Depois da Volvo… Renault e Dacia com velocidade máxima de 180 km/h
Vai comprar um Renault ou Dacia? Há novidades! Há cerca de um ano informamos aqui que a Volvo iria limitar os seus veículos a uma velocidade máxima de 180 km/h. O objetivo é claramente limitar o número de mortes por acidente devido ao excesso de velocidade.
Agora foi a vez do grupo Renault tomar decisão igual, transpondo-a também para a sua marca mais económica, a Dacia e assim seguir o mesmo caminho da Volvo... e até será mais fácil!
Grupo Renault introduzir o dispositivo Safety Coach
Com tantos limites de velocidade há veículos que continuam a ter grande um grande poder conseguindo atingir “altas velocidades”! Esse é também um trunfo das marcas que destacam tais características como é o caso da Volvo.
Já no caso da Renault e da Dacia não existem assim tantos veículos capazes de ultrapassar tais velocidades. No entanto, as marcas já assumiram o compromisso e os seus veículos vão também estar limitados à velocidade máxima de 180 km/h. Fora da medida, e por motivos óbvios, fica a recém lançada Alpine, marca do Grupo Renault virada para os veículos desportivos de alta prestação, revela o ACP.
O Grupo Renault vai mesmo mais longe que a Volvo, já que, ao introduzir o dispositivo Safety Coach, Renault e Dacia prometem restringir a velocidade aos limites impostos no local onde se está a circular, o que impossibilidade incumprimentos da legislação rodoviária de cada país e os limites impostos pela sinalização nos vários locais. A isto junta-se ainda a possibilidade do sistema ter em linha de conta o estado do tempo e do piso nos locais onde se circula.
A decisão não só vai ao encontro do acordo entre a União Europeia e os construtores automóveis para limitar a velocidade dos veículos futuramente construídos em função da legislação local e do estado do tempo, como também foi fortemente influenciada pelo facto de 1/3 dos acidentes fatais ainda estarem associados a excesso de velocidade.
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Este artigo tem mais de um ano
Vi numa rede social que a preocupação da Renault em limitar a velocidade aos 180Km/h equivalia à preocupação relativa ao número de armas nucleares em posse do exército português.
As redes sociais são ótimas para discutir com especialistas, sobre tudo. Uma espécie de MIT low cost.
Era suposto ser uma piada 😉
Mas quem manda no meu carro sou eu!
Mandas sempre no teu carro, desde que consigas dar a volta ao problema. Se não conseguires, ou aceitas, ou compras outro.
Mandas se:
cumprireis a lei
não colocares os outros em perigo
até aos limites do veículo
…
Mania que as pessoas tem que fazem o que querem, pura ilusão
Até parece que não se pode andar numa pista com o carro de andar no dia-a-dia…
quem és tu para me dizeres o que devo ou não fazer?
Que mania de quererem generalizar.
Claro que sim, só és criminoso se quiseres …
tu ate podes mandar no teu carro mas onde tu não mandas nadinha é nas estradas onde esse teu carro anda.. temos penas..
Acho bem, não seria necessário 180km/h, mas melhor isso do que apenas com o limite do automóvel. De qualquer forma, um acidente a 180km/h é certamente mortal.
Sabes tu do que falas…
Tu também deves saber.
E tu também.
Aparentemente todos nós sabemos.
Eu nunca experimentei, mas acredito que sim
sei sim
eu sei muito bem
É uma boa medida. Até podia ser adoptada por todas as marcas. Até podiam baixar a velocidade máxima para uns 140 KM/s. As estradas ficavam um pouco mais seguras.
Daqui a pouco, aparece um chico-esperto tuga, a dizer que é fascismo e que ele tem o direito ed andar na estrada ä velocidade que lhe apetece e os outros que se lixem.
