PplWare Mobile

Como é viver com um Lumia em 2019? A degradação lenta do Windows 10 Mobile…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Eduardo Mota


  1. censo says:

    Era o meu preferido. Migrei para o Android na hora de substituir o equipamento, que era um Lumia 820. Hoje tenho o android com o launcher da MS.

  2. Luis Santos says:

    Tenho muita pena de ver um SO com o WM ,que para mim bate ,mas a milhas o IOS e android ,a desaparecer .Havia muito espaço para este SO no mercado ,mas a falta de apps ditou a morte do sistema .Muito dinheiro deve ter gasto a google e a apple para os devs não desenvolverem apps para o WM.Infelismente hoje uso android ,mas detesto o sistema ,

    • Nuno says:

      Nao tem nada haver com isso, tem haver com o facto da Microsoft ter chegado atrasada à guerra dos SO dos smartphones, obvio que custa mais manter 3 apps para iOS, Android e Windows Phone do que só iOS/Android, o mercado é mto reduzido para 3 SOs

      • Adamastor says:

        Nunca percebi porque que é que um mercado de milhares de milhões de utilizadores havia de ser muito reduzido para 3 SOs. O mercado é gigantesco, mas ainda assim ouve-se isto até à exaustão.

      • Alvaro Campos says:

        Qual chegar atrasado?
        Antes do Windows Phone 7 (e 7.5 Mango e 8 e 8.1 e 10) aqui falado no artigo, já a Microsoft andava nisto há muito com parcerias com a HTC, Qtek, HP e Compaq, por exemplo.
        O que realmente se passou foi uma mudança de estratégia na gestão da companhia.
        O Nadella acha que o futuro são o serviços (e parece que tem tido milhões de dólares de razões!!!) e por essa razão deixou cair o hardware (será que a linha Surface vai sobreviver?).
        Como o Windows Mobile vive de hardware específico, ao contrário de um qualquer PC onde qualquer um instala um qualquer sistema operativo, sem ele morreu…

      • Luis Santos says:

        A MS até disponibilizou ferramentas para os desenvolvedores fazerem apps ,mas nem assim .Se o WP\WM tivesse as apps que há no android ,tenho muitas duvidas que a apple tivesse quota de mercado nos smartphones nos dias de hoje

      • Maxkay says:

        De facto conheci um ex programador da Supercell que afirmou exactamente que a Apple mantinha contractos milionários de exclusividade com a Supercell e outras editoras de software. Até tentaram fazer o mesmo com a Facebook. A Google ja pagou multas elevadas devido a ações do genero. Mas aconteceu que muitas apps “exclusivas” para a Apple foram parar ao Android mas portadas por terceiros, para Windows ninguém se deu ao trabalho devido às licenças e dificuldades da Microsoft para publicar na loja(outro dos motivos de falta de apps). E nem sequer é dispendioso fazer apps para os 3, porque todos usam ARM, as alterações nas app de Android para Windows sao mínimas (afirmo por experiencia própria), e ambos dispositivos até usam hardware comum.

    • Ranicleide Silva Souza says:

      Triste com tudo isso.

  3. ZarkBit says:

    É terrivel…. parei de usar Lumia em meados do ano passado (630 e 535), comprei um Xiaomi RN4, o meu primeiro telemóvel Android, troquei o MIUI pelo Resurrection Remix (de entre muitas outras ROMs que testei), entretanto este mês a porta micro USB do mesmo avariou e enquanto esperava pela peça para o reparar usei o 535 outra vez, já não o conseguia usar… Ao fim de uma semana só me deu vontade de atirar o telemóvel pela janela.
    E é como disseste Eduardo, o suporte de apps está cada vez pior e o W10M não está nada amigável em termos de performance, também levei em consideração comprar um 950, mas depois de experimentar o RN4 com Android, já não volto atrás.

  4. ToFerreira says:

    Infelizmente nunca atingiu um patamar que me levasse a migrar de Android e perdeu-se concorrência, que tem ajudado à estagnação do mercado.

  5. KodiakShadows says:

    Daqui a pouco vem a MS dizer que o win10 da prejuízo e vira-se para Linux

  6. Francisco says:

    Voltei ao Android o ano passado através de um Nokia 8, deixando o meu 640XL (que teimosamente adquiri em finais de 2017) com W10 na gaveta após cerca de 3~4 anos de Windows Phone/Mobile.

