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Portugal tem a circular 1,5 milhões de automóveis com mais de 20 anos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    O meu não tem 20 anos, mas anda lá perto, e não estou a pensar em trocar tão cedo, ainda menos para um elétrico. Não tenho nada contra, e gostaria de ter um, mas não tem possibilidade economicamente de ter. Talvez quando existirem elétricos usados a bom preço. Pessoalmente não tenho falta de ter muita autonomia, e nem me importava de ter um com bateria degradada. Enquanto isso irei manter o meu gasolina e terei de ir gastando na manutenção, combustível, IUC (que por enquanto é reduzido).

  2. X says:

    Gostaria de apelar aos ricos para gastarem menos em drogas e pagarem mais impostos para o bem comum.

    • Mais um velho says:

      Não precisas que eles paguem impostos, precisas é que eles paguem melhor ao fim do mês.

      • X says:

        O povo trabalhador é que paga aos patrões e não o contrário. Desde quando um patrão cria tanta riqueza ao fim do mês? milhões e milhões enfim ensinem isto nos escolas que talvez haja uma revolução.

        • Jackson L says:

          Porque não viras patrao em vez de refilares? Não tens capacidade para tal, sao os ricos que fazem o mundo se desenvolver, o povo e aprenas mao de obra

          • esfidalgotu says:

            entao ricasso podes ir limpar o lixo das ruas, que a mão de obra como os categorizas não estão mais para limpar as tuas parvoices, força começa a fazer as tuas próprias coisas, chafurda no dinheiro e na lama

          • luisa says:

            Isso está errado! Não sao os ricos mas sim os oportunistas que criam empresas e negocios, que no final não sabem gerir! A prova disso, Portugal!! O que não falta é empresarios oportunistas á procura o trabalhador dourado(salario minimo, muitas horas, poucos problemas) = imigrante

          • papagaio says:

            ..mais um poeta

          • X says:

            Jackson L o racismo é crime em Portugal.

          • Bla bla says:

            É por este tipo de mentalidade que estamos como estamos.

      • Anung says:

        Pois, mas para isso era necessério que ele trabalhasse. Ainda não percebeste o que o homem quer? Lol

    • Arlindo says:

      O problema não é falta de carga fiscal. É mesmo má gestão. Quando se “despeja” 3 mil milhões numa empresa que só vale mil milhões, acho que está tudo dito.

      • Grunho says:

        Mas é mesmo essa a missão da direita: sugar em impostos o dinheiro dos trabalhadores para o distribuir pelos capitalistas, e eles ainda se queixam do estado e dos impostos.

  3. Jota says:

    Deviam mexer nos critérios do apoio a atribuir, 4000€ de apoio para o abate de carros com 10 anos e 5000€ no abate de carros com mais de 20 anos!

    • Toja says:

      Abaixo os subsídios para compra de carros! Quem não tem dinheiro para comprar novo que compre usado. O único tipo de transporte onde é admissível haver ajudas do estado é o transporte público.

      Estes subsídios pedinchados seriam muito mais úteis se aplicados em transporte público em zonas do país onde este ainda é escasso ou mesmo inexistente e na melhoria daquele que já existe.

      Sorte a minha até estou suficientemente folgado para comprar carro novo seja chinês barato ou europeu mais caro com mais qualidade, nem precisaria de pedir emprestado, mas ando com um com praticamente 30 anos que me leva sem problemas a todos os lugares que lhe peço.
      Mas se calhar só tenho esta folga orçamental… porque o carro ainda é o mesmo há quase trinta anos!

      Há coisas muito mais importantes onde gastar o dinheiro do que andar a comprar e exibir carro novo! Deixo essas exibições para os alegados ricos que frequentemente por aqui andam a fazer alarde disso.

      Prefiro exibir uma casa em bom estado tanto no interior como no exterior com paredes limpas sem bolor nem tinta a descascar… do que ter uma casa lastimável e um carrão à porta.

