Depois de mortes dentro de Teslas, é hora de repensar os puxadores das portas dos carros
Os puxadores das portas dos automóveis têm sido um tema quente no seio da indústria automóvel, particularmente devido a mortes atribuídas ao design dos modelos nesta matéria. Perante os vários incidentes conhecidos, parece ser o momento de repensá-los.
Com os puxadores das portas dos carros a fazerem parte de um design que se quer moderno, cresce uma preocupação de que alguns possam não ser suficientemente intuitivos, em especial quando precisam de ser usados em emergências.
Por ser um dos principais players da indústria automóvel, mas por serem, também, os seus carros a estar na origem de alguns incidentes, o debate tem girado, maioritariamente, em torno da Tesla.
De facto, Franz von Holzhausen, designer-chefe da empresa liderada por Elon Musk, já confirmou que a sua equipa está a trabalhar em novos puxadores, procurando que sejam mais fáceis de usar numa "situação de pânico".
Será o fim dos puxadores embutidos?
Entretanto, a Rivian estará, também, a repensar os puxadores das portas dos seus carros, após "funcionários e clientes [terem levantado] preocupações", segundo a Bloomberg.
Como parte da reformulação, a empresa automóvel poderia colocar um sistema de abertura/ desbloqueio manual mais próximo dos sistemas de abertura elétrica das portas, na parte traseira do R2. Além disso, seriam "claramente visíveis".
A avançar, esta será uma alteração significativa, uma vez que o R2 utiliza, alegadamente, uma configuração semelhante à do R1 e do Model Y: exige que os passageiros "removam um painel sem identificação e puxem um cabo de desbloqueio".
Quando questionada sobre o tema, a Rivian disse, ao mesmo órgão de comunicação, que "a segurança está no centro de tudo o que fazemos, e o R2 não é diferente".
A par disso, a empresa automóvel acrescentou que o próximo crossover elétrico "irá cumprir ou exceder todas as Normas Federais de Segurança Automóvel, incluindo a saída de passageiros de todas as portas em caso de acidente ou emergência".
Será esta mudança de design dos puxadores das portas uma tendência que está apenas a começar?
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Isso já foi pensado nos frigoríficos, antigamente morriam lá dentro, descobriram que era só tirar a tranca e meter portas com ventosas. E pronto, funcionou. Tbm há frixogirificos sem puxador… que importa é a tranca. Que é o que deixa trancado. Criem um mecânismo de abertura mecânica, e pronto…
Acho que a abertura mecanica existe, o problema é este
“exige que os passageiros “removam um painel sem identificação e puxem um cabo de desbloqueio”
O problema é que em situações de pânico o nosso cérebro pode não ter capacidade para pensar nesses passos todos
na fabrica de gelo morriam sem trancas
Como criar um problema que até então não existia… O mesmo se está a passar com a manete dos piscas! Não reinventem a roda… é simples!
são EVs, vale tudo para tentar ficar na moda
Os piscas não é assim tão grave, assim como assim ninguém faz piscas, nem com as tradicionais alavancas ou de botões.
Nem só EVs.
Os EVs são um fail desde o início.
Por isso as pessoas voltam para carros com motor de combustão internamente agradável.
Se são um fail porque se preocupa tanto ?
Mas não estão a voltar, estão a comprar cada vez mais, portanto um fail são os a combustão.
desespero dos restantes
Porque não manter simples, o que sempre foi simples? É a desculpa de que os ursos nos EUA sabem onde se abrem as portas dos carros, e agora todos copiam?
Qualquer dia, ao entrar no carro temos uma hospedeira de bordo a informar com sinais visuais e demonstrações, antes de cada viagem, de como abrir uma porta em caso de acidente…
A abertura de uma porta nestes casos tem de ser simplesmente natural…
Para quem tem dificuldades em aprender, talvez.
Esse é que é o problema : abrir uma porta não pode depender de aprendizagem, seja ela qual for.
Sim, a malta por aqui é muito limitada.
O simples de ato de abrir uma porta não pode nunca estar dependente de uma qualquer aprendizagem. Abrir uma porta é um movimento natural e terá sempre de o ser.
Sim JL eu já te disse várias vezes que é o mundo que anda em contra mão. Tu vais bem. Fica descansado 🙂
Não é um simples acto, mas sim um dispositivo de segurança.
Abrir uma porta é um simples ato. Não tem de requerer aprendizagem ou leitura prévia de livro de instruções. Isso é elementar nas regras de segurança.
Abrir é, dispositivo de segurança não.
É assim tão difícil carregar num botão ?
