Carros elétricos mais rápidos dos 0 aos 100 km/h?
O mercado dos elétricos tem atualmente ofertas para todos os bolsos. O Pplware tem vindo a apresentar alguns deles, e alguns surpreendem pelo poder de aceleração.
Conheçam alguns carros elétricos que são dos mais rápidos do mundo.
Aspark Owl (0-100km/h em 1,69 segundos)
Este carro foi desvendado no Salão de Frankfurt de 2017 e vai chegar em breve ao mercado. O veículo tem mais de 2.000 CV e dos 0 aos 100 demora apenas 1,69 segundos! A velocidade máxima é de 450 km/h (ciclo NEDC) e o pack de baterias tem capacidade 64 kWh. A autonomia ronda os 450 quilómetros.
Saber mais sobre este modelo aqui.
Rimac C_Two (0-100km/h em 1,85 segundos)
O bólide da Rimac, revelado no Salão Automóvel de Genebra, faz o Concept One parecer lento. O Rimac C_Two tem 1914 cavalos de potência, o que torna absolutamente monstruoso. Dos 0 aos 100 km/h demora apenas 1,85 segundos.
A velocidade máxima deste carro pode chegar aos 412 km/h.
Saber mais sobre este modelo aqui.
Pininfarina Battista (0-100km/h em ~2 segundos)
O Pininfarina Battista tem prestações incríveis, que elevam o patamar dos hipercarros ainda mais alto. Dos 0 – 100 km/h em (menos de) 2 segundos. Mais ainda, dos 0-300 km/h em menos de 12 segundos e pode atingir 350 km/h de velocidade máxima.
Saber mais sobre este modelo aqui.
Lotus Evija (0-100km/h em ~3 segundos)
O Lotus Evija é, indubitavelmente, o Lotus mais potente de sempre com 2 000 cv que são alcançados através de quatro motores elétricos, um em cada roda. A velocidade máxima é superior a 320 km/h, contando com um sistema de DRS idêntico ao dos monolugares da F1 para conceder mais velocidade de ponta.
Saber mais sobre este modelo aqui.
Este são quatros dos carros elétricos mais rápidos do mundo que já apresentamos no Pplware. Destaque também para o Tesla Roadster que demora dos 0 aos 100 km/h cerca de 1,9 segundos, o NIO EP9 2,7 segundos ou o Faraday Future FF 91 que demora 2,39 segundos.
Este artigo tem mais de um ano
Os carros eléctricos sao superiores aos carros de combustão em quase tudo.
Verdade.
Por enquanto, só em autonomia e carregamentos em viagem são inferiores. Estas inferioridades só se aplicam a casos de uso extremos. No dia a dia da esmagadora maioria das pessoas, até nos carregamentos são superiores, já que só se perdem 5 segundos por dia.
5 segundos para carregar? Em que modelo?
Eu não disse que demora 5 segundos a carregar. Eu disse que só se perdem 5 segundos com o carregamento.
Passo a explicar:
1 segundo a tirar o conector do suporte na parede, depois 1 segundo para abrir a porta de carregamento e finalmente mais 1 segundo para colocar o conector na tomada do carro. No dia seguinte é mais 1 segundo para tirar o conector do carro e outro segundo para o colocar novamente no suporte na parede. Provavelmente até demoro menos, mas vamos ficar pelos 5 segundos.
Podiam por a listagem dos 0 – 100 dos 10 eléctricos mais vendidos.
Exacto, seria também útil comparar carros que as pessoas mais comuns compram. Mas também era interessante por a lista dos 0-100 do 10 fosseis mais vendidos. Acho que a diferença global ainda seria maior do que nos super-desportivos…
Na velocidade de ponta máximaos carros eléctricos não conseguem dar tanta velocidade como um carro de combustão normal…o Bugatti Chiiron Sport pode dar 491…e o carro eléctrico mais rápido dá 450…. mas nos arranques e noutros itens os eléctricos são melhores sim
sim ‘e verdade mas o que interessa a velocidade maxima se uma pessoa normal nao consegue la chegar? Ou se chegar la ‘e em condições mt especificas?
‘E bem mais engraçado a aceleração rápida que qualquer carro eléctrico consegue oferecer do que a velocidade maxima que ninguém consegue atingir.
Na maior parte do casos isso tem mais a ver com opções de engenharia. Em teoria é mais fácil atingir velocidades maiores com carros eléctricos, já que é simples atingir grandes potências com menos necessidade de refrigeração (devido à muito maior eficiência energética dos motores eléctricos). A velocidades superiores a 400km/h, apesar de haverem desafios no que toca ao rolamento e grandes rotações das rodas, o maior desafio é a aerodinâmica e o pior inimigo da aerodinâmica num veiculo são os radiadores e as suas grelhas.
Acho que os eléctricos só ainda não ultrapassaram os fósseis na velocidade máxima porque os fabricantes de eléctricos são relativamente inexperientes e ainda têm algum receio dos desafios mecânicos destas velocidades extremas. Além disso será necessário usar caixas de velocidades, o que foge um pouco da simplicidade perseguida pela maioria dos fabricantes de eléctricos.
Ainda assim acho que nos próximos anos vamos ver os eléctricos a começar a dominar aqui também.
Metam 1 elétrico na F1. Pelos vistos ganha fácil. Eheh
São mais rápidos na aceleração e nas recuperações.
Também não admira uma vez que são motores muito mais eficientes