      • 2 dedos de testa says:

        nem mais +1

        so acrescento, mandar para abate na hora alguma vharuta alemã que anda por aí a cuspir fumo, por serem armado em engenheiros de bancada.
        esses que por vezes nem a matrícula se vê tipo Seat Ibiza e outros

      • luisa says:

        Concordo contigo em muita coisa, mas não, na questão do carro! Trocar por um carro novo trás vantagens que um velho não tem, a começar por conforto e segurança! Quem tem filhos sabe bem o que isso vale. Um carro novo tras menos problemas, um carro novo em 90% dos casos é uma garantia de que tens carro para andar todos os dias sem problemas. Um carro novo é sempre mais eficiente e menos poluidor que um carro antigo!
        Negar isto com a historia de que os carros antigos é que são bons é a mesma coisa que comparar cebolas com alfaces…
        Eu percebo que não exista dinheiro para carros novos e eu sei hoje a estupidez que é comprar um carro novo em Portugal. Mas existe as suas vantagens..
        No entanto concordo contigo plenamente, prefiro mil vezes ter uma casa em condições e um carro ranhoso que o oposto.

        • gixxerman says:

          A senhora está ligeiramente equivocada, os carros novos não são mais eficientes.

          apenas parecem ser mais eficientes, um carro com motor 1.2 actual até acaba por gastar mais do que um 1.2 de há 15 anos atrás, depois a manutenção de um carro actual é bastante mais cara do que os carros mais antigos, os fabricantes baixaram em muito a qualidade do material reduzindo o seu tempo de vid

          Quanto à segurança, em certos aspectos um carro mais recente será mais seguro, mas quanto mais ajudas tem ao condutor mais os condutores se distraiem,

          o Meu carro tem 15 anos mantido por mim e não por mecânicos aldrabões, passa na inspeção sem qualquer tipo de anotação sem precisar de pagar , anda todos os dias sem problemas, já alguns novos passam mais tempo na oficina do que a andar….com custos enormes

  4. Jota says:

    Deviam mexer nos critérios do apoio a atribuir na compra de carros com emissões nulas, 4000€ de apoio para o abate de carros com 10 anos e 5000€ no abate de carros com mais de 20 anos!

  5. Dinis says:

    O meu é um deles, se anda está optimo

  6. PTO says:

    Ao preço que os carros novos estão, a tendência é a idade média dos carros não melhorar. As pessoas acabam por os manter muito mais tempo e os que querem mudar estão a optar por comprar usados do estrangeiro que uma grande parte das vezes ficam mais baratos que os usados de cá. Não fossem as compras por parte das empresas e a idade média seria muito maior.

  7. Max says:

    Diz o relatório da ACAP:
    “No total, chegaram às estradas portuguesas 209.715 novos automóveis ligeiros de passageiros em 2024 (…) os veículos movidos a energias alternativas continuam a liderar as matrículas dos automóveis ligeiros de passageiros novos, representando um peso de 57 por cento.”
    Energias alternativas – o que é isso? Só depois é que vem:
    “Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20 por cento do total de ligeiros de passageiros matriculados.”
    Os elétricos empancaram nos 20%, 1 em cada 5 carros, mas juntam-lhes os PHEV, outros híbrido elétricos e os GPL, que se movem exclusiva ou principalmente a combustíveis fósseis, para dar 57% a “energias alternativas”. Já parece nos stands os vendedores a impingirem ou BEVs ou PHEV, porque os a motor de combustão já não se usa.
    Quanto à idade dos carros, de facto é esquisito. Em 2020 só 1% dos carros tinha mais de 20 anos e passou para 26%?!

