Galaxy SmartTag: A Samsung estará já a preparar um novo concorrente da Tile
Os dispositivos localizadores são, ao que tudo indica, uma aposta para este início de ano. A Apple estará já com preços fixados nas suas AirTags e a Samsung aparece também com um novo produto para o segmento. Segundo informações, a empresa sul-coreana estará perto de lançar um novo dispositivo tipo Tile para localizar itens perdidos.
O dispositivo localizador, provavelmente chamado de Galaxy SmartTag, apareceu no mês passado e há algumas especulações a apontar para a sua apresentação com o Galaxy S21 no final de janeiro.
O Galaxy SmartTag usará o Bluetooth para se ligar a dispositivos próximos e transmitir a sua localização. Assim, o seu proprietário poderá encontrá-lo mais tarde se o que a ele estiver agarrado for dado como perdido.
O dispositivo será alimentado por uma bateria de célula tipo botão substituível, de acordo com um documento regulamentar divulgado pela GSMArena. Assim, o utilizador não terá que o deitar ao lixo e comprar uma nova quando a bateria acabar.
Galaxy SmartTag é parecido com a Lapa
O localizador da Samsung soa muito como um bloco e, aparentemente, também se parece muito com um. As fugas de informação parecem mostrar a SmartTag como um pequeno quadrado com cantos arredondados e um orifício numa das bordas para inserir um chaveiro ou um cordão. Aliás, este tipo de design é muito usado, como, por exemplo, o projeto nacional Lapa.
Conforme podemos ver, pelas fotos do dispositivo apresentadas ao regulador de telecomunicações de Taiwan, imagens divulgadas pela 91mobiles, o aspeto não é desconhecido e a tecnologia também já foi "pensada" por outras empresas.
Até agora, não está claro se a Samsung está a fazer algo fora do comum, ou se vai decalcar outros dispositivos que já existem no mercado há muitos anos.
Aliás, a Samsung lançou um localizador em 2018 que se ligava a redes GSM para uma localização contínua. Mais recentemente, em outubro, a Samsung lançou uma aplicação, a SmartThings Find, que ajuda os proprietários dos seus gadgets a localizar os seus dispositivos existentes recorrendo ao Bluetooth. Sim, na altura isso deu a entender ser o alicerce para o futuro SmartTag.
Portanto, isto parece ser mais uma má notícia para o projeto Tile. Além deste, existem outros rumores que dão conta que a Apple também tem um localizador de itens em andamento. Isso pode significar dois novos concorrentes importantes num ano, se os dois dispositivos forem realmente vendidos.
Este artigo tem mais de um ano
Mais um gimmick que é tão útil como uma viola num enterro.
Enfim…
Mas a Tile, entre muitas outras, não têm um negócio de sucesso? Não há milhões de utilizadores com estares dispositivos?
Se disseste sim a ambas as questões, então é porque é algo que tem a sua utilidade.
Olá
posso dizer que tem bastante utilidade, mas não na dimensão atual. dou exemplo da necessidade colocar dentro de um portátil, para em situações de roubo poder localizar
Há anos que pensei nisso também. E com a introdução do chip U1 da Apple, poderá estar para breve essa tecnologia disponível para todos os dispositivos. Mas de facto poderia haver algo assim dentro dos computadores, em caso de roubou ou perda, este dispositivo tiraria partido das tecnologias (BT e WiFi) e da energia do portátil.
a HP já tem algo que ajuda
https://www.techspot.com/news/87871-hp-new-laptops-come-upgraded-tile-tracking-system.html
mas é caro
Sim, por acaso já tinha visto. Mas é uma excelente ideia.