Audi abandona a Fórmula E e vai competir no Dakar de 2022 com um protótipo elétrico
Com o mercado dos carros elétricos a ser cada vez mais atrativo, é normal que as marcas se interessem cada vez mais por ter ofertas nesta área. Não se limitam a produzir veículos para o dia a dia, mas olham também para os desportos que começam a despontar.
A Audi é uma das marcas que decerto mais tem apostado nesta área e agora veio a público mostrar qual será o seu futuro. Vai mudar completamente e quer estar à partido do Dakar de 2022 com um protótipo elétrico.
Grandes novidades chegam da Audi
A par com outras gigantes do mercado automóvel, a Audi tem apostado muito no campo dos desportos motorizados com recursos a veículos elétricos. A sua presença na Fórmula E é importante e reforça a adoção desta tecnologia.
Na continuação desta participação, a Audi anunciou agora uma mudança na sua aposta desportiva. A marca alemã conta estar na linha de partida do Dakar de 2022 com uma nova proposta. Irá desenvolver um novo protótipo elétrico para este propósito.
Dakar é a próxima aposta com um protótipo
A marca quer testar as suas propostas nas condições mais extremas e encontra no rali Dakar fornecem-nos um laboratório de testes perfeito. O protótipo elétrico será alimentado por uma bateria de alta tensão e pode ser carregado durante a condução.
No que toca à Fórmula E, a Audi anunciou a sua saída desta competição já no final de 2021. Assim, irá focar-se nesta nova área agora anunciada e de onde espera retirar muito mais informação para aplicar nos seus carros de produção.
O adeus aos carros da Fórmula E
A Fórmula E foi criada em 2014 pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o atual campeão é o piloto português António Félix da Costa. A Audi conquistou 12 vitórias em 69 corridas desde o arranque da competição destinada a carros monopostos exclusivamente elétricos.
Esta é uma mudança importante para a marca alemã, pois muda o seu foco, dirigindo-o a uma das mais difíceis corridas do calendário. A Audi consegue assim focar-se numa área onde conseguirá ainda mais dados e tecnologia para aplicar nos seus carros elétricos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Audi
Está lá Porsche que é do mesmo grupo e que pretende vencer.
A Audi não estaria lá a fazer nada. Fazem bem em diversificar os palcos onde estao presentes.
Esta diversificacao so vai melhorar os sistemas dos EV do grupo, vao andar em Dakar e FE.
Parece ser uma aposta que faz mais sentido para o mundo real onde querem realmente vender veículos.
Talvez seja o primeiro eléctrico com mini gerador atómico do mercado.
os geradores atómicos funcionam basicamente através do vapor, não me parece que um automóvel tenha tamanho suficiente para armazenar a quantidade de água necessária para fazer rodar turbinas e produzir energia elétrica.
E aqueles geradores atómicos que vão dentro de alguns satélites, como funcionam?
Veja aqui, aquecem uma superfície de termopares usando decaimento de material radioativo, do outro lado da superfície tem uma área de dissipadores de calor, esta diferença de um lado para o outro gera energia elétrica através do efeito de peltier.
Além de pouco eficiente, a superficie de um veiculo nunca vai conseguir gerar energias suficiente para se locomover.
A tecnologia que vai ser usada é de baterias, para os kms que fazem em cada prova chega perfeitamente.
A
Esqueci-me do link, aqui fica:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_termoel%C3%A9trico_de_radiois%C3%B3topos
“Esta é uma mudança importante para a marca alemã, pois muda o seu foco, dirigindo-o a uma das mais difíceis corridas do calendário”
Está tudo dito…quem vence ( mesmo que não vença a prova ) aqui, ganha reputação em todos os níveis.