainda assim, foram banidos das entidades governamentais dos EUA.
Situação que vem do conflito da Rússia e da Ucrânia
Naturalmente que a Kaspersky já reagiu a esta nova posição do governo dos EUA. Alegam que a decisão da FCC foi tomada de forma rápida demais e baseada em pressupostos políticos associados ao conflito na Ucrânia. A empresa está disposta a trabalhar com o governo dos EUA para ultrapassar os receios identificados.
Esta tem sido uma das empresas da Rússia que mais tem estado em destaque. Muitos alegam que estaria pronta para ajudar o governo do seu país no conflito contra a Ucrânia, algo que tem sido repetidamente rejeitado e negado pela Kaspersky.
Este artigo tem mais de um ano
Jogadas políticas, um dos melhores antivírus que existe e auditado, já para não falar que as base de dados estão na Suiça e resto da Europa.
ninguem quer saber se são melhores ou não, aqui é os interesses que cada um tem, a guerra é só uma desculpa porque não querem saber se morrem crianças ou nao…
Pensei que estávamos a falar de antivírus e não de morrer crianças em guerras.
Porque assim sendo ninguém usava antivírus americano pois nas últimas guerras a América matou também muitas crianças.
Mas sou contra o Putin e a Guerra, não misturo é as coisas.
Não se está a falar de antivírus. Está-se a falar de: “A Alemanha alerta agora que os produtos de cibersegurança da Kaspersky, uma empresa russa, podem vir a ser usados como veículos para ataques informáticos” (“Visão”, link abaixo)
O negócio complicou para o lado da Kaspersky. É uma pena, pq, há tempos é o melhor antivírus que existe no mercado.
Na verdade foi a agência de segurança da Alemanha a recomendar a desinstalação do Kaspersky.
Por o KGB/FSB – que governa a Rússia – poder forçar a empresa a trabalhar para eles.
Bonito, o único anti-virus que ainda confiava por me ter salvo umas quantas vezes, agora pode estar comprometido.
Qual a alternativa?
A suíte de segurança do próprio Windows + os cuidados básicos de navegação é mais que suficiente para a esmagadora maioria dos utilizadores…
Malwarebytes
Muito fraco para proteção diária.
Este artigo está incompleto.
Falta adicionar que isto prende-se essencialmente o facto do CEO das Kaspersky não ter firmemente anunciado sem contra a invasão.
https://www.infosecurity-magazine.com/news/cybersecurity-reacts-kaspersky/
Sim, esse poderá, apesar de não ser o motivo veiculado, mais uma razão. Como diz no artigo, a invasão da Ucrânia pela Rússia pode ter agravado.
Então mas é preciso dizer? Qualquer pessoa normal é contra.
Agora misturar opiniões com politiquices, é isso que está a arruinar o mundo fora da ucrânia. Vejam as sanções e quem estão a ser os reais afectados por elas.
É sem ou ser contra a invasão?
Mas isto agora toda a gente é obrigada a fazer uma declaração oficial contra a guerra senão é cancelada? Que belos tempos em que vivemos…
Declarações de Eugene Kaspersky
Kaspersky, CEO of the Russian-headquartered IT security vendor of the same name, broke his silence on the conflict earlier today, tweeting:
“We welcome the start of negotiations to resolve the current situation in Ukraine and hope that they will lead to a cessation of hostilities and a compromise. We believe that peaceful dialogue is the only possible instrument for resolving conflicts. War isn’t good for anyone.”
. . .
“Like the rest of the world, we are in shock regarding the recent events. The main thing we can do in this situation is provide uninterrupted functioning of our products and services globally.”
A Rússia invadiu a Ucrânia. Uma empresa russa apela à “cessação das hostilidades e a um compromisso”.
Para adivinhar – um compromisso em que a Rússia se retira da Ucrânia, ou um compromisso em que a Rússia fica com grande parte da Ucrânia?
Obviamente a Kaspersky e outras empresas russas, independentemente do que digam, fazem o que o governo do KGB/FSB mandar.
Até hoje nunca vi o fim de uma guerra a não ser pela cessação de hostilidades e um compromissos.
Também foi o que se passou com o nosso Império Colonial
Talvez seja possível como exceção recordar a atitude dos USA relativamente ao Japão. em que recusaram qualquer negociação ou mesmo qualquer rendição (*supostamente* com a única condição que o imperador japonês continuasse no seu lugar *simbólico*).
Mas isso foi porque estavam a planear vaporizar duas cidades sem qualquer militar ou uso militar com bombas atómicas, para intimidar/aterrorizar a URSS e o resto do Mundo.
Tretas. Os EUA aceitavam a rendição incondicional do Japão em 1945, os japoneses liderados por fanáticos militares é que recusaram e continuaram com uma guerra inútil.
Bom, vou dizer aqui uma coisa terrível lol…
Nunca paguei para ter antivírus instalado nem nunca usei Kaspersky.
Com esta treta toda da perseguição, vou comprar este antivírus.
