General Motors quer já em 2020 carros autónomos sem volante e sem pedais
Há cerca de um ano, a General Motors lançou a ideia que estava preparada para iniciar a produção em massa de carros autónomos. Contudo, dado o tremendo salto tecnológico, que desafia mesmo as regras preconcebidas no que toca ao habitáculo, o mercado reagiu com cautela a estes automóveis. Apesar disso, a empresa não perdeu o foco.
A General Motors tem um plano arrojado para testar os seus automóveis auto-condutores: retirar o volante e deixá-los a vaguear nas ruas públicas.
Carro sem pedais e sem volante já em 2020?
De acordo com a Reuters, a empresa está atualmente a solicitar à Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos Estados Unidos (NHTSA) permissão para iniciar os testes. E, embora a empresa pareça convencida de que os carros serão capazes de operar com segurança mesmo sem controlos humanos, não seria a primeira vez que um fabricante de automóveis estaria excessivamente otimista sobre a sua tecnologia de veículos autónomos.
Se o plano for aprovado, a GM será a primeira empresa a colocar carros totalmente desprovidos de controlos humanos nas ruas. Enquanto a Waymo recentemente optou por retirar os condutores humanos dos seus táxis autónomos, os próprios veículos ainda têm volante e pedais. A empresa já solicitou uma petição para que o projeto seja avaliado pelas entidades reguladoras o quanto antes.
Espero que possamos ser capazes de avançar com estas petições em breve - assim que pudermos. Isto é muito importante, porque esta será a primeira ação desse tipo a ser tomada.
Disse o administrador da NHTSA, James Owens, à Reuters.
Owens acrescentou que a agência "definitivamente" tomará uma decisão de uma forma ou de outra em 2020. Contudo, Elaine Chao, secretária do Departamento de Transportes dos EUA, entende que os representantes da GM, e outros fabricantes, estão mais otimistas do que realmente a lei possibilita, no que toca às evoluções a introduzir na realidade.
Acho que a complexidade era muito maior do que muitos defensores muito otimistas estavam a pensar.
Referiu Chao à Reuters.
Carros autónomos tomam decisões sem intervenção humana
Os vários níveis de autonomia serão rapidamente ultrapassados por este projeto da GM. Segundo a marca, o que está em causa é colocar a circular pelas ruas, pela primeira vez, um veículo no qual todas as decisões de condução são tomadas por um computador e não por um condutor humano.
A GM tem parcerias para colocar já algumas unidades limitadas a circular pelas ruas, a baixa velocidade, na entrega de mercadorias. Os veículos não terão nenhum condutor humano e irão ser modificados para não trazer alguns componentes, como, por exemplo, para-brisas.
O ano 2020 será muito interessante não só na chegada de veículos elétricos como em muitas propostas no que toca aos carros autónomos.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser uma festa para os hackers
e os virus…
A General Motors nem com volante e pedais consegue fazer um automóvel decente, quanto mais um completamente autónomo.
Se a GM assumir os custos dos seguros e das indemnizações que possam surgir, podem experimentar à vontade.
É… nem que disso, sejam provocadas mortes… desde que paguem…
Entao sendo assim não será preciso tirar a carta de condução não?? XD
Eu também queria que o meu carro voasse e não consumisse nenhum tipo de energia.
Isso é muito ultrapassado, eu quero é Um veículo de teletransporte, e já agora tirem que tirem não só o guiador e os pedais mais tirem o carro todo deixem só o teletransporte.
Eu quero um carro sem rodas que voe. Vamos lá GM, a pensar um pouco mais à frente sff.
Estes brinquedos são para os totos que não sabem conduzir
sim com esse tipo de comentário deves ser condutor reconhecido mundialmente.
Bom por este andar ainda vamos ter carros sem motores e sem passageiros para transporte de fantasmas e as almas dos humanos que já ” bateram a bota”.
O que vale é o bom senso, acho que as grandes empresas deveria reavaliar este negócio de carro autônomos , por que não instala-los em circuito fechado como ônibus articulado ou linhas de metro ? não compromete a vida de ninguém e ainda evitar desgaste futuros com processos
O percurso da vila ao Palácio de Sintra, tal como as praias da Arrábida são bons candidatos, no Verão.
Esses carros não serão vendidos