PplWare Mobile

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (6)


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

52 Respostas

  1. arc says:

    Na minha opinião, o Firewall Builder e o Firestarter, como ferramentas em modo GUI, permitem um nível bem mais avançado de configuração das várias directivas para uma Firewall.

  2. Pedro Borges says:

    Acho que o Elementary não é tão bom assim não … Encontrei um tópico num fórum de um cara detonando essa distro. Olha que eu tava até pensando em dar uma chance ao Elementary =\
    https://www.vivaolinux.com.br/topico/Elementary-OS-1/Desabafo-Pior-distro-que-ja-testei-depois-do-TrueOS

  3. jaugusto says:

    ’tou á espera da nova versão Budgie sem gnome – wayland – o xorg está a dizer adeus – logo a maioria destes desktops vai começar a ter probleams no futuro.
    (https://wiki.archlinux.org/index.php/Xorg_(Portugu%C3%AAs))

    • Dandan says:

      Ja eu não suporto mais o xorg, não vejo a hora que o wayland cresça e apareça e consiga substituí-lo.

      • Dandan says:

        Uma boa seria tu parares de postar a wiki do Arch como se todos fossem usuários de Arch aqui…

        • arc says:

          Meu caro @Dandan, você NÃO TEM COMPETÊNCIA ALGUMA, para me dizