PplWare Mobile

Em 2021 foram vendidos quase 350 milhões de PCs e a Apple foi quem mais cresceu em vendas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: IDC

Autor: Marisa Pinto


  1. Pevides says:

    A apple vende o melhor portatil do mercado custo beneficio logo normal

    • Manso says:

      HAHAHA…. Diz lá isso sem te rires.

      • Pevides says:

        Sao factos, nada bate o macbook air m1 por apenas 980 euros. Não ha um unico portatil windows de 1000 euros e ate 1200 que chegue aos calcanhares do air

    • sayWhat says:

      Uma afirmação que é verdadeira dependendo do contexto…

    • André says:

      Gostem ou não, é a realidade. O M1 “matou” a concorrência no mesmo segmento.

      • Galo says:

        André, vê-se que não leste a noticia…mas lê os comentários abaixo para perceberes o teu erro 😉

        • Luis says:

          Galo, VT, Filipe podes usar os nicks que quiseres filho mas uma coisa é certa, o macbook e o melhor portatil do mercado, o iphone o melhor smartphone do mercado e podes argumentar o que quiseres mais nenhum da concorrencia chega perto do m1 nem do A15. Sao factos que toda a gente sabe, conhece e confirma.

          • Galo says:

            Hahaaha. Asseguro-te que aqui só uso Galo. Não conheço os outros de lado nenhum “oh filho”.

            Podes não ter notado, mas eu fiquei bastante contente com aparecimento do M1, e com upgrade que trouxe face ao que existia. E com o “mexer de mercado” que provocou. Deixei isso escrito e nunca me “ouviste” falar mal do M1.
            Dizer que é o “melhor” é simplesmente ser mal informado…é o melhor segundo certos critérios, e para diversos tipos de utilização.

            Do mesmo modo, nunca me ouviste falar mal do Iphone. Daí a considerá-lo a melhor opção, o melhor á é muito relativo….e o A15 é o melhor em “benchmarks”, mas sabes que um smartphone é mais que o SoC nao sabes disso?
            Sabes que em utilização real, nao notas diferença ou entao os resultados até se invertem…

          • Luis says:

            Galo os m1 em laptop nao dao hipoteses pois o que interessa é portabilidade e eficiencia. Se queres gaming tens outras opcoes agora para todo o resto sinceramente n vejo concorrente ao mac. Ate outsystems ja e compativel nativo com m1

          • Galo says:

            Luis, a questão é que M1 não é tudo…por exemplo um dos portáteis que uso frequentemente tem ecrã OLED 4K, flip, e multitouch, no qual uso frequentemente uma caneta wacom…
            Pesa pouco mais de 1 kg, e tem bateria para “todo” o dia (10 h anunciadas pelo fabricante).

            Se este meu portatil ficava melhor com um M1 (e se este tivesse total compatibilidade das apps), ficava, sem duvida. Mas por enquanto, para o meu uso, este é melhor que laptop com m1.

            Outras pessoas acharam outra coisa…
            Também tenho um portatil gaming, mais potente em processsamento, mas raramente jogo…

  2. Zed says:

    A Apple vende PCs?
    (Let the war begin 😀 )

  3. scp says:

    Mas se todos dependessem da apple quase ninguém no mundo teria computadores e smartphones, devido aos preços.

  4. Antonio says:

    Como dar uma não notícia.
    Pegamos no quadro de vendas de portáteis e fazemos par ver que a que está em quarto lugar é a melhor empresa e a que mais vende…
    Quando o fanatismo é muito.

    • Marisa Pinto says:

      Como escrever um não comentário. Pegar no que não está no texto e escrever como se estivesse.

      • LR says:

        O António até tem uma certa razão. Se nesse quadro estivesse alguma marca que tivesse vendido 100.000 unidades em 2020 e 200.000 em 2021, teria um crescimento de 100%. Ou seja, um crescimento espantástico! É que se analisarmos bem, a Apple, apesar do crescimento que teve, continua a vender aproximadamente metade da Dell, que está em 3º lugar.
        “Brincar” com números dá pano para mangas….

    • Jonny says:

      Exato tem toda a razão. A equipa daqui adora essas “marcas”

  5. Vitor Tavares says:

    Realmente a matemática é “lixada”…se uma empresa vendia 10 e passou a vender 20 tem um aumento de vendas na ordem dos 100%…outra empresa que vendia 1000 e passou a vender 1500 “apenas” aumentou as vendas em 50%! Mas a Apple venceu…aumentou a sua quota de mercado em 0,5%! Passou de 7,5 para 8%…

