Tesla prepara-se para revolucionar as baterias dos seus carros elétricos muito em breve
Uma das maiores limitações dos carros elétricos da Tesla e de outras marcas são as suas baterias. Para além da sua capacidade, que condiciona totalmente a autonomia, há ainda igualmente a questão da sua longevidade.
Se atualmente as baterias são já muito capazes, a Tesla prepara-se para revolucionar o mercado e apresentar novas baterias. Estas vão crescer na sua longevidade e passara a durará mais de um milhão e quinhentos mil quilómetros.
Baterias são um limite nos carros elétricos
Há muito que se sabe que a Tesla quer ser autónoma no que toca à produção de baterias. Para isso tem procurado desenvolver as suas próprias propostas, tentando também aumentar a sua longevidade e assim melhorar os seus carros elétricos.
Atualmente uma bateria de um veículo destes tem uma vida útil que ronda os 500 mil e os 800 mil quilómetros. Não sendo um valor reduzido, a Tesla quer ir mais longe e terá pronta ainda este ano uma alternativa que tem vindo a desenvolver.
Tesla vai revolucionar este componente
Criada em parceria com a Contemporary Amperex Technology Co. Ltd, espera-se que atinja uma vida útil de mais de um milhão e quinhentos mil quilómetros. O melhor é que deverá ser apresentada no "dia da bateria", um evento anual da Tesla que decorrerá no final de maio.
Para além deste momento especial, os rumores indicam que a Tesla irá certamente começar a aplicar estas baterias em breve. Irá começar a ser usada no Model 3 no princípio do próximo ano, na Gigafactory 3, em Xangai.
Longevidade vai ser um fator decisivo
Estas baterias vão ter outra vantagem muito importante no mercado. Ao serem mais pequenas e de mais simples produção, vão ter um custo menor, o que se refletirá posteriormente no preço final dos carros elétricos da Tesla.
São excelentes notícias estas que agora foram reveladas. Ainda não existe confirmação oficial, mas sabe-se que desde 2016 que estas baterias a serem desenvolvidas. Alguns marcos já foram conhecidos, o que dá força a esta possibilidade.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: baterias, carros elétricos, elétricos, longevidade, Tesla
Muito bom!!! Assim não há necessidade de deitar o carro ao lixo passados 800.000km. O Teslas man sabe disto a pacotes!!! Quando chegarem essas baterias os Teslas vão aumentar o preço final…. E eu ando que é uma maravilha no meu Renault Zoe. AhAhAh
Andas né? Paga aí o teu chaço todos os meses, acrescido do ALUGUER das tuas baterias 😉
Sim porque o Renault Zoe e mesmo parecido com um Tesla quer em duração de bateria quer em autonomia.
O Zoe 5.0 têm mais autonomia que a versão standard do Model 3.
Não não tem… O ZOE 50 tem 395 km WLTP e o Model 3 SR+ tem 409 km WLTP.
Por amor de deus compararem alhos com bugalhos?
Quem compara um clio com um séri 3 por exemplo?
Em comum terem 4 rodas e andarem 🙂 ?
Aí é que te enganas, o preço final com estas novas baterias vai colocar o carro eléctrico ao preço da mesma versão a combustão porque as baterias irão necessitar de menos ou de nenhum colbalto!
Já agora… o Zoe é péssimo em matéria de baterias, ou por outra… no sistema de controlo de temperatura das baterias…. que ainda são refrigeradas a Ar em vez de serem a líquido! Basicamente é como comparar um Vw Carocha refrigerado a Ar como um outro carro com radiador! É por isso que a Renault/Nissan estão no top no que se refere a degradação de baterias…..
É verdade a parte do preço vir a ser mais baixo, mas não concordo com a parte do ZOE ser mau. Para o mercado alvo é um excelente carro e, por não carregar muito rápido, as baterias até têm aguentado bem sem refrigeração.
