Olhos postos na Lua: momento mais esperado da missão Artemis II vai ser transmitido em direto!
O momento mais aguardado da missão Artemis II acontece hoje, com o histórico sobrevoo da Lua a ser transmitido em direto para todo o mundo. Pela primeira vez em mais de meio século, astronautas voltam a viajar até ao nosso satélite natural, num evento que poderá ser acompanhado em várias plataformas digitais, aproximando o espaço do público como nunca antes. Saiba onde ver e a que horas pode colar-se ao ecrã!
Conforme temos acompanhado, a missão Artemis é o programa da NASA que assinala o regresso dos voos tripulados à Lua, mais de 50 anos depois da era Apollo, com o objetivo de abrir caminho para uma presença humana sustentada e futuras missões a Marte.
Depois do sucesso da Artemis I, em 2022, que testou sem tripulação a nave Orion numa viagem em torno da Lua, a Artemis II levou, finalmente, quatro astronautas a bordo numa missão histórica.
Desde o lançamento, no dia 1 de abril, a tripulação tem vindo a executar várias operações em órbita terrestre e no espaço profundo, incluindo testes aos sistemas da nave, avaliações dos fatos espaciais e manobras de correção de trajetória.

Utilizado no interior da sonda Orion da NASA, o Orion Crew Survival System (OCSS) foi concebido para um ajuste personalizado e é equipado com recursos tecnológicos para ajudar a proteger os astronautas. Muitas missões, incluindo a Artemis, requerem dois fatos espaciais: um como este, utilizado no interior da nave durante atividades dinâmicas como o lançamento e a reentrada na atmosfera terrestre; e outro utilizado fora da nave durante atividades extraveiculares, que funciona como uma nave pessoal autónoma. Crédito: Joel Kowsky/NASA
Os membros da tripulação estão a testar os seus fatos Orion Crew Survival System, avaliando verificações de fugas, simulando a entrada nos assentos e avaliando a mobilidade, bem como a capacidade de comer e beber.
O fato protege os astronautas durante fases dinâmicas do voo e fornece suporte de vida em caso de despressurização da cabine e em operações de sobrevivência após a aterragem no oceano.
Nos últimos dias, os astronautas têm, também, preparado os objetivos científicos da missão, revendo locais específicos da superfície lunar para observação e fotografia, ao mesmo tempo que afinam os procedimentos para a aproximação à Lua.
Todo este percurso culmina, hoje, com o momento mais aguardado: o sobrevoo da Lua, que marca o regresso de humanos às proximidades do nosso satélite natural.
A tripulação já entrou na esfera de influência gravitacional da Lua, aproximadamente às 05h41 (de Portugal continental) de hoje, dia 6 de abril.
Veja o sobrevoo da Lua em direto!
A transmissão em direto do sobrevoo da Lua da Artemis II poderá ser acompanhada na NASA+ e Netflix, a partir das 18h (de Portugal continental), bem como na emissão contínua 24 horas por dia no canal de YouTube da NASA.
Segundo a NASA, durante o sobrevoo, a missão irá bater o recorde da maior distância da Terra alguma vez alcançada por humanos, ultrapassando os cerca de 400.000 km conseguidos pela Apollo 13, em abril de 1970, durante o seu regresso de emergência.
Espera-se que o recorde seja batido às 18h56 e que a distância máxima, cerca de 406.800 km da Terra, seja atingida à 00h07.
Conforme informámos, quando a Orion passar por trás da Lua, ocorrerá uma interrupção planeada das comunicações com duração aproximada de 40 minutos, uma vez que a superfície lunar bloqueia os sinais de rádio necessários para a ligação com a rede Deep Space Network. Situações semelhantes ocorreram nas missões Artemis I e Apollo.
Assim que a Orion reaparecer, o sinal será rapidamente restabelecido e o contacto com o controlo da missão retomado.
Saiba mais:
Imagem: NASA
Neste artigo: Artemis, artemis 2, Artemis II, Lua, nasa




















O pessoal das teorias da conspiração anda muito calado. Lá apareceu um com uma frase de um dos astronautas que disse “vamos mandar pela primeira vez astronautas para a Lua”, e não apareceu mais nada.
Estão à espera que a transmissão comece para dizerem qual é o estúdio que está a difundir…
bro , os tipos nao aterraram na Lua, aquilo foi feito num estudio das MG e o telefonema entre Nixon e os astronautas foi com um Erickson T128 sem atraso na conversa.
60 Anos depois nao conseguem aterrar na Lua mas sim dar uma volta a Lua, uau, impressionante de facto.
No minimo utilizavam a tecnologia de ha 60 anos atras para aterrar na Lua, no minimo!
Essa é uma teoria da conspiração clássica 😉
Velocidade da luz (ondas de rádio) 300.000 kms
Distância média da terra à Lua 384.000 km
Tempo de ida 1,28 segundos, de volta o mesmo, delay mínimo 2,5 a 2,6 segundo, entre Nixon acabar de falar e se ouvir a resposta de Armstrong.
E esse delay está em todas as gravações originais – só não está nas gravações editadas, usadas pelos conspiracionistas.
