Com medo de que os filhos fiquem presos após um acidente, donos de Teslas pedem soluções
As preocupações com os puxadores das portas dos carros modernos intensificaram-se após relatos de mortes relacionadas com situações em que os ocupantes não conseguiram escapar após um acidente ou incêndio. Numa questão que tem o Model Y da Tesla como mote, um futuro pai pergunta como tirar uma criança de um veículo, em caso de incêndio, após um acidente.
Além de exporem a Tesla ao escrutínio e motivarem exigências governamentais, como a que a China direcionou à empresa, a dificuldade de acesso aos puxadores internos das portas dos seus carros tem levantado preocupações entre os proprietários.
Muitos destes estão, agora, a perguntar-se o que podem fazer para garantir que os seus veículos estão preparados para acidentes, evitando repetições de tragédias anteriores, em que ocupantes morreram por não conseguirem sair do veículo.
No final da semana passada, por exemplo, um utilizador do Reddit tomou o Model Y como mote e abriu uma discussão:
Posts from the teslamodely community on Reddit
Utilizadores deram sugestões para sair do carro em caso de acidente
No Reddit, o utilizador revelou que ele e a mulher têm um Model Y Juniper e, com um bebé a caminho, ele tem equacionado:
Tem um acidente. A bateria de alta tensão pega fogo, o interior enche-se de fumo, a bateria de 12 v morre. Usa o botão manual na porta do condutor para abrir a porta e pode sair.
Contudo, como tira o seu filho/ bebé do banco traseiro/ cadeira infantil do lado do passageiro? As outras três portas estão trancadas. Não há hipótese de alcançar o botão manual nessa porta a partir do banco do condutor.
O Model Y inclui um dispositivo de abertura manual de fácil acesso para as portas dianteiras, localizado perto dos comandos das janelas. Por isso, os ocupantes dos bancos dianteiros podem sair rapidamente, mesmo que o sistema elétrico falhe.
Por sua vez, o dispositivo de abertura manual na parte traseira do Model Y 2020-2024 é mais difícil de aceder, segundo o Carscoops. Para puxá-lo, os ocupantes precisam de remover um tapete, localizado na parte inferior do bolso da porta, pressionar uma aba vermelha para remover uma porta de acesso de plástico e, em seguida, puxar o cabo de abertura mecânica.
Para uma criança, especialmente numa emergência, que pressupõe algum pânico, o acesso será complexo.
Embora a Tesla tenha redesenhado o desbloqueio manual da porta traseira para o Model Y Juniper, ainda é necessário remover uma tampa de plástico antes de aceder ao cabo.
Conforme os testemunhos na publicação, alguns utilizadores optaram por soluções handmade, contando que adicionaram pequenas alças ao cabo de desbloqueio traseiro para ser fácil de localizar e puxar.
Particularmente útil, poderá ser instalar uma corda que se estende até à frente do habitáculo, dando ao condutor uma forma de abrir as portas traseiras.
O utilizador @1983Targa911 contou ter comprado um conjunto de fitas de abertura de emergência, desenhadas efetivamente para esse propósito, na Amazon.
Apesar de não terem sido desenhadas para alcançar o banco da frente, isso pode ser resolvido.
Escreveu o utilizador, que explicou tratar-se de uma simples tira preta, com uma ponta vermelha a indicar "emergency door open" (em português, "abertura de porta de emergência"), conectada à alavanca interna.
Corda para abertura de emergência
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Evolução!
Talvez seja mais simples os proprietários destes veículos com estas modernices, andarem com um pé-de-cabra ao pé do condutor. Na bagageira não porque esta pode também não abrir.
Se os Sr. da autoridade perguntarem para que é o pé-de-cabra, só tem de responder que é para abrir as portas em caso de emergência 🙂
Não resulta, o condutor pode ficar encarcerado. Não terá força nem espaço para usar isso.
Há quem ache que para comprar um Tesla tem de se aprender a abrir um porta…
Quem diz isso ?
O que tem de aprender é onde estão os dispositivos de segurança.
Argumento sem qualquer nexo. Ora sempre que andar de Taxi, TVDE, num carro de um amigo,… se calhar é melhor exigir o manual do veículo para saber onde estão os dispositivos de segurança. Dispositivos de segurança devem de ser normalizados, e apenas mudados quando o beneficio é evidente (que não é o caso).
Nesse caso é o driver que deve ter conhecimento disso.
Driver? Eu pensava que estava em Portugal, mas afinal estou em Inglaterra.
