EUA ameaçam fechar as fábricas da chinesa SMIC caso esta venda chips à Rússia
Continua o braço de ferro contra a Rússia e amontoam-se a um ritmo gigante os países, entidades e marcas que já mostraram cartão vermelho às decisões de Vladimir Putin. No entanto nem todas as empresas parecem dispostas a ir contra o governo russo.
Desta forma, segundo as mais recentes informações, os Estados Unidos ameaçaram agora a chinesa SMIC de fecharem as suas fábricas caso a empresa venda chips à Rússia.
EUA ameaçam SMIC se esta vender chips à Rússia
Os Estados Unidos da América têm aplicado inúmeras sanções à Rússia, devido ao país de Vladimir Putin ter invadido a Ucrânia. Nesse sentido, temos assistido a uma enxurrada de marcas que já deixaram de vender os seus produtos e serviços para a Rússia.
No entanto agora o país liderado por Joe Biden já veio mostrar que as empresas chinesas que desafiem as restrições dos EUA contra a exportação para a Rússia, podem ver barrada a colaboração norte-americana, nomeadamente no fornecimento de equipamentos e softwares necessários à produção dos seus produtos.
Em entrevista ao jornal The New York Times, Gina Raimondo, secretária do departamento do Comércio dos EUA referiu que o país pode "encerrar" a fabricante chinesa SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corp) ou qualquer outra empresa chinesa que desafie as sanções dos EUA e continue e fornecer chips e outras tecnologias avançadas para a Rússia.
Segundo Raimondo:
Poderíamos basicamente fechar a SMIC porque os impediremos de usar os nossos equipamentos e os nossos softwares.
Os Estados Unidos estão assim a ameaçar adicionar empresas à sua lista negra de comércio caso verifiquem que estas vão contra as sanções e restrições de exportação aplicadas à Rússia.
Para já, a chinesa SMIC ainda não respondeu aos pedidos de esclarecimento.
Estas ameaças acontecem depois que várias empresas da indústria de hardware já cortaram a torneira de fornecimento ao país de Putin, como a Intel, AMD e Nvidia.
Este artigo tem mais de um ano
Trocamos a China pelo Japão para a WWIII
A China à muito que não defende os interesses americanos.
Não seria de esperar outra coisa. A China a defender os interesses dos Estados Unidos seria algo estranho, visto que, cada um deve defender os seus.
Claro que não vai vender nada à Rússia. Venderá antes à China que por sua vez tratará de os revender à Rússia.
+1 como já o faz há muito. Entre bebidas, drogas, bens bloqueados na Rússia, etc, vai da china para a Rússia. Daqui a tecnologia vai ser a mesma história. É mais para demonstrar que a lei é igual para todos nós EUA. De resto à Rússia vão chegar na mesma Intel, Apple, AMD, estes…
O que não dizem é como vão produzir micro-electronicos sem a Rússia. Alguns elementos realmente fundamentais só são produzidos lá em grandes quatidades, e alguns outros 100% sai da Rússia.
Paladium: só de uma cidade Russia sai 70% da produção mundial.
Neon: o grosso da produção mundial (não lembro os números) saem da Russia + Ucrânia.
Além de algumas terras raras que são imprescindíveis e que 100% da produção é Russa.
Nem preciso olhar a lista das matérias primas que gora estão sobre controlo de exportação na Rússia para saber que todos esses produtos estã lá…
O mundo que acorde. É inacreditável este comportamento infantil dos EUA. Têm 250 anos de existência e pensam que conseguem falar como adultos com países como a China e Rússia. Onde anda a democracia? Mentem com todos os dentes, fazem asneiras as escondidas culpando os outros e agora isto? A OMC devia agir nisto!! É inaceitável esta ditadura americana.
José Orlando, tu juntas Rússia/ China com democracia?! Lolol deves ser um puto com ideias de ultra esquerda sem conhecimento nenhum. Nos EUA, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Brasil, etc e na maioria da Europa tens eleições democráticas (reais). Só tens que cumprir as leis locais.
Agora quando juntas China, Rússia com democracia, só demonstras o quão ignorante és. Já só falta dizeres que o maduro e o da Coreia do Norte pensam no país e na liberdade… lol
Inaceitável é um país soberano ocupar outro país soberano. Mais vale ser amiguinho dos EUA do que dar espaço a ditadores e sistemas politicos que só trazem miséria e que são anti democráticos. É verdade que os EUA gostam de meter o nariz em tudo, mas prefiro mil vezes ter os EUA a cuscar tudo e todos, do que ser controlado pela ditadura Russa ou Chinesa.
O mundo está a acordar e não vai ser nada simpàtico com as atitudes crimnosas do Kremlin.