Pá, que querem, sou do contra…
Excelente software., e muito provávelmente devido à sua origem a única que é obrigada a defender contra as tentativas da CIA, NSA, e da FSB e de outras agências de instalar spy-software no PC ou smartphone (existe para este uma versão ‘grátis’)
Eu tenho um Xiaomi e devido a possíveis acusações de tentativas de espionagem chinesa resolveram impedir totalmente nas versões europeias e americanas a possibilidade de gravar chamadas telefónicas, o que para mim tem sido uma chatice incrível; já tentei usar uma quantidade de apps mas não consigo de forma nenhuma.
Outra software “russa” que uso é o Winrar, que é de longe o melhor que existe no que diz respeito a compressão de dados, e encriptação (que é *extremamente* difícil ou mesmo práticamente impossível de derrotar.
Tens a certeza disso há anos encontrei um que desencriptava ficheiro do WinZIP e do WinRAR. Caso não saibas basta ter o notepad ou similar para desencriptar o WinRar
Existe:
PassFab
RAR Password Unlocker
RAR Password Genius
….
Podia estar aqui o resto do dia a enumerar mas tenho mais que fazer
Tenta lá desencriptar algum arquivo com uma password minimamente decente, e irás deixar esse legado às tuas gerações futuras…
Pensas que não verifiquei com esses e mais uns poucos que não conheces?
😉
Tive quatro PC’s rápidos dia e noite, mais de uma semana, exclusivamente ocupados a tentar decriptar um ficheiro desses. mas sem sucesso
Experimentaste com a solução com o notepad?
Não existe qualquer solução simples com o notepad (ou algo semelhante)
Algumas das tentativas que fiz foram inspiradas por um sujeito “Johnny I hack stuff” e o uso de Rainbow tables -> https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_arco-%C3%ADris
Outras foram o resultado de “dicionários” -> coleções gigantescas de passwords , juntamente com dicionários completos de várias línguas, totalizando (em texto) por vezes mais de 20 Gigabytes.
Para “limpar” estas coleções usei o que ainda é o editor que agora uso que é o EditPad pro, fácilmente capaz de editar toda a espécie de ficheiro maior que 4 Gigabytes. Eu testei-o até 50 Gigabyes, inclusive fazendo “search and replace” e/ou ordenando por linhas, e eliminando linhas iguais.
No problem 🙂
Não é assim tão simples . . .
A Kaspersky proteger-se do FSB? É para rir. Como se o pudessem fazer. Na Rússia, é como na China, o governo manda e é para fazer. Não é como nos EUA, em que o FBI queria que a Apple desse acesso a um smartphone e a mesma recusou. A Kaspersky que experimente a fazer isso na Rússia e o CEO logo vai ver como “elas mordem”. O Pudim tem umas boas reservas de Novichok e outros afins.
Convém apresentares provas.
Se as houvessem (ou alguma vez houver) vão ser imediatamente publicadas
Provas de quê? Num país onde és imediatamente detido por estar na rua com uma folha de papel branca, onde podes ser condenado a 15 anos de prisão por falar sobre guerra, onde se te declaras oposição ao governo és preso, és perseguido, tentam assassinar-te… A Federação Russa não é um estado de direito, como tal não existe separação entre poderes. Se o FSB exigir algo, a Kaspersky tem de dar acesso sem bufar. Num estado de direito, seria exigido mandato judicial devidamente fundamentado. Hoje em dia ainda é mais fácil saber quem está a usar produtos da Kaspersky, com o registo no My Kaspersky. Não estou a dizer com isso que a Kaspersky anda a espiar os utilizadores, e a capturar informação para entregar deliberadamente. Aquilo que digo é que se lhe for exigida colaboração, a mesma é cedida. Eles podem ter servidores na Suíça ou no Suriname, mas a sede da empresa é em Moscovo.
O que dizes além de ser propaganda é pouco relevante para o assunto em foco.
A Federação russa considera-se agora práticamente em guerra e em estado de emergência. e basta ver onde vão para as liberdade direitos e garantias constitucionais nestes casos. Podes comparar a situação relativa a Covid na Rússia com a da Alemanha, Áustria e Itália. ou Austrália e Nova Zelândia.
Também não podes esperar que a democracia parlamentar do tipo Britânico funcione decentemente e sempre em todo o mundo, (ou até mesmo na Grã Bretanha), podes ver o caso Snowden, e o que ele revelou, ou muitos outros (Julian Assange etc.). Evidentemente que podes acreditar que John Mcfee ou Jeffrey Epstein se suicidaram, mas espero que não sejas tão ingénuo . . .
Pensas mesmo que em caso de “interesse nacional” as várias ‘secretas’ dos “Estados de Direito” ocidentais ou mesmo Israel não usam tortura e morte ???
Gzip é o melhor software de compressão e para encriptacao usas openssh com chave privada. Problema resolvido
Este meu problema já está “resolvido” Lol 🙂
Durante algum tempo usei o UltraCompressor, (de origem holandesa) que também era muito bom até ter sido abandonado.
