Lembra-se deste supercarro alemão? Lenda nasceu de um sonho da Porsche e da Mercedes
Apesar de ser um mero meio de transporte para alguns, os carros são verdadeiras obras-primas para outros. Os entusiastas, que valorizam diferentes atributos, viam neste supercarro alemão, por exemplo, uma ode à exclusividade, pensada pela Porsche a partir de um concept da Mercedes. Lembra-se do Isdera Imperator 108i?
Com a indústria automóvel a lutar contra o potencial fracasso de algumas fabricantes, que não têm conseguido dar resposta aos clientes, a italiana Motor1 recordou um supercarro que mostra o que foi feito noutros tempos.
Produzido artesanalmente por encomenda, entre 1984 e 1993, o Imperator nasceu a partir de um concept car da Mercedes-Benz, o CW311 de 1978, desenhado no tempo livre por Eberhard Schulz, engenheiro de projeto da Porsche, na altura.
Com apenas 30 exemplares divididos em duas séries, o Imperator 108i é uma transposição fiel do CW311 para a estrada.
As alterações mais evidentes relativamente ao protótipo original são a adoção de faróis fixos em vez de faróis retrateis e luzes traseiras derivadas da Mercedes-Benz.
A partir da reformulação de 1991, denominada Série 2, entre outras mudanças, os faróis retrateis voltam, e a carroçaria assume linhas menos angulares e mais fluidas.
Imperator 108i com design e mecânica exclusivas
O Imperator 108i apresenta portas em forma de asa de gaivota, uma carroçaria em fibra de vidro aplicada a um chassis tubular em aço e um periscópio retrovisor em vez dos espelhos convencionais - esta solução é vista no Lamborghini Countach.
Extremamente luxuoso, o interior utiliza vários componentes provenientes do Porsche 928.
O primeiro modelo do Imperator 108i tem um motor V8 Mercedes-Benz M117 de 5,0 litros e 296 cv, combinado com uma caixa manual ZF de cinco velocidades.
Digno de um supercarro, atinge uma velocidade máxima de 283 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos.
Posteriormente, para a Série 2, foram adotados outros V8 Mercedes-Benz, incluindo versões AMG de 5,6 e 6,0 litros com potências até 390 cv e culassas de 32 válvulas.
O Imperator 108i adota suspensões independentes com molas elípticas em todas as rodas, e está equipado com travões de disco em todas as rodas, bem como direção assistida de série.
Fonte: motor1.com
Neste artigo: Isdera Imperator 108i, Mercedes, Porsche


























E o que dizer do Mercedes T 80?
https://www.jornaldosclassicos.com/2025/02/09/mercedes-benz-t80-o-automovel-que-podia-ter-sido-o-mais-rapido-do-mundo-em-1939/
Já agora, se não quer chamar “cabeça do motor” que é onde, entre outros elementos, se encontram as válvulas, chame-se “colaça”…
Não sei se é colaça ou culassa. Os franceses – que a inventaram – chamam-lhe culasse.
Pois mas é melhor não “afrancesar”… quando muito come-se uma francesinha! Prefiro as tripas à moda do Porto ou, ainda melhor, samos!
Lembro-me. Nessa altura cá em casa comprava-se o anuário de todos os carros produzidos no mundo da Revista Automobile. Dava para ver coisas interessantes como a quantidade de grands jeeps/SUV americanos da GMC – ainda existem -, como o design americano para carros comuns não tinha inspiração alguma, não admirava qu os Japoneses tivessem conseguido ganhar mercado lá, o Sbarro suíço, até projectos portugueses e claro a UMM.
Espetáculo!
Lembra um DeLorean DMC 12, só que com curvas suaves e acabamento exemplar…