Que marca vende mais carros elétricos na Europa? Lista de agosto surpreendente
Depois de muitos meses complicados, o mercado de veículos elétricos na Europa parece estar a recuperar a um ritmo elevado. Isso volta a ser demonstrado em agosto de 2025 com um novo crescimento. A Volkswagen consolidou a sua posição de liderança, enquanto a Tesla regressou ao segundo lugar, ainda que com uma notável quebra.
Que marca vende mais carros elétricos na Europa?
O mercado de carros elétricos na Europa voltou a acelerar em agosto de 2025, mostrando que os consumidores continuam a apostar na mobilidade elétrica. As vendas cresceram quase 27% em relação ao ano passado, com um total de 159.810 novos veículos a chegar às estradas.
No centro desta corrida, a Volkswagen assume a liderança de forma clara. A marca alemã vendeu 16.105 unidades, um salto impressionante de 45% que a coloca confortavelmente no primeiro lugar. Este resultado mostra a força da sua gama de modelos ID no mercado europeu.
A grande surpresa do mês foi o regresso da Tesla ao pódio. Depois de alguns meses afastada dos lugares cimeiros, a marca de Elon Musk garantiu a segunda posição com 14.245 carros vendidos. No entanto, nem tudo são boas notícias para a fabricante americana. Foi a única marca no top 10 a registar uma quebra, com uma perda de 23% nas vendas face a agosto de 2024.
| Marca | Vendas de agosto | Variação 2024/2025 |
|---|---|---|
| Volkswagen | 16.105 unidades | 45% |
| Tesla | 14 245 unidades | -23% |
| BMW | 12.546 unidades | 7% |
| Skoda | 11.223 unidades | 82% |
| Audi | 9.564 unidades | 54% |
| Hyundai | 8.229 unidades | 85% |
| Mercedes-Benz | 8.207 unidades | 7% |
| Renault | 7.501 unidades | 86% |
| Ford | 6.619 unidades | 123% |
| BYD | 6.465 unidades | 118% |
Lista de agosto surpreendente pela positiva
A fechar o pódio, a BMW manteve uma trajetória de crescimento estável, com um aumento de 7% nas vendas, que totalizaram 12.546 unidades. Contudo, os movimentos mais significativos ocorreram nas posições seguintes, demonstrando a crescente competitividade e a ascensão de novas forças no mercado elétrico.
A Skoda quase roubou o lugar à BMW, com um crescimento explosivo de 82%, alcançando 11.223 matrículas. Também a Hyundai (+85%) e a Renault (+86%) registaram aumentos espetaculares, provando que a concorrência no setor dos elétricos está mais acesa do que nunca.
Estes dados, compilados pela consultora DataForce, mostram um mercado dinâmico e em rápida mudança, onde marcas como a BYD e a Ford também registaram crescimentos superiores a 100%. A corrida pela liderança dos carros elétricos na Europa está, sem dúvida, ao rubro.




















parabéns aos construtores europeus que souberam dar a “volta por cima” e ir ao encontro do que os consumidores europeus querem, ou seja, marcas europeias e não aquelas “chinesices” 😉
Prova bem que não priorizam nem a segurança nem a eficiência… Levar para casa um carro com baterias de iões de lítio é por si só um problema… LFP menos grave mas baterias de Sodio era urgente implementar nos carros.
Claro….e andar com dezenas de litros de combustível é muito mais seguro…haja paciência para cientistas de meia tigela…
Melhor só andar com um tanque pressurizado de hidrogénio… É bombástico!
engraçado ver as flutuações ao longo dos meses entre as varias marcas, só demonstra que é algo de modas
Flutuações ? Como assim ?
água -> barco, barco -> madeira, madeira -> arvore, arvore -> ar, ar -> espaço, espaço -> flutua
Flu-tu-a-ções
Ah ok, bem me parecia que não queria dizer nada de importante.
Fizeste-me lembrar agora aquela malta que andava (e ainda deve andar) com autocolantes a dizer:
“I Bought This Before We Knew Elon Was Crazy!” e eu cheguei a ver uns quantos.
Percebi perfeitamente o teu comentário e de certa forma faz sentido.
Crazy é meio um eufemismo, o termo é mesmo nazi.
Certo, quer dizer, na verdade, é-me ao litro se ele quer ser A ou B, não me leves a mal, mas estou-me nas tintas para o Elon Musk e no que ele acredita.
Mas acho piada na questão da Tesla, pois a uns tempos era o verdadeiro Nirvana nos elétricos, a Apple da mobilidade, e rapidamente os carros deixaram de ter valor e passaram a ser lixo.
O que prova o ponto do Zé Fonseca A. que é tudo modas.
Quando a malta anda com estes autocolantes no tesla perguntou-me se dizem o mesmo da Volkswagen (ou outra qualquer marca Alemã).
Sim, virou moda agora usarem extremismos que foram usados e praticados há décadas.
“Virou moda” diz ele
Pensava que ía estar ali no topo a Dacia…, vê-se tantos elétricos deles…, principalmente TVDE…
Pensava que ía estar ali no topo a Dacia…, vê-se tantos elétricos deles…, principalmente TVDE…
O único dacia 100% eléctrico é o spring e salvo erro não pode fazer TVDE pois apenas tem 4 lugares e pouco espaço. Há muitos dacia a fazer TVDE mas não são eléctricos.
Não percebo nada disto, não era a BYD que estava a vender mais que a tesla?