Criava ficheiros com a extensão .UC2, e talvez tenha ainda alguns em velhos Hd’s da pré-história
O Kaspersky é o melhor Antivirus do mundo actualmente, falo isso pela pratica e niguem ira me forçar a nao usar ele, provalvemente , esta proibição tera impacto nas instistituições estatais, mas a institução que precisar uma proteçao de verdade manterá o Kaspersky instalado em seus PC
Já era proibido em equipamentos do governo dos EUA.
David Guerreiro, mas vc acha mesmo que qualquer empresa dos EUA está a salvo do Estado, se o Estado quiser mesmo que ela colabore?
Mas está a falar a sério mesmo?
Não acredito que seja assim tão ingénuo.
Não sabe como as coisas funcionam?
Eu explico, assim rapidamente.
Imaginemos que vc é o CEO de uma empresa dos EUA e a sua empresa tem informações que eu, Estado, quero obter.
Peço os dados e vc diz que não.
Então, vai receber a visita de uns senhores que lhe vão dizer que está a cometer traição contra os EUA ao barrar informação sensível aos serviços de inteligência.
Depois ameaçam que irão revirar a sua vida toda do avesso até encontrarem um pequeno desvio e é logo acusado de fuga ao fisco, mais isto e aquilo.
Já para não falar depois que passará a ter contra si todo o peso do governo.
Depois de ouvir isto e mais outras, vai fazer o quê?
Se o governo quiser, mas quiser mesmo, não lhe vai pedir nada, vai exigir.
E vc ou faz o que lhe mandam ou eles arranjam maneira de inventarem uma treta qualquer para o arruinar.
Simples, não é?
Acorde.
Oh homem deixa de ver filmes de segunda. Olha aqui um caso só pra te contrariar https://en.m.wikipedia.org/wiki/FBI–Apple_encryption_dispute
Nem mais, ia mesmo referir esse caso. Se não fosse a Celebrite, o FBI ainda andava às voltas disso.
Cada um acredita no que quiser.
Se vc acha que num caso de interesse nacional, algo mesmo importante, os serviços secretos e outros que tais se comportam dentro da legalidade, isso é um problema seu.
Mais depressa se vê pendurado pelos pés e mãos.
Ou acha que os acusados de fomentar terrorismo quando eram e são apanhados e levados para os abrigos secretos iam acompanhados dos advogados?
Nem faz ideia do que lhes faziam.
Espera aí que já tinham direito a telefonar, advogado e sei lá o quê.
LOL..
Não abram a pestana que não é preciso.
Realmente este mundo está mesmo cheio de ingénuos…
É por estas e por outras que tirei o Kaspersky das empresas e substituí pela solução da ESET.
Aqui optou-se pelo bitdefender
Fiz a mesma coisa. Confiar em software vindo de uma ditadura é complicado.
Wagner, deixe-me adivinhar, confia no Windows e etc, não é?
O Windows então é um autêntico honeypot da NSA.
Isto lê-se com cada um que até fico maluco.
O que vale é que já levo isto na palhaçada e rio-me bastante.
Ao menos isso…
Não se confia em nada nem ninguém. Ponto. Seja ditadura seja ditamole.
Há muitos anos que o meu Antivirus é o Kaspersky. A minha peocupação é se, por qualquer razão, ele deixa de ser eficaz e compromete a sua função ou pior alguém pode vir a ter acesso aos meus dados, alguns como podem calcular de grande importância. Não sou especialista em cibersegurança e daí a minha preocupação. Alguém poderá dar uma ajuda? Desde já agradeço.
Aníbal, se tem dados importantes que não podem ser revelados, o seu problema maior não é o antivírus, é poder ser apanhado por um qualquer ramsonware e ficar sem eles.
Mantenha sempre cópias actualizadas num disco rígido desligado do PC, só o liga quando fizer as cópias, óbvio.
Encripte os dados com um programa forte, tipo pgp ou veracrypt.
Assim, mesmo que alguém lhes consiga aceder, sem a pass não os abre.
No meu caso, tenho vários discos rígidos externos desligados do PC, com os backups.
Tenho tb backups na Cloud, mas é tudo encriptado com pgp com password forte.
Nada disto me faz desconfiar que a Kaspersky vá deitar a perder anos e anos de investimentos na evolução dos seus produtos bem conhecidos pela sua qualidade por causa duma questão política. A Kaspersky é líder de mercado em muitos países e especialmente no que toca às soluções para servidores…acho graça o utilizador normal ficar preocupado com uma questão destas. A Kaspersky está entre a espada e a parede, por um lado se critica a guerra pode tornar-se alvo do “camarada Puttin”, por outro lado não vai dar o seu apoio à “intervenção militar” porque senão sujeita-se a perder a sua quota de mercado em todo o mundo…estas decisões políticas de acrescentar a empresa à lista de ameaças é completamente infundada porque é baseada em rumores, só no dia em que começarem a surgir provas do que a Alemanha e os EUA nos querem fazer acreditar é que eu vou deixar de usar o Kaspersky nos meus computadores e nos servidores dos meus clientes…para já está tudo a funcionar como sempre funcionou, uma protecção de elevada qualidade a proteger os sistemas como sempre protegeu (e para os desconfiados, invistam em soluções de backups fiáveis e de preferência redundantes). Enfim….