Ciberataque deixou radares de velocidade fora de serviço
Num mundo cada vez mais conectado, com serviços e processos baseados na rede, os ciberataques têm consequências tendencialmente mais graves. Em julho, um ciberataque que se acredita ter sido conduzido por hackers ligados à Rússia e à China desativou dezenas de radares de velocidade, nos Países Baixos.
Em junho, o Centro Nacional de Segurança Cibernética (em holandês, NCSC) emitiu um alerta sobre a vulnerabilidade zero-day do Citrix NetScaler.
Enquanto o problema era resolvido, o Ministério Público terá colocado os seus sistemas offline, no dia 17 de julho.
Entretanto, dezenas de radares de velocidade terão sido propositadamente desativados temporariamente, segundo relatos, após o grupo de hackers - supostamente ligados à Rússia e à China - ter violado o sistema do Ministério Público dos Países Baixos.
Países Baixos não estão a conseguir reativar radares de velocidade
As câmaras afetadas incluem as de velocidade fixas e médias padrão, bem como as de velocidade móveis flexíveis, instaladas em diferentes locais por períodos determinados.
Segundo o Gabinete Central de Processamento do Ministério Público (em holandês, CVOM), as câmaras são por vezes desligadas para manutenção ou inspeção. No entanto, é invulgar não ser possível reativá-las.
Neste caso, conforme explicado, as câmaras em si não foram pirateadas, mas o ciberataque está a impedir que voltem a ficar operacionais.
De acordo com a informação reportada, os sistemas violados contêm informações sobre processos judiciais em curso, investigações policiais e dados pessoais dos funcionários.
Contudo, o departamento de justiça dos Países Baixos não revelou quais os dados a que os hackers tiveram acesso - e sequer se tiveram acesso a algum.
Leia também:
Imagem: Dutch News
Neste artigo: Ciberataque, Países Baixos, Radar de Velocidade, rússia




















Podiam fazer aqui em Portugal 😉
ias ter mais radares moveis, está muito bom assim
+1
Espectacular.
Espero que a moda pegue.
Eu acho que podiam criar uma noticia,
Sobre a tentativa de atentado na Ponte da Crimeia, hoje.
Chevrolet Volt Ucrâniano, carregado de explosivos, deu a volta a uma série de Países, e tentou entrar na Russia, pela Região de Alania.
Seria depois conduzido por um kamikaze, para explodir na ponte.
Graças a deus, foi descuberto,
A Ucrânia também tentou enviar um autocarro com mais de 500kg de explosivos sintéticos de alta potência, pela BieloRussia, para o explodir na Russia.
Graças a deus, também foi detectado.
A Região de Alania, é a Região que tem a maior Comunidade dos Descendentes dos Skif-Sarmatians.
Skif -> Sarmatians -> Alans
É uma das regiões , onde ha 2 decadas, começou a sufrer genocidio contra estes povos, a outra é a Abcassia.
A Georgia, espera de forma diplomática, reaver essas duas regiões, a Rússia é favorável, mas presentemente houve um revés.
A Russia pediu á Georgia para assinar um documento, em que proibia de forma permanente, violência, ou genocidio nessas zonas.
O presidente Georgiano recusou-se a assina-lo!!
Esse documento era o passo inicial para conversas sérias e legais sobre esses territórios voltarem a Georgia, mas pelos vistos a Georgia ainda sonha em eliminar aquela gente, que vive naquelas territórios.
Claro teria que ser feito referendums também, mas este documento era o primeiro passo.
É interessante que estas zonas é precisamete por onde andam a tentar passar carros bomba, são as zonas que teem mais transacções de bens entre os 2 países.
A BieloRussia, é a mesma coisa.
O PPlware podia fazer um artigo sobre isto.
O Pplware tem de se preocupar com questões políticas? Já agora, sabe que esses atentados foram encenados? Pois é, a malta pró-russa do e do seu regime assassino, nunca sabe dos detalhes! O FSB agradece, pois os vídeos são tão mal feitos que essa polícia política se “esquece” do perigo que é estacionar mesmo ao lado de bombistas suicidas, que amavelmente tendem a render-se sempre ao primeiro sinal. Coisas.
Deves ser daqueles que vê demasiado a CNN Portugal…
Não dizes nada de novo, apenas repetes a mesma lenga lenga de quem não sabe absolutamente nada
Os videos parecem bem reais, e eles filmam tudo.
É uma pensa é andarmos a varrer para debaixo do tapete, quando o assunto é tão grave.
Vai lutar para a Ucrânia,
Eles precisam de kamikazes.
E nós, de gente a escrever sem erros. Uma lástima o que se lê por aqui, para não falar das idiotices…. só podem ser miúdos de 10 anos que deviam estar na cama a dormir
Alguém conhece lá alguém, pra meter uma cunha?
Muito bom!
Abençoados hackers e se forem mesmo russos, chineses, iranianos, … bênção a dobrar