    Fui actualizando sempre o SO ao longo deste ano, tendo até alterado o registo para fingir ser o 950 e poder receber as últimas actualizações. O mesmo fiz com o meu 532, agora relegado a leitor de áudio na aparelhagem.

    Esta semana o N8 foi para arranjo, e lá voltei a um SO que não esqueci ou esquecerei, intuitivo, leve, belo, mas que perdeu, infelizmente, apps neste último ano a nivel de comunicações e produtividade, definhando lentamente.

  7. McGoms says:

    O meu irá até ao ultimo dia.. Lumia 950, o melhor hardware de todos os tempos. ainda hoje não encontro nada tão versátil..

  8. Francisco Santos says:

    Nostalgia 🙂 O meu primeiro smartphone (2006?) tinha o Windows Mobile 5.0, não me lembro da marca, sei que deslizava um teclado físico. Em 2013 comprei um Samsung Ativ S I8750 com o Windows 8 , uma máquina, quando vi que não actualizava lá tive em 2017 de saltar tb para um Xiaomi RN4. Gostava muito da estabilidade do Windows, não me lembro de o reiniciar, só o desligava nos aviões.

  9. Str says:

    A Microsoft nunca apostou verdadeiramente no mobile

    • Alvaro Campos says:

      A Microsoft na era Nadella, a atual, nunca apostou porque antes disso o Windows Mobile 5 e 6.x batia-se com a Nokia e o seu Symbian 60 taco a taco.
      Quer se goste ou não, foram tomas determinadas decisões pela gestão da companhia e algumas coisas mudaram, infelizmente para os utilizadores da plataforma móvel do Windows.

  10. Joaquim says:

    Ainda hoje utilizo Windows 10 Mobile mas estou à espera do próximo smartphone que será Android. Ficou incomportável o seu uso com as aplicações a deixarem de funcionar de dia para dia. Nunca usei outro sistema operativo a não ser windows e só espero que a mudança seja relativamente fácil e não decepcione muito. Vou ter saudades de ter o meu computador na palma da mão.

  11. Caetano says:

    Muito bom resumo Eduardo.
    Também eu usei um 535 e um 650 até esta semana. O que me levou a migrar para Android foi o facto do L650 ter perdido a app fb, que servia para sincronizar as fotos com os contactos, pois eu usava o browser para tudo. O Whatsap também já avisava a morte, então troquei para Huawei mate 20 lite. E não migrei para IPhone porque são “por o graficamente” caros, ponto. Comprar modelos mais antigos está fora de questão pois hoje em dia tudo está datado, ao fim de um tempo deixam de funcionar e não é por velhice ou mau uso. O que me “assusta” é a quantidade de apps para tudo e mais alguma coisa, mesmo aquelas que nem sabemos para que servem. Atenção, a protecção de dados não nos serve de nada, todos sabem tudo de nós! Nós temos de dar consentimento para ter o dispositivo como queremos. O telemóvel é um espião, cautela.

  12. Tiago says:

    Adorava meu Lumia 640XL apesar da câmera ser ruim para um Nokia. Na época que telas grandes não era moda e o limite era 5 pol. fui obrigado a migrar pq os apps básicos já não eram tão atualizados, mas na minha opinião a UI do WP da de 10×0 no Android que só faz mudar ícones e barra de notificação a cada versão. Talvez a falta de hardware pra concorrer com iphone e galaxy foi ruim por parte das parceiras.

  13. Joao r. says:

    Excelente artigo. Revi-me em grande parte do texto.

    Obrigado.

  14. Roberto K. M. says:

    Saudades do meu Nokia 520 com WP 8.1. Muitos sites não aceitavam o browser nativo (IE), e eu não gostava dos substitutos. UC browser e Opera Mini para mim sempre foram péssimos, respeitando quem gosta. E não sentia falta das aplicações. Telefone, SMS e Internet era suficiente para mim.

  15. Woot! says:

    Intuitivo? Esse SO de intuitivo nada tinha.

  16. Julio says:

    Tenho meu Lumia 640 guardado na gaveta.