O José Orlando falar da Rússia e China e utilizar a palavra democracia prova que não vives neste planeta. Isso é o cúmulo do ridículo. Acaso existe democracia em países governados por ditadores
Não sei o futuro, mas esta ideia de andar a fazer sanções a tudo e a todos, inclusivamente a pessoas que não têm nada a ver com o assunto, tem tudo para acabar mal.
Imaginemos, haja imaginação, muita, que Portugal invade Espanha, hehehe, e toca de sancionar portugueses como eu.
Mas que raio tenho eu a ver com as decisões do governo?
Aliás, ninguém detesta mais este governo do que eu.
Isto ameaça meter muitos países ao barulho, países fortes, e é preciso cuidado com estas coisas.
Os EUA é que não sei como é que fazem, é guerras por todo lado e sanções nem vê-las…
Eu já sanciono produtos dos EUA há muitos anos, é tudo contrafeito e ou pirateado…
De mim nem um dólar recebem, pelo menos directamente.
Ah, e antes que me venham dizer que sou isto e aquilo, prefiro os EUA como potência dominante do que qualquer outro país.
O problema é que essa dominância está a ir pro brejo.
1) se eleges um indivíduo X e esse faz guerra, tu tens responsabilidade indirecta.
2) a maior parte dos países civilizados têm acordos de negócios para que tudo seja justo, o mundo funcione com certa ordem. Se alguém prevarica há que sancionar.
Porquê os EUA a sancionar? Porque são os únicos que têm t.mates e poder suficiente. Um qualquer outro país não teria hipótese.
Se não fossem os EUA/UK/ França vs. Rússia/ China, estaríamos todos em regime ditador a falar entre russo e chinês. A Alemanha (como o Japão) têm muita força económica mas são uns mansos onde metade são comunistas e a outra metade capitalistas e só lhes interessa o dinheiro e produzir muito.
Otioobvio, então e porque raio nunca há sanções sobre os EUA se são eles os maiores fomentadores de guerras?
Ouvi dizer que a guerra no Iraque era para levar a democracia à Arábia Saudita e vizinhança…
Nunca mais me esqueço do Bush a dizer que a guerra no médio Oriente era para defender a democracia Saudita.
Neste caso às sanções são para evitar que a SMIC forneça chips utilizados pela indústria militar.
Os chips utilizados pelas indústrias de defesa Rússia são produzidos na prórpia Rússia. Eles tem capacidade próprias para produzir de 200nm até 45nm, e até onde se sabe estavam a implementar 28nm. Para fins militares, para a grade maioria dos equipamentos, mesmo os mais avançados, 90nm costuma ser mais do que suficiente.
A questão é que na Rússia tecnologias desenvolvidas para uso militar são secretas e muito raramente se misturam com a civil, pelo que não tem como saber qual a real capacidade de produção dos chips no âmbito das indústrias de defesa especificamente, pois eles possuem indústrias próprias completamente isoladas das civís.
Em outras palavras, se indútrias de defesa possuem uma tecnologia única que também é necessária no âmbito civil, as indústrias do âmbito civil vão, em 99% dos casos, ter que desenvolver tudo por conta própria, até porque não se sabe o que os militares possuem realmente.
Eita que por este andar vai ser tudo sancionado não vai sobrar ninguém. Os.americanos vão inclusive sqncionar-s q el w mesmos para não ficarem de fora ahhahhahhaa
!?
Não percebi a parte entre inclusive e mesmos 🙁
Não faz mal, ele comentou por comentar e para parecer que tem piada. No caso dele, ele acha que a Rússia, Coreia do Norte, China etc devem fazer o que lhes apetecer. Apetece tomar conta do mundo? Bora lá; apetece roubar a indústria europeia e americana explorando a mão de obra chinesa e poluindo tudo? Bora lá.
Infelizmente cada vez há menos jovens bem informados…o mundo em pouco tempo estará perdido.
