Vamos Programar? – Introdução à Programação #5
Instalação de um IDE
O mundo está constantemente a evoluir: desde o mais pequeno inseto à espécie Humana. Evolução, mudança, futuro - são das palavras que mais são ouvidas atualmente.
A tecnologia tem revolucionado o mundo das mais diversas formas. Se quer entrar no mundo da tecnologia e deixar a sua marca, pode começar aqui.
Na semana passada, a história da linguagem de programação C foi abordada. Na próxima semana, iremos já começar a fazer exercícios e criar os nossos próprios algoritmos. Mas, antes de começarmos a fazê-lo, vamos preparar o ambiente de trabalho.
Esta semana não há vídeo mas na próxima semana já existirá.
Primeiramente, o que é um IDE? Um IDE é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado e deriva do inglês Integrated Development Environment. É um programa de computador que reúne diversas ferramentas para apoiar no desenvolvimento de software.
Existem diversos IDE disponíveis logo, as ferramentas que cada um disponibiliza não são sempre as mesmas. Aqui está uma pequena lista com os três elementos que costumam vir com um IDE:
- Editor - a ferramenta primária que nos permite escrever o código-fonte nas linguagens que o IDE suporta. Com um editor podemos ver a syntax do código-fonte colorida.
- Compilador -a ferramenta que transforma o código-fonte na linguagem da máquina através do processo de compilação.
- Depurador - esta ferramenta ajuda no processo de encontrar bugs (defeitos) no código-fonte.
Sendo assim, hoje vou recomendar-lhe um IDE, que será utilizado ao longo da nossa saga. Portanto, todas as instruções que lhe serão dadas ao longo do resto da saga, serão direcionadas a este IDE.
Se utilizar outro IDE, não há qualquer problema, visto que não deverão existir diferenças no código-fonte. Não recomendo a utilização do Visual Studio da Microsoft por agora visto que o compilador por este IDE utilizado poderá precisar de eventuais configurações.
Assim, para dar os primeiros passos em C, recomendo a utilização do NetBeans porque é simples, tem uma interface agradável e está disponível para as mais diversas plataformas.
Existem alguns passos que devem ser seguidos para instalar este IDE. Em primeiro lugar, temos que instalar o JDK (Java Development Kit) que pode ser descarregado aqui. A instalação do JDK não tem segredos e é fácil e rápida.
Depois, é hora de instalar o Netbeans. Descarregue-o aqui e certifique-se de que a versão que descarrega é a C/C++. Ao contrário da maioria dos IDE, este não traz o compilador pré-configurado.
Existem vários compiladores suportados pelo Netbeans. Pode ver aqui como instalar o gcc nas diversas plataformas existentes. O GCC é o GNU Compiler Collection e está nativamente disponível na maioria dos SO Linux.
Na página indicada acima existem instruções para Windows, Mac OS X, Solaris OS e Linux. Se tiver qualquer dúvida em relação a qual ou como instalar o compilador, não hesite em perguntar.
Mais uma vez, gostávamos de saber a sua opinião. Caso tenha alguma dúvida, pode sempre utilizar os comentários para colocar a questão. Caso o faça, pedimos que utilize a keyword [DUVIDA] no início do seu comentários.
Esta saga |
Henrique Dias |
|
Mais episódios: [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13][12] [14] [15] [16] [17] [18] [19] [20] [21] [22] [23][24] |
Este artigo tem mais de um ano
Embora não seja contra os IDE’s (fazem muita falta!), acho que a crónica devia abordar primeiro a construção do código sem IDE, usando “diretamente” o compilador. Se não, a maioria perderá muito do “under the hood” e apenas ficará a saber que o código funciona por magia. That’s just my two pennies’ worth.
#1 @Eiras – Isto é um artigo de Introdução, e para ficar tudo explicadinho penso que um artigo não chegava para a matéria que é…
Exato.
