Quantcast
PplWare Mobile

Vamos Programar? – Introdução à Programação #22

                                    
                                

Autor: Henrique Dias


  1. Jose Simoes says:

    O fflush perfeitamente seguro (o que evidentemente não exclui que algum compilador faça “sei lá eu o quê” com a função).

    A questão é que lhe é atribuída frequentemente uma finalidade que não resulta do C padrão, nomeadamente a de limpar os buffers de entrada.

    http://www.cplusplus.com/reference/cstdio/fflush/?kw=fflush

    Em relação ao resto não posso estar mais de acordo. Nas versões mais recentes dos meus cursos introdutórios ao C/C++ simplesmente não ensinava sequer as gets ou scanf, dava a penas uma nota como coisa a evitar. A getc é segura, mas prefiro substituir-la por fgetc por uma questão de tornar a explicação mais coerente.

    MAIS se se precisar dos formatos habitualmente associados a scanf a única maneira estável de ler qualquer coisa é ler essa qualquer coisa para uma string muito grande (típico 512 caracteres) e depois usar calmamente sscanf. A string grande é reutilizada em cada leitura pelo que não esgota recursos significativos.

    • Olá José Simões!

      Obrigado pelo seu feedback e pela informação sobre a função fflush. Esta saga está quase a acabar. Os próximos artigos serão “projetos”.

      Esperemos mais opiniões para continuar a saga “Vamos Programar?” e extendê-la a outras linguagens. Quando lançarmos a compilação final colocarei essa informação.

      Desejo-lhe um excelente resto de fim de semana. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.