  17. Alvaro Campos says:

    (Spoiler Alerte: um pequeno comentário um pouco extenso :))
    Sou um orgulhoso utilizador de um Nokia Lumia 930, o último Nokia Windows já que depois passaram a ser Microsoft, (tendo já sido cliente HTC e antes disso QTek mas sempre na plataforma móvel da Microsoft) e sinceramente até hoje não sinto falta de aplicações, aliás nunca senti..
    A maioria das aplicações atuais baseiam-se em serviços web e, como tal, o browser serve para a maioria das ocasiões, e para aqueles que vão dizer “ai e tal não tens notificações” a minha resposta é “ótimo! menos chilria o caixote :)”
    Para quem “precisa” de aplicações, pode sempre recorrer à aplicação “fazedora” de aplicações “PAWA” que cria aplicações web progressivas (suponho que o Windows 10 Mobile foi o primeiro sistema operativo móvel a suportar as PWA). Existe também para PC 🙂
    Quando comecei a ler o artigo, pensei que iria ler algo escrito por alguém da “velha guarda”, do tempo do Microsoft Pocket PC 2000 e dos primeiros dispositivos móveis, mas não invalida a opinião, bem pelo contrário foi bom ver que numa altura em que o Android já dançava bem alto e o iPhone começava a sua sendo pelo status alguém se virou para o Windows Phone 7 e não foi com a corrente 🙂
    Já agora, o meu 1º PIM foi um “Palm m100” monocromático, a plihas, que se juntava a um Nokia 5110. Passados um par de anos evoluí para um Qtek 2020 onde juntava o melhor dos 2 mundos num só equipamento e num sistema operativo muito moderno (para aquele tempo 🙂 ).
    Depois a Palm foi comprada pela HP e passou a WebOS que depois foi comprada pela LG, e é hoje usada nas TVs deles, e o Pocket PC evoluiu até ao Windows 10 Mobile que morre oficialmente no final deste ano.
    Pelo meio desaparece o Meego (alguém se lembra?), o Linux Mobile (antes da Canonical já havia equipamentos móveis a correr Linux, procurem e pasmem com os resultados!) e até o BlackBerry… O Symbian está a ter uma 2ª vida, na versão 40, com os featurephone absurdamente caros que a Nokia tem lançado.
    É a evolução, quer gostemos ou não, e teremos de nos ajustar a ela.
    Se nada aparecer do lado da Microsoft, quando o Lumia 930 deixar de ser útil, partirei para um dispositivo com Android One (iPhone está fora de questão pelo interface que sempre achei muito infantil…) removendo todas as aplicações da Google e colocando os serviços da Microsoft (que segundo o Nadella é o futuro da companhia).

    • on7 says:

      Palm m100 que saudades de escrever nela… ainda hoje acredito que escrevia mais rápido (pela simbologia) na Palm que nos teclados android minúsculos…
      Os blackberry faziam-me lembrar as Palms 🙂 Quanto a atualidade Sony com Android pela estabilidade e qualidade de Fotos 🙂 não ha nada decente (a venda em Portugal) que seja parecido com o melhor telemóvel que tive: Nokia 7270 … o Samsung em concha não se vende em Portugal…

    • Tiago Batista says:

      Eu adorava o Lumia 930, só nunca o adquiri mesmo por causa de não ter o glance.

    • Simão says:

      Ainda uso o meu Lumia 930 🙂
      No final do ano acaba o suporte e o WhatsApp que costumo usar muito.
      Provavelmente terei que mudar, mas será com muita pena 🙁

  18. Silvio says:

    Eu ainda continua a usar o meu L925. Ainda funciona, emos o Bluetooth. No mais tudo funciona. Com + o Windows 10.

  19. Luís Martins says:

    Tive um 640xl e adorei, depois fui obrigado a mudar para o Android Devido á falta de apps para o Windows 10 mobile. A Microsoft ao ter “assassinado” o windows 10 mobile comteu o maior erro de sempre, recentemente o Bill Gates reconheceu o erro de não terem investido nos smartphones. A Microsoft tentou copiar o monopólio da Apple , deveria era ter copiado o sistema de negócios da Google em que oferece quase de borla o sistema operativo aos fabricantes de telemóveis , pois os lucros estão sim nos serviços e não na venda do sistema operativo. O outro erro gigante foi a incompatibilidade entre as várias versões do Windows mobile/phone , é mesmo de loucos , bastava copiar o que fazia a concorrência Android/iPhone . A longo prazo pode ditar a morte da Microsoft pois são os dispositivos móveis que serão os “reis” das redes de telecomunicações tudo ligado a nuveis sobre estarao sediados os servidores e serviços. Já nem falo da nova tecnologia emergente do IoT, e toda estás tecnologias sem Windows, não estou a “ver” uma Microsoft gigante só a apostar na nuvem com o Windows server , pois vai perder o mercado dos micro computadores.