Não digas disparates pá! Passa mas é um bocado Nivea nesse cotovelo.
+1
Um carro aguentar somente 800.000km é ridículo. Qualquer carro tem que aguentar pelo menos 5 ou 6x mais que isso.
90 % da frota automóvel ligeira é abatida antes dos 300 000 Km. não escreva disparates
Podemos dizer que um carro que aguente somente 800.000km serve para a maioria das pessoas?
Quase de certeza.
Onde ta escrito que o carro só aguenta 800 mil kms? Mesmo que a bateria não aguenta basta meter outra, que custa uma fração de um carro novo, e menos que um motor a combustão
Um carro a combustão quantos km fazes até chegar a hora de dizer isto é lixo?
Para os amantes dos carro a combustão um carro com 800.000km é considerado novo.
ahah por momentos pensei que estivesses a falar a sério 😛
Fui so eu que percebi ironia no comentário ?
Existe muita coisa que só está ao alcance de uma minoria 😉
E a autonomia ?
https: //www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.noticiasaominuto.com/tech/1476137/carros-eletricos-empresa-desenvolve-baterias-com-autonomia-para-2-000km&ved=2ahUKEwjAivz_ybXpAhWd8uAKHbnUCGkQFjAAegQIBRAB&usg=AOvVaw1S-8Jkmmw83ewQ29ZIThLa&cshid=1589535756459
Se fosse a Tesla a desenvolver essas baterias seria noticia em todo o lado ate aqui no pplware.
A diferença é que quando a Tesla anuncia novas tecnologias na data do anúncio já estão a ser implementadas nos productos actuais. A maior parte dessas empresas que anunciam novas baterias nunca as chega a por no mercado porque, ou eram vaporware ou porque não são viáveis para produzir fora de um laboratório. E olha que não é com satisfação que digo isto. Era bom que se tornassem realidade.
Veremos…espero que corra bem. Se nao for este empresa que seja qualquer outra. Mas uma autonomia destas era um descanso
Como já escrevi ali em baixo, acho que não precisamos de mais autonomia. Mas percebo perfeitamente a questão e se for isso que faz a diferença entre as pessoas adoptarem massivamente ou não os EVs, então que seja. Seja qual for a empresa.
todos os meses no pplware e em varios sites ha noticias de uma nova bateria que é mais barata mais densidade menos peso é melhor em tudo mas depois de 10 anos nem as ves isso sao investigaçoes esse link é de uma empresa que ainda nem as esta a produzir quando produzir e se tiverem isso mesmo muito bom vamos embora com isso até la nao passa de um estudo com prototipos uma empresa como a tesla ou outras nao vão apresentar estudos vão apresentar produtos acabados para serem lançados.
Isto nao quer de todo dizer que eu esteja contra essa noticia se for verdade vamos embora com isso para colocar em produçao que pode muito revolucionar a industria mas comprar isso com produtos acabados para serem lançados ao cliente nao é sequer justo
Se não ultrapassar a velocidade maxima permitida por lei nas estradas nacionais e com temperaturas superiores a 18º eu faço Porto – Alcantarilha (Algarve), com uma unica carga no Model 3 Performance.
Chego lá, carrego e pago ZERO € pela carga.
E pela A1 paro uma vez em Fátima 45 minutos para carregar e pago ZERO € pela carga.
Alguém consegue melhor ???
Quanto gastam num carro com motor de combustão???
E quanto tempo demoras a fazer Porto Algarve?
Pois, normalmente o pessoal está desesperado para chegar ao Algarve para andar por lá nas filas.
Filas? Que filas? Como se no Porto não houvesse filas. Tenho um amigo que foi trabalhar para lá e das coisas que mais gosta e de não perder tempo no trânsito. Isto há com cada um…
Eu não falei filas no Porto.
Depende do meu estado de espirito.
Se me apetecer pagar multas, chego mais rápido pelas nacionais do que tu pelas auto estradas.
