Airo, o carro elétrico que limpa o ar poluído durante a condução
A tecnologia e os novos padrões de construção automóvel proporcionam aos criativos uma imagem do futuro onde o ambiente é agora uma prioridade. Como tal, o Heatherwick Studio, com sede em Londres, revelou o seu conceito para o carro elétrico Airo, que irá "aspirar poluentes de outros carros". Sim, este carro foi pensado para limpar o par enquanto faz o seu trajeto.
Revelado no Salão Automóvel de Xangai, o veículo da recém-formada marca chinesa IM Motors foi projetado para não poluir, mas sim despoluir.
Airo, o carro elétrico que limpa o ar
Chama-se Airo, é um carro elétrico que será equipado com um HEPA - ar de partículas de alta eficiência. Isto é, terá um sistema de filtragem que vai aspirar o ar poluição que ao passar por este filtro sairá limpo. Além disso, o veículo foi pensado também para ter uma condução autónoma, mas também poderá ser controlado pelo condutor.
No futuro, os carros serão projetados para fazer muito mais do que viajar do ponto A ao ponto B. Os consumidores desejam conforto, eficiência e design sustentável. Assim, com estas premissas, o Airo é um veículo com emissões zero, desenhado para ser confortável, seguro, e com algumas particularidades muito à frente do seu tempo.
O Airo não é apenas mais um carro elétrico não poluente. Em vez disso, usando a mais recente tecnologia de filtro HEPA, o veículo também pode aspirar poluentes de outros carros durante a condução.
Referiu Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio.
Além de limpar os poluentes do ar, o Airo expande os limites do equipamento de um carro, oferecendo um design de interior personalizável. Pequeno, mas luxuoso, este automóvel adapta-se à vida na estrada.
Os bancos dianteiros giram para a parte traseira, e nasce uma mesa dobrável para as refeições ou para lazer, fazendo a ponte entre os espaço do habitáculo. Mesmo sem a mesa, esta área pode ser usada como sala de estar.
Existe também a opção de tornar o interior num espaço de descanso, onde são usados os bancos arredondados numa cama de casal. A privacidade não é um problema graças à mais recente tecnologia de vidro que permite que o teto totalmente envidraçado se torne opaco conforme a vontade dos ocupantes.
O Airo não é o primeiro veículo projetado pelo estúdio Heatherwick, que já desenvolveu um autocarro urbano e um barco turístico de Londres. No entanto, este é o primeiro carro que a equipa criou e está programado para produção em 2023.
Além do Airo, que oferece opções autónomas ou controladas pelo condutor, o Heatherwick Studio projetou uma estação de recarga que em breve poderá ser vista em todas as cidades.
As portas de carregamento são feitas para durar, pois são construídas com materiais industriais duráveis e incorporam um cabo retrátil para armazenamento organizado.
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E os filtros como são limpos, quem os limpa e os custos associados quem os suporta? É um conceito espetacular mas estas questões têm de ser respondidas…
É um carro conceptual. 99% destes carros não são produzidos em massa porque as tecnologias que têm não estão prontas para produção.
Filtro HEPA é bom, mas provavelmente precisam também de filtros de carvão activado digo eu.
E sim, estes filtros são muito caros a menos que a empresa que fabrica os automóveis os estivesse a oferecer para toda a vida do veículo: não vai acontecer, digam eles o que disserem, a não ser que estejam a incluir no preço da compra do veículo o equivalente aos ditos filtros para o tempo de vida útil estimado… e mesmo assim ia chegar o dia em que diziam que só se aplicava nos primeiros x anos, que é o tipo de coisas que se faz nas empresas… o ilimitado vira limitado muito depressa, eu sei, já passei por isso.
Estas politquices do ambiente é só para chular o povo, como já alguém comentou sobre o destino dos filtros sujos, a resposta é simples, são trocados na oficina e de seguida vai tudo para o lixo como acontece com os filtros de partículas, óleo, ar, EGRs e por aí fora.
A maioria deles é esse o destino final e aí já ninguém se preocupa com a poluição.
Qual é a lógica de inserir uma funcionalidade que vai diminuir a autonomia da bateria?
Ou será que se estão a referir ao filtro do habitaculo que pode ser melhor que os atuais?
Isto não me parece que seja mais do que propaganda, para convencer as pessoas que o elétrico é vai resolver todos os problemas, fazendo esquecer que uma parte da energia eléctrica vai ser gerada a partir de combustíveis, a poluição gerada pelo fabrico e abate das baterias, etc.