Ações das fabricantes europeias de automóveis caem após imposição de taxas por Trump
Indo ao encontro do que prometera, Donald Trump decidiu aplicar taxas sobre os produtos provenientes do México, Canadá e China. Embora não tenha ainda visado a Europa, as fabricantes europeias de automóveis acordaram com uma queda nas suas ações.
Conforme informámos, Donald Trump avançou com o seu plano protecionista, assinando decretos executivos que impõem taxas de 25% sobre a maioria das importações provenientes do Canadá e do México, dois dos seus principais parceiros comerciais, e uma taxa de 10% sobre os produtos importados da China.
Com medidas previstas para as importações de produtos europeus, mas sem taxas concretas anunciadas, as ações de algumas das maiores fabricantes europeias de automóveis já caíram, nesta segunda-feira.
As taxas já impostas sobre os produtos mexicanos, canadianos e chineses estão a suscitar preocupações quanto à imposição de taxas sobre as importações europeias.
Conforme avançado pela Reuters, a Volkswagen e a Stellantis, que têm operações importantes no México e são particularmente vulneráveis às taxas, caíram cerca de 6%, registando a maior queda entre os seus pares.
Depois, a Volvo Cars, Mercedes Benz, BMW e Porsche caíram entre cerca de 3,4% e 5,2%, e o fornecedor francês de peças de automóveis Valeo caiu 7%.
O índice europeu de automóveis e peças caiu 3,4% para mínimos de mais de duas semanas, liderando as perdas entre outros índices de setor no STOXX 600 da Europa, que caiu 1,3%.
Analistas temem consequências económicas das taxas americanas
Acreditamos que cerca de 8 mil milhões de euros das receitas da Volkswagen são afetados pelas taxas e cerca de 16 mil milhões de euros das receitas da Stellantis.
Escreveram os analistas do banco de investimento Stifel, numa nota citada pela imprensa.
Por sua vez, os analistas do JPMorgan disseram, numa declaração, que esperam que as fabricantes de automóveis assumam compromissos com o Governo dos Estados Unidos sobre empregos e produção de veículos no país.
Curiosamente, os analistas e especialistas temem que as taxas sobre o México possam ser mais prejudiciais para as fabricantes de automóveis europeias e os seus fornecedores do que quaisquer taxas diretas sobre os produtos da União Europeia.
Os burocratas da UE taxam a China, onde as marcas auto conseguem vender mais que na UE isso foi um tiro no pé pois a China deixa de ter interesse em que se venda tantos BMWs na China, agora o Trump ameaça com novas taxas e com a guerra da Ucrânia/Rússia ficamos mais dependentes da América estamos ligados.
Os político europeus não perceberam que a Ucrânia é só um peão na guerra de interesses América – Russia e funcionou muito bem para o lado dos Americanos, conseguiram lixar a zona Euro e enfraqueceram a Rússia.
Não foram só os políticos.
Muitos cidadãos europeus emprenharam pelos ouvidos, acreditaram em tudo o que ouviam.
Nem se aperceberam sequer das contradições que afirmavam. Numa altura a Rússia já não tinha botas nem ração para os soldados, mas no dia seguinte a Rússia já vinha conquistar a Europa toda, lol.
Só quem andava completamente cego, não percebeu que era a UE que ia ficar com a Ucrânia nas mãos. Como dizes e bem, para os EUA a Ucrânia foi apenas um peão que lhes garantirá muito dinheiro, quer no armamento que a UE lhes continua a comprar para armar a Ucrânia, quer na sua reconstrução.
Parabéns UE tapada e submissa.
“Curiosamente, os analistas e especialistas temem que as taxas sobre o México possam ser mais prejudiciais para as fabricantes de automóveis europeias e os seus fornecedores do que quaisquer taxas diretas sobre os produtos da União Europeia.“
Porque? Se isto é verdade só comprova que de facto os EUA deveriam ter feito isto mais cedo!!
Economia global onde as empresas fogem para paises pobres ou sub desenvolvidos á procura de materia prima barata e mao de obra barata, prejudicando esses paises e a europa a troco de mais lucro!! Mas no entanto gostam de taxar o contribuinte europeu sempre que alguém dentro da Europa dá um peido!!!
As marcas europeias fabricam na america do norte.
É muito simples. Baixam à bruta às margens, fazem produto simples e para durar, de baixo peso e consumo , e tratam de o vender na Europa acessível à classe média assalariada. Senão , fecham portas. Não tem nada que saber.
Se eles fizerem isso têm de cortar custos com salários e pessoal. Uma porque queres carros baratos e outra porque queres que durem muito.