    • Max says:

      ..Em 2000 só 1%. A experiência que tenho com a idade dos carros é que a partir de certa altura começam a dar muita de despesa em substituição de peças, reparação e manutenção e que faz mais sentido comprar um novo. Gostava de saber é quantos dos carros com mais de 20 anos são segundos os carros, ou seja famílias com um carro bom e mais recente e um segundo carro, que não paga IUC

      • Hugo says:

        Como assim segundos carros que não pagam IUC?
        Há carros muito problemáticos sejam eles novos ou velhos.
        Tenho um carro com mais de 20 anos e nunca me aconteceu ter reparações absurdas ao ponto de justificar comprar um novo (a menos que tenha um acidente ou parta a correia de distribuição não me parece que isso venha a acontecer). Sendo que conheço quem tenha carros com menos de 10 anos e também tenha de ir à oficina volta e meia e tendo em conta a desvalorização dos mesmos continuo na minha:
        Se for mesmo necessário não há volta a dar e temos de abrir os cordões à bolsa, caso contrário é mandar dinheiro ao lixo em prol de ter um carro “melhor”. É fisicamente impossível eu gastar no meu carro…, vamos supor em 20 anos… mais do valor de um carro novo.

        • B@rão Vermelho says:

          @Max, a ideia que tenho é precisamente ao contrário, acho pouca disponibilidade dos vendedores a vender VE, é a ideia que tenho ainda à dias o meu cunhado foi a Audi para estudar a proposta de VE e o vendedor fez de tudo para ele não optar por um.

        • Bla bla says:

          Depende da forma de ver.
          Há uma nova forma de mobilidade nas estradas que é mais eficiente e uma mentalidade que não ajuda nada às melhorias pretendidas. Sejam da população, dos empresários ou do governo.

    • Jorge says:

      É simples, há muita gente que não pode ou não quer pagar mais anualmente pelo Iuc. A procura por carros anteriores a 2007 continua muito elevada.
      Exemplo: Mercedes 320 CDI, se for de Junho de 2007 paga 60€ anuais, se for de Julho paga 800€

    • PTO says:

      Não é nada esquisito.
      Passou para 26% em 24 anos.
      Vai lá ler melhor a data.

      • Max says:

        Corrigi no segundo comentário. A alteração do IUC é d 2007 – há 18 anos e há de ser a principal justificação dos atuais 26%. Segundos carros que estão estacionados todo o dia a encher os lugares de estacionamento.

        • Grunho says:

          É simples. Chegas lá e dizes “tira daí o teu carro que eu é que sou importante. Tenho carro mais novo que o teu e pago IUC posterior a 2007”.

          • Max says:

            Eu só quero um lugar para estacionar, o que é raro encontrar, porque os estacionamentos públicos estão cheios de segundos carros, que não andam.
            Se os carros anteriores a 2007 tivessem uma aproximação para o valor do IUC atual, como pretendeu o governo de Costa e se lixou com isso, provavelmente havia mais lugares para estacionar.

    • Yamahia says:

      “…Destaque para os veículos elétricos (BEV), com 41.757 matrículas nos ligeiros de passageiros, o que representa 20 por cento do total de ligeiros de passageiros matriculados…”
      NOVOS
      A frase está incompleta. Deveria ser …do total de ligeiros de passageiros matriculados novos…
      De facto, além destes há mais de 100 mil novas matriculas, metade das quais a gasóleo, referentes a carros usados sendo que uma parte significativa deles chega já com quase ou mesmo mais de 20 anos.

      Este ano vai agravar por via de PT ter sido obrigado a ser um pouco menos alucinado no que concerne ás taxas a aplicar sobre carros usados provenientes de um estado membro.

  8. labrovsky says:

    Parque automóvel antigo = Menos energia gasta no fabrico de mais automóveis, um sucesso ambiental.

  9. danyyel says:

    Tenho 2 trintões e estou muito feliz. Quanto mais velho menos problemas e menos despesas por incrível que pareça

  10. Mário says:

    Enfiiiim.
    Já vêm aí os profetas da desgraça a dizer que só não têm elétricos porque não querem.