E se em caso de acidente o condutor ficar incapacitado, a responsabilidade passa para quem? Para o cangalheiro?
E se o condutor ficar incapacitado ou morrer?
Para os meios de socorro.
Em Portugal chamam driver, mais um termo adotado.
Se o JL diz que é driver é driver pah, mas quem pensas que és nuno? 😀
Até são eles que se chamam, não eu.
“Para os meios de socorro.”
Quando se tenta defender o indefensável, cai-se sempre na absurdidade argumentativa. Pelo o teu argumento, até parece que os meios de socorro estão em cada esquina, á espera que um acidente aconteça. Ora se alguém for à pendura num Tesla, estiver envolvido num acidente e o condutor ficar incapacitado, a tua solução é esperar sabe se lá quanto tempo pelos meios de socorro, mesmo que corra risco de vida no imediato. Este pensamento até dá direito ao prémio de Darwin.
“Em Portugal chamam driver, mais um termo adotado.”
Estranho, porque o Priberam, Infopédia, e Léxico não reconhecem driver como termo adoptado referente á condução.
Eu defendi onde ? Mostre lá onde disse que concordo com o o sistema ?
Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.
Eu disse chamam, neste caso a eles próprios.
“Eu defendi onde ? Mostre lá onde disse que concordo com o o sistema ?”
Então para quê que estás aqui a justificar o sistema, como se não houvessem preocupações de segurança com este. És um troll?
“Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.”
Mais uma vez, argumentação da treta, em caso de impacto frontal, quem é que sofre de mais risco, o condutor, ou os ocupantes dos acentos traseiros?
“Eu disse chamam, neste caso a eles próprios.”
Quem? Os taxistas? Os TVDE? E se eles se chamarem a si próprios de presidente da república, então é porque o são?
Eu justifiquei onde ?
Se a minha é da treta também a sua, quem sofre mais são os ocupantes detrás, que não têm tantas proteções como pode ver aqui:
https://cdn.euroncap.com/media/87591/euroncap-2025-tesla-model-3-datasheet.pdf
Por isso mesmo não se chamarem a eles próprios de presidentes.
LOOL Eu defendi onde? Eu justifiquei onde? Eu disse onde?
TU NASCESTE ONDE ZÉ? É bom que não tenhas mais de 16 anos… caso contrário desejo coragem a quem te rodeia.
Então desta vez também é sarcasmo ?
Foram perguntas tuas… não me culpes…
“O que tem de aprender é onde estão os dispositivos de segurança.”
“Nesse caso é o driver que deve ter conhecimento disso.”
“Para os meios de socorro.”
“Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.”
Se isto não é justificar, é o quê?
Um estudo nos EUA e outro na China discordam:
https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10927165
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S100812751730264X
E mesmo nos resultados do teste que colocaste, se fores à secção das crianças, que é este o foco do artigo, pasmem-se, estas têm uma pontuação superior e menos chances de ferimentos que os adultos na frente.
“Por isso mesmo não se chamarem a eles próprios de presidentes.”
Eu não perguntei se eles se chamam a eles próprios de PR ou não. Mas estou ver que nem sequer consegues responder a um cenário hipotético, porque sabes que arrebenta com o teu argumento.
Você ! O manuseamento de uma porta não tem de ser um dispositivo de segurança que requeira conhecimento especifico. Isto é muito básico.
Para os meios de socorro.
Eu disse onde ?
Não sabe o que diz ? Pois, isso já não é de espantar. Não sabe e não se lembra. Dá jeito.
Onde ?
Para se perceber bem onde a Tesla se lembrou de colocar a abertura manual de portas nos bancos de trás no Model 3 (penúltima imagem, foto da direita)
volto a por o vídeo que mostra bem (aos 00.02.20). Só vendo é que se acredita.
O único motivo concebível para a Tesla por o puxador no fundo da bolsa da porta – e tapado – é para as crianças não lhe chegarem (mas que por certo haviam de descobrir, mesmo que os pais não dissessem). Assim, com a fita vermelha, podem ter tendência para puxar e abrir a porta quando não devem. A fita serve também para o pai abrir manualmente a porta de trás – porque, mesmo que abrisse manualmente a sua porta da frente e quisesse abrir a de trás do lado de fora – não conseguia se estivesse bloqueada, como é o caso da falta de bateria. Vejo a fita muito útil também para adultos que viajem no banco de trás que, numa emergência, andem à procura da abertura manual da porta e não imaginem (ou lhes tenham dito, mas não lhes ocorra numa aflição) onde a Tesla se lembrou de a colocar.
