NASA explica porque é que nenhum astronauta alguma vez saiu da atmosfera da Terra
Embora se pense que os astronautas já tenham viajado para além da atmosfera da Terra, especialistas da NASA explicam que, tecnicamente, isso nunca aconteceu. Sabe porquê?
Então não foram "para lá no Espaço"?
Yuri Gagarin, Neil Armstrong, Valentina Tereshkova, Katy Perry, William Shatner – diga o nome de qualquer astronauta, cosmonauta ou turista espacial, e nenhum deles saiu da atmosfera terrestre.
Embora pensemos na Estação Espacial Internacional (em inglês ISS) como estando no espaço, na verdade ela ainda se move através da atmosfera terrestre e está sujeita a uma gravidade cerca de 90% tão forte como ao nível do mar.
Quando pensamos na atmosfera onde vivemos e respiramos aqui na Terra, ela não termina logo acima das nossas cabeças. Não acaba no topo do Evereste. Não acaba onde voam os aviões. Continua e continua a subir, tornando-se apenas menos densa quanto mais alto se vai. E continua a existir a altitudes muito elevadas.
Explicou Doug Rowland, especialista em heliofísica da NASA, num vídeo.
Quando se vai até onde está a Estação Espacial – apenas a algumas centenas de quilómetros da Terra – ainda há ar suficiente para a abrandar. E se não fosse reimpulsionada com foguetes, acabaria por voltar à Terra devido ao atrito atmosférico, tal como quando conduzimos um carro.
Disse Rowland.
A razão está na forma como definimos os limites da atmosfera
O problema está na forma como definimos a nossa atmosfera. Existem considerações práticas ao definir o limite do espaço, nomeadamente para tratados espaciais, e o limite do espaço reconhecido internacionalmente é conhecido como a Linha de Kármán.
Contudo, embora a maior parte da atmosfera terrestre fique abaixo desse ponto, ele não é, de forma alguma, uma linha de corte definitiva.
Embora não haja uma fronteira clara entre onde termina a atmosfera da Terra e onde começa o espaço exterior, a maioria dos cientistas utiliza uma demarcação conhecida como a linha de Kármán, situada a 100 quilómetros acima da superfície terrestre, para assinalar esse ponto de transição, dado que 99,99997% da atmosfera da Terra se encontra abaixo desse ponto.
Explica a NASA.
Contudo, um estudo de fevereiro de 2019, utilizando dados do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), da NASA/Agência Espacial Europeia, sugere que os limites mais distantes da atmosfera terrestre – uma nuvem de átomos de hidrogénio chamada geocorona – podem, na verdade, estender-se até cerca de 629.300 quilómetros no espaço, muito além da órbita da Lua.
Acrescentou a agência espacial norte-americana.
Este estudo descobriu que, a cerca de 60.000 quilómetros da Terra, ainda existem cerca de 70 átomos de hidrogénio por centímetro cúbico.
Mesmo quando os astronautas colocaram os pés na Lua, ainda estavam dentro da nossa atmosfera, embora essa densidade desça para cerca de 0,2 átomos por centímetro cúbico à distância da Lua.
Ao analisar os dados do SOHO, a equipa descobriu que a atmosfera terrestre se estende até cerca de 50 vezes o raio da Terra.
A Lua viaja através da atmosfera da Terra. Não tínhamos consciência disso até analisarmos novamente observações feitas há mais de duas décadas pela sonda SOHO.
Afirmou Igor Baliukin, do Instituto de Investigação Espacial da Rússia e autor principal do artigo que apresentou os resultados, num comunicado da altura.
Tudo isto complica-se ainda mais com o facto de que, tecnicamente, tanto a Terra como a Lua estão também dentro da atmosfera do Sol.
Existe esta espécie de dicotomia: partimos da Terra, passamos pela atmosfera terrestre, depois estamos na atmosfera do Sol. E, eventualmente, saímos dessa zona quando atingimos a heliopausa, o limite da heliosfera.
Explicou Rowland.
Portanto, se a pergunta for ‘Onde começa o espaço?
Bom, a resposta depende da perspetiva. Segundo Rowland, se quiser saber ‘Onde termina a atmosfera?’, ele refere que é a cerca de 644 km acima da nossa cabeça.
No entanto, é importante lembrar que este espaço acima não está vazio. Está cheio de todo o tipo de coisas interessantes.
Veja o vídeo onde o especialista da NASA pões "tudo a nú":
E os gajos que foram à lua a volta de 600 000km
Para começar a lua está a uma distância média de 384400km da terra, não a 600000km e mesmo assim segundo o artigo a atmosfera tem 644000km, ou seja ainda estariam 44000km dentro da atmosfera, mas estado a lua aos 384400km significa que a lua está a pouco mais do meio da nossa atmosfera “teoricamente” claro.
Não entendo muito da coisa mas se o ar é tanto mais denso quando mais perto se está na superfície da terra devido a gravidade da mesma, então se a lua tivesse gravidade o suficiente poderia “roubar” parte da atmosfera da terra, e criar uma para si, mas isso talvez trouxesse outros problemas pois se fosse mais forte provavelmente um dia viesse chocar com a terra. Enfim são tudo teorias
Acho que podes extrapolar o que lês aqui para a lua.
Na lua sentes mais a gravidade da lua do que a gravidade da Terra, por isso faz sentido que haja átomos que fiquem a rodear a lua e não sejam atraídos para a Terra.