Bem aqui na Alemanha é exatamente isso, 140? mas tu bateste com a cabeça? Em zonas onde seja possível mais, porque ter 140 se os outros não vão na mesma respeitar… Ahh pois mais multas é dinheiro para o bolso dos outros…
Tão bom andar a velocidade ILIMITADA…
WINNNNNNNN haahaha. O único comentário aqui interessante
+1
sim mas desde que seja em segurança e em estradas preparadas para o efeito.
Se funciona na Alemanha porque não noutros paises?
Porque o custo de uma AE feita para estas velocidades é completamente dos custos de uma AE dita “normal”. Além disso, aqui não funcionava, porque a mentalidade Portuguesa, é: “Pago Impostos, tenho direito a empatar o trânsito na faixa do meio”.
Está à vontade, mas não na via pública. Na via pública, a ultrapassagem dos limites de velocidade pode ser crime. E o crime tem de ser enfrentado sem piedade. Os que vão dentro, ganham uma vida tranquila, onde o tempo passa a uma velocidade … muito limitada.
socrates gosta disto…
Pois, agora gosta, porque já prescreveu…
Ninguém vai dentro por andar a 200 na via publica.
1. Tem carro para isso e se tem carro tem $
2. Quem tem $ não vai dentro por coisas destas
Qualquer “agente da autoridade” sabe perfeitamente a diferença entre abordar um dono de um mégane e um dono de um tesla Y numa situação de clara infração e as potenciais consequências para a sua “saude profissional” que advêm dessa diferença.
É verdade que é dificil ir dentro por andar a 200 (mas pode acontecer), mas não pelas razões que apresenta. Eu não tenho dinheiro, e tenho carro para isso, apesar de ser um carro barato. Por outro lado, já fui apanhado a mais de 200, e não fui dentro, nem a carta cassada. Não o digo com orgulho, apenas para demonstrar que não é como diz.
+1
Como isso demorou! Eu sempre falei, pq é ilegal andar em alta velocidade se todo carro permite chegar nelas. Porque não só construir carros que chegam aos limites de velocidade permitidos? Meio óbvio. Agora, seria melhor menos né? Ou ter um chip, que dentro da cidade é tanto, e na estrada permite mais. Quer correr, vai pro lugar correto nos autódromos.
Bem, há países onde podes andar sem limite, ou seja, se o carro tem 300 então porque não chegar ao limite permitido pelo carro? Há com cada um…. Se tu não podes andar mais, ou se não teu país não é permitido mais, não quer dizer que tem de se limitar para os outros…
Sim, pobres de todos nós os que vamos para estradas alemãs numa base diária e poderíamos ganhar alguns minutos indo mais rapido…
/s
Não acredito que marcas de prestigio / mais desportivas adoptem este tipo de medidas ou simplesmente vão falir. Qual é o interesse em ter um Porsche que anda o mesmo que um Dacia que custa 1/10 do valor?
Velocidade maxima é o indicador que menos interessa num carros deportivo ou em qualquer carro.
No Japão os carros também estão limitados a 180, e no entanto produzem e vendem super desportivos
há marcas premium que já limitam a velocidade dos seus carros, ainda que seja a 250. Quem quer andar a mais de 250, esquece-se a questão da segurança e do ambiente, desde que pague para tirar a limitação. Acho que estes vão seguir o mesmo caminho. Limita-se a 180, mas se pagar mais, tira-se o limitador.
Eheheh. É meio mundo a enganar meio mundo
Deviam era bloquear tudo a 160kmh
Quantos acidentes ocorreram no último ano a mais de 180? Quantos acidentes ocorreram na autobahn onde não há limite de velocidade?
Boa desculpa para as limitações dos motores elétricos.
Nem tu nem eu sabemos quantos. Mas mesmo se fossem poucos, não vejo o problema. Tu vês um problema? Provavelmente sim, né? Se não, não estarias a fazer esse comentário
O problema de reduzir de 360 para 180 é o mesmo de posteriormente reduzirem de 180 para 90, porque aí sim, garante-se segurança.
paranoia
… com o excesso de velocidade, sim.
