Drive Pilot da Mercedes já permite “condução automatizada” a 95 km/h
A Mercedes assumiu-se como a marca que mais tem desenvolvidos os seus sistemas de auxílio ao condutor para uma futura condução autónoma. Atualmente a marca alemã tem já tecnologia nível 3 e agora apresentou mais uma novidade no seu Drive Pilot.
Nível 3 mais rápido do mundo
O Drive Pilot, a função de “condução condicionalmente automatizada” de nível 3 da Mercedes-Benz, está a ganhar um aumento de velocidade. O sistema irá agora suportar velocidades de até 95 km/h nas autoestradas alemãs, um sinal de que o fabricante de automóveis está a sentir-se otimista em relação à sua tecnologia de ultrapassagem de limites.
A Mercedes ainda está à espera da aprovação dos reguladores alemães antes de lançar uma atualização de software para os clientes dos veículos que suportam o Drive Pilot. Mas assim que isso acontecer, a empresa gaba-se de ter “o sistema de Nível 3 mais rápido do mundo num veículo de produção em série”.
O Drive Pilot é semelhante aos sistemas de condução em autoestrada “mãos-livres”, como o Super Cruise da GM, o BlueCruise da Ford e o Autopilot da Tesla, na medida em que permite que os condutores tirem as mãos do volante e o pé do pedal em determinadas condições.
Atualmente, só está aprovado para utilização em dois estados dos EUA: Califórnia e Nevada. Mas, ao contrário dos sistemas de Nível 2, em que os condutores têm de manter os olhos na estrada, o sistema de Nível 3 da Mercedes tem mais algumas permissões.
Drive Pilot da Mercedes permite tirar os olhos da estrada
A evolução conseguida pela marca germânica inclui permitir que os condutores desviem o olhar da estrada para outra coisa, como um jogo ou um filme, quando estão reunidas determinadas condições.
No entanto, para que o Drive Pilot funcione, é necessário que haja: um veículo à frente do seu carro; condições de estrada razoáveis com marcas e linhas legíveis; e tempo limpo e luz ideal. Se uma ou mais destas condições não for cumprida, o Drive Pilot não estará disponível para utilização.
Inicialmente, a Mercedes comercializou o Drive Pilot como a funcionalidade ideal para o trânsito “stop-and-go”. Deixe que o automóvel se encarregue da condução, para que possa consultar o seu telemóvel ou relaxar. Quando precisar de retomar o controlo do veículo, o sistema avisa-o com antecedência.
Mas ao aumentar a velocidade máxima, a Mercedes parece agora interessada em vender o Drive Pilot como o sistema parcialmente autónomo ideal para viagens de carro em geral. A empresa encara o sistema como um trampolim para a condução totalmente autónoma.
Necessário haver sistemas para "vigiar" condutores irresponsáveis
Apesar das marcas terem vários sistemas que avaliam a seriedade da condução e atenção dos condutores, estes são hábeis a contornar as regras que regem os sistemas de assistência ao condutor, de acordo com um estudo recente realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety. E embora a Mercedes afirme que os condutores não poderão adormecer ou subir para o banco de trás enquanto utilizam o Drive Pilot, alguns irão certamente tentar o seu melhor.
Claro, quando um carro viaja a velocidades muito mais elevadas do que anteriormente, basta uma fração de segundo para que algo corra mal.
Há estudos que demonstram que a transferência entre um sistema automatizado e um condutor humano pode ser particularmente difícil. Quando as pessoas estão desligadas da condução durante um longo período de tempo, podem reagir de forma exagerada quando assumem subitamente o controlo numa situação de emergência.
Podem, por exemplo, fazer uma correção excessiva da direção, travar com demasiada força ou ser incapazes de responder corretamente por não terem estado atentos. Estas ações podem criar um efeito dominó que pode ser perigoso - e talvez mesmo fatal.
A maioria das empresas totalmente autónomas, como a Waymo e a Cruise, afirmaram que consideram o Nível 3 demasiado perigoso, preferindo trabalhar exclusivamente na tecnologia de Nível 4, que exclui completamente o condutor da equação.
A Mercedes está a obter aprovação para luzes de marcação turquesa que aparecem nos faróis, luzes traseiras e espelhos laterais para que outros condutores saibam que o sistema de Nível 3 está a ser utilizado.
A empresa afirma que a velocidade máxima permitida para a “condução condicionalmente automatizada” na Alemanha é de 130 km/h, que pretende atingir até ao final da década.
Não percebo a lógica de comprar um carro e depois o carro conduz-se sozinho, para isso vou de autocarro e poupo muito dinheiro 🙂 🙂 🙂
90% das pessoas compram um carro para se deslocarem não é para o conduzirem, eu também não percebo a lógica de adorarem conduzir na autoestrada para ir sempre em frente realmente mais vale o carro conduzir, se querem conduzir por prazer vão para uma pista não é para a A2
As nossas AE deixam muitas pistas de beiça caída com a “qualidade” de curvas que se encontra pela frente.
E quem como é que sabes se essas pessoas que vão na A2, não se estão a deslocar para uma pista ou cartódromo?
🙂 🙂 🙂
Estou a brincar contigo, e estava a ser irónico nem toda a gente conduz porque gosta.
As estatísticas deste rapaz são uma obra de arte. Nem sabe quantos carros existem, muito menos o que as pessoas querem, mas para defender a ideia dele, é logo assim de 90 para cima
Gostas de ser passeado? Vai de Uber e deixa lá os outros.
