Quantcast
PplWare Mobile

iPhone 14 será o primeiro a trazer um chip de 3nm da TSMC

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Gonçalo says:

    Mal posso esperar para que o iPhone fique com um chip de 0 nm para deixar de existir.

  2. iDroid says:

    Não é suposto o iPhone 14 sair em 2022? É que na notícia está escrito 2023…

    Claro que depende do nome que derem ao iphone deste ano, mas supondo que será iphone 13 (e não iphone 12s), então faz sentido que o iPhone 14 saia em 2022.

    • Tadeu says:

      Mais do que isso, a produção em massa do novo processo de 3nm da TSMC começa no 2º semestre de 2022… Se dizem que o primeiro aparelho a usar 3nm só aparece em 2023, isso seria um intervalo de tempo gigante entre produção e venda.

      • Marisa Pinto says:

        Mas tens que ter noção do tempo que demora a produção até à implementação e lançamento de um produto.

        • Tadeu says:

          Tenho bem a noção do tempo, assim como tenho a noção que mais ninguém anda a dizer que o chip A16 (do iPhone “14”) só sairá em 2023.
          Assim que a produção em massa se inicia será como qualquer outro chip e iPhone que a Apple já lançou antes, ou seja a produção em massa do chip costuma iniciar por volta de Junho e o iPhone sai em Setembro/Outubro do mesmo ano!

    • Marisa Pinto says:

      Tens que ler o que lá diz. O iPhone 13 sairá em 2022 e o iPhone 14 em 2023. Não saem duas linhas no mesmo ano.

  3. António says:

    Mal posso esperar. Quanto tiver um iPhone com um chip de 3NM vou ficar com a sensação que só me falta escrever um livro.

  4. David Guerreiro says:

    O iPhone costuma ser lançado anualmente em Setembro. No ano passado foi o 12, logo faz sentido o 13 ser lançado em Setembro de 2021, e o 14 em 2022… digo eu

  5. asdasa says:

    apple 3nm e o resto nos 14nm ou 7nm….que cabazada!

    • Samuel MG says:

      Parece que não sabes que é a mesma empresa que faz os chips para a AMD 🙁

      • António says:

        O problema não é conceber, mas sim fabricar e para isso a Apple tem de contratar a mesma empresa que fabrica para a AMD, mas que só sabe fabricar chips de 3NM para a Apple.

        • Tadeu says:

          se conceber não fosse um problema então qualquer empresa poderia obter para os seus chips o mesmo desempenho e capacidades de qualquer outro chip doutra empresa! Isso e não seriam necessários gastar muitos milhares de milhões de euros e anos a desenvolver os chips.

    • António says:

      UAU, mas não se esqueçam que o cliente vai pagar isso no preço final do produto.

      • Tadeu says:

        Tudo é pago como é óbvio, mas a haver aumento será no máximo na ordem dos 10-15 dólares, e quando os actuais chips custam cerca de 40. Não é propriamente que aumente significativamente o preço final dos aparelhos.

  6. Luis Henrique Silva says:

    Até lá outra empresa passa à frente…….quando sair o iphone 14 já deve existir algum smartphone com 3nm

    • Jorge Carvalho says:

      @ Luis “Atualmente já muito se fala sobre o processo de fabrico de 3nm. E, perto do final de 2020, noticiámos que a Apple já havia reservado para si a primeira encomenda de chips desta litografia à TSMC.”

      Abc

    • Samuel MG says:

      Huawei provavelmente já vai ter os chips 3 nm antes da TSMC

      • Tadeu says:

        Só a Samsung é que também tem capacidade para produzir a 3nm, e não parece que venha a começar a produzir antes da TSMC

      • Tadeu says:

        e falta o grande pormenor da Huawei ter o acesso vedado ao fabrico de chips em empresas fora da China, sendo que a China não tem neste momento fábricas com processos de fabrico mais avançados.

  7. Tiago says:

    Vai ser a primeira pq o governo Norte Americano matou a concorrencia, a Huawei, caso contrario esta seria a primeira.

    • Tadeu says:

      Tanto quanto eu sei a Huawei nunca foi a primeira a comercializar uma nova geração de nodes da TSMC, costumava ser poucas semanas depois da Apple, isto é, a Apple tem tido sempre o grosso primeira produção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.