Em 2021 foram vendidos quase 350 milhões de PCs e a Apple foi quem mais cresceu em vendas
Uma vez que já encerrámos o ano de 2021, esta é a altura de fazermos uma análise ao ano que passou e percebermos as mudanças que nos trouxe, em produtos e em números, no setor tecnológico.
Segundo os últimos dados, no ano passado foram vendidos quase 350 milhões de PCs. Para além disso, a Apple foi a marca que mais cresceu em vendas, numa comparação com o ano de 2020.
Quase 350 milhões de PCs vendidos em 2021
De acordo com as informações divulgadas pelo analista de mercado IDC (International Data Corporation), foram vendidos quase 350 milhões de PCs no ano 2021 que agora acabou. Mais concretamente a quantidade foi de 348,8 milhões computadores vendidos nos quatro cantos do planeta, o valor mais alto deste mercado desde 2012. Os dados incluem desktops, portáteis e workstations.
Em comparação ao ano de 2020, a venda de PCs no ano passado teve um aumento de 14,8%. Claro que a pandemia da COVID-19 também ajudou neste resultado, uma vez que o confinamento promoveu a aquisição de computadores, assim como outros produtos tecnológicos, para fins de trabalho, lazer ou estudo. No entanto é também importante referir que os números ainda poderiam ser superiores caso não estivéssemos a atravessar uma prolongada escassez de componentes.
Só durante o quarto trimestre de 2021, foram vendidas 92,7 milhões de unidades de computadores, um aumento de 1,0% face ao mesmo período de 2020. Neste período, a Lenovo liderou com 21,701 milhões de unidades e uma participação de 23,4%, seguida pela HP (18,645 milhões; 20,1%), pela Dell (17,197 milhões; 18,6%) e pela Apple (7,602 milhões; 8,2%). Em quinto lugar encontramos a ASUS (6,105 milhões; 6,6%) e depois a Acer (6,036 milhões; 6,5%).
Segundo Jitesh Ubrani, diretor de pesquisa da IDC Mobile and Consumer Device Trackers, o mercado global de PCs foi redefinido para um patamar que tinha muito antes da pandemia:
2021 foi realmente um retorno à forma para o PC. A necessidade do consumidor por PCs nos mercados emergentes e o envio global permaneceram fortes durante o trimestre, com a oferta a ser um fator de fecho. Apesar de o envio para consumidor e educação ter diminuído nalguns mercados desenvolvidos, continuamos a acreditar que o mercado global de PCs foi redefinido para um patamar muito maior do que antes da pandemia.
Já Tom Mainelli, vice-presidente do grupo de Pesquisa de Dispositivos e Consumidor da IDC sublinha que o ambiente logístico desafiador, juntamente com a escassez contínua de componentes mostram que o mercado de PCs poderia ter sido ainda maior do que foi em 2021, pois o ano foi encerrado com muitos consumidores ainda à espera dos seus computadores.
Apple foi a que mais cresceu em vendas ano a ano
Se nos focarmos apenas nos valores anuais, verificamos que a Lenovo continua a ser a marca que mais vendeu, com 81,935 unidades enviadas e uma participação de 23,5%. Segue-se a HP (74,104; 21,2%), a Dell (59,303; 17%), a Apple (27,775; 8%) e a Acer (23,906; 6,9%).
Mas ao compararmos as vendas de 2021 com as de 2020, vemos que a Apple foi a empresa que mais cresceu, com um aumento de 22,1%. Segue-se a Dell com mais 17.9%, a Lenovo com 14,1%, a Acer com 14% e, por fim, a HP com 9,3%.
Comprou algum computador em 2021?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: IDC
Neste artigo: 2021, computadores, PC's, vendas
A apple vende o melhor portatil do mercado custo beneficio logo normal
HAHAHA…. Diz lá isso sem te rires.
Sao factos, nada bate o macbook air m1 por apenas 980 euros. Não ha um unico portatil windows de 1000 euros e ate 1200 que chegue aos calcanhares do air
Uma afirmação que é verdadeira dependendo do contexto…
Gostem ou não, é a realidade. O M1 “matou” a concorrência no mesmo segmento.
André, vê-se que não leste a noticia…mas lê os comentários abaixo para perceberes o teu erro 😉
Galo, VT, Filipe podes usar os nicks que quiseres filho mas uma coisa é certa, o macbook e o melhor portatil do mercado, o iphone o melhor smartphone do mercado e podes argumentar o que quiseres mais nenhum da concorrencia chega perto do m1 nem do A15. Sao factos que toda a gente sabe, conhece e confirma.