Por isso a lua deve ter atmosfera.
E tem. A lua tem uma atmosfera muito muito ténue, e sem ar respirável. Devido a isto os átomos na lua não colidem sobre si, Tem também gravidade própria (1/6 da gravidade terrestre).
Nao foram a lua, aquilo que ves sobre os austronautas na lua, Amstrong foi um dos primeiros blockbuster de hollywood e cia. 50 Anos depois mais ninguem se consegui ir la.
Eles nunca sairam da orbita da terra.
Poderiam eram fazer um remake 4k.
Tinfoil alert.
Alerta “foolguidista”
Por favor apresenta provas. Não tenhas pressa, o meu frigorífico está cheio.
sim e a terra é plana!! E a Universidade de Harvard só ensina idiotices, assim como as alterações climáticas é tudo treta. O coronavirus foi tudo mentira assim como o confinamento mundial foi por outros motivos, pois aquilo curava-se tudo com uns golos daquela coisa do bolsoburro. Os idiotas e ignorante começam a dominar o mundo, há exterminá-los rapidamente pois a espécie humana está em risco grave
Afinal ninguem foi a Lua. Sempre confirmam e ainda me chamavam de maluquinho mas tinha razao. E iimpossivel e digo ainda mais, não existem armas nucleares. E so propaganda para assustar as pessoas e controlar os precos
É o que dá em ler textos na diagonal.
“Mesmo quando os astronautas colocaram os pés na Lua, ainda estavam dentro da nossa atmosfera, embora essa densidade desça para cerca de 0,2 átomos por centímetro cúbico à distância da Lua.”
Ainda bem que a internet existe, assim os i)(/R% conseguem passar o nível da vila em que vivem. Devem estar orgulhoso de ti, lá no teu bairro.
As imagens da aterragem à lua foram analisadas com AI e descubriram que eram falsas e não passavam de miniaturas num estudio. Realizador: Stanley Kubrick.
Então acreditas na AI mas não nas convenções científicas referentes as viagens à lua? LOL
A IA são muitas pessoas ligadas em rede por capacetes num armazém gigante para responder às nossas perguntas, hehehehe.
AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA
Ri-me!
Eu também me rio daqueles que pensam que sabem tudo. Sabe qual o nível de radiação além dos anéis de Van Halen?
É isso, porque passas a 10km/h e demoras 1 mes durante essa parte, não é verdade!?
Levas mais radiação quando vais às radiografias e tacs e afins e não te queixas.
OS astronautas demoram apenas 1h a passar o cinturão de Van Allen (Van Halen é uma banda sua sapiência)!
Já agora, a dose recebida durante essa hora de passagem, é entre 0,1 a 1,14 mSv, portanto menor que um tac de corpo inteiro 10 a 25 mSv em média e podem ultrapassar os 30 mSv!
Sim, continuo a rir-me!! Muito!! Mesmo muito alto!!
Agora vá, vai lá por o teu chapéu de alumínio por favor.
O I desse AI referia-se a ignorance, devias ter lido as letras pequenas
hihihi até que enfim os nasa lies se confessaram
Aprende a ler!
Faltaram a essa aula na escola 😀
Como vai a vida lá na gaiola dos papagaios?
Pois, parece que estão sempre em queda, só não caiem porque mantêm a velocidade.
Pode ver explicação aqui:
https://youtube.com/shorts/kkFzUsaiU94?si=sRxzsfc_PjrwPpTm
Portanto o céu é o limite logo 100km, mas á atomosfera é muito maior .
Vocês não sabem nada!… A lua e um holograma, e o sol não passa dum simulador!… Não existem satélites, nem estação espacial, e a terra é um quadrado!
e tu e eu não passamos de um sonho (ou de um pesadelo)
Não será um cubo?
Exatamente, segundo o Confucionismo a Terra é Quadrada, daí podermos navegar até aos 4 cantos do mundo. Já o céu, é redondo. E nós somos triângulos. Tal como previsto pelo homem vitruviano de DaVinci, e o Squid Game.
E a terra é plana… lol esqueceste-te desse pequeno grande pormenor.
É plana, está acente em 4 elefantes em cima de uma tartaruga cósmica, que leva o planeta pelo Universo.
Então não era um quadrado, ou um cubo? 🙂
Bolas…agora estou confuso…
LOL
O DOGE vai revelar os Aliens da Area 51.
Já levei muitas vezes a minha namorada ao céu.
Comentário extremamente esclarecedor e lucidativeo referente à analise do artigo.
Ou foi a fingir?
Esta afirmação e estudos de definições do genero, só vêm confirmar a verdade maior do universo que é – Não existe lugar melhor do que viver no planeta Terra. Por aqui a *atmosfera* é (ainda) respiravel e sem custo para a mais comum dos seus habitantes.
Por isso valorizem e partilhem, em paz, a sua biodiversidade e ecosistema.
Esta afirmação e estudos de definição do genero, só vêm confirmar a verdade maior do universo que é – *Não existe lugar melhor do que viver no planeta Terra*. Por aqui a *atmosfera* é (ainda) respiravel e sem custo para o mais comum dos seus habitantes.
Por isso valorizem e partilhem, em paz, a sua biodiversidade e ecosistema.
Vão continuar a dizer a verdade por meia história?
Porque não dizem a verdade a toda a humanidade??
Onde estamos??
Como é na verdade o nosso planeta?