Há anos que os carros têm fecho centalizado de portas e há anos que há proteções adicionais para a abertura acidental por crianças (como o botão vermelho que tranca a porta no sítio onde onde corre o fecho, inacessível com a porta fechada). Para que raio se põe a Tesla a inventar – e os reguladores aprovam (tirando agora o chinês que impôs, recentemente, novas regras) para a abertura interior e exterior das portas.
https://www.youtube.com/watch?v=YFAeMOC18i0
Boa pergunta para o papai Musk, o Sr. Eugênico.
Só compra quem quer.
Ora ai está,
Não ha problema nenhum, quem compra é porque gosta.
É venderem esses telemóveis com rodas e comprarem um automóvel.
Para os donos de teslas que procuram soluções a Tesla já está a encaminhar para o Supervisor geral que dará os detalhes todos necessários: Mr JL
“Lol”
Next..
… ao que ele responderá, contrariando a tesla e os donos de teslas: “Não há problema nenhum com os teslas.”
Portanto assim se vê quem mente.
Não te vou voltar a explicar o que é sarcasmo. É óbvio, tanto o sarcasmo do pedro, o meu e a tua desonestidade ao fazeres-te, mais uma vez, de burrinho 🙂
Chama-lhe o que quiser, não deixa de ser uma mentira.
Eu não preciso de dizer que é sarcasmo para me convencer que sou inteligente.
Pronto, é uma mentira, ainda que tenha assumido imediatamente que era sarcasmo e seria muito estúpida pois foi escrito no futuro e dependeria 100% de ti ser ou não verdade LOOOOOL As tuas mentiras sim…não são pra levar a sério.
Se fosses inteligente não precisavas de o tentar reforçar perante completos anónimos com perfis anónimos. Nem o teu nome usas boneco. Cresce e aparece 🙂
É bom que assuma, nem tem como fugir.
Eu uso o nome que quiser, não preciso das suas afirmações presunçosas .
Oh zé… eu não fujo ao que digo. Concentra-te 🙂 És tu que estás desde o meu primeiro comentário a tentar fazer parecer que a minha ironia foi uma mera mentira premeditada LOLOOOL Acorda pra vida que já é dia.
Foi exatamente isso que eu disse, não sei porque tanto Bla Bla Bla.
Eu sei…e erradamente. Ninguém achou que eu estava a fazer uma afirmação séria LOL… e o pior de tudo é que tu também não… és doente. Trata essa compulsão miúdo. Terapia não é aqui…
Para quê reinventar a roda…? O quem havia de mal nos puxadores de portas tradicionais? É tal e qual como o terem removido a manete dos piscas do Model 3 “highland” e colocado dois botões no volante… epah deixem de criar problemas onde não os há!
Vão reintroduzir em novas versões. Pode-se ter a alavanca dos piscas – pagando.
Não comprar Tesla.
Problema com as portas resolvido.
Há que ser prático e sem complicar.
É um carro só para solteiros
Para mim o tema devia ser simples, é banir os puxadores elétricos…. No mínimo impedir mais do que 4 estrelas caso não sejam mecânicos.
Nunca consegui entender esta cena, são mais botões, mais pontos de falha, peças e componentes de maior desgaste para uma coisa simples e que sempre funcionou….
Como já disse, ando com o modelo 3 e não gosto deste tipo de puxadores, não são imediatos têm sempre latência e ao início quando fechava portas do carro logo após abrir (quando me tinha esquecido de algo ou ia apanhar algo rápido dos banco de trás) a porta ficava aberta e achava estranho, até que percebi que como estava a puxar o puxador quando empurrava a porta a porta quando fechava ainda tinha o botão de abrir activo (latência brutal)
soluções? troquem de carro, ou então andem com o martelinho no porta luvas…
Como se todos os problemas em acidentes fossem os puxadores. Num blindado capotado nem os bombeiros abrem.
Ou seja, ou resolvem TODOS os problemas ou mais vale estar quieto LOLOL
Que absurdo: a UE exige que os carros sejam mais tecnológicos para garantir segurança (exigência de sensores e limitadores) e depois este tipo de solução passa com distinção nos teste EURONCAP? Algo de errado não está certo!
Do texto “… é necessário remover uma tampa de plástico antes de aceder ao cabo.”. É a primeira coisa que as pessoas querem ao tentar sair de um carro acidentado é andar a abrir tampas. Tesla no seu melhor.
Imagina quem as quer socorrer do lado de fora… Ou um ocupante que não conhece o carro… Não percebo como soluções destas passam no controlo de segurança dos testes europeus