    • Cortano says:

      Estás aí a escrever coisas que não fazem o menor sentido – A MS não tentou copiar a Apple e não teve nada a ver com o SO ser pago ou não por OEM (até porque não era na realidade – existiam acordos).

      Acerca do dispositivos móveis no futuro: sim, são o futuro, mas não são os que conheces hoje e que dás como um equipamento de futuro.

      E, já agora, a MS é a 2º maior empresa na “nuvem”. A MS também está no IoT em força.
      O teu conhecimento sobre os serviços da MS é muito fraco.

      Dou-te uma dica:
      Microsoft Azure.

      informa-te e depois volta cá

      • Luís Martins says:

        Caro Cortano aproveito para lhe dar um conselho ” vá ensinar a missa a um padre” pois eu já usava e abusava da rede internet e outras redes na década de 80 do século passado quando 99% do povo nem sonhava ter computadores ligados em rede . Para sua informação sou Administrador de Sistemas há mais de 33 anos , se os meus conhecimentos sobre a MS são fracos então V.Exa e 99.99% do povo neste planeta não têm nenhum conhecimento sobre a MS . O meu comentário não é sobre a actual MS que V.Ea pouco conhece mas sim sobre o que se vai passar daqui a 25 ou 50 anos , e o que será a MS nessa altura. Só para terminar tenho conta aberta na Azure ha Uma carrada de anos e já fiz formação nas instalações da MS sobre a Azure e tenho servidores em Windows e Linux a trabalhar na Azure .

        • Cortano says:

          Mas o Luís Martins de cima não é você que escreveu aqui.
          É que um discurso não tem nada a ver com o outro.

          MAS… daqui a 25 ou 50 anos… ora bem… 25 anos em tecnologia é demasiado tempo para servir de conversa de discussão.

          Se o seu conhecimento fosse superior ao dos outros em 99.99% não dizia as besteiras que diz!!!

          Daqui a 25 ou 50 anos… sim senhor, belo periodo temporal para conversa para alguém que se diz uma expert em tecnologia.

          • Luís Martins says:

            Deixe que lhe diga não há mais de 50 pessoas neste planeta como eu que têm tantos anos de experiência de administração de sistemas de correio electrónico, tenho muito mais para lhe dizer porque que sou um super pioneiro na área da tecnologia mas não quero dizer mais pois V.Exa não merece. E tenho provas do que já fiz e do que acertei nas minhas previsões da há 44 anos atrás pois nessa altura fui classificado como um “maluco” , maluco que em 1988 já era uma Administrador de uma rede de servidores de e-mail que interligava mais de 8 países e em 1991 fiz a primeira ligação de Angola via satélite à rede de dados portuguêsa e á rede internacional de correio electrónico. Hoje posso dizer e provar que Portugal foi dos primeiros países deste planeta e arredores na implementação de correio eletrônico às empresas e ao público.

          • Cortano says:

            Eu também acertei em muita coisa no que toca a prever o futuro…
            Acho que todos em algum ponto na vida prevemos coisas que acontecem posteriormente.

            Mas isso não faz de mim um expert na matéria e, em especial, quando os tempos em que estamos se movem a um ritmo muito mais acelerado que há 20 anos atrás.

            Não digo que a MS vá aguentar no topo mais 25 anos, mas se calhar nenhuma das outras do top 10 se vão aguentar.
            Daqui a 25 muita coisa será diferente e muita tecnologia nova vai surgir.

            Ou, daqui a 25 anos o planeta estará tão podre que nem grandes companhias existem.
            Provavelmente até será este o cenário.

        • Cortano says:

          25 ou 50 anos é um timeframe para falar do desenvolvimento de oliveiras, não de tecnologia, e mais especificamente, de uma empresa tecnológica.

          Além do mais, se é assim tão expert, saberá que o mercado de micro computadores é um mercado estagnado há muitos anos e com tendência para diminuir.
          Isto já se sabe há uns anitos! A MS já se adaptou a essas mudanças e têm sido uma das mais inovadoras do segmento mobile (não confundir com smartphones).
          Por isso hoje é a empresa nº 2 em serviços de cloud.

          Portanto, se vocês quer mesmo continuar com a conversa, deixa de falar em 50 anos porque eu de oliveiras não percebo nada.