A tesla fala no assunto…os donos de teslas falam no assunto…o JL: NÃO É SEQUER UM ASSUNTO. Próximo…
Coisa que você nem leu, eu mostro:
“Será o fim dos puxadores embutidos?”
Portanto mais uma vez nem sequer leu o artigo e vem logo com toda sua presunção.
Da mesma forma que o airbag dispara, em caso de acidente as portas deveriam abrir automaticamente.
Abrir? As portas devia de cair do carro.
Não, porque o carro pode estar em movimento e pode atropelar quem sair.
abrir? queres dizer destrancar, em caso de acidente as portas podem ficar impossibilitadas de abrir
Não resolve o problema, porque dependendo do acidente podem não abrir e ficamos na mesma.
Custa alguma coisa manter os mecanismos mecânicos para abrir uma porta?
+1
ja dizia o outro sobre estes novos carros, “This thing is addressing problems that don’t exist. It’s solutionism at its worst. We are dumbing down machines that are inherently superior. “
Tesla cumpre o que promete: levar as pessoas ao seu destino. Tudo planeado.
Bom artigo, no entanto peca por ser pouco clara a situação dos puxadores.
Há problemas relacionados com os puxadores do lado exterior da porta, mas há problemas mais graves com os puxadores interiores.
Como exemplo, há modelos Tesla que abrem a porta a partir do interior com o premir de um botão elétrico. As portas da frente têm um sistema alternativo mecânico facilmente acessível mas para abrir as portas traseiras em caso de falha elétrica (ou eletrónica?) a partir do interior é necessário desmontar partes da porta, não identificadas.
Espanta-me que estas questões não esbarrem em tantos regulamentos de segurança atuais.
As traseiras também têm abertura mecânica, no entanto está “escondida”.
Com o carro a arder ainda temos de ir à procura do gatilho, para abrir a porta e podermos sair? Isso não cabe na cabeça de ninguém, só mesmo na de quem, projetou e aprovou, essa aberração.
Se arder o abre a porta normalmente, o perigo é quando bate e o sistema de 12v é desligado devido aos fusíveis pirotécnicos.
???
Então e se depois de bater o carro não pode começar a arder? Se depois o sistema eléctrico estiver desactivo, este já não abre a porta “normalmente”…
As da frente abre sempre, as detrás só com com os tais cabos.
Teve que vir primeiro o regulador chinês a obrigar a que:
– Todos os fechos de portas eletrónicos têm que ser também alavancas mecânicas para a abertura manual de portas. Desaparecem os fechos interiores manuais separados, mais ou menos escondidos. Se num Model 3 forem convidados a fazer uma viagem no banco de trás e o condutor não vos der um curso de sobrevivência vejam onde a Tesla se lembrou de por o fecho manual – vídeo do link aos 00:02:20. Mesmo que tenha dado, numa aflição ninguém se lembra.
– Os puxadores do lado de fora deixam de ser embutidos (com diferentes formas de pressão para os soltar) e abrem efetivamente as portas, em casos como ficar sem bateria ou acidente.
https://www.youtube.com/watch?v=YFAeMOC18i0
agora imagina quem tem filhos
A “inovação” foi ideia do próprio Musk.
ABERTURA EMERGÊNCIA DE PORTAS no TESLA
https://www.youtube.com/watch?v=YFAeMOC18i0
Se ao menos tivesses lido o artigo terias percebido que o assunto não é esse.
A Tesla é tão avançada que nem puxadores sabe fazer. XD
+1 ainda custa a acreditar qual o problema deles e outros com os puxadores mecanicos.
+1
Já li vários comentários aqui no Pplware sobre os carros blindados. E estes, magicamente são excluídos de qualquer debate racional em um acidente.
Sei de quem já ande com calhaus dentro dos Teslas ! Loool
Alguns basta mandarem uma cabeçada no vidro :O
Olha que é preciso ter os cornos rijos …
Num carro normal não é nada fácil partir os vidros do lado de dentro. Recomenda-se que se retire o apoio da cabeça e se use a parte metálica (está presa ao banco por duas hastes metálicas).
A Tesla ainda inventou outra coisa – quando as portas bloqueiam, do lado de dentro e do lado de fora, os vidros fecham, em vez de abrir, para o encarceramento ser completo.
“eu sou mesmo inútil” ass: um cinto se segurança
Na china já os proibiram os puxadores embutidos em agosto ou setembro deste ano.
Os chineses foram bem mais inteligentes e cautelosos, que os europeus.
A EU tem tantos regulamentos, mas pelos vistos, não servem para nada.
Estou espantado, 29 comentários e alguém só postou 1. Até estou com tonturas.:)
O momento de repensá-los era antes das mortes acontecerem, suas ANTAS!