E pelas auto estradas nem tempo tens para encher o teu deposito de veneno.
Agora a serio. Para mim quanto mais tempo a conduzir o meu Tesla melhor. É um prazer imenso demorar a fazer as viagens de lazer desfrutando de tudo o que o Model 3 tem para oferecer.
Porto-Alcantarilha com uma carga a 100% no Model 3 performance a 120km/h? Desculpe mas não acredito. A essa velocidade o consumo deve rondar 20kwh/100km portanto a bateria não tem essa capacidade para uma viagem de 530km.
Ele disse que faz isso pela nacional. Pela AE carrega em Fátima. Eu acho que é possível, mesmo com um performance.
Possível até pode ser, da mesma forma que é possível ir a pé. A questão é quanto tempo demora
Tempo normal mais a carga suficiente para chegar ao destino, nesse caso meia hora a 45 minutos chega.
O que é tempo normal? Porque foges a pergunta? Quanto tempo é “tempo” normal?
Tempo que qualquer veiculo automóve ll leva a percorrer esse percurso, na velocidade citada, como seria de esperar, se é para parar para carregar até pode ir mais depressa.
Se for em modo passeio, não vejo mal em fazer tudo pela nacional.
O ideal é fazer pela AE e parar pelo caminho. Se acham que fazer Lisboa-Porto sem parar é normal, são um perigo para os outros utentes da via…
Podem usar este site para simular as viagens. É bastante preciso e até por vezes conservador. Podem confiar na previsão.
https://abetterrouteplanner.com/
Nao conhecia este. Belo site Ion, completo. Esta guardado
@Alameda, e acima de tudo é preciso. Pela a minha experiência até é 1 ou 2% conservador, ou seja, chego ao destino com 1 ou 2% a mais do que a previsão.
O planeador do carro também é bastante bom na previsão, mas nada como planear uma viagem grande no dia anterior e no conforto do sofá 😉
Bem melhor de facto ! Boas viagens e ate uma proxima.
Obrigado. Até à próxima
Realmente é capaz de se pagar mais 50€, mas quantos 50€ a mais tiveste que pagar para agora(por enquanto) não pagares nada. Quer dizer já pagaste e ainda não andaste nem sabes se vais andar.
Pagou mas é dele, e tem lá o valor, enquanto se gastar 50 euros numa bomba, nem chega a ver o que comprou e passado pouco tempo volta lá outra vez. Enfim, são coisas diferentes…
É por isso que comprar um veiculo a combustão é sempre uma perda de tempo, pois gasta-se dinheiro a pensar que se vai usar, e na maioria esmagadora dos casos não se usa.
Vai revolucionar vai… quando? Ainda estou à espera do roadster e depois espero que não caia o volante lol
Nao sejas assim, só podem ficar melhores…Ja revolucionou muito. Mas pessoalmente, preferia que investisse mais na autonomia, 600/700k de longevidade ja é excelente, 1500/2000km de autonomia era magnifico !
É demasiado, nem um a combustão consegue isso tudo seguido
Demasiado ? O roadster e a cyber vão andar perto dos 1000km… Nao falta muito.
Dá aqui uma olhada: https: //www.noticiasautomotivas.com.br/top-10-carros-maior-autonomia/
A autonomia do roadster é mesmo para “esmagar” os carros a combustão, como foi referido, se não me engano, na sua apresentação. https://www.youtube.com/watch?v=5RRmepp7i5g
Eu percebo essa ideia, mas depois de ter um Tesla com 560 kms WLTP há mais de um ano e 35.000 km, acho mesmo que a autonomia base de 409 km me chegava perfeitamente. Neste tempo e kms todos só ouve um par de vezes em que a autonomia extra fez diferença.
A Tesla já vendeu mais de 1 milhão de carros, mas sai o volante a um (sem se saber bem em que condições) e aparecem logo os “Nelson” do costume: “Ah ah! Os Tesla não prestam. Os volantes caiem!”