      • Luís Martins says:

        V.exa não percebeu nada do meu comentário ,o erro da Microsoft foi não ter usado o open source como o fez Google com o Android , deveria ter oferecido em modo Open source o Windows mobile aos fabricantes de smartphone para eles poderem investir no fabrico de smartphones com o Windows tal como o se passa com o Android. Sim tem razão que a MS é na “nuvem” provável a segunda maio do mundo , mas daqui a 25 anos tudo vai mudar e se a MS estiver na décima posição já é muito bom. E é fácil “adivinhar porquê” olhe para o se está a passar na Huawei, olhe para as leis ” da cloud” da Alemanha , agora adivinhe o que vai fazer a China ou a Índia etc ninguém vai querer ficar refem de um país como o EUA .

        • Cortano says:

          Você não apanhou o essencial na história do WM com a estratégia do Balmer.
          O WP tinha 90% do market share do Windows phone. Vendia equipmentos abaixo do preço de custo.
          Nenhum OEM quis entrar neste mercado porque não ganhava.
          Varias marcas lançaram equipamentos WP e desistiram à 2a edição.

          Daqui a 25 anos se calhar nem a a Amazon anda por cá.

          Para um expert como você já devia ter percebido que nos dias de hoje, até 10 anos em tecnologia é uma eternidade.

        • Cortano says:

          Ubuntu lançou um SO mobile e ninguém pegou nele.

          Blackberry mudou para Android e não venceu.

          As coisas não se resumem ao custo do sistema operativo.

  20. Luis paulo says:

    Há mais de um ano q meti de lado o android e voltei a usar o 640XL. Para quem quer perder o vício das redes sociais e ter um sistema mais seguro, só mesmo o windows phone

  21. Cortano says:

    Bom artigo.
    Parabéns Eduardo.
    Havia tanto para falar sobre o Windows Phone/Mobile!!! 🙂

    Fui utilizador do SO a partir do Windows Phone 8.0.
    Lá por casa passaram muitos modelos diferentes de Lumia. Comecei co o Lumia 620 e acabei no Lumia 950 (com dock para Continuum e uma bela capa Mozo). Infelizmente o L950 avariou no ano passado e deixei de seguir pessoalmente o que se ia passando (ou não), no WM.

    Tenho pena que o sistema tenha morrido, mas se calhar estava condenado à partida.
    Hoje tenho um iPhone e ao fim de 1 ano de utilização já estou cansado no sistema e do interface, é chato.
    Esta grelha de icons do iOS é tão desmotivante e “sem sal”.

  22. Rui Sousa says:

    Da minha parte já usei um 620, o 640 e depois o último que adquiri, e ainda uso, é o 950. Nunca vi nos outros sistemas operativos um telemóvel que pudesse ser usado em ambiente desktop através do continuum. Digam o que disserem, essa para mim foi A revolução tecnológica no 950 e no HP Elite X3. A câmara fotográfica é incrível hoje em dia e a performance até é bastante boa considerando a idade do aparelho. Em relação às apps, mesmo faltando as oficiais, o que sempre me agradou no sistema foram as chamadas app clientes, algumas bem melhores que as oficiais. Quem se lembra do 6tag que permitia fazer coisas que o instagram não permitia (por ex, partilhar publicações dos outros). E quando não há apps cliente? Temos o browser que ajuda muito. E as coisas que o sistema nativo permite fazer ao passo que no Android tem de ser feitas através de mais uma app que temos de instalar? E as live tiles… AInda hoje podem ser recuperadas no android através de um launcher. Ainda não vi em sistema algum algo melhor que isso. Além das suas capacidades, permitem uma personalização que fará com que seja dificil encontrarmos dois écrans iniciais iguais em aparelhos Windows. Isto são apenas alguns exemplos mas há muitos mais. Da minha parte ainda aguardo o regresso do sistema, mas através de um Windows 10 sem ser mobile.

