Michelin estreia pneus sem ar para automóveis de passageiros
Esta tecnologia apareceu há muitos anos como um protótipo que um dia haveria de ser produto final pronto no mercado. Na altura era muitos os céticos. Contudo, as tecnologias foram aperfeiçoando o pneu e hoje a Michelin estreia os Uptis, uns pneus sem ar para automóveis de passageiros.
Por várias vezes demos a conhecer o caminho feito por este conceito. Agora o produto está maduro e em breve poderemos ver no dia a dia nas estradas por todo o mundo.
Pneu Michelin que não fura e "dura uma vida"
As vantagens deste tipo de pneu são claras: primeiro, o condutor estará a salvo de um furo ou rebentamento. Conforme refere a Michelin, cerca de 200 milhões de pneus por ano chegam para destruição com danos catastróficos, ainda com todo o resto do pneu em excelente estado.
Em segundo lugar, o condutor não precisa estar de olho na pressão dos pneus. É uma vantagem que permite não apenas economiza tempo, mas também elimina todo o desgaste prematuro causado pela deflação.
Os raios internos são ajustáveis para atender às características de desempenho desejadas. A sua rigidez pode ser ajustada individualmente em acelerações, travagens, curvas e lombas. As características das ranhuras do piso podem até mesmo ser ajustadas para eliminar a necessidade de uma suspensão independente nalguns tipos de veículos.
Estes orifícios podem ser perfurados na área de rodagem para permitir que a água escape, criando potencialmente uma resistência muito maior à aquaplanagem. É preciso menos matéria-prima e menos energia para produzi-los, tornando-os melhores para o meio ambiente, e a Michelin estimou que durarão até três vezes mais do que um convencional.
No entanto, percebe-se que não está fácil a sua penetração no mercado. Há ainda uma resistência a esta novidade e total renovação de conceito. O Tweel, que substitui todo o conjunto de rodas, está disponível há muito tempo para vários veículos off-road, mas ainda não foi lançado.
Então, a Michelin fez parceria com a GM para projetar e começar a vender um pneu sem ar para uso nas ruas em automóveis de passageiros.
Michelin Uptis chegará ao mercado em 2024 pela mão da GM
Com o nome de Uptis, este produto é uma solução completa de rodas que requerem pneus especializados. A Michelin afirma que suportará impactos muito maiores do que um pneu e roda normais, e terá uma vida "dramaticamente" mais longa, sem adicionar resistência ao andamento, sem uma sensação diferente para o condutor e adicionando apenas 7% ao peso da roda, menos do que os pneus run-flat existentes.
A GM começará a oferecer a Uptis como opção em modelos selecionados "a partir de 2024", e a parceria trabalha com os governos estaduais dos EUA para obter aprovações regulamentares para o uso nas ruas, bem como com o governo federal.
Recentemente, no IAA (salão automóvel de Munique), o pneu sem ar Uptis fez a sua aparição pública, onde "alguns sortudos do público" tiveram a oportunidade de conduzir um Mini Electric equipado com um conjunto.
Segundo todos os testemunhos, a experiência foi a mesma que conduzir com um conjunto normal de pneus. Não sentiram nada de diferente. Mas é esta a questão, a Michelin espera introduzir tecnologia nova e melhorada sem alterar a experiência do utilizador.
Este artigo tem mais de um ano
Os criminosos a esfregar as mãos de contentes, numa fuga de carro a um assalto, a policia e a sua esteira fura pneus passa a ser ineficaz.
Andas a ver muitos filmes. 😀
Vamos boicotar este produto. Não se deve admitir retirar a liberdade de ter furos e da polícia atirar para as rodas
concordo, de certeza qe não soluções para contornar isto, a michelan conseguiu fazer um pneu sem ar de certeza que não os consegue destruir
Furar pneus?
Faz como eu e dispara contra a cabeça do condutor.
Devias cancelar o Netflix por uns tempo.
ja nem usam mais isso.. se usa trava rodas.. pessoal ja cansou de continuar fugindo mesmo sem pneus.. tem uma rede que agarra o pneu e se enrosca no eixo travando as rodas.. e muito mais eficiente.
Devem ser baratos pois então!!
Bla Bla Bla…
Queremos saber é preços
Pneu e jante é capaz de chegar a 800€ cada um ou mais dependente do tipo e tamanho
Caro para c….o!
Não admira que não tenham vingado e continuam por vender.
