UE pode vir a banir a fibra de carbono dos automóveis
Sim, a União Europeia está a considerar proibir o uso de fibra de carbono em automóveis a partir de 2029. Saiba qual a razão desta proibição.
Tal possível decisão acontece no âmbito da proposta de revisão da Diretiva relativa aos Veículos em Fim de Vida. O objetivo é tornar os processos de reciclagem mais sustentáveis e reduzir os riscos para a saúde e para o ambiente.
Mas qual a razão para banir a fibra de carbono?
Apesar de ser um material leve e resistente, ideal para reduzir o consumo energético dos carros, a fibra de carbono apresenta grandes desafios ambientais:
- É difícil de reciclar.
- Contém resinas que, ao serem destruídas, libertam micropartículas potencialmente nocivas.
- Essas partículas podem causar problemas em equipamentos de reciclagem, além de irritações na pele e vias respiratórias dos humanos.
Mas não tudo são boas notícias. A proposta está a gerar resistência por parte dos fabricantes de automóveis, que consideram difícil substituir a fibra de carbono num prazo tão curto. Empresas japonesas como a Toray, Teijin e Mitsubishi Chemical, que dominam o setor, seriam particularmente afetadas, uma vez que a Europa é um mercado importante para estas empresas.
Se a proposta for aprovada, o uso de fibra de carbono em novos automóveis será interdito a partir de 2029.
Se tal acontecer, a fibra de carbono junta-se à lista de substâncias restringidas na União Europeia na qual figuram materiais como o chumbo, o mercúrio, o cádmio, etc.
Se banissem as baterias é que faziam bem.
Tb não são fáceis de reciclar e libertam substâncias nocivas.
Também deviam banir o petróleo. Polui as cidades todos os dias, estraga os ambientes marinhos e causa doenças respiratórios.
Devia mesmo começar por aí.
As baterias também fazem isso tudo e ainda são dificeis de reciclar!
Mas as baterias não duram só uma vez.
Não, duram 57 anos ou 6 897 988 km e degradam 0.4% aos 5.000.000 km.
Também deixam de produzir energia e carregar em 3 segundos aos 6.000.000 km
Há delas até com mais.
Não, as baterias não produzem energia.
As das pessoas normais não produzem, mas as tuas produzem e não é necessário ficar a segurar no cabo!
Quando o pessoal é hater perde completamente o sentido. Parecem os MAGA.
Desde quando é que baterias que duram anos e anos poluem mais que todos os dias queimar e libertar para a atmosfera litros e litros de combustivel fossil. Isto para não falar na poluição causada na extração e transporte do petroleo para cada pais.
Anung, adorava mesmo ver o estudo, mostra-o aqui, por favor, que diga que uma bateria com uma durabilidade de 15 a 20 anos polui mais do que a constante extração, transporte e queima de petróleo, com todas as suas emissões, fugas e derrames.
Só as pessoas super ?
Foi ? Então onde disse isso ?
@Bruno, não sei, mas parece que em relação a esta temática ainda andas a apanhar bonés. Já tens matéria mais que suficiente no Pplware entre artigos e comentários que respondem à tua questão.
Podes começar por aqui:
Pergunta:
https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
Resposta:
https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
Acho que é um bom ponto de partida. De um lado, tens um alucinado pró-elektro, o Responsável pelo European Green Deal que já foi com os porcos, e do outro um deput@do que, com toda a legitimidade, colocou a questão.
A resposta do alucinado? Demorou 6 meses. Ainda por cima responde com evasivas a uma coisa que se responde com cabeça, tronco e membros em 5 minutos.
Comentários ? quais ? os seus ?
Mas onde isso responde à questão dele ?
@Yamahia, o estudo que colocaste acima tem um problema. É que o professor contou com a poluição da extração das baterias, mas esqueceu-se de contar com a poluição da extração do petróleo e transporte. Vai ler sobre as controvérsias do artigo.
@Bruno
“…If you add to this the CO2 emitted by the power plants that produce electricity, scientists have shown that the actual emission of the Tesla Model 3 can be between 156 and 180 grams of CO2 per kilometre…”
O estudo também não contou com a poluição da extração e transporte do gas, do carvão petróleo necessários para a produção de electricidade.
Da mesma forma tb não está a contar com a poluição resultante do descarte das baterias.
E esse descarte até pode acontecer muito antes da estimada vida útil das mesmas. Facto que recentemente até deu bronca das grandes.
Como ? Se eles duram mais ? Já viu algum carro eléctrico durar apenas 60 mil kms ?
Agora é que reparei, então mas a fonte é uma revista de automóveis ?
http://www.auto.wprost.pl
@Yamahia Vivemos num país onde mais de 70% da energia elétrica anual provém de fontes renováveis. Além disso, a quantidade de energia necessária para carregar carros elétricos, mesmo quando proveniente de fontes não renováveis, é incomparavelmente menor do que a energia gasta para extrair, refinar e transportar o petróleo. Sem falar que grande parte desse transporte é feito por navios, que estão entre os principais responsáveis pela poluição atmosférica.
