Como criar uma Macro
Ora vivam caros leitores. Mais um Domingo e mais uma artigo da rubrica “Dicas do Microsoft Excel é ao Domingo….no Pplware”. Lembramos que esta é uma rubrica “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir. Para tal devem enviar-nos um e-mail com a dica que pretendem ver publicada. Caso tenham também alguma dúvida ou problema a resolver no Excel, deixem essa informação nos comentários para que a comunidade Pplware ajude a resolver.
Para que serve uma Macro?
Criar uma Macro no Excel significa criar um procedimento para automatizar uma determinada tarefa. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que podem ser executadas quantas vezes o utilizador assim pretender. Ao criar uma macro, o utilizador poderá gravar cliques do rato, teclas pressionadas, aplicar formatações definidas, etc, etc. Depois de criar uma macro, é possível editá-la, para fazer pequenas alterações na forma como vai actuar. Também pode criar uma macro utilizando o Visual Basic Editor no Microsoft Visual Basic para escrever um script (próximos artigos).
Vamos considerar que vamos introduzir um conjunto de data como mostra a figura seguinte.
No entanto, não é essa a formatação de data que pretende e como vamos usar sempre a mesma formatação (ao longo das várias folhas de calculo) era importante que tivemos uma forma de rapidamente formatar a data. Como solução vamos criar uma Macro.
Para começar vamos activar o separador Programador no Excel. Para tal, vamos às opções do Excel e em Personalizar friso activamos o separador Programador.
Para criar uma Macro, vamos ao separador Programador e carregamos no botão de Gravar Macro (seta) e indicamos, por exemplos, os seguintes dados:
Criada a Macro, vamos indicar o que a mesma vai fazer. Como pretendemos que a Macro nos automatize o processo de formatação da data vamos a opção Formato do Numero, escolhemos Personalizar e depois Personalizado e em seguida definimos por exemplo o formato aaaa-mm-dd.
Após indicados os passos para a Macro, vamos terminar a gravação do mesmo.
Vamos agora considerar que temos uma segunda folha de calculo e pretendemos aplicar o mesmo formato. Para isso basta selecionar as células que pretendemos aplicar o novo formato e usar as teclas de atalho CTRL+SHIFT+F para invocar a Macro.
E o resultado é…
Fácil não é…e não precisam de saber Visual basic para fazer muitas e muitas tarefas (ex. colocar a negrito, formatar tabelas, definir cores, etc, etc).
Como curiosidade, aqui fica o código VB criado automaticamente para analisarmos em próximos artigos (Podem ver o código editando a Macro criada):
Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a dominar o Microsoft Excel. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.
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