Que tratado. Compram um carro para se deslocar, e não para conduzir??? Como é que se deslocam sem conduzir????
É a diferença entre saber ler e saber enterder o que leu
Oh amigo, se precisa de se deslocar apenas, vai de transporte público. Se quer ter prazer na condução, compra um desportivo, caso tenha possibilidade financeira, ou pelo menos cabeça. Se tem necessidade em deslocar-se, e gosta de conduzir, compra uma viatura à medida das suas necessidades. Percebido, ou precisa de mais explicações depois de ler?
Exactamente um carro foi feito para quem gosta de conduzir. Ninguém compra por necessidade.
Ao implementar condução autónoma acabam com a única razão de se adquirir um.
“Macacos” a conduzir veiculos de 2 toneladas a alta velocidade tem tudo para correr mal, o ser humano já provou ser um péssimo condutor, é tudo uma questão de poupar vidas e reduzir ferimentos.
Fala por ti…
Não precisas de ficar ofendido por factos ciêntificos, deve ser o teu ego que ficou ferido mas tens que superar a mente de macaco e ser mais racional e menos emocional! Somos maus condutores e morrem cerca de 1.19 milhões de pessoas todos os anos devido a acidentes, é muito.
Imagina então o pessoal que contrata motoristas, esses é que é só deitar dinheiro fora, pagam o carro e ainda a alguém para o conduzir que desperdício…
Em uma viagem de 4 ou 5 hrs, teria o prazer de deixar o carro dirigir por si proprio nas longas retas interminaveis.
quando a ir de autocarro, se tiver familia, teria que comprar de 3 a 5 passagens, o que pode ficar até mais caro. Fora a dor de cabeca de ir para a rodoviaria, cheio de malas, pegar filas, ter que chegar no horario certo ou esperar, chegar no destino e ter que passar por tudo isso de novo, alem da volta. Enfim, acredito que o sr. tenha percebido.
Eu estava a ser irónico, por isso coloquei lá os smiles, nem todos gostam de conduzir e eu compreendo isso.
Mas em relação au autocarro fazemos o mesmo mas nos aeroportos, carregamos as malas os miúdos e podemos ou não chegar a hora prevista, não há assim grande diferença entre o autocarro e os aeroportos a nível de logística.
Se alguem compra um carro só pelo prazer de o conduzir, pode passar o dia a conduzir á volta do quarteirão. Assim dá uso ao carro e pode ter o prazer de o conduzir
Verdade.
Quem não gosta de conduzir, também pode chamar o Uber.
Não és obrigado a conduzir toni.
Podes dar as voltas que quiseres ao mesmo quarteirão sentadinho no banco de trás a ver os pokemons.
Ninguém é obrigado a conduzir. O pessoal só compram e conduzem carros pelo prazer.
Com sistemas autónomos destes as vendem caem para 0. Se não for para passar horas a conduzir ninguém vai comprar porque acabam com a única razão de aquisição
Toni, é a tua opinião.
Volto a dizer, para quem não gosta de conduzir já existe solução, transportes públicos e uber.
Não consigo entender o teu problema com os outros.
Já agora, se puderes explicar só para perceber, “como é que com sistemas autónomos destes as vendas caem para 0”.
Quem vai andar nestes carros então?
Links para o resumo e os dois estudos do IIIHS – Insurance Institute for Highway Safety (sistemas da Tesla e da Volvo). Demonstraram que os condutores, com a continuação da condução automática, vão-se desligando, perdendo a atenção e aproveitam para fazer outras coisas. E aprendem depressa a fintar os alertas visuais ou sonoros de confirmação de que estão atentos. Por exemplo, se têm que tocar no volante a certos intervalos de tempo, tocam antes que o sinal sonoro se intensifique. Se surgir uma situação em que têm de intervir estão distraídos.
Aqui há tempos, foi apanhado pela polícia alemã, na autoestrada, um Tesla com um condutor completamente bêbado a dormir. Levava uns pesos no volante para fingir a pressão das mãos apoiadas no volante.
https://www.iihs.org/news/detail/drivers-quickly-learn-to-skirt-limits-set-by-partial-automation-systems
Acho estúpido comprarem um carro que se conduz mas que não consegue responder a situações complicadas.
Não me importo de conduzir, importo-me é de pagar essas mariquices. Depois admirem-se que o pessoal não compra carros alemães.
Que conversa é essa de quem não gosta de conduzir pode sempre andar de transportes e não compra carro??? Vivemos num país onde o transporte público e ferovia estão altamente desenvolvidos de facto… já ouviram falar de regiões sem oferta de transporte público que se adeque aos horários das nossas necessidades, ou mesmo inexistentes? Vamos alugar um taxi cada vez que houver necessidade de deslocação ou Uber se houver?
Outra coisa, a notícia é sobre condução autónoma ou aproximação a essa realidade. Mesmo quem gosta de conduzir, com certeza terá inúmeras vezes que tem de o fazer sem ter vontade nesse período, seja por cansaço ou ou outro qualquer motivo. A condução autónoma, mesmo num nível de auxílio ao condutor, não lhe tira o prazer de ir ao volante e assumir o controlo quando quiser, max permite-lhe ter algum relaxamento, e mesmo quem gosta de conduzir e até pode fazer disso trabalho agradece. Gostar genuinamente de conduzir, não significa que tenha a mesma vontade em todos os momentos. Há momentos (muitos) que se aprecia, há outros que por qualquer motivo paralelo só queremos chegar ao destino, se nos ajudarem tanto melhor