Alemanha vai abster-se na primeira votação da UE sobre as taxas sobre elétricos chineses
As taxas impostas pela União Europeia (UE) aos carros elétricos chineses não são consensuais, com um relatório a indicar que a Alemanha abster-se-á na primeira votação europeia sobre o tema.
Numa decisão tomada há alguns dias, a UE está a impor taxas provisórias de até 37,6% sobre os carros elétricos importados da China, aumentando as tensões com Pequim. A primeira votação dos Estados-membros sobre esta imposição acontecerá amanhã, dia 15 de julho, e terá um caráter não vinculativo.
Segundo revelado por fontes à Reuters, a Alemanha deverá abster-se, porque a investigação que está a ser conduzida pela UE, relativamente aos potenciais subsídios recebidos pelas fabricantes chinesas, não está terminada e as negociações entre a Comissão Europeia e o Governo chinês estão, ainda, em curso.
De facto, as fabricantes de automóveis alemãs, que vendem um terço dos seus automóveis por ano na China, receiam um conflito comercial com um dos seus principais parceiros. Além disso, temem as medidas de retaliação que a China pode, eventualmente, decidir implementar.
UE tem de ouvir Estados-membros para impor taxas aos elétricos chineses
A primeira votação dos Estados-membros sobre a imposição provisória de taxas sobre os elétricos chineses acontecerá amanhã, dia 15 de julho, e não é vinculativa. Nesta fase, a Comissão Europeia tem plenos poderes para impor direitos, embora consulte os membros da UE e deva ter em conta as suas posições.
Seguir-se-á uma votação final, aquando do fim do inquérito, onde a Comissão Europeia pode propor direitos definitivos, normalmente aplicáveis durante cinco anos.
A sua proposta poderá ser bloqueada, caso uma maioria qualificada dos 27 membros da UE se opuser. Uma maioria qualificada requer o apoio de 15 membros que representem 65% da população do bloco.
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Andam a vender activos e esvaziar contas públicas para financiar guerras e vêm posicionar-se à parte para observar as estratégias dos restantes para depois decidir. Tão disfarçado que isto anda, mas está no sangue.
!?
O camarada tem de explicar melhor a verdade (aka propaganda e retórica) senão o imperialista não entende!
Se a Alemanha se abstém, está ganho. Dos restantes só a Hungria vai votar a favor para parecer bem ao gov chinês via BYD que tem pais para instalar lá uma fábrica.
Não apanhaste o filme. A UE tem três pilares.
– A Comissão Europeia (o governo)
– O Parlamento e
– O Conselho Europeu, onde estão representados os Estados-membros
E, ainda, os Estados-membros individualmente considerados.
A Comissão Europeia tem competência para aprovar as taxas de importação provisórias. Estão aprovadas e estão em vigor desde 5 de julho.
O que haverá na 2ª Fª, dia 15, é uma consulta, por escrito, aos Estados-membros individualmente considerados (não é o Conselho Europeu).
Diz a Reuters que:
“Uma abstenção nesta primeira etapa significa efetivamente apoiar a Comissão enquanto ela continua as negociações com Pequim sobre o maior caso comercial da UE até agora. A maior economia da UE [a Alemanha] abster-se-á porque a investigação anti-subsídios continua e as negociações entre a Comissão da UE e o governo chinês estão em andamento, disseram as fontes. A Alemanha abster-se-á no espírito de “solidariedade crítica” com a Comissão da UE, disse uma das fontes. A França está entre os mais firmes apoiadores do caso, enquanto a Hungria condenou”.
As tarifas definitivas serão aprovadas até 4 de novembro. Então é que se irá ver se, dos 27 Estados-membros, 15, que representem 65% da população da UE, estão contra, caso em que são bloqueadas as taxas definitivas.
Que estão em vigor já sabemos, embora alguns continuem em negação!
“Uma abstenção nesta primeira etapa significa efetivamente apoiar a Comissão ”
Portanto está ganho.
“enquanto a Hungria condenou”
Só podia, tal como tinha dito. Está com medo que a BYD se zangue e passe tudo para a Turquia loool
*planos
UE tem de ouvir Estados-membros para impor taxas aos elétricos chineses…??? Não tem nada. Tal e qual um cachorrinho amestrado, a UE só ouve e obedece ao executivo americano, que por sua vez só obedece aos lobbies da Ford, GM, Chevrolet, etc.
Estás totalmente errado!! A UE só ouve a França e Alemanha pois são quem manda sendo o resto “para inglês ver”
Nirelle, e a França e Alemanha estão a mando de quem?
Ora viu como chegou lá…
Têm de cobrar a malta dos elétricos pois estão a destruir o planeta.