Prisões portuguesas vão ter inibidores de sinal de telemóvel
A utilização de telemóveis nas cadeias portuguesas tem sido um tema de discussão, mas, na verdade, nada tem acontecido. O Governo anunciou agora que este ano ainda vai avançar um concurso público internacional para a instalação de inibidores de sinal nas cadeias.
Investimento em inibidores de sinal vai rondar os 10 milhões de euros
Nos últimos anos temos tido o conhecimento de certos acontecimentos que se realizam dentro dos estabelecimentos prisionais portugueses. A "culpa" é dos telemóveis e redes sociais que são usados indevidamente pelos próprios presidiários.
A instalação de inibidores de sinal para telemóveis nas cadeias portuguesas é uma das medidas mais importantes para garantir a segurança. Esta é a posição assumida pelo Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, depois de a ministra da Justiça ter anunciado o lançamento do concurso para a colocação destes equipamentos em todas as cadeias do país.
Rita Alarcão Júdice revelou que o investimento vai ultrapassar os dez milhões de euros e sublinhou a necessidade de bloquear a rede de telemóvel, por existirem reclusos a utilizar estes equipamentos no planeamento de fugas ou negócios de droga.
São cada vez mais os telemóveis que são “apanhados” aos reclusos nas prisões. Mesmo presos e sem acesso direto ao mercado, o número de telemóveis apreendidos nas prisões duplicou em seis anos.
Em 2017, tal como noticiamos aqui, eram maios de 5 os telemóveis apreendidos nas prisões por dia em Portugal. Entre 2014 e 2016 foram apreendidos 3850 telemóveis nas prisões. Até há presos que usam o telemóvel para chantagear mulheres.
Recentemente foram também apanhados 79 telemóveis na prisão de Paços de Ferreira e houve inclusive um recluso que foi apanhado com 7 telemóveis no ânus.
Mais simples…
Distribuir uns milhões em aumentos de salário aos funcionários das cadeias, motivando os profissionais a impedir que os telefones cheguem às cadeias.
Nem precisa de concurso público e o impacto é muito mais rápido.
+1
Mas porque é agora temos de dar mais dinheiro a toda a gente para fazer o seu trabalho sem cometer crimes? Ainda no ano passado abriu concurso com “remuneração iguala a prevista para a categoria de agente provisório”, de 870 euros mensais – o equivalente ao Salário Mínimo Nacional para 2025.
Depois, “após a conclusão do curso com sucesso, é atribuída aos novos a primeira posição remuneratória da carreira (mínimo de 1.717 euros/mês)”
Às vezes falta é seriedade e humildade no trabalho.
Está a querer dizer que os funcionários das cadeias não se sentem motivados para impedir o uso de telemóveis.
Os telemóveis são colocados lá dentro por alguém que no fim do dia vai dormir a casa, certamente motivados por qu€ntias que governo nenhum lhes pode pagar
Dar mais dinheiro não vai resolver nada. Quanto não há seriedade e há ganância, não importa se ganhas 10 ou 100. Havendo oportunidade de meter a mão no bolo, lá vai ela, nem que seja por “vício”. Se antes podias comprar uma TV de 32″, agora queres de 65″ e amanhã de 80″. Já dizia no Idiocracy “I like money too”.
As tuas premissas de causa e efeitos estão errados…
O presidiário tem interesse em colocar um telefone dentro da cadeia independentemente do salário dos funcionários presidiários na mesma.
Eu quer-me parecer que não são os presos a levar os telemóveis lá para dentro… desconfio. Vai é dar cabo do negócio de alguns “intermediários”. Lá vão os sindicatos que agora acham boa ideia convocar greves por terem tido quebra de rendimentos.
Eu tambem tenho a mesma desconfiança…
“prisão de Paços de Ferreira e houve inclusive um recluso que foi apanhado com 7 telemóveis no ânus.”
Ehhhh valente! Grande “armazém”!!!
Se fossem 7 IPhones promax, que grande armazém…
Não foi na prisão de Paços de Ferreira. Depois de uma saída precária, “Um preso na cadeia da Guarda foi apanhado com droga e sete telemóveis escondidos no ânus.”
E não bateu o recorde, no Brasil houve um com 8 telemóveis, carregadores, cabos e chips 🙂
https://pplware.sapo.pt/informacao/preso-e-apanhado-com-8-telemoveis-carregadores-cabos-e-chips-no-anus/
então ele teve que fechar a “loja” 😉
Será que apanhava rede?
10 milhões? Não é mais fácil e barato impedir a entrada de telemoveis na cadeia? Se eles entram, muitas outras coisas podem entrar! São presos, nem eletricidade deviam ter!!
Impecável