Revelada a poderosa pick-up Ford F-150 Lightning elétrica com 500 km de autonomia
A Ford foi várias vezes "espicaçada" pela Tesla aquando da apresentação da pick-up Cybertruck. Contudo, a marca americana nunca se mostrou muito preocupada com as promessas de Elon Musk e traçou uma agenda para os seus elétricos. Assim, apenas um ano depois da Ford ter lançado o seu primeiro híbrido F-150, a empresa está pronta para exibir uma versão totalmente elétrica da sua icónica pick-up.
O F-150 Lightning faz jus à sua reputação "pick-up do futuro", enquanto se prepara para liderar com uma série de concorrentes elétricas e SUVs que estão prestes a chegar às estradas, incluindo o Cybertruck da Tesla e o Hummer EV.
A Ford revelou a sua pick-up 100% elétrica
Este peso pesado das estradas virá equipado com dois motores oferecendo até 563 cavalos de potência e com um binário de 107 kgfm, o máximo de qualquer F-150 de todos os tempos. Se são argumentos para bater a concorrências? Bom ainda não se saberá, mas a Ford diz que este seu elétrico vai dos 0 aos 100 km/s em cerca de quatro segundos.
Mesmo sem haver todos os dados oficiais revelados, a pick-up F-150 Lightning 2022 promete um desempenho sem precedentes na linha F-150 e está equipada com dois motores elétricos (um em cada eixo) e tração às quatro rodas com quatro modos de condução: Normal, Sport, Off road e Tow/Haul.
Interior de trabalho... mas com luxos
No interior, é um habitáculo remodelado em comparação com os modelos térmicos. Isto é, traz um novo quadro de instrumentos totalmente digital e configurável com um ecrã de 12".
Nas variantes Lariat e Platinum, a F-150 Lightning contará com o sistema multimédia SYNC 4A, com um enorme ecrã sensível ao toque de 15,5 polegadas e recursos como navegação ligada à cloud, controlo de voz ou integração com o Amazon Alexa.
Como anunciado, a nova pick-up zero emissões da Ford será recheada de tecnologia, graças a todos os tipos de recursos inteligentes, serviços conectados, atualizações remotas (Ford Power-Ups), a aplicação FordPass para encontrar estações de carregamento ou o assistente BlueCruise, que permite a condução "hands free" em determinadas estradas nos Estados Unidos e Canadá.
Um elétrico que pode dar energia a uma casa
Uma das funcionalidades de destaque da Ford F-150 elétrica é o sistema Pro Power Onboard, que permite que o veículo se torne uma espécie de central elétrica, podendo alimentar todo tipo de equipamento ou mesmo uma casa (durante três dias, segundo a Ford) com a energia da própria bateria.
O modelo também permitirá que o condutor use o seu smartphone como chave.
Além disso, a Ford destaca que a PICK-UP elétrica F-150 Lightning também será produzida de acordo com a filosofia 'Built Ford Tough', que promete durabilidade e robustez, graças a uma carroçaria de alumínio de grau militar, nova suspensão traseira independente e um chassi com o aço mais forte já usado até hoje por um modelo da linha.
Em termo de capacidade, a Ford destaca um enorme porta-malas frontal, também chamado de 'frunk' de nada menos que 400 litros e um peso máximo de 180 quilos. A capacidade de carga útil e reboque anunciada é de 907 e 4.500 quilos,
Até ao momento, não foram divulgados os dados sobre a bateria, mas a Ford já havia anunciado que haverá uma versão com autonomia de até 370 km e outra com cerca de 500 km de alcance, ambos pelo rigoroso padrão norte-americano EPA, o que é um bom sinal, indicando que na vida real os valores podem ser ainda maiores.
O carregamento da bateria permite recuperar de 15 a 80% da carga em 41 minutos, através de um carregador rápido de 150 kW (DC), ou em oito horas utilizando uma 'wallbox' doméstica.
Com início de vendas previsto para o segundo trimestre de 2022 nos Estados Unidos, a pick-up elétrica Ford F-150 Lightning 2022 terá um preço inicial de 39.974 dólares, sem considerar eventuais incentivos ou bónus, então o valor final pode ficar menor.
Este artigo tem mais de um ano
Pode ser um sucesso de vendas (39.974 dólares, sem considerar eventuais incentivos ou bónus).
Ford demorou mas esta jogar forte. Ainda têm uma percentagem na Rivian.
Apostaram no segmento forte deles.
tem ótimo aspecto.
+1
Gostei do design
Odeio aqueles ecrãs a meio tipo tesla… Simplesmente horrivel.
Odeio é aquele botão rotativo no meio do ecrã! Não lembra ao diabo essa ideia!
O feedback de usuarios que fez eles colocarem o botao, a ideia que vc pode fazer algo no painel sem ter que olhar aonde vc clica! Deixando configurado o que voce quer no botao / volume/ar/etc….
Preço espetacular! Gostava de poder ter uma! É muito gira!
Em Portugal deve custar mais do dobro
lol
Agora vamos ver se vem para a Europa algo parecido
Uma vez que se trata de um veículo eléctrico, sabem se é possível importar a pick-up a partir dos EUA, pagando uma taxa baixa de imposto?
Já desde o primeiro modelo que a F-150 é uma carrinha bonita, robusta e com bastantes vendas… e esta nao é diferente e nao vai ser diferente em vendas nos EUA… então a Raptor é brutal…
Posso estar enganado mas a unica que é capaz de fazer frente a ela nos EUA é a RAM…. mas…posso estar enganado…
+1