Acha isso pouco grave? Não lembra ao diabo uma situação destas no sec.XXI, tanto que a Tesla abriu uma investigação para saber o que se passou tendo em conta a gravidade , a montagem e qualidade de construção da Tesla está a anos de luz dos carros europeus e japoneses.
Esperemos que a nova fábrica Alemã traga melhor qualidade ao produto.
Eu disse que não era grave? Só disse que não se pode rotular um produto por algo que aconteceu em 1/1.000.000.
Acho bem que se investigue para que se perceba qual foi o problema e, caso seja da responsabilidade da Tesla, não volte a acontecer.
Mas não é uma situação inédita: https://www.foxnews.com/auto/ford-recalling-1-4-million-cars-because-the-steering-wheels-can-fall-off
é grave ? pronto talvez um bocadinho mas tambem so se falar por ser a tesla, que eu no meu vw polo com 4 anos fiquem com a manete na mao e nao vi noticias sobre isso, a vw andou anos a fio a enganar toda a gente com as emissoes e agr alguem fala disso ?
O pessoal quando vê um problema num tesla é um escandala mas num vw ja é totalmente normal olha o cetroen do meu pai o volante abanava por todos os lados e nao vi noticia nenhuma
Mas depois só se vêm os renaults e critoens e peugeots da vida nos reboques a caminho da oficina.. mas esse é que são bons…
Tive um Peugeot 206 de 2002 a 2010 troquei por um 207 porque o 206 era a gasolina, nunca tive problemas tirando as vezes que sai da estrada (chuva e óleo na estrada). O motor é uma maquina e só por combustível e andar, o 206 fez 90mil o 207 vai com quase 180 mil km, desde que faças as manutenções são maquinas para uma vida. E claro que não ando a fazer pioes nem arranques por ai é um caro do dia a dia para onde eu vou ele vai nunca se queixa 😀
Loll !! Olha que não… É mais Mercedes e BMs
Keep coming. Quando eu chegar a idade da reforma compensa comprar eléctrico.
Mais do que a durabilidade dos veiculos a chave para o sucesso dos electricos é a rapidez de carregamento. Enquanto não se conseguir isto os EV não vão vingar.
Querias mesmo carregar um elétrico como quem abastece um a gasolina em 2 minutos? O que é preciso é uma mudança de hábitos. Não penses que vais ter que ir para a fila da “gasolineira” cada vez que quiseres abastecer. Não deverão faltar lugares para carregar enquanto estiver parado.
Parece me mas provável que se consiga um carregamento considerável num curto espaço de tempo do que teres milhares de postos de abastecimento espalhados por aí. Além disso o carregamento rápido resolvia outro grande problema dos EVs, o facto de serem apenas veículos para deslocações curtas.
Quando a rede publica de carregadores rapidos estiver mais desenvolvida esse problema fica quase resolvido, carregamentos em casa vão ser sempre mais lentos. Quanto a deslocaçoes curtas…se achas que 300/400km de uma vez é pouco…
Nao, nao fica resolvido. Tens de abrir horizontes e perceber que o mundo não é Portugal é muito menos a localidade onde resides.
Por acaso acho 300/400 km pouco, sim. Raramente pego no carro para fazer deslocações inferiores a 650km mas também reconheço que isso não é o normal.
Diz-me, que veículo eléctrico tens tu é se não tens, quais os motivos?
Lol, são veículos de deslocações curtas, no entanto são os que mais kms fazem.
Isto levanta uma questão importante, que é a do pessoal que anda a comprar veículos a combustão que não usam, ou seja, compram coisas a pensar que vão usar, mas não o fazem, depois por ironia ou não dizem que os eléctricos são caros. Loooool
Um carro com baterias duma empresa chinesa… dispenso! Next…
Não entendo como escreveu aqui, pois de certeza que tem tecnologia feita na china….