O mundo dos “seniores” …sim está. Felizmente! Ja agora, quem no passado, deslocalizou as cadeias produtivas para lugares longinquos, prcurando maximizar os lucros, minimizar custos de produçao, logisticos e de mao de obra. aproveitando a desregulaçao e inexistencia de direitos ? Pois…já faz lembrar, os tempos em que alimentaram os “democratas” libertadores do afeganistao, e dp levaram com eles. Parte deles continuam por lá, a”libertar” o povo! O regime era uma ditadura, substituiram por outra igual ou pior! Como disse Kissinger sobre Pinochet..” sim ele tb eh um fdp..mas eh o NOSSO fdp “. Guerras de blocos e de poderes, so os amigos podem tudo, seja de um lado ou de outro. Ou p ex a arabia saudita ou o catar (mundial 2022), sao exemplos de democracias purificadoras? A guerra estupida em curso (erro crasso de putin, lembrando o celebre general romano), é o resultado do poder dos blocos, que nunca aceitam algum desiquilibrio de poderes mais vincado. Nao aceitam candidamente, perto das suas fronteiras, o mesmo que os americanos, nunca aceitaram ou aceitarao (cuba 61, foi um bom exemplo). A china, vai aceitando algumas interferencias na sua zona de influencia, pq sempre foi uma naçao mais pacifista, tem umas escaramuças fronteiriças com a india e ja teve com vietname, mas nunca foi pais agressor, invasor, ao inves, sp sofreu variadas invasoes, ao longo da sua historia. É uma ditadura? Concerteza, como infelizmente ainda muitas outras no sec xx1. Nao devemos é selecionar, cfm nos interessa, ou se nos dizem amen ou nao. Ate pq ha p ai muitas democracias, que o sao so na casca, a fruta p dentro esta podre tb. Na antiguidade as lutas eram sp por poder e territorios (riqueza), a outra religiao. Hoje em dia é praticamente so pela primeira razao, excluindo meia duzia de fanaticos. Pelo meio sp houve e havera nacionalismos, que exponenciam as bravatas, mas a base é sempre a mesma. Um ucraniano eh mais ser humano, ou “ariano”, que um ienemita, palestino, servio, libio, afegao, sirio, iraquiano, ou ate quiça, que um ruandes, somali, sudanes, curdo, uigures?
* sancionar-se a eles mesmo
A China está “preocupada”…
Há um efeito perverso em estar sempre a usar a bandeira das sanções, a determinado ponto já há muitos paises afetados e deficitariamente atinge o seu objetivo. Os países criaram sinergias entre si e alternativas a essas sanções. Para além de minar a credibilidade das sanções.
Eu acho extremamente perigoso estas afirmações nesta fase de conflito, não parece nada uma atitude responsável. Parece uma atitude virada para criar um aliado para o inimigo.
Extra-Terrestres ameaçam fechar os sistema solar por causa da guerra Russa como já fizeram com as bombas atomicas em Hirochima e Nagazaki, a guerra do Vietnam, Camboja, Afeganistão (russos e americanos),Kuwait e Iraque, Siria, Palestina; deixaram de comerciar com os produtores de armas (tadinhos) terrestres e com os BIGMedia, porque não estão a receber as comissões devidas … Os Russos são falsos, os Americanos são falsos, os Chineses são falsos … não sobra ninguem e enquanto esses Chulos todos compram e vendem e guerream , as crianças os idosos e todas as Pessoas de qq País) tem que levar com tudo isto e sofrer, sofrer … ACABEM com esta palhaçada toda. e com os laboratorios biologicos militares de cada pais fora do propio pais.
P.S.: Os Russos ameaºam nacionalizar tudo a todas as empresas que sairam e os Americanos ameaçam fechar a SMIC ??? até gostava de saber como ??? a China não é o Irão o truque do virus para as centrifugadoras não resultará mas poderão libertar alguma Inteligencia Artificial nefasta ainda mais nefasta que esta mentalidade dos inimigos, das superpotencias, dos mercados e dos mentecaptos.
Provavelmente deixam de fornecer os equipamentos que permitem fabricar novos chips mais modernos que forem sendo inventados.
Eles podem produzir lá, mas acho que as máquinas vão dos EUA… acho que foi a forma que encontraram de manter o controlo. O mesmo se passa no país independente Taiwan, a empresa principal fabrica os microships mas as máquinas para os fabricar são feitas nos EUA.
Já leu a constituição de Taiwan? Se ler vai descobrir que o nome é “Republica da China”, e que eles reinvidicam todo o território Chinês (inclusive a Mongólia, que não reconhecem como independentes)…
Quando o governo em Taipei diz que eles são independentes, eles não estão se referindo a Taiwan mas a “República da China” (China antes da revolução comunista).
Em resumo, a história é que quando os nacionalistas perderam a revolução fugiram para Taiwan e mudaram a capital da “República da China” para Taipei, e desde então estão lá a dizer que são os verdadeiros governantes da China etc.
Todo o resto é invenção de propagandistas.
As “maquinas” são holandesas mas com ‘imensa’ tecnologia dos EUA, (litografia ultravioleta extrema), só que quer produzir uma “maquina” quer implementar a mesma demoa anos!. Mas é a China que produz a grande maioria de ‘componentes’ até 10nm pois o ‘Ocidente’ vendeu parte ou o todo das empresas que frabricam esses ‘compnentes’, (lembram-se da Infineon em Vila do Conde? foi pro oriente e mantem um centro de I&D na Alemanha.
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/amd-e-intel-podem-ter-suspendido-o-envio-de-chips-para-a-russia/