Reino Unido baniu o 5G da Huawei apenas porque os EUA pediram essa ação
Mesmo sendo uma das empresas que mais desenvolveu e suportou o 5G, a Huawei tem sido alvo de constantes boicotes e tentativas de remover toda a sua tecnologia das redes dos operadores.
Do que temos visto, estas campanhas têm, na sua grande maioria, um foco grande na segurança e na proteção de dados. Agora, e do que foi revelado, este argumento parece cair por terra, pelo menos no Reino Unido. Afinal foram os EUA a pressionar esta decisão.
Eterno argumento da segurança contra a Huawei
O impacto que a Huawei tem tido ao longo dos últimos anos tem sido enorme. Depois de anos a liderar os desenvolvimento e a criar soluções para a implementação das redes 5G, a empresa acabou por ser excluída e retirada de muitos operadores.
O argumento para banir toda a oferta da Huawei está sempre assente em questões de segurança e de privacidade. Os países e os operadores por norma acusam a empresa de ter backdoors para e escutar as comunicações e encaminhá-las para o governo chinês.
Reino Unido cedeu à pressão dos EUA no 5G
Este argumento parece agora cair por terra, pelo menos no caso do Reino Unido. A decisão de expulsar a Huawei das redes do país foi tomada, tendo na altura sido dada a justificação da segurança nacional, apresentada pelo National Cyber Security Center.
O argumento foi agora refutado pelo ex-ministro de negócios e indústria, Vince Cable. Do que este ex-ministro revelou, essa justificação apresentada foi falsa e tudo terá resultado de pressões vindas dos EUA, que pretendiam remover a Huawei das redes dos operadores do Reino Unido.
Vince Cable abriu o jogo e revelou verdade
O resultado parece ter sido o pretendido, fruto da proximidade entre estes dois países. Em julho de 2020, o governo de Boris Johnson anunciou que os produtos da Huawei seriam removidos de forma completa das redes 5G do Reino Unido até o final de 2027.
Curiosamente, e na opinião de Vince Cable, o resultado estará longe do pretendido. Uma das suas afirmações foi que "se a Grã-Bretanha tivesse mantido o 5G, estaríamos agora na vanguarda dos países que usam as tecnologias mais avançadas. E não estamos".
Este artigo tem mais de um ano
O 5G é alvo uma preocupação que as anteriores tecnologias não tiveram. Deve dar para fazer umas coisas bem interessantes.
Latencia muito baixa, é a coisa interessante que dá para fazer.
Sim, no CS:GO vai dar muito jeito…
Desde que a Huawei tenha sido paga quem vai parecer um idiota lambe botas é a Inglaterra.
Reino Unido, nao Inglaterra.
Inglaterra é apenas um país no Reino Unido.
bifes
A República Popular da China (RPC) já respondeu às preocupações do regime da Inglaterra, relativamente à rede 5G da empresa Huawei:
– The Spy Who Mocked Me!
https://www.dailymail.co.uk/video/china/video-2583889/Video-China-releases-funny-parody-James-Bond-007-film-failed-attempt-mock-MI6.html?mwv_rm=rta
Reino Unido, nao Inglaterra.
Inglaterra é apenas um país no Reino Unido.
Está aqui tudo explicado neste documentário que passou, mais do que uma vez, na RTP, sobre o novo império da rota da seda.
https://www.rtp.pt/programa/tv/p37144
Obviamente a Huawei foi banida das infra-estruturais das de comunicações 5G, nos EUA, Europa, Austrália e outros países por razões de segurança nacional relativamente a futuros e previsíveis conflitos com a China, incluindo guerras.
E por a Huawei estar ligada, ou ser uma extensão do regime e dos militares chineses. E por ser a empresa que domina ao nível das infra estruturas (É de rir quando dizem que tudo isto é por causa de proteger as vendas do iPhone).
Mas, falando em smartphones, alguém tem ideia que a China comprou a maior parte dos operadores de comunicações em África? E que os Huawei P40 em África incluem a app YUAN-Digital, instrumento da China para facilitar a “nova rota da seda” substituindo o dólar nos pagamentos internacionais?
A realidade é mesmo essa.
Guerra envolvendo países NATO/ OTAN com a China é inevitável (dada a expansão chinesa e a já demonstrada vontade de serem eles a dominar o planeta todo a bem ou a mal), é apenas natural que os países NATO/ OTAN devam manter as suas infra-estruturas completamente independentes da influência chinesa, para os chineses não carregarem num botão e nos segundos seguintes os países NATO/ OTAN ficarem sem comunicações civis… sem falar na intercepção das comunicações, que continua a ser possível e se tiverem Cavalos de Troia no sistema ou possibilidade de actualizar o firmware para os incluir, lá ficam os outros países totalmente comprometidos, porque choquem-se: os militares usam (na prática, mesmo que em teoria não o devessem fazer) as redes civis para comunicarem, e tudo o que dizem e suas localizações pode ser utilizado para vantagem do inimigo em guerra.
foram completos idiotas ao seguir ordens dos eua.
Huawei alem de ter tecnologia mais avançada que as concorrentes, também é mais barata. Nunca confirmaram essas suposições que os eua fizeram contra eles.
eua são um lixo completo, so se importam com eles mesmos.
Falaste sem saber o que dizes lamentável jovem…
Muda-te para a China rapaz…
Nao te preocupes que na EU vai acontecer o mesmo em breve.
Mas estás errado.