COVID-19: União Europeia “pronta para discutir” suspensão das patentes das vacinas
Em abril, a Organização Mundial de Saúde revelou que apenas uma ínfima percentagem das vacinas administradas no mundo, até então, tinham sido em países em desenvolvimento. Nesse sentido, os Estados Unidos da América, pela voz do Presidente Joe Biden, anunciaram que estão dispostos a apoiar a suspensão das patentes das vacinas contra a COVID-19.
Da mesma forma, Ursula von der Leyen está disposta, em nome da União Europeia, a discutir essa possibilidade.
Joe Biden apoia a suspensão das patentes das vacinas
O processo de vacinação está em andamento e, em muitos países, está já a surtir resultados. No entanto, as boas notícias não chegam do mundo todo. Conforme revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS), em abril, das 700 milhões de vacinas administradas, apenas 0,2% tinham sido em países subdesenvolvidos.
Aliás, o surto da infeção na Índia, sobre o qual somos diariamente atualizados, ilustra esta realidade.
Nesse sentido, o Presidente dos Estados Unidos da América manifestou o seu apoio face à suspensão dos direitos de propriedade intelectual das vacinas contra a COVID-19. Esta amostra de apoio de Joe Biden foi descrita pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, como um “momento monumental no combate à COVID-19”. Mais do que isso, referiu que refletia a liderança do país na resposta a desafios de saúde globais.
This is a monumental moment in the fight against #COVID19. The commitment by @POTUS Joe Biden & @USTradeRep @AmbassadorTai to support the waiver of IP protections on vaccines is a powerful example of 🇺🇸 leadership to address global health challenges. pic.twitter.com/3iBt3jfdEr
— Tedros Adhanom Ghebreyesus (@DrTedros) May 5, 2021
Segundo adianta o Público, os especialistas revelam que o aumento da produção de vacinas tem de ser uma prioridade, tendo em conta a situação vivida em alguns países. Além disso, revelam que as farmacêuticas, contrariamente ao que preveem, não sairão prejudicadas.
União Europeia disposta a discutir a proposta de Joe Biden
Foi a partir do European University Institute, em Florença, que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, revelou que a União Europeia está disposta a discutir quaisquer propostas que abordem a crise registada “de uma forma eficaz e pragmática”.
[…] a proposta dos EUA de uma renúncia à proteção da propriedade intelectual para as vacinas contra a COVID-19 poderia ajudar a alcançar esse objetivo.
Assim como Ursula von der Leyen, Emanuel Macron, Presidente francês, disse ser “muito a favor” da suspensão da propriedade intelectual. Além destes, também Jens Spahn, Ministro da Saúde alemão, disse partilhar o objetivo de Joe Biden de fazer chegar vacinas a todo o mundo.
Embora países como a África do Sul e a Índia tenham feito uma proposta semelhante, em outubro, reunindo o apoio de outros países em desenvolvimento, a International Federation of Pharmaceutical Manufacturers and Associations disse que uma suspensão das patentes abrirá o caminho a novos fabricantes que não têm o conhecimento e a supervisão essenciais.
Será a suspensão das patentes uma forma viável de permitir que as vacinas sejam amplamente disponíveis?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
É uma forma de na próxima pandemia não termos nenhuma vacina, porque nenhuma empresa vai investir tempo e dinheiro, para depois outros poderem ficar com o seu trabalho.
O objectivo deles é reduzir a população mundial para metade por causa do clima e ganhar mais controlo sobre a população. As vacinas em menos de 1 ano estragou-lhes o plano por isso para ajudar os países mais pobres siga dar cabo do sistema actual que trouxe vacinas com uma velocidade nunca vista.
Compreendo e de certa forma concordo com o que queres dizer, mas tenho ideia que estas farmacêuticas receberam bastante investimento públicos, não? Ao menos podiam partilhar patentes com outros laboratórios que consigam produzir as vacinas, para ver se conseguem comprar com os prazos nos contratos.
O investimento publico que receberam foi em troca de descontos e direito de compra. Pelo menos na europeia. Acredito que nos estados unidos tirando o alivio da burocracia que tenham adiantado dinheiro. Os laboratórios americanos têm muito guito.
Como disseram, a injeção de capital foi mais para reservar vacinas e preços especiais. No entanto, o investimento dessas empresas foi brutal. E foi esse incentivo público que fez com que eles metessem mãos à obra, porque na pandemia do SARS quando chegou a vacina já não havia pandemia, e as perdas foram brutais. As farmacêuticas não queriam correr esse risco, e o investimento público ajudou a apostarem.