Hahaaha. Asseguro-te que aqui só uso Galo. Não conheço os outros de lado nenhum “oh filho”.
Podes não ter notado, mas eu fiquei bastante contente com aparecimento do M1, e com upgrade que trouxe face ao que existia. E com o “mexer de mercado” que provocou. Deixei isso escrito e nunca me “ouviste” falar mal do M1.
Dizer que é o “melhor” é simplesmente ser mal informado…é o melhor segundo certos critérios, e para diversos tipos de utilização.
Do mesmo modo, nunca me ouviste falar mal do Iphone. Daí a considerá-lo a melhor opção, o melhor á é muito relativo….e o A15 é o melhor em “benchmarks”, mas sabes que um smartphone é mais que o SoC nao sabes disso?
Sabes que em utilização real, nao notas diferença ou entao os resultados até se invertem…
Galo os m1 em laptop nao dao hipoteses pois o que interessa é portabilidade e eficiencia. Se queres gaming tens outras opcoes agora para todo o resto sinceramente n vejo concorrente ao mac. Ate outsystems ja e compativel nativo com m1
Luis, a questão é que M1 não é tudo…por exemplo um dos portáteis que uso frequentemente tem ecrã OLED 4K, flip, e multitouch, no qual uso frequentemente uma caneta wacom…
Pesa pouco mais de 1 kg, e tem bateria para “todo” o dia (10 h anunciadas pelo fabricante).
Se este meu portatil ficava melhor com um M1 (e se este tivesse total compatibilidade das apps), ficava, sem duvida. Mas por enquanto, para o meu uso, este é melhor que laptop com m1.
Outras pessoas acharam outra coisa…
Também tenho um portatil gaming, mais potente em processsamento, mas raramente jogo…
A Apple vende PCs?
(Let the war begin 😀 )
Mas se todos dependessem da apple quase ninguém no mundo teria computadores e smartphones, devido aos preços.
Como dar uma não notícia.
Pegamos no quadro de vendas de portáteis e fazemos par ver que a que está em quarto lugar é a melhor empresa e a que mais vende…
Quando o fanatismo é muito.
Como escrever um não comentário. Pegar no que não está no texto e escrever como se estivesse.
O António até tem uma certa razão. Se nesse quadro estivesse alguma marca que tivesse vendido 100.000 unidades em 2020 e 200.000 em 2021, teria um crescimento de 100%. Ou seja, um crescimento espantástico! É que se analisarmos bem, a Apple, apesar do crescimento que teve, continua a vender aproximadamente metade da Dell, que está em 3º lugar.
“Brincar” com números dá pano para mangas….
Exato tem toda a razão. A equipa daqui adora essas “marcas”
Realmente a matemática é “lixada”…se uma empresa vendia 10 e passou a vender 20 tem um aumento de vendas na ordem dos 100%…outra empresa que vendia 1000 e passou a vender 1500 “apenas” aumentou as vendas em 50%! Mas a Apple venceu…aumentou a sua quota de mercado em 0,5%! Passou de 7,5 para 8%…
Há uma empresa que segue, declarada e abertamente, a estratégia da Apple e, com reconhecida admiração, o design dos seus produtos – a Xiaomi.
A Xiaomi tem claramente uma estratégia de criar um ecossistema. Começa-se com uma Mi Band, a seguir compra-se um smartphone e a seguir outro produto e mais outro (a Xiaomi e marcas associadas tem uma infinidade de produtos).
Voltando à Apple, os gajos conseguiram criar uma integração quase perfeita entre iPhone /iPad / Mac / Airpods / Air Tags/ Apple Watch. Em equipamentos de diferentes marcas em regra o emparelhamento por Bluetooth é fácil, mas às vezes é preciso andar a desligar e ligar o Bluetooth e a encontrar o equipamento. Ainda assim, nos equipamentos Apple é diferente, por exemplo, tira-se os AirPods da caixa e o iPhone só falta dizer “Olá como estás”. Encontram-se uns aos outros, se não se souber onde se deixou o iPhone usa-se. o Apple Watch. A transferência de ficheiros entre eles é fácil. Começar a trabalhar num texto no iPhone/iPad e continuar no Mac e vice-versa é simples.
Isto tudo para dizer, que a compra de uns leva à compra de outros, incluindo um Mac e que, depois, é difícil substituir um equipamento da “família” por outro, estranho, de outra marca. Isto é que é um ecossistema.