  23. Alman says:

    Ainda uso o meu Nokia 1520 diariamente. Comprei o mesmo em Maio de 2014, estamos em 2019! Continua impecável pois tive sempre cuidado com o equipamento. Bela maquina fotográfica, continua rápido e preenche 98% das minhas necessidades. De vez em quando considero comprar outro equipamento pois deixei de ter o Messenger que parou de funcionar à umas semanas e não consigo instalar as apps para trotinetes etc. O problema é que não consigo mentalizar-me a mudar apesar de conhecer bem o Android pois os restantes membro da família têm equipamentos com este sistema. Quando um dia mudar, tem que ser para um equipamento que permita instalar um custom rom, retiro tudo da google menos os mapas e instalo os serviços Microsoft que precisar

  24. Rodrigo Costa says:

    Ainda uso o 950. O windows mobile 10 tem uma interface anos luz â frente de ios e android. Enquanto durar vou usar o 950. Depois logo se vê… Vai deixar saudades…

    • Luis Santos says:

      Sò não uso o meu 950 xl ,porque devido a uma queda ,o chassi empenou ,e desligava-se .Mas concordo,o user interface ainda está hoje muitos anos á frente de android e IOS ,que parece que nunca evoluíram desde as primeiras versões

  25. Pedro says:

    Tal como a Samsung já anunciou os smartphones aproximam-se do fim. Os foldables serão a última evolução, os smartphones sem margens, Notch e pop ups ou rotativas levaram ao fim da imaginação do que poderá mais ser criado ou da evolução do design dos smartphones.
    O ideal será as apps num futuro próximo deixarem de necessitar de OS, basta um hardware atualizado e compatível e a app fará boot sem necessitar de sistema. Os últimos smartwatches de companhias chinesas usam OS tão leves que me faz lembrar os tempos do Windows 3.1 em espaço necessário e hardware extremamente básico.
    Haverá sempre gamers a desejar um equipamento, que poderá vir a ser ou não chamado de smartphone, pois os sim’s serão substituídos por e-sim, para a grande maioria num futuro próximo a operadora apenas necessita de fornecer uma ligação rápida e cobertura de net, cada x menos usamos a velhas sms…
    Os werables são o futuro da comunicação das redes sociais, os fãs da fotografia terão equipamentos voltados para isso assim como já referi os gamers também, O Android será vencido pela vontade humana do fim do abuso de poder dominante, e OS mais leves não são pela mão da Huawei mas por outras. E como evoluí a tecnologia e a sociedade em 8 anos! Estar sem net e smartphone é como ter um membro amputado, daki a outros 8 anos como estaremos???

  26. Ae says:

    Android com o Square Home, fica quase tão bom quanto um Windows Phone.

  27. silviabia says:

    Ainda uso o meu Lumia 650 🙂 Gosto muito dele e a única razão que me fez comprar um Android neste momento foi por quase todas as aplicações básicas deixarem de dar 🙁 Porém ainda assim continuo a tencionar usá-lo 🙂

  28. Joaquim Rodrigues says:

    Boas,
    Ainda utilizo o meu Lumia 920, cuja as fotos são excelentes!
    Vou testar o Square Home

  29. Vagner says:

    Que matéria bem escrita, por isso tantas interações, sou usuário de Nokia, então herdamos o Windows e viramos fãs acho que isso se deve com muitos daqui.

    Esperei pra mudar o S60 do meu Novia N8, direto pra um 920, pois meu upgrade de aparelho se dava de câmera, sempre pra uma com mais mega pixels 5, 8, 16 e por ultimo 48, adora meu Lumia 920 Branco 64 Gigas, fiz milhares de fotos, aposentei uma câmera semi profissional da Fiji por ele, usei por quase 5 anos e vendi, pois o microfone de ligação estava ruidoso, ainda peguei 800,00 –

    Depois comprei um Idol4S, que DECEPÇÃO COM DOIS MESES, o autofalante superior começou a emitir ruidos que impossibilitavam falar ao celular, era de um acabamento jamais visto, todo em vidro e metal, câmera e velocidade ótimas 320Gigas de armazenamento, continum super rápido, mas era ALCATEL, e a garantia era nos estados unidos no Brasil não existia nada que poderia arrumar ou substituir.

    Depois veio a mudança e o comunicado da Microsoft de tirar a DLL que possibilitava as atualizações e falar do fim do suporte ao 8, que todos já confundiram e começaram a parar, vários DEVs saíram na mesma semana. APPS de banco começaram a parar, musicas, e o pior sistemas e aplicativos da própria MicroLixo foram tirados antes do tempo da loja.

    Que tristeza, nos que fizemos de tudo, crescemos com a internet usando Lumia, enquanto outros tinha apps melhores e mais acabados, mas usávamos genéricos, adaptações mas não largávamos o osso.