Se as patentes forem suspensas, na próxima pandemia nenhuma dessas empresas se chega à frente a não ser que os governos paguem integralmente o desenvolvimento das mesmas. Depois quero ver como é…
Diz me lá o investimento da moderna… Pelo que li ela fez a vacina em menos de 7dias. Que milhões conseguiu gastar em 7dias de investigação? ¿… Vacinas feitas em tempo record… Gastará mto em research… Sem dúvida! Pffff… Petas…
Claro que só gastaram dinheiro nesses 7 dias… Mas de que planeta vieste?
7 dias? A Moderna foi criada há 10 anos atrás, e focou-se única e exclusivamente em vacinas RNA mensageiro. Leva 10 anos a investir dinheiro, sem retorno, porque não tinha qualquer vacina aprovada no mercado. Tudo isso permitiu criar uma vacina pronta a ser testada em pouco tempo, mas não foram 7 dias de investigação.
Convido-te a estudares a história da Moderna, é muito interessante. E eles vão ajudar muita gente neste mundo, com mais vacinas inovadoras.
A Modena foi criada para manipulação de DNA/RNA… O objectivo inicial nem era a produção de vacinas com essa tecnologia.
Independentemente disso, justificarem biliões de euros investidos não me parece válido. Até acho estranho como fazem uma vacina em 7dias ou menos. 😉
Realmente a tecnologia é uma mina de ouro. É só sequênciar o que quiserem…
Ja agora as 2000 milhões de vacinas compradas à Pfizer acho que de multiplicar bem o investido pelas companhias. Ou no caso da pequena empresa Alemã biontech… (pzifer serve de produtor e distribuidor)….
Isso é em grande parte uma mentira! Basta olhar para as tecnologias usadas em duas das vacinas, a da Pfizer e AstraZeneca, uma foi desenvolvida num laboratório de pequena dimensão e a outra numa universidade… ou seja não havia o incentivo de enorme ganho financeiro por detrás para se fazer a investigação necessária. Não foram as grandes empresas farmacêuticas que tinham os projectos.
A única coisa que as farmacêuticas fizeram agora foi investir nas fases seguintes de testagem, optimização e ensaios clínicos, muitas já com contratos assinados e garantias de retorno de dinheiro.
Se fosse tudo verdade então não precisavam de quebrar patentes. Bastava os estados unidos oferecerem o conhecimento…
Para os Estados Unidos oferecerem o conhecimento têm que suspender as patentes!
Calma rapaz, se o primeiro a inventar a roda tivesse ficado com a patente hoje não teríamos biliões de carros a circular no mundo.
Patentes só são boas para as empresas ganharem milhões, mas para o desenvolvimento é muito mau porque vamos supor…tu lembraste-te de meter uns pilares em pé com umas telhas em cima, eu lembrei me de adicionar paredes ao teu trabalho, depois vem outro e lembrasse de adicionar janelas e portas ao nosso trabalho e temos uma casa, agora imagina aplicar isso em todas as situações de desenvolvimento…
Imagine the world without patents…
Mundo sem patentes? É fácil, é só veres os chineses que passam a vida a copiar o trabalho dos outros. As patentes incentivam o progresso. Ninguém vai perder tempo e dinheiro a criar algo, para depois virem outros e fazer exatamente o mesmo, e mais barato porque o investimento em R&D foi zero. As patentes não são de duração infinita, expiram. O tempo de exclusividade é para dar tempo de quem registou a patente, possa recuperar do investimento.
Que treta! Alguma vez ouviste falar do OPEN SOURCE ?
Alguma vez viste algo que mudou as nossas vidas em open source? Todas as invenções de Nikola Tesla ou Thomas Edison foram protegidas por patentes, e foram invenções que revolucionaram a humanidade.
O dinheiro é a nossa maior limitação a um desenvolvimento ainda maior da nossa civilização.
The U.S. plan would create “severe complications” for the production of vaccines, a German government spokeswoman said Thursday in an email. Without the incentive of profits from research and development spending, drugmakers might not move as aggressively to make vaccines in the future, the industry has argued.
Os alemães são os únicos com juízo… Só pensam no presente depois quer ver como vai ser no futuro.
Esse jarreta Bidé nos EUA só tem ideias de casa de banho.
isto já peca por tardio.. basicamente o que podem fazer é quem usar a patenten “X” dar um X% a essa empresa e pronto. o que importa aquii é acabar com esta pandemia de vez
A pandemia está a ser combatida mesmo com patentes…
Para quê suspender as patentes? Não podem antes fazer acordos de licenciamento? Nem que sejam temporários.
Os países mais pobres não tem capacidade de negociação …
Esses mesmos países também não têm capacidade de produzir as vacinas.
Eu defendo o licenciamento de tecnologia para mais laboratórios poderem produzir, por tempo limitado.
Semelhante ao funcionamento atual das patentes FRAND.
Porque não compram as patentes?