Minerar a criptomoeda Chia não é nada lucrativo, diz estudo
A criptomoeda Chia tornou-se popular em meados de abril, sobretudo por ser uma moeda "ecológica" que pode ser minerada através de discos SSD e HDD e, por conseguinte, tem um menor consumo energético.
No entanto, segundo um recente estudo, parece que minerar esta moeda digital não é nada lucrativo.
Com a popularidade crescente da moeda Chia, o mercado dos discos HDD e SSD reagiu de imediato. Por um lado assistiu-se a uma maior compra destes equipamentos, o que promoveu o aumento do preço que, nalguns casos, triplicou. Algumas empresas também optaram por lançar SSDs específicos para esta atividade.
No entanto, determinadas fabricantes mostraram uma preocupação com a mineração através dos discos, o que as levou a reduzir mesmo a garantia destes equipamentos.
Minerar Chia não é lucrativo, segundo estudo
Segundo um recente estudo levado a cabo pela Backblaze, a mineração da criptomoeda Chia não é assim tão lucrativa quanto se poderia pensar.
Em termos práticos, os mineradores poderiam conseguir 250 mil dólares numa semana com 150 PetaBytes de espaço em disco. Mas através dos dados apurados na plataforma Chia Netspace, num crescimento exponencial, o montante gerado a partir da décima sexta semana seria de zero. E mesmo com uma taxa linear de crescimento, a receita também iria continuar a cair, apesar de não ser tanto.
E se incluirmos os custos da mineração, obtemos ainda outros valores. A Backblaze assumiu assim um custo de 5 dólares mensais por TB, o que soma cerca de 175 mil dólares para os 150 PB de espaço falados anteriormente. Numa situação de crescimento exponencial, o custo supera a receita a partir da sétima semana e na 28º semana na taxa linear.
No estudo, a Backblaze também destacou que as parcelas de armazenamento podem ser bastante caras, uma vez que requerem processadores multi-cores rápidos e SSDs rápidos. Pode ver o estudo completo aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Backblaze
Neste artigo: Backblaze, Chia, criptomoeda, hdd, mineração de criptomoedas, ssd
A unica moeda que deve ser minerada é BTC devido ao valor que possui
O resto é apenas desperdicio de hardware.
não é verdade, mas não vou sequer explicar, pode ser que aprendas umas coisas sozinho 🙂
Que me queres ensinar, diga me la
Chia é uma moeda que a nivel de custo total não compensa de todo. Era um projecto excelente ao qual foi pelo cano abaixo.
Não tens moeda alguma que valha a pena minerar a nao ser BTC / ETH e com a passagem de ETH para PoS passa a ser apenas worth it BTC
Tenta ser mais humilde quanto as respostas que talvez assim ganhes mais 🙂
É que a tua resposta é identica a de um politico, fala muito mas nada diz 🙂
É um excelente projeto papa arrebentar com o mercado de hdd/ssd, e para criar montanhas de, tinha apenas a vantagem do consumo eletrico. Acho que PoS é o caminho a seguir.
Também existem outras moedas lucrativas para alem do BTC e ETH, depende tudo do preço da eletricidade e dos equipamentos ou GPU’s para mining, o RVN é uma opção até viável por exemplo. Mas sinceramente espero que o PoW seja abandonado.
Piece of Shit? /s
PoS tens um problema, espaço para a blockchain
Se tentares agora dar plot num ssd demoras quanto tempo?
Eventualmente vais precisar de cada vez mais espaço, mais dificil é de arranjar validadores, nem que seja so a confirmar, sem andar a procura de hashes
E o que irá acontecer será precisar de tanto espaço que irás precisar de datacenters para validar semelhante…
E quanto maior será a blockchain mais centralizado fica, ou seja, eventualmente serás excluido da rede por falta de sincronização
mas continuo a achar que será pelo menos uma experiencia que funcionou bem, demonstrou que proof of space é possível e funciona, mas tem alguns limites, assim como qualquer sistema de validação
o PoW é na minha opinião o melhor sistema, mas claramente que visto estar a provocar problemas ambientais tem que ser substituido, ou então alterado para resolver esses problemas, mas a verdadeira questão é, qual o sistema que funciona melhor?
Proof of stake dá sempre preferencia a quem tem mais
Proof of Authority retira-te privacidade
Proof of Burn ainda está para ser testado em grande escala
Acho que teremos que esperar para ver, ou então propor uma solução
Eu não ensino nada a ninguém
E eu não respondi em termos de Chia, que foi uma criptomoeda criada com dois intuitos, grande adoção visto que os ssd e hdd estão em todo o lado e estavam a preços acessiveis por “qualquer um” e comprovar o proof of space, nem que sirva para experiencia social, acho que correu bem
Tem muitas moedas que valem a pena minerar, pois quem minera, visto a ser negocio, vende e/ou troca para poder pagar luz, empregados, taxas etc, e porque dá profit a empresa
E o que interessa no final de tudo para os miners é quantos dólares ou euros dá por KW, independemente se é ETH, BTC, XMR ou até DOGE
Portanto se continuas a achar que só vale a pena minerar BTC e ETH, monta ai um rig, e faz profit 🙂
Abraço
Vê-se que está informado… Mal informado, mas informado!
Minerar BTC fica mais caro que minerar Chia. É preferível minerar ETH e depois trocar por BTC
Eth, BTC o resto é lixo daqui a 10 anos falamos!
Companheiros (as) o Chia é um caminho não é pelo o dinheiro é pelo o projecto.
É um processo espirito/tecnológico, imaginem o BTC que começou como um sonho (mas esqueçam o pre-mine do chia); começou por baixo (esqueçam o pump inicial do chia); vejam o valor do BTC agora.
Tem um processo de valor de cima para baixo e funciona num sistema POS/POT onde tem de haver sorte para a possibilidade remota de ter um token num projecto que tem uma das equipas de DEVs das menos toxicas, que mais podem querer….
Nao percebo o hate sobre o CHIA
Mete mais tabaco na “Chia” que isso está-te a fazer mal
Companheiro segue o caminho que isto é como uma prova de downwill È SEMPRE A DESCER
Da mesma maneira que minerar btc em 2012 não era lucrativo. e passados 9 anos quem minerou btc estará bem de certeza. é obvio que o mundo das crypto não são só btc e eth como dizem as ovelhas dos vídeos de youtube que “aprenderam agora a investir” no mundo de mercados financeiros. é obvio que novos projetos levam o seu tempo a ganhar o seu auge, caso la cheguem e nem vou discutir tecnologias porque propostas existem muitas.
Acho este artigo muito pouco elucidativo dentro da perspetiva de investimento e a probabilidade de retorno pois, quem sabe o que está a fazer, projeta objetivos não de dias ou semanas mas sim de anos ou ciclos (10anos)
Inda para mais nem tao pouco é mencionado POOLS, embora não oficiais já existem e já dão dinheiro a ganhar sem ter que acertar no Euro milhões.
Resumindo, quem entrou no tempo certo e fez o investimento certo para os objetivos que tenciona alcançar, teve e terá sucesso certamente. Se ganhar dinheiro fosse fácil estávamos todos ricos.