O ideal seria pode-los usar em substituição dos pneus actuais e em susbtituição dos pneus gastos.
Agora assim nao dá.
a meu ver aquele tipo de pneu é como os maciços dos empilhadores, são pneus com jante que depois de gasto é descartado o conjunto porque o pneu está vulcanizado na jante.
a única vantagem neste pneu que eu veja, é só nos pregos e afins que provocam furos, porque de resto a meu ver até prejudica mais o ambiente que os pneus atuais.
No vídeo mostra uma maquina (bob-cat) a usar esse pneu, eu tenho uma maquina dessas, e posso já dizer que se a usar numa obra qualquer em que o chão seja de terra ou pedras soltas, com esses pneus, ao fim de 5 minutos tenho as ranhuras do interior do pneu cheias de pedras e lama, como é suposto depois funcionar com lama e pedras no seu interior? deve ficar um bocado rígido demais não?
Deixei de ler quando li empilhador e pneu vulcanizado na jante.
Acredito que exista, mas para mim o comum é a jante que se divide em 2. E o pneu maciço entra no meio.
Acho que não leste o texto:
” É preciso menos matéria-prima e menos energia para produzi-los,…”
Só nisto deve baixar para mais ou menos 600 euros, pneu + jante. Mesmo 600 euros é caro mas é um investimento que compensa pois não terás que mudar de pneus a cada 7 anos.
Pinta coml quiserem mas para mim ou fazes muitos km ou nao compensa.
Um pneu perde as suas propriedades com o tempo, o vulgar ” Esta ressequido “.
Se num pneu normal ja acontece, imaginem um que dure 7x mais.
Não podes ter pneus bons qur durem muito tempo isso nao existe, quanto mais soft for o pneu mais agarra e nao ha outra solução, se é mais soft vai a vida rapido.
Se é rijo demais, mais vale meter logo uns pneus shinbalau, que é plástico e duraaaa ohh mais de 7x que um bom pneu.
Se não têm ar melhor mais sobra para alguém respirar.
Meu deus, ate baixei a cabeça com essa.. Bom demais xDDD
Fixe Fixe era fazerem os pneus numa espécie de esponja que com a velocidade aumentassem o diametro, numa travagem (ou parados) ficariam achatados criando uma maior área de contacto com o piso e assim uma travagem mais eficaz.
Já existem esses pneus, são usados nos dragsters.
Achatam nas aceleração (mais tração) e aumenta de diâmetro com a aceleração (+ velocidade)… Não são usados na travagem (usam paraquedas) mas o efeito seria semelhante ao da aceleração (achatam dando + tração)!
Claro que as corridas só duram uns segundos e os pneus não dão para muitas.
Podes ver qui: https://www.youtube.com/watch?v=8HsCB8gdV3c
Então se não tem ar, porque lhe chamam pneus? Pneu é uma palavra de origem grega que significa, espaço fechado vazio, ôco. Como os pulmões. Melhor será designä-los por rodas
Porque chamas manteiga vegetal a ” flora, etc”, o correcto é margarina (vegetal)
Porque chamas de amburger de pimentos?? Se nem carne tem
E podíamos estae aqui ate amanha a dar tr exemplos.
Porque é assim, vao inventar mais nomes???
Não tem ar? Então o que está entre os raios?
Apesar de estar “maduro”, acredito mesmo que sim, porque certamente devem ter feito centenas de testes nunca vai ser viavel e imensas marcas não o vão aceitar, assim como milhares de consumidores…pk eles tratam de um problema mas o pneu tem uma função…desgastar borracha, simples.
E para os que estão a pensar se isso vai para a frente, aconselho a todos verem as centenas de artigos e videos sobre testes destes pneus…e muitos deles em extrema acção… e não ficaram muito bem…
Acho uma ótima ideia se cada pneu ou roda não pesar mais de 2 toneladas.
Excelente, espero que saia um pneu desses para trotinet
Mais um produto irrealista.
100% Homenagem a “Shummy” schumacher documentary.
Simplesmente, exemplo…..
Alguém pode confirmar que não são daqueles que duram uma vida inteira mas que depois tem 2 paginas de situações que fazem com que tenham de ser trocados?
Lembro-me de uns pneus destes há uns 2 anos que em caso de travagem brusca, cusva a alta velocidade, e muitas outras situações tinham de ser inspeccionados e eventualmente trocados. Estes são imunes a isso?