Também compreendo a parte de durar imenso, no entanto compararia isto como quando se começa a aprender matemática e o uso da calculadora. No princípio, fazes “tudo à mão”. Quando desenvolveres as tuas capacidades, passar a usar a calculadora. No princípio seria errado usar porque tem várias coisas das quais não vais tocar e porque diminuis a absorção de conhecimento. O mesmo se aplica, a meu ver, ao uso do IDE. Mas como disse antes, compreendo que ao nível de quantidade/frequência de artigos seria difícil o fazer
Perfeitamente de acordo, no entanto penso que pode apresentar alguns problemas, nomeadamente a nível do SO Windows, pois vai implicar um tutorial de instalação e configuração do MinGW e das dependências o que acaba por ser um pouco complexo. A nível dos sistemas UNIX, sim acredito que será viável ensinarem a utilizar um editor de texto simples e a compilar e executar os programas através do terminal.
Turboc nisso e fica a coisa arrumada.
Se nao curtem C vamos numa de Turbo Pascal
Total agree, IDE é overkill nesta fase de aprendizagem.
Eu começava pelo GVim lol 😉 para massacrar os noobs
Henrique e que tal começarem a fazer 2 aulas por semana? é que só uma por semana vai muito devagar…tipo pra não se tornar tão dispendioso para ti, podias fazer uma aula com video, outra sem video…e assim sucessivamente 😀
Cumprimentos
Concordo. Força com isso.
Olá.
É uma hipótese a considerar porém eu não tenho disponibilidade a 100% para o fazer.
Obrigado pela sugestão. Depois veremos.
Talvez o melhor IDE para C seja o Code::Blocks pois já traz o MinGW no instalador e é mais rápido do que ter de instalar o NetBeans + JDK 😉
Continua com a iniciativa pois acredito que terá mais continuidade que das outras vezes e eu cá estarei, na qualidade de programador, para poder relembrar o velhinho C e até ajudar 🙂
Antes de reescrever o artigo, tinha utilizado esse. O único problema é o fato do Code::Blocks não ter instalador automático para todas as plataformas. 🙁
Eu também gosto mais do Code::Blocks, tanto em ambiente Windows como em Linux.
Peço ajuda num aspecto, eu já tenho instalado o netbeans a versão EE que tem o JDK mas não tem o componente C/C++ dá para instalar este componente?
Esqueçam o google respondeu 🙂
Google is your friend. =D Eheh
Muito bom, o Codigo sem IDE, seria tipo montes de tempo a explicar. A melhor form é fazer codigo e espicar que cada um faz..
Já agora , que tal um ASP.NET MVC, num futuro.. 😉
Olá a todos! De facto quando a marmelada está feita, todos sabemos provar. Mas não sabemos como se faz.
Concordo com a ideia de começar a programar através de linhas de comandos
DUVIDA
eu não consigo ter um compilador para executar!! gostava que podessem ajudar ! obrigado
Olá “estudante”,
Como assim, não consegue instalar, não consegue utilizar? Qual o seu sistema operativo?
eu instalei o jdk e depois netbeans e quando meto codigo não dá para executar!! não sei porque?!
Recebe alguma mensagem de erro?
De qualquer forma, recomendo a dar uma vista de olhos ao nosso ebook gratuito que consiste numa “versão” melhorada desta saga de tutoriais.
Bom estudo/trabalho! =D
obrigado
windows 10
para que serve o gcc??
O GCC é um compilador para a linguagem C, C++, entre outras.
Obg. Mais uma coisa, eu n sei como instalar o gcc pode me explicar?
Presumindo que está a utilizar o GCC no Windows, poderá recorrer ao MinGW que contém uma “versão” do GCC, GCC++, entre outras ferramentas GNU, para Windows.
Qualquer dúvida, diga. Peço desculpa pela demora.
boas, eu executo codigo no netbeans e o programa pede me para pre-configurar o compilador !! não sei o que fazer?