  6. Ochinês says:

    Há uma empresa que segue, declarada e abertamente, a estratégia da Apple e, com reconhecida admiração, o design dos seus produtos – a Xiaomi.
    A Xiaomi tem claramente uma estratégia de criar um ecossistema. Começa-se com uma Mi Band, a seguir compra-se um smartphone e a seguir outro produto e mais outro (a Xiaomi e marcas associadas tem uma infinidade de produtos).
    Voltando à Apple, os gajos conseguiram criar uma integração quase perfeita entre iPhone /iPad / Mac / Airpods / Air Tags/ Apple Watch. Em equipamentos de diferentes marcas em regra o emparelhamento por Bluetooth é fácil, mas às vezes é preciso andar a desligar e ligar o Bluetooth e a encontrar o equipamento. Ainda assim, nos equipamentos Apple é diferente, por exemplo, tira-se os AirPods da caixa e o iPhone só falta dizer “Olá como estás”. Encontram-se uns aos outros, se não se souber onde se deixou o iPhone usa-se. o Apple Watch. A transferência de ficheiros entre eles é fácil. Começar a trabalhar num texto no iPhone/iPad e continuar no Mac e vice-versa é simples.
    Isto tudo para dizer, que a compra de uns leva à compra de outros, incluindo um Mac e que, depois, é difícil substituir um equipamento da “família” por outro, estranho, de outra marca. Isto é que é um ecossistema.
    Quanto às questões Mac vs. PC, deixaram de me interessar. Os PCs e o Windows são inegavelmente bons, mas não pertencem ao ecossistema.
    Agora, pessoal com iPhones potenciais compradores de um Mac são mais que muitos, à volta de 1.300 milhões, a Apple tirou da cartola os processadores de arquitetura ARM que entusiasmou muita gente, não admira que as vendas de Mac aumentem.

    • Luis says:

      George Orwell es tu? A xiaomi apenas copia a estrategia da apple mas nao vende pcs como a apple tem macbooks. Ou melhor ate existem xiaomi laptops mas com windows logo perde-se o ecossistema, e dps verdade seja dita xiaomi so usa quem nao pode comprar algo melhor. E uma marca de recurso, nao de escolha onde apenas as carteiras menos recheadas fazem o frete. Xiaomi nunca sera uma marca de qualidade mas sim de quantidade, e basta ver que por muitos 108 megapixels e octa cores que lancem, as pessoas continuam a preferir um iphone 11 a um xiaomi 12 ultra pro max 5G top

    • B@rão Vermelho says:

      Quanto a criação de texto se tiveres Office365, funciona da mesma forma.
      Também na Samsung basta abrir a caixa dos Bods e a ligação está feita.
      Eu tenho Imac. Macbook,Iphone, Ipod. Ipad e Apple tv, mas também tenho Windows, Samsung, Samsung Whatch, Samsung Buds, e várias caixas de Android tv.
      A minha experiencia no mundo da Apple não é assim tão fantástica como muito apregoam, ou sou eu que tenho azar, ou então quem fala assim da Apple nunca experimentou a concorrência.

      • Ochinês says:

        Não contesto que os earbuds que referes tenham uma excelente ligação Bluetooth.
        Mas no iPhone aparece logo um pop-up com os AirPods a girar e a indicar a carga. Tem muita importância? Não tem, mas dá o tal “ar de família” que referi.
        O Office365 não conheço, mas acrescentaste um “se” – quem tiver outras versões já não dá.

        Se leres o que escrevi não esta lá o fantástico que referes. Está lá – os gajos conseguiram criar uma integração quase perfeita entre iPhone /iPad / Mac / Airpods / Air Tags/ Apple Watch. Alguns deles considero-os fantásticos mas não vou dizer quais.
        P.S. Está-te a faltar o mais barato – compra um AirTag (o porta chaves compra de outra marca, porque já sabes como é a Apple). Não esperes por perde/esquecer as chaves. Experimenta o Encontrar objetos. É fantástico? Anda lá perto.

  7. Unknown says:

    Bem os numeros são claros quando se quer ser isento e nao pegar num argumento que convem…
    Apple so aumentou 0.5% a quota de mercado, e as marcas acima dela, que são 3, vendem entre 2 a 4 vezes mais que a Apple, cada uma.

    De salientar e isto é importante que grande parte das vendas da Lenovo e Dell principalmente sao do mercado empresarial, apesar da Apple tambem já rechear algumas empresas mais ligadas ao design e media.

    Em suma, continuam a existir 3 grandes marcas de venda de computadores sendo a Apple o 4º lugar a uma distancia ainda consideravel do 3º lugar. É curioso ver como o facto da Asus nao vender para o segmento emrpesarial em massa, afeta as vendas, sendo provavelmente uma das marcas a par com a HP que mais vende para o segmento domestico. Ou seja o mundo empresarial pesa e muito nestes quadros.

    • Vítor M. says:

      Certo, mas fala-se em crescimento. Além do mais, a Apple não vende máquinas com Windows, por isso é de registar que este crescimento traz ao mercado um aumento também na utilização do macOS.

      Disseste e bem que o mercado empresarial é importante. E é exatamente onde a Apple está a crescer. Com a estratégia do Apple Silicon a funcionar, este ano veremos ainda mais penetração no mercado empresarial.

      Por fim, temos de perceber que voltamos a falar em máquinas premium que a Apple vende. Os concorrentes vendem muitas máquinas entrada de gama, com preços ate 400 euros. A Apple não tem nenhuma abaixo dos 820 euros (Mac mini, que fica totalmente equipado acima dos mil euros). E a sua máquina mais vendida nem é esta!

  8. SANDOKAN 1513 says:

    “Comprou algum computador em 2021?” Tomara eu.A esta hora já tinha o Windows 11. 🙁

    • B@rão Vermelho says:

      Pela minha experiência já tenho alguns pc com o Windows11, e acho que ainda está um pouco verde, e isto para ser simpático, para configurar ligações remotas a outras máquinas não está fácil, a cada atualização resolve umas coisa piora outras.
      Mas sim, vai ser um SO fantástico.

  9. Secadegas says:

    Faz lembrar os mesmos posts sobre venda de Teslas… Ao que parece vendem aos milhões por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.