  11. Grunho says:

    Espero que daqui a 20 anos estejam cá todos. Tratem-nos bem!

  12. SouHumanoNaoOcidental says:

    O pessoal da ACAP, assim como outros analistas que analisam a saúde do País devem viver noutro planeta.
    Querem mais incentivos para abater um carro velho! Mas será que sabem a razão pelo qual as pessoas não compram carros novos? Ou mesmo porque a natalidade em Portugal há anos é tão baixa? Ou porque a população tem uma das piores saúde oral na Europa? Ou porque a obesidade está a aumentar cada vez mais?
    A maioria da população portuguesa tem salários de sobrevivência. E as novas gerações, com mais estudos, que nós ajudamos a ter essa educacao superior com os nossos impostos, vão se embora para receber salários dignos e não voltam para Portugal.
    Talvez a ACAP, em vez de receber dinheiro para dizer barbaridades, deveria é dizer que sem aumento da qualidade de vida dos residentes em Portugal é provável que a venda de carros seja uma coisa do passado.

  13. Celso says:

    Vários pontos de vista aqui.
    O nosso carro tem 12 anos mas com 110 mil km. Temos cuidado dele, não dá chatices. Nesta média até aos 200 mil passa os 20 anos. Não sentimos necessidade de comprar outro.
    Comprar um carro novo é caro para a maior parte dos portugueses (tirando o zé… Brincadeira, não leves a mal).
    Os elétricos ainda são mais caros e o tempo de carregamento e disponibilidade de postos continua a ser um não para muitos.
    Talvez fosse melhor ver quantos carros já passaram os 500 mil km, ou 1 milhão… Fazerem elétricos abaixo dos 12 mil euros com abate …
    Não sei, não percebo nada disto mas sei que o nosso está bom, está para as curvas e se calhar dura mais do que eu ;p

  14. Manuel says:

    A boa notícia é que carros antigos são mais económicos e mais resistentes que carros fabricados há 10 anos atrás…

    • Hugo says:

      Económicos é discutível mas resistentes não duvides.
      Tenho alguns bons exemplos de malta com carros novos e semi novos que já passaram mais tempo em oficinas em meia dúzia de anos do que eu com o meu de 20 anos nos últimos 10.
      Carros com menos de 10 anos a levar revisões absurdas… desfazia-me do carro na hora.
      Também há carros e carros. Há carros antigos muito problemáticos também.

  15. Andreas Noack says:

    Parque automóvel ao nível da qualidade das estradas nacionais e municipais.

  16. João says:

    E diziam que não sabíamos reciclar.

  17. Eduardo dos Santos says:

    Ainda não confio nos eletricos————————————————–avarias——incendios e outros problemas são o pão nosso d e cada dia-

    • luisa says:

      Loool
      Olha me este: nao confio nos electricos- avarias – incêndios….

      Mal tu sabes que os carros a combustão têm uma probabilidade maior de se incendiar a dar problemas que um electrico!!
      Consulta as estatísticas.

  18. Maria says:

    Eu tenho um velho jeep que amo de paixão e que nunca avaria. Enquanto conseguir subir para o banco do condutor continuamos juntos.

  19. Andre says:

    Pudera, não há condições para ter um carro moderno. E pior ainda é quantidade de carros de 2008 importados este ano, BMW série 1,é ao pontapé…

  20. Nirelle says:

    O meu anterior tinha mais de 20 anos e problemas agora o meu atual também tem mais de 20 anos mas nenhum problema.

  21. Luis Henrique Silva says:

    Também que, em Portugal para comprar carro tem logo mais impostos do que nos outros paises, logo sai caro comprar novo

    • Yamahia says:

      Observação válida mas somente para carros a combustão.
      Uma discriminação como esta só se vê neste país dominado por pessoas ignorantes e preconceituosas que andam a reboque de meia dúzia de alucinados que se autoproclamaram na UE decisores dos carros q as pessoas querem comprar, mas em dose dupla.