    Hoje uso um iphone X, pela velocidade e câmera.

    Não uso android, prefiro ficar sem celular a usar isso, uso tudo da Google, mas android sou contra, sempre fiz campanha contra a Apple, mas o google foi a pá de cal em nosso sistema.

    Até hoje quando vou fazer algo que fazia mais rápido com o Windows lembro-me dele. Que nostalgia! Dava pra trabalhar bem melhor nele.

    O Carregador de QI que é de 6 anos atrás uso no iPhone, seus carregadores e cabos funcionando até hoje.

    Penso que no futuro vai ser tudo PWA, e terá um sistema como se fosse um boot, e tudo baseado em web e cache.

    Microsoft nunca mais, uso ainda PC, mas faço campanha contra o sistema e a empresa hoje, quem daqui não começou a usar o Bing por causa do sistema, pagar cota de ondrive, integrar com windows, E O PIOR forçava amigos e familiares a comprarem Lumias falando que era melhor, tínhamos grupos pra debater, e por ai vai.

    O Windows vai ruir logo logo, vai ter um sistema WEB, pois hoje tudo podemos fazer na web usando apenas o Browser, tem matérias que gente que edita video, controla servidores, sistema de ERP e CRM, tudo no Browser e com apoio de sistemas PWA que simulam app nativos com login e cache super rápidos.

    Valeu pessoal

  30. Vinicius Souza Jr says:

    Apesar de todas as mancadas da MS, eu Lumia 640XL vai muito bem depois de cinco anos de ainda intenso, funcionando impecavelmente e no mesmo estado de quando saiu da caixa. Mesmo com a morte do S.O., pretendo dar ao gadget uma aposentadoria gloriosa, usando-o como tablet e player de mídia, como se fosse um iPod.

  31. Brito says:

    Sou brasileiro, moro no Nordeste e ainda uso um Lumia 640 lte com a versão 1709 do Windows 10 mobile

  32. Ranicleide Silva Souza says:

    Triste com tudo isso.
    Não permitam que acabem por favor.

  33. Ai says:

    Tenho e irei continuar a utilizar o meu 950 xl até este avariar. Nao necessito de rd

  34. Ai says:

    Tenho e irei continuar a utilizar o meu 950 xl até este avariar. Nao necessito de redes sociais e numa altura em que todos falam na saúde do planeta, mudar para quê? Para consumir mais?

  35. Júlio César Evadro says:

    Ainda uso o 640xl para acesso a internet, assistir vídeos e ouvir músicas no que acho ainda muito bom. Para quem consegue viver sem facebook e whatsapp, ainda dá pra utilizá-lo para várias coisas. Lamento a incapacidade da Microsoft.

  36. Júlio César Evadro says:

    Seria interessante que os que ainda utilizam windows mobile ou os admiradores do sistema que fizessem reinvindicações, baixo assinado virtual a fim de que algumas empresas continuassem atualizando seus apps, bem como alguma empresa, peituda, assumisse a sua continuidade, mesmo que de outros meios, talvez, possíveis.

    • Joaquim Rodrigues says:

      Júlio não é fácil, senão repara.
      Quando a própria MS desenvolve aplicações para o Android, exemplo disso é o Microsoft Launcher e as outras APP’s do MS Office e agora o Edge baseado no Chrome.
      Continuo a dizer, até porque ao fim de semana utilizo o meu velhinho Nokia Lumia 920, a interface do WM10 deixa a anos luz qualquer interface para Android e posso dizer que tenho o mais puro que existe no Android o AndroidOne.
      Só um exemplo, coloquem um telemóvel c/ WM10 c/ mais de 6 anos, o último topo de gama de qualquer fabricante com o Android 10 como o meu e tentem escrever um SMS, Menssenger ou algo com texto e comparem o dicionário e sugestões do WM10 e o do Android.
      Não tem nada a ver. E a interface essa também por muito personalizada que seja, nem de perto nem de longe chega aos calcanhares do Windows Mobile ou Windows Phone.
      O Sistema Operativo só não foi um sucesso porque a MS queria fazer o mesmo que a Apple com o iPhone, mas esqueceu-se que o comboio ia em andamento já fazia algum tempo e depois acabou com a Nokia, a referência em telemóveis.
      Custa, tudo sabemos, mas lamentavelmente não há retorno para o WM ou WP.
      Cumprimentos
      JR

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.