LOOOL foca-te nas evidências e esquece as teorias da conspiração…BRO.
Se não sabes do que estou a falar lamento. Instrui-te. Sejam proativos e não tenham orgulho em ser ignorantes.
PS: não estou a dizer que foram à lua. Não tenho como provar…apenas conhecimento dos factos ao dispor de literalmente toda a gente. Se há algo a discutir é somente isso.
E qual a razão prática de aterrar na lua outra vez? Para irem verificar a necessidade de trocar a bandeira que lá ficou da outra vez ou verem se as pegadas ainda lá estão? Não será uma decisão natural que a NASA pretenda direcionar os custos de uma viagem dessas para outros testes?
Acho que é mesmo melhor começarem a dar corda aos sapatos para arranjarem outro lugar pois este conforme está deve durar pouco.
Vamos lá ver; há muitas razões para lá voltar. Se no passado era uma corrida pela “dignidade” patriótica, hoje é pelo interesse estratégico, comercial e científico.
Portanto, voltar à Lua é mais do que repetir um feito histórico. É aprofundar o conhecimento científico, testar tecnologias essenciais para missões a Marte e explorar recursos que podem sustentar a presença humana no espaço.
A Lua torna-se assim um laboratório natural, um ponto estratégico e um símbolo de ambição. O regresso não é sobre nostalgia, é sobre preparar o futuro da humanidade para ir mais longe.
Depois há o regolito 😉 e o hélio-3. 😉
+1
ir à praia para ver um barco na agua … não quer dizer que fui ao barco !!
LOOOL Achares que alguém pensa isso no contexto desta missão diz muito sobre ti.
As orelhas não te estão a ajudar, pá.
estou desiludido, ás vezes venho aqui só para ler as troladas, e ainda nada?
Estão no estúdio da universal pictures ou da MGM??
No que abriu no deserto do Texas. O do deserto do Nevada, usado em transmissões de naves Apollo, fechou.
Pessoal das teorias é burr*
Eu não acredito que o homem pisou na lua 6 vezes. Não preciso de teorias da conspiração para chegar a esta conclusão. Mesmo agora com a tecnologia atua duvido muito que eles tenham coragem de lá pousar. Com respeito á viagem de “passeio” acredito que esteja acontecer.
As teorias da conspiração afirmam que as missões Apollo não pousaram na Lua (e que também não viajaram à volta da Lua). A consequência é que todos os que afirmam que foram à Lua ou viajam em torno da Lua mentiram. E que foi montada uma gigantesca operação para falsear desde a reconstrução dos foguetões e naves, a recuperação da nave com os astronautas no regresso, a origem das transmissões de rádio e TV, do espaço e da superfície da Lua a sua captação na Terra, etc, etc.
Quando dizes que não pousaram na Lua, não precisas das teorias de conspiração dos outros – é uma simples coincidência – calhou eles dizerem que foi tudo falseado, e tu dizeres o mesmo 😉
Mas ao menos eles esforçam-se, dizem que as transmissões foram feitas do deserto australiano ou do Nevada e alguns até indicam o nome do realizador.
P.S. Por acaso o difícil é viajar até à órbita lunar. Pousar e levantar até é relativamente fácil.
Coragem de pousar? É a mesma dificuldade de pousar aqui na Terra. A questão do levantar de novo, isso é menos exigente porque a gravidade é menor e nem há tanta resistência da atmosfera.
A gravidade é 1/6 da da Terra. Funciona tanto para pousar como para levantar – a força necessária para contrariar a que está a puxar é muito menor que na Terra. Além disso não há ar a oferecer resistência nem vento, por isso a nave pode ser simples, não precisa de ser aerodinâmica.
Nas Apollo o módulo lunar tinha dois estágios – o primeiro servia para reduzir a velocidade para pousar e para lançar o segundo para cima. O segundo permitia a navegação até ao módulo de comando, para o regresso à Terra.
E sabes quantas missões falharam ou astronautas morreram? Vê lá bem isso e já agora missões de outras potências mundiais. Estuda. Informa-te e quando tiveres conhecimento de todo o panorama… questiona as evidências apresentadas. Isso sim, é ser minimamente inteligente.
Ó Hugo, não vale a pena. Esta malta não atinge mais do que isto. O que “eles” querem é atenção.
É verdade mas olha que há mesmo muita gente a desacreditar factos só porque sim ou “ouviram dizer” numa página de facebook. Ainda ontem um colega me dizia que um astronauta da missão Apollo tinha afirmado numa escola que nunca tinham pisado a lua. E até podia ter acontecido…mas não aconteceu. Felizmente vivemos tempos de fácil acesso à informação e chapei-lhe na cara que tinha sido vítima de fake news. Não é vergonha nenhuma. Acontece, mas há que ter cuidado com as ondas que surfam pois o covid mostrou-nos que muita gente surfou a onda do negacionismo e hoje andam aí feitos burros a dizer (sem UM argumento válido) que as vacinas são um embuste e o ventura é que vai salvar Portugal LOLOL
Questionar, criticar e duvidar….SIM, mas o mais inteligentemente possível.