  22. Jonas says:

    O que sobra no final do mês é pouco e os carros novos são caríssimos.
    Havendo aumento dos rendimentos então haverá margem para carros novos.

  23. Leandro Nunes says:

    se a malta anda a contar os tostões ao final do mês neste pais onde o salario mal chega para todas as despesas de renda, agua, luz, gás, comida, operadora tv, telemovel, nem estou a por aqui extras, só o básico de qualquer cidadão português, querem o que que a malta se enforque em créditos automóveis? lol

  24. Anung says:

    Se estão bons e são fiáveis para quê trocar e gastar dinheiro desnecessário?

  25. há cada gajo says:

    Porque será ?

  26. Ricardo says:

    Atenção que parte desse bolo pertence ao estado.
    É de admirar é como vendem tantos novos, com o nivel de salário em Portugal.

  27. nuno a says:

    O meu faz este ano 26 anos é de uma altura em que ainda eram construídos para durar e sem obsolencias programadas .
    Só desejo que tenha saude e eu carteira para o manter por mais 10.
    Se esta bom e funciona para que trocar? Vou pedir um credito e me endividar por vaidade? Para sustentar as construtoras? Para o estado encaixar mais uns milhares em impostos? Nao nem pensar.

  28. TT says:

    Se forem inteligentes não os vendem!

  29. iDroid says:

    O meu faz 27 este ano e ainda está para as curvas, impecável mesmo.
    Não tenho dinheiro para comprar um novo, e só compraria pela segurança adicional. De qualquer forma continuo bem servido.

  30. André says:

    Um Honda Accord 2.2 Diesel de 2004-2007 custa 4000€-5000€, consome entre 5-6lts /100km. Dá pouca ou nenhuma chatice em termos mecânicos e aguentam sem problemas até os 500000kms. Mesmo a pagar combústivel compensa de longe em comparação a um carro novo. Mas o factor “basófia” pesa muito na altura de trocar de carro.
    Existem muitas opções para baixar as emissões e trocar de carro não é uma das principais com certeza!

    • Grunho says:

      Um Honda Accord 2.2 Diesel de 2004-2007 custa 4000€-5000€ se encontrares quem to venda. Só que quem os tem não está interessado em desfazer-se deles, a menos que aquilo esteja completamente estoirado e nem mais 1.000 kms faça.

  31. Fj says:

    O meu é de 2001, comprei em 2004 usado, e não troco de momento, o IUC é mínimo comparado com os 100 de um 1.3 cc e 120 paus de 1.5 cc a diesel que por necessidade tenho. Se querem renovar o parque automóvel, e o estado, bem feitas as contas, fica a ganhar mais dinheiro, é simples, baixem os ISV em mais de 60%, e o IUC para valores decentes, é verão rapidamente o mercado a dinamizar-se e a frota a renovar-se, agora trocar para ficar a pagar mais isso não, poupem-nos de tretas e roubalheira. O melhor subsídio é esse, pagar menos pelas coisas que precisamos e salários decentes. É só isso. Bem Haja.

  32. Nuno says:

    Por alguma razão os carros com 20 ou 30 anos estão mais caros que antes!!! mais fiaveis, IUC mais baratos, seguros mais baratos… mais faceis e baratos de reparar, os de marcas premium mais seguros que muitas latas novas de hoje… Enfim, por mim quero é que a malta compre novos, sobretudo os ricos, para eu conseguir chegar as maquinas deles que as compraram a 100 mil euros e que hoje ainda sao maquinas.

  33. PorcoDoPunjab says:

    PorcoDoPunjab tem um Toyota Corolla D4D com quase vinte anos.
    Nunca teve uma avaria.
    É só fazer revisões e meter gasóleo.
    Acho que o carro vai durar mais do que eu…
    Que máquina fiável.
    Já não há nada assim hoje em dia…

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