Xpeng quer construir carros elétricos na UE, em zona com “riscos laborais relativamente baixos”
Com planos para erguer uma fábrica na Europa, a Xpeng revelou que irá construir os seus carros elétricos numa zona da União Europeia (UE) com "riscos laborais relativamente baixos".
De acordo com He Xiaopeng, diretor-executivo da Xpeng, numa entrevista à Bloomberg na sede da fabricante de automóveis, em Guangzhou, na China, a empresa está na fase inicial de seleção de um local para fabricar os seus carros na UE. O objetivo passa por localizar a produção dos seus modelos, procurando contornar as taxas de importação recentemente impostas pelo bloco - no caso da Xpeng, a taxa adicional corresponde a 21,3%.
O diretor-executivo assegurou que o plano da fabricante chinesa de se tornar global não será afetado pelo aumento das taxas, apesar de ter reconhecido que alguns "lucros provenientes de países europeus serão reduzidos após o aumento das taxas".
Conforme avançado por He Xiaopeng, citado pelo Automotive News Europe, a Xpeng quer escolher áreas com "riscos laborais relativamente baixos", e planeia criar um centro de dados em grande escala, na Europa, uma vez que a recolha eficiente de informação se torna fundamental para as funcionalidades de condução inteligente dos automóveis.
Xpeng na Europa: fabricante procura espaço num país da UE
Atualmente, a Xpeng tem em curso uma parceira de um ano com a Volkswagen, pelo que centenas de funcionários da fabricante alemã de automóveis estão, agora, a trabalhar na sua sede em Guangzhou. De acordo com He, a empresa está "a fazer todos os esforços para garantir que a parceria funcione bem".
E, de facto, com a ajuda da Volkswagen, a margem bruta da Xpeng, no segundo trimestre, subiu para 14%, contra 3,9% negativos há um ano.
Entretanto, a fabricante chinesa espera que os seus recursos em matéria de Inteligência Artificial e de condução assistida avançada a ajudem a penetrar no mercado europeu.
Segundo o diretor-executivo da empresa, a Xpeng investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento relacionados à tecnologia, incluindo os seus próprios chips, pois os semicondutores desempenharão um papel mais crítico em veículos inteligentes do que as células da bateria.
Mais um centro de dados. Quero ver onde vão buscar energia para carregar os carros e para mais centros de dados faraónicos.
Ao sol à chuva ao vento tanta energia gratuita por aí é só usar
+1
Ao comentares está a suportar e alimentar o flagelo que são os centro de dados
A energia só é problema para carregar veículos 100% elétricos porque toda gente sabe que para produzir hidrogénio já não é problema nenhum e até sobra…
Quero ver as taxas agora
Mas a ideia é mesmo obrigá-los a fazer investimentos cá. Tamos a fazer o mesmo que o Brasil faz há décadas. Se queres ter acesso ao mercado e vender muito lá, tens de ter produção local pk senão levas com o rape das taxas de importação e depois não tens a quem vender o teu produto pk o mercado de origem já tá saturado
Às taxas de importação responde-se na mesma moeda. Assim a UE não vai longe.
Porque? As maior parte das marcas europeias fabricam tudo na china. Não há nada para importar para a china.
Enganas-te. Há produtos de luxo europeus – champanhe, carros de alta cilindrada, alta costura, etc.- que dependem do mercado chinês. É só por isso que tanto a UE como a China têm seguido uma de ‘inimigos, inimigos, negócios à parte’.
Não, a ideia era eles ficarem ao mesmo preço dos europeus para ver se a industria automóvel europeia não ia toda com os porcos em menos de nada, se eles vierem para cá escapam as taxas e vendem 50% mais barato que os europeus, ganhas os investimentos cá mas a industria europeia é reduzida a cacos e aí se lhes aptecer fecham tudo cá e voltam para china tu já não podes meter taxas nesse caso porque já não tens nada cá, dependes deles. É claro que não vai ser bem assim mas não vai andar longe os europeus andaram a dormir combinavam os preços uns com os outros o preço dos carros dispararam escandalosamente nestes 20 anos agora apareceu concorrência a serio e o zé povinho não é parvo já andamos a ser enganados há 20 anos já chega, 80% da industria automóvel europeia vai ser a próxima Nokia
Paga 1600€ aos chineses na china como é pago na EU é depois vem dizer que é igual!!! Diz a China pra cumprir as mesmas regras incluído de poluição tambem!!
Que tal pensares um pouco o porquê dos carros serem mais caros na EU
O porque de serem mais caros? Porque andam à 20 anos a gozar com o ze povinho nunca se actualizaram agora que há concorrência já andam a chorar que não conseguem e precisam de ajuda europeia.
Já agora diz também à VW para cumprir as regras da poluição que andamos a pagar os carros mais caros e eles ainda falcatruavam aquilo e depois a solução foi tirar cavalos ao carro, VW nunca mais podem morrer venham os chineses.
E já agora os carros têm de cumprir as normas de poluição se não nem entravam cá.
Isso mesmo @Vortex. Querem vender cá? Só têm q fabricar cá tal como os UEs fabricam lá.
Vamos ver é se não vão roer a corda como a BYD fez ao Brasil ou se não vão passar de armazéns de montar kits.
E, já agora, para montarem a fábrica cá tem de ser com um sócio europeu, com 51% da quota no mínimo.
Portanto a fabrica de uma empresa chinesa tinha de ficar em nome de uma cidadão europeu que teria total controlo sobre essa fabrica ahahahhah sim faz todo o sentido
É precisamente o que acontece na China.
Os que vierem da China são tributados, os que forem feitos na Europe não levam taxas, qual a dúvida?
Interessante é saber o custo de fabrico dos xpeng feitos por cá, ficarão ao mesmo preço dos feitos na China?
As taxas estão a funcionar lindamente ao obrigar os chineses a montar fábricas cá e assim empregar europeus!
Vão montar as fabrica e trazem os chineses de lá quando limparem a concorrência europeia toda voltam para lá
Nem pensar. A UE não é confiável para ter activos chineses. Dentro de alguns anos a China vai precisar de invadir Taiwan e sujeitava-se a sanções, congelamentos e confiscos. A UE é lacaios dos USA.
Chora mais, chora pelo teu querido xixi ping que quer muito massacrar civis de taiwan e dos países nos mares ao sul da china, tão benevolente que ele é, devia ser canonizado (com pólvora dentro do canhão!)!
Ora nem mais se a China tiver que invadir Taiwan sabe que fica sem os seus activos no ocidente.
E nós sem telemóveis e outros gadgets que neste momento são maioritariamente feitos por lá.
Não creio que a resposta seja assim tão simples infelizmente.
Compra Samsung. De certeza q não é feito lá.