Uma coisa é o que se diz que se produz
Outra completamente diferente é a que se consome:
https://pplware.sapo.pt/motores/afinal-a-adocao-global-de-eletricos-nao-reduz-as-emissoes-de-co2/comment-page-1/#comment-3650274
P.S. Falta aí aquela a carvão que entra à socapa vinda de Marrocos.
Não, não falta, já lá está.
E o artigo é bem explícito, nas redes com renováveis superiores a 48% têm menos emissões, portanto estamos no caminho certo, já que estamos quase no dobro.
@Yamahia Vivemos num país onde mais de 70% da energia elétrica anual provém de fontes renováveis. Além disso, a quantidade de energia necessária para carregar carros elétricos, mesmo quando proveniente de fontes não renováveis, é incomparavelmente menor do que a energia gasta para extrair, refinar e transportar o petróleo. Sem falar que grande parte desse transporte é feito por navios, que estão entre os principais responsáveis pela poluição atmosférica.
Também poderiam banir as pessoas. São eles que poluem as cidades todos os dias, estraga os ambientes marinhos e causa doenças respiratórios.
Pela logica do teu amigo Yamahia, deviamos efetivamente também banir as pessoas.
Então apontes outro substituto energético para a civilização, aproveitando a data, para 2029.
Aquela que já existe, electricidade, a única viável.
A UE é que devia desaparecer… Anda 10 a trabalhar para 90
Então depois andavam com carros a pedais ?
E como escrevia os seus preconceitos aqui ?
As baterias é que era… assim ficávamos todos sem poder utilizar os equipamentos que temos e iamos de férias! Quanto ao reciclar… já são recicláveis na ordem dos 97% e é uma industria em ascensão!
Isto!
Mas o “movimento verde” altamente poluidor tem de continuar! Os governos querem tapar os olhos aos cidadãos!
Mas é isso que você quer, tanto que diz que os menos poluidores são aqueles que você defende.
portugal é um Meme, mas a europa é realmente um antro de lobistas woke.
Então quão é lobby desta proibição ?
Já baniram os cromados dos carros, agora a Fibra, o que falta mais? os plásticos?, era bom que se preocupassem com tanta coisa que polui mais e fecham os olhos. Eles querem os carros descartáveis, mas se esquecem que não temos tanto dinheiro para trocar a cada 5 anos.
Era bom que tivessem políticas de economia para crescer a Europa como um todo, na agricultura, industria (que foi transferida para a China). Isso sim era uma boa política.
Basta ver que não querem saber dos europeus, nem tem união nenhuma, pois quando foi a pandemia (algo muito grave) deveria ter tido uma política comum para todos na saúde, mas foi cada um por si e Deus por todos.
Enfim, aqui na Europa com estas leis, o resto do mundo não quer saber de nada disso.
Se o crescimento que os capitalistas propõem é o envenenamento, então podem guardá-lo todo para eles.
Muito bem dito.
Eles querem é carros duráveis, e que usem menos substâncias cancerígenas.
E têm, o problema da agricultura é mais cultural do que económico.
A Europa é tão má que todos querem vir para cá, que estranho.
JL por isso é que uma empresa da minha terra meteu umas baterias para ligar aos painéis solares e tem lá o aviso bem escarrapachado “Toxic smokes” deve ser porque faz bem respirar aquilo
Então tenha muito cuidado com os gases do seu telemóvel, que a química da bateria é muito parecida com a dos VEs, só difere em tamanho e encapsulamento
Pois tem. Vindo de si até deve lá ter “No Smoke”.
Já agora que baterias são ? De chumbo ácido ? Então têm razão.
Todos querem vir?! Pode especificar quais?
Que eu saiba os que querem e estão a conseguir vir para cá são os que outrora foram expulsos.
Aqui tem:
https ://www.publico.pt/2025/04/08/sociedade/noticia/imigrantes-portugal-ja-ultrapassaram-15-milhoes-segundo-aima-2129019
Foram expulsos os que nunca cá moraram ?
Não deve nada à história vc, deixe-se estar.LOL
“…Eles querem é carros ….e que usem menos substâncias cancerígenas.”
De certeza que esses carros não são os elektros:
-Incêndios de veículos elétricos podem aumentar o risco de cancro para as comunidades
https://www.healthday.com/health-news/cancer/electric-vehicle-fires-may-raise-cancer-risk-for-communities
Nesse caso é pode, ainda por cima para os veículos que menos se incendeiam, no caso dos diesel é mesmo e está provado, não é um “podem”…:
https://cancerfactfinder.org/pt-pt/exposicao-em-ambientes-profissionais/escape-de-motores-diesel/
É por isso que os motoristas TIR morrem todos de cancro aos 30 anos. É que o escape vai mesmo por baixo da cabine e normalmente deita para o lado do condutor.