O que mata não é a velocidade máxima mas sim a diferença de velocidade.
Think again.
É verdade.
Nunca ninguém morreu por excesso de velocidade mas sim por ficar subitamente mais lento… 😉
Realmente estou à espera da tua resposta a partir de fontes fidedignas. Estou curioso.
+1
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Se deixarem de andar ao telemóvel, enquanto conduzem, ou se não conduzirem bebados, ou sem carta. De certeza que os acidentes vão reduzir bastante. A velocidade é sempre desculpa para justificar, o que referi anteriormente.
Limitar a velocidade a 180 km/h, acho bem. Agora o carro andar à velocidade permitida no local, não vai correr bem. Vai ser só congestionamentos, nas estradas.
Agora é que disseste tudo! Para fazer uma ultrapassagem a um trator de forma rápida, eficiente e segura, um teto de 50/70km não chega!
Não me parece bom valor. Deviam limitar a 120km/h, que é a velocidade máxima permitida em Portugal.
Então e para os países onde a velocidade máxima não é 120 mas sim maior? Eles deviam fazer multiplas versões?
Não seria difícil, é só programar a centralina.
Conveniente para vender eléctricos sem dúvida.
Quero ver a BMW, Mercedes, Jaguar, Lexus, Toyota a fazer o mesmo.
esses ja tem limite: é de 250km/h
180 é só disparatado, porque não 160 ou até mesmo 140.
Um acidente a 120 numa localidade… provavemente há mortos.
Limitar a 180 ou nada é igual, quantos andam a 180??
Ao ler algumas das respostas por aqui, conclusões a tirar:
– Os métodos contraceptivos são úteis e podiam ser mais baratos;
– Era limitar tudo a 80.
Mais um atentado à liberdade!
Qual liberdade? Já tens a velocidade limitada por Lei, há muitos anos. Se te disserem que não podes assaltar um banco, também te vais queixar do atentado à liberdade? Se a ignorância matasse, o mundo seria muito melhor.
Sim, já tinhas ido à vida e não estavas cá a vomitar estupidez pela boca fora! Liberdade de andar à velocidade que quiser, o tabaco também mata no entanto não vejo limitações ou proibições! Só um exemplo!
É proibido a venda de tabaco a menores, e existem limitações e proibições ao consumo do mesmo, o mesmo se aplica as bebidas alcoólicas.
Da mesma maneira que, podes ter um carro que de 300 no entanto tens limitações e proibições na velocidade a que podes circular.
Qual era a comparação que querias fazer mesmo?
Por ser proibido é que os bancos deixaram de ser assaltados…
A unica coisa que gostava de saber nisto é se ao circular a 180 km/h em sexta o motor vai estar a trabalhar ás 2000 rpm’s ou ás 7000 rpm’s ?
Carros eléctricos são automáticos. Não vais em 6ª.
Não são automáticos porque não possuem mudanças… ou melhor, só têm 1.
O sr. não deve saber o que é uma caixa automática, das melhores, de dupla embraiagem. O meu automóvel tem oito mudanças para a frente e indica sempre em que mudança vai.
Os Renault mal dão os 180Km/h. para que limitar
Alguns bmw’s tambem vêm limitados a 250 km/h e depois começam passar os 300km/h… oops!!!!
E eu triste por sentir o meu Ford a “travar” quando chega aos 210
De uma maneira geral até poderia entender a ideia, mas…. em Portugal isso implicaria termos limites lógicos de velocidade. Por exemplo termos o mesmo limite na A2 entre Lisboa e Vila Franca que na A6 entre Evora e Estremoz….. Será que é lógico??? Ou Então termos avenidas sem transito e com várias faixas limitada a 50kms, exactamente o mesmo que ruas apertadas e com carros estacionados no centro das cidades……
E claro o sistema teria que ter a “inteligencia” para saber se vamos numa rua no bairro alto ou numa Autobahn na Alemanha….