Se isso acontecer teremos de levar contigo a chorar todos os dias porque a classe operária ganha pouco e sofrem com o desemprego.
Tu és uma utopia andante! Alguém que almeja que outros façam por e parar ela o que ela própria não consegue, nem se esforça para conseguir.
Entre os EUA, o México e o Canadá estava em vigor um acordo de livre comércio – o United States-Mexico-Canada Agreement (USMCA). Substituindo um anterior (NAFTA) esse acordo, negociado por Trump no seu primeiro mandato, aprovado pelo Congresso e assinado por Biden, entrou em vigor a 01/07/2020.
Relativamente aos automóveis – não pagavam taxas alfandegárias desde que 75% das suas componentes tivessem sido fabricadas nos três países. Isto levou a que as marcas repartissem as fábricas de componentes e de montagem nos três países, o que levou a trocas comerciais intensas entre eles no setor automóvel. Uma dessas marcas, que se fala no post, é a VW, com fabricas de montagem no México, de automóveis para exportar para os EUA.
Ao contrário do que seria normal – uma renegociação do USMCA, que teria que ser aprovado pelo Congresso, Trump rasgou esse acordo, invocando “o uso da Lei de Poderes Económicos de Emergência Internacional (International Emergency Economic Powers Act) uma autoridade executiva que lhe permite responder a ameaças económicas ou de segurança extraordinárias. As taxas alfandegárias sobre os produtos importados do Mexico e do Canadá passaram a ser de 25% (exceto para o petróleo do Canadá que é de 10%).
Essa lei não foi usada anteriormente para promulgar taxas alfandegárias, pelo que há quem entenda, como o Financial Times, que os tribunais e o Congresso as deveriam bloquear.
O Canadá já aprovou medidas retaliatórias, como a aplicação da taxa de importação de 25% sobre bebidas importadas dos EUA e o México diz que está a preparar a sua resposta.
E é isto, Trump iniciou uma guerra comercial na América do Norte, que vai ser prolongada e não se sabe como vai acabar. É natural que as ações das empresas mais afetadas caiam.
Trump anunciou para breve o aumento das taxas aduaneiras com a UE.Por certo vai invocar também “o uso da Lei de Poderes Económicos de Emergência Internacional (International Emergency Economic Powers Act). No caso do México e do Canadá, ainda tentou justificar com a imigração ilegal e a e fentanyl pelas fronteiras, o que relativamente a Canadá não faz qualquer sentido.
Paris e Berlim ameaçam retaliar se houver novas tarifas de Trump, resta aguardar.
Curiosa foi uma certa distinção de Trump em relação ao Reino Unido e a UE, dado a entender que com a UE era mais grave. O que deixa o Reino Unido sem saber se deve pedir uma quase reintegração na UE ou não.
Putin e Xi Jinping riem-se do nacionalismo e isolacionismo dos EUA, que não respeita aliados e fica sem amigos.
A UE tem de fazer 3 coisas, trazer o UK de volta, reatar relacoes com a Russia e baixar taxas da china subindo as americanas. Em 2 anos o Trump ja estara de joelhos
Vou indicar-te para super conselheiro europeu das estratégias.
Não sei se consegues conjugar isso com o teu trabalho de engenharia e desenvolvimento na NASA a par do teu hobbie de física quântica e CEO da mobilidade electrica mundial e artilharia bélica.
Mas estando a falar de ti, tenho a certeza que será apenas mais um pequeno desafia para as tuas habilidades e conhecimentos.
E faria muito melhor que os que la estao. A UE e governada por gente que so quer saber de emigrantes e lgbts e nao sabe impor respeito a ninguem
Lá isso é verdade.
Quais são atualmente as taxas que a UE aplica ao produtos dos eua?
Com a Russia? Como se estão na NATO?
Baixar as taxas da china? No problem, sabes o que vai acontecer depois?
Como o mercado europeu não dá subsídios aos fabricantes como dá a china, nem consegue o mesmo preço pela mão de obra e matéria prima (especialmente para os elétricos em que a china tem monopólio), grande parte dos trabalhadores vai perder o emprego, fabricas vão fechar (ou ser compradas pela china como aconteceu a muitas empresas alemãs).
Com o tempo os europeus vão começar a ser governados pela china e por consequência vão passar a ser escravos deles, isto se eles com AI daqui 30-50anos não se lembrarem de eliminar os europeus, basta dizer que o sistema dos drones foi infetado por um virus americano, ou que perderam o controlo. Não passam por maus da fita como os alemães e conseguem o objetivo.
são todos grandes adeptos da globalização mas só quando serve para explorar e colocar na miséria os países de africa, ásia e américa do sul…!