Pois não. Não é normal… É uma exceção que não faz a regra. Felizmente já conheci dezenas de países, mas poucas vezes de automóvel. Conheço gente que vem e voltam de França, Suíça, Alemanha com Teslas, I Pace e não se queixam. Uma questão de planeamento… É o ideal? Não, mas o ponto é que caminhamos para lá. Se não podes não compres.
E quanto tempo demoram a fazer esse percurso? Eu até poderia comprar um eléctrico o problema é que demoraria bastante mais tempo a fazer os trajectos que faço. O que estamos aqui a discutir? Achas que os eléctricos a velocidade de carregamento e irrelevante? E isso que me estás a dizer?
Acabaste por não me responder a minha pergunta…que carro tens e porque a escolha?
O EV que possuo é assunto meu. Quanto ao resto esta dito…se nao percebes nao vou repetir.
Lol…vens para aqui mandar tiros para o ar e nem te dás conta que concordas comigo e por isso não tens argumentos e tentas fugir com um evasivo “é assunto meu” . Se é assunto teu não estás disposto a partilhar porque comentas? É que foste tu quem veio responder a um comentário meu…se não estás disposto a ter uma discussão construtiva, que é para isso que servem os comentários, podes poupar-los…
Os EVs já estão a vingar. O modelo do meu não é relevante. A rapidez de carregamento é importante, assim como a rede de abastecimento e o aumento de autonomia. O teu caso não é exemplo. É exceção.
@Joao, quantas vezes por ano faz o percurso do Porto ao Algarve ?
Nenhuma. Nunca disse que o fazia.
Desculpe, li outro comentário. 🙂
Engraçado que toda a gente se queixe da autonomia, quando mais de 80% dos portugueses ñ fazem mais de 50 kms por dia.
Temos que analisar individualmente se vale ou ñ a pena ter um elétrico.
Tenho 1 tesla e faço 240 kms por dia e chega para tudo. Saio de casa com 90% de bateria e chego com mais de 50% quando vou pela nacional e mais de 40% quando vou pela AE.
Atualmente na Europa os donos de eléctricos são os que fazem mais kms, aliás, foi mesmo por isso que compraram eléctrico, se fosse para andar pouco um a combustão fazia o serviço de forma barata.
Continuo achar que a grande aposta deveria ser o sistema híbrido plug-in.. com 100 a 150 km de autonomia elétrica e motor combustão para os acréscimos…
90% a 95% das nossas viagens não passam destes valores …
Viagens mais longas optariamos pelo combinado ou carregamento de bateria pela viagem..
Simplesmente porque ele não vai ser bom nem numa nem outra coisa.
O que preciso mesmo de saber é a questão ambiental, será que as baterias poluem mais durante o fabrico e após o seu tempo de vida do que carros de combustão?
Procure no Google sobre o estudo que a federação de transportes e ambiente fez sobre isso e tem a resposta, entre muitos outros que não foram feitos por petroleiras.
https://expresso.pt/sociedade/2020-04-19-Feitas-as-contas-confirma-se-que-os-carros-eletricos-emitem-menos-quase-70-de-CO2-que-os-movidos-a-diesel-ou-gasolina
Sim, por enquanto poluem mais a fabricar. Com economias de escala, é provável que cada vez poluam menos.
Ainda assim a diferença não é muita e fica anulada ao fim de uns anos na pior das hipóteses mas, dependendo da fonte da energia utilizada nos carregamentos, até pode demorar apenas meses.
No fim de vida são utilizadas em soluções de armazenamento estacionário (em casa, por exemplo). No fim da segunda ou terceira vida, podem e devem ser recicladas, até porque contêm matéria prima valiosa.
Para todos os cépticos que dizem que o carro elétrico poluí mais que o gasolina …..que publique aqui o estudo ,pois eu vejo muita noticia mas ainda não vi nenhum estudo publicado