Apple e Intel serão as primeiras a usar chips de 3nm da TSMC
Enquanto a produção dos chips de 5nm está a acontecer a toda a velocidade, o mundo da indústria prepara já tudo para receber processos de fabrico mais evoluídos.
A litografia de 3nm será a próxima grande revelação no segmento hardware, apesar de poder sofrer alguns atrasos por se tratar de um investimento caro. Mas segundo as novas informações, a Apple e a Intel serão as primeiras a usar chips de 3nm da taiwanesa TSMC.
Não há qualquer dúvida de que a TSMC é uma das mais fortes fabricantes de chips. A sua atual litografia de 5nm alimenta os telefones mais potentes do mercado, como a linha iPhone 12. Mas o olhar já está posto sobre as litografias de 3nm, 2nm e até 1nm.
Sobre o processo de fabrico de 3 nanómetros já muito se tem falado e se especula. Do que se sabe, estes chips de 3nm vão ser até 15% mais rápidos do que os atuais de 5nm. No entanto, a sua chegada ao mercado poderá eventualmente ser adiada por se tratar de uma produção extremamente cara.
Apple e Intel serão as primeiras a estrear chips de 3nm da TSMC
De acordo com as informações mais recentes, a Apple e a Intel serão as primeiras empresas a usar os chips de 3nm nos seus produtos. E apesar de parecer estranho que as duas rivais, Intel e TSMC, trabalhem em conjunto, já no início do ano havíamos referido que a taiwanesa iria começar a fabricar processadores Intel.
Quanto à Apple, também aqui já tínhamos referido que o iPhone 14 seria o primeiro equipamento a trazer o chip de 3nm. Mas com estas novas informações, a marca de Cupertino terá então que 'lutar com a Intel' para conseguir a quantidade de chips necessários para a sua produção.
A Intel tem previsto o desenvolvimento de pelo menos dois produtos de chips baseados na litografia de 3nm da TSMC. De acordo com os detalhes, será uma linha de processadores para computadores portáteis e outra para servidores. Estes equipamentos devem começar a ser produzidos em massa no final de 2022.
Atualmente a Intel ainda está presa ao processo de 14nm, começando a dar os primeiros passos na litografia de 10nm. Por sua vez, o seu processo de 7nm deverá chegar em 2023. Nesse sentido, é natural que a empresa norte-americana recorra à TSMC para conseguir chips produzidos com tecnologia mais avançada.
Este artigo tem mais de um ano
Atenção, para os menos informados sobre litografias, informem-se sobre densidade em cada uma das litografias tsmc e Intel, é como comparar ovos de uma galinha L e de outra S, são ambos ovos mas a quantidade de proteína é diferente.
É verdade, mas consegues dizer com cara séria que os 3nm da TSMC comparam-se diretamente ao novo processo de litografia de 10nm da Intel?
Os ovos podem ser diferentes, mas não ao ponto de um ser de codorniz e outro de avestruz.
Não, mas a 3nm tsmc é semelhante à de 7nm Intel ainda ongoing.
7nm da Intel e 3nm da TSMC ainda estão longe de ver a luz do dia para alguém neutro tirar alguma conclusão definitiva como essa, até porque: 1) densidade de transístores varia consoante o tipo de transistor (lógica; memória…); 2) as vantagens/diferenças dum processo sobre outro não se resumem apenas à densidade de transístores.
E se não estou enganado, o que tem sido especulado não dá equivalência entre 7nm e 3nm; dizem antes que seria equivalente a algo entre o N5 e o N3 da TSMC
A Intel vai ser das primeiras a usar chips com método de fabrico de 3nm? Agora eu já ouvi de tudo…
A intel? Deve ser para as gráficas né?
A intel e sobretudo a Apple a mostrar que o lugar da amd e para os pobretanas de pcs low end. Jamais chegarao ao nivel de intel em performance e autonomia e eficiencia da apple
-1
Então explica como a AMD, em testes reais, passou uns bons processadores da Intel equivalentes da geração.
Quero muito ouvir a resposta…
E diz-me então também se a Intel passou a AMD a nível de processadores empresariais.
Ele/a deve provavelmente estar a referir-se a portáteis.
Actualmente acho que os portáteis Intel/AMD estão ao mesmo nível.
Agora ‘pobretanas de pcs low end’ – menos mal que há para todas as carteiras! Assim todos têm a possibilidade de ter um PC.
Nem todos são ‘ricos’ para gastar +1000/1500€ num PC de topo.
O que seria dos ricos, se não tivessem ‘os pobres’ a trabalhar para eles!
Podem ser pobres da carteira, mas podem ser ricos de outras formas mais importantes.
Desde quando é que a Intel é cliente da TSMC?
Desde que deixou de conseguir competir com a AMD !?
Bingo.
Desde que deixou de conseguir competir com o M1 da Apple, amd não tem influência no mercado