Vamos lá responder, que não vá atrair comentários sem nexo.
Sim, a BYD superou a Tesla em vendas de veículos elétricos em algumas regiões e períodos específicos, mas a situação varia conforme o mercado e o tipo de veículo. Basta verem os nossos artigos: https://bit.ly/3KrNkSr
Quem vende mais carros elétricos?
-> 2023: A Tesla permaneceu líder global em vendas de veículos totalmente elétricos (BEVs), com cerca de 1,8 milhão de unidades entregues. A BYD vendeu aproximadamente 1,6 milhão de BEVs no mesmo ano. No entanto, quando se consideram também os veículos híbridos plug-in (PHEVs), a BYD vendeu mais de 3 milhões de veículos eletrificados no total, superando a Tesla nesse segmento.
-> 2024: A BYD ultrapassou a Tesla em vendas de BEVs no quarto trimestre, entregando 595.412 unidades, enquanto a Tesla entregou 484.507.
-> 2025: Em agosto, a BYD vendeu 6.465 veículos na União Europeia, um aumento de 118% em relação ao ano anterior, enquanto a Tesla vendeu 14.245, uma queda de 23%.
Diferenças regionais:
-> China: A BYD é a líder de vendas, superando a Volkswagen e outras marcas locais.
-> Europa: A Tesla ainda lidera em termos de volume total, mas a BYD está a ganhar rapidamente participação de mercado, especialmente em países como Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal.
-> Estados Unidos: A Tesla continua a ser a marca dominante, com vendas superiores a 600.000 veículos em 2023.
Ficou explicito?
nao bate certo o que dizes com o que está no artigo. “2025: Em agosto, a BYD vendeu 9.130 veículos na União Europeia, um aumento de 201% em relação ao ano anterior, enquanto a Tesla vendeu 8.220, uma queda de 37%.” ve a tua tabela: “BYD 6.465 unidades”. “Tesla 14 245 unidades.” supostamente a tabela é da Europa que é maior que a união europeia e tem valores inferiores para o mesmo periodo, agosto.
Certo, tens razão. Ambos estão certos. Contudo, para uniformizar, corrigi os dados de 2025. Isto porque usei os dados da Barron’s / Investing. E há um desfasamento. Isto porque, possivelmente, a Dataforce, empresa de análise de matrículas, utilizou o registo de matrículas. A Barron’s usou possivelmente números de associações nacionais ou estimativas de mercado.
Depois há também outro ponto que provoca divergências. Uma utiliza os dados da Europa, onde engloba Reino Unido, Noruega, Suíça, etc… o outro apenas União Europeia. Seguimos pelos dados do artigo, da Dataforce.
Portanto, a notícia é sobre dados manipulados. Tá certo
Manipulados? Dizes isso porque não percebeste, e o texto que deixei está simples. Existem vários indicadores, um é sobre a UE, outros é sobre a Europa. Sabes a diferença, verdade? Espero que sim!!!
Tu é que disseste que tiveste de “uniformizar dados”. Não fui eu. Eu só estou aqui a assistir.
Não disse isso, vê bem o que eu disse:
Contudo, para uniformizar, corrigi os dados de 2025 (no meu comentário). Isto porque usei os dados da Barron’s / Investing. E há um desfasamento. Isto porque, possivelmente, a Dataforce, empresa de análise de matrículas, utilizou o registo de matrículas. A Barron’s usou possivelmente números de associações nacionais ou estimativas de mercado.
Depois há também outro ponto que provoca divergências. Uma utiliza os dados da Europa, onde engloba Reino Unido, Noruega, Suíça, etc… o outro apenas União Europeia. Seguimos pelos dados do artigo, da Dataforce.
Portanto, no meu comentário, que são fontes que sigo, existe uma norma diferente dos que foram usados, e bem, no artigo. E expliquei a razão de haver números para a União Europeia e haver números para a Europa. E tu deves saber que são coisas diferentes 😉 Portanto, diz-me lá o que entendes por sobre dados manipulados? Ora diz-me lá!
na tvi a novela deve ser parecida
Nem toda a gente tem garagem para ter eléctrico, e os postos da EDP e outros, são caríssimos….
Vamos ver o que as baterias de sódio vam conseguir fazer
Com baterias de sódio já carregam sem garagem ?
As baterias de sódio agora resolvem o problema de Nem toda a gente tem garagem para ter eléctrico, e os postos da EDP e outros, são caríssimos
Talvez as Níquel – Cobre sejam o Futuro…
É uma pena os VE´s terem um design tão feio, muitos parecem uns electrodomésticos ou uma àrvore de Natal (sabiam que a PSP contratou mais efectivos para multarem os automóveis que fazem lembrar a época natalicia).
Ainda gostava de ver um electrodoméstico com 5 portas e rodas com jantes de 16 para cima.
Aconselho-o a sair mais vezes da cozinha.
Que mentira é essa sobre a PSP ?
A Telsa está a cair a pique! Menos 23%! Uau!
Oh secalharya, se já está a cair menos é porque já não está a cair a pique.
Sim, até diria que está nos melhores dias de sempre! 😀
“LOL”
Você diz, não eu.
Algo não bate certo… um aumento de 123% para a Ford, no entanto vão despedir cerca de 1000 trabalhadores na fábrica alemã em Colónia porque os modelos eléctricos da Ford não estão a ter saída…
https://www.just-auto.com/news/ford-cologne-jobs/
todo o sector automóvel vai ter de ser reajustado, com ou sem vendas, ainda por cima quando os numeros são efémeros