Quanto às questões Mac vs. PC, deixaram de me interessar. Os PCs e o Windows são inegavelmente bons, mas não pertencem ao ecossistema.
Agora, pessoal com iPhones potenciais compradores de um Mac são mais que muitos, à volta de 1.300 milhões, a Apple tirou da cartola os processadores de arquitetura ARM que entusiasmou muita gente, não admira que as vendas de Mac aumentem.
George Orwell es tu? A xiaomi apenas copia a estrategia da apple mas nao vende pcs como a apple tem macbooks. Ou melhor ate existem xiaomi laptops mas com windows logo perde-se o ecossistema, e dps verdade seja dita xiaomi so usa quem nao pode comprar algo melhor. E uma marca de recurso, nao de escolha onde apenas as carteiras menos recheadas fazem o frete. Xiaomi nunca sera uma marca de qualidade mas sim de quantidade, e basta ver que por muitos 108 megapixels e octa cores que lancem, as pessoas continuam a preferir um iphone 11 a um xiaomi 12 ultra pro max 5G top
Quanto a criação de texto se tiveres Office365, funciona da mesma forma.
Também na Samsung basta abrir a caixa dos Bods e a ligação está feita.
Eu tenho Imac. Macbook,Iphone, Ipod. Ipad e Apple tv, mas também tenho Windows, Samsung, Samsung Whatch, Samsung Buds, e várias caixas de Android tv.
A minha experiencia no mundo da Apple não é assim tão fantástica como muito apregoam, ou sou eu que tenho azar, ou então quem fala assim da Apple nunca experimentou a concorrência.
Não contesto que os earbuds que referes tenham uma excelente ligação Bluetooth.
Mas no iPhone aparece logo um pop-up com os AirPods a girar e a indicar a carga. Tem muita importância? Não tem, mas dá o tal “ar de família” que referi.
O Office365 não conheço, mas acrescentaste um “se” – quem tiver outras versões já não dá.
Se leres o que escrevi não esta lá o fantástico que referes. Está lá – os gajos conseguiram criar uma integração quase perfeita entre iPhone /iPad / Mac / Airpods / Air Tags/ Apple Watch. Alguns deles considero-os fantásticos mas não vou dizer quais.
P.S. Está-te a faltar o mais barato – compra um AirTag (o porta chaves compra de outra marca, porque já sabes como é a Apple). Não esperes por perde/esquecer as chaves. Experimenta o Encontrar objetos. É fantástico? Anda lá perto.
Bem os numeros são claros quando se quer ser isento e nao pegar num argumento que convem…
Apple so aumentou 0.5% a quota de mercado, e as marcas acima dela, que são 3, vendem entre 2 a 4 vezes mais que a Apple, cada uma.
De salientar e isto é importante que grande parte das vendas da Lenovo e Dell principalmente sao do mercado empresarial, apesar da Apple tambem já rechear algumas empresas mais ligadas ao design e media.
Em suma, continuam a existir 3 grandes marcas de venda de computadores sendo a Apple o 4º lugar a uma distancia ainda consideravel do 3º lugar. É curioso ver como o facto da Asus nao vender para o segmento emrpesarial em massa, afeta as vendas, sendo provavelmente uma das marcas a par com a HP que mais vende para o segmento domestico. Ou seja o mundo empresarial pesa e muito nestes quadros.
Certo, mas fala-se em crescimento. Além do mais, a Apple não vende máquinas com Windows, por isso é de registar que este crescimento traz ao mercado um aumento também na utilização do macOS.
Disseste e bem que o mercado empresarial é importante. E é exatamente onde a Apple está a crescer. Com a estratégia do Apple Silicon a funcionar, este ano veremos ainda mais penetração no mercado empresarial.
Por fim, temos de perceber que voltamos a falar em máquinas premium que a Apple vende. Os concorrentes vendem muitas máquinas entrada de gama, com preços ate 400 euros. A Apple não tem nenhuma abaixo dos 820 euros (Mac mini, que fica totalmente equipado acima dos mil euros). E a sua máquina mais vendida nem é esta!
“Comprou algum computador em 2021?” Tomara eu.A esta hora já tinha o Windows 11. 🙁
Pela minha experiência já tenho alguns pc com o Windows11, e acho que ainda está um pouco verde, e isto para ser simpático, para configurar ligações remotas a outras máquinas não está fácil, a cada atualização resolve umas coisa piora outras.
Mas sim, vai ser um SO fantástico.
Faz lembrar os mesmos posts sobre venda de Teslas… Ao que parece vendem aos milhões por dia.