Desde quando os camiões têm os escapes dentro da cabine ? Eu tenho sugerido isso a muitos, mas nunca vi realmente acontecer.
Por baixo, não, para o lado, e outros para cima.
Snorkel é moda americana.
E por cá também.
Não distorça o que comentei, pois o que quero dizer é que tem muitos outros componentes no automóvel que são poluentes, a quantidade de cromados é mínima e por isso, deveríamos acabar primeiro com os componentes em maioria, os cromados também, mas tem tantos outros componentes que são nocivos e continuam a ser autorizados.
Quanto aos carros durarem… bem, os fabricantes cada vez mais fazem os carros sem qualidade nenhuma, uma vez que ganham nas peças depois.
As baterias, ainda é um problema enorme porque não se tem uma por parte dos governos, uma estrutura para as reciclar ou depositar os seus componentes tóxicos. Vamos ver como vai ficar, pois neste momento são os fabricantes que arranjam maneira de as reciclar.
Não adianta falar mal dos combustiveis fosseis e continuar a usar plasticos e derivados em todo o lado, temos de diminuir em tudo, e no mundo todo.
Estamos na Europa, mas o resto do mundo não segue o que fazemos, e como e nível continental somos o que tem menos população, também somos os que menos poluímos.
Claro que são os fabricantes que as reciclam, é mesmo de lei, já desde 2009.
é graças a esse antro de lobistas woke que não comes tantos químicos, respiras melhor e bebes água melhor do que noutros sitios do planeta. há exageros claro que há, mas pelo menos o wokismo mata muito menos pessoas do que outras ideologias agora mais em voga.
Wokismo ê tudo aquilo lque não dá jeito aos capitalistas. As pessoas já conhecem essa cassete.
Wokismo é o prórpio capitalismo.
Assim como a extrema – esquerda burguesa e a suas politicas de migração são os fornecedores de carne da máquina capitalista.
Vá lá, acertaste uma. Os mentores da importação massiva de migrantes são mesmo os capitalistas, para repovoar o exército industrial de reserva e provocar o dumping salarial. O salário que interessa ao capitalista é sempre o mais baixo de todos os salários possíveis.
Então mas agora os verdadeiros capitalistas são os comunistas, Livre e Bloco de esquerda? Lol
Querem realmente proteger o ambiente mantenham os carros por 30 anos e passem férias cá dentro.
Qual é o seu carro com 30 anos ?
O meu é um VW Karmann-Ghia 1600 de 1967, se os teus a “energia limpa” durararem o mesmo, que duvido muito, vais ser canonizado pelo Pápa da altura.
E quantos KMS tem ?
Até vão durar mais.
Não tenho nehum com essa idade, mas vai lá chegar e não falta muito
Então mas aconselha os outros a fazerem aquilo que não faz ?
O meu é uma carrinha Renault Laguna 1.9 Diesel de 2004… Topo de gama, cheia de tecnologia para a época e sistema de som da Harman…900 Km com um depósito…e não troco a não ser que seja obrigado!
Portanto também não tem 30 anos
Ora que comentário…Não disse que tinha 30 anos.
Mas a minha pergunta era com 30 anos.
O Adamastor Fúria, já não sai da fábrica.
Só deviam ser permitidas a bicicletas de carbono, são uma maravilha, são caras e ninguém as deita fora, e duram uma vida!
Se existem coisas que deviam ser banidas, não só da Europa, eram os políticos 🙂 especialmente os que estão na UE na reforma dourada e que n\ao têm nada que fazer senão ter ideias de m**** todos os dias !
Os políticos são eleitos pelo povo, portanto estão a fazer a vontade do povo.
A verdade é uma, é a unica coisa que sabem fazer bem, banir/proibir…
Devia-se era de banir a UE pois é uma ameaça à segurança e saúde dos europeus.
Um dia extingue-se a sociedade, as pilhas so para as lanternas e relogios, os que usam.
Eu Quero V6, V8 e V12 o resto e lixo
Por isso mesmo não existem carros a pilhas por cá .
O que vejo é uma cambada de ganzolias, inuteis, estremistas, a tentarem fazer guerra comercial..
Eu não sei até quando o povo vai permitir isto… vai chegar o ponto do chega!!
Isto é uma forma de atacar, determinados Países, só aqui na EU eu vejo a Italia como o mais visado.
Mas também muitos outros..
E não é só nos carros, os aviões também já usam estes materiais..
Se parassem 90% dos cargueiros que só trazem tralha da China. Só produtos feitos com os plásticos, metais, etc mais nocivos que existem. E a juntar a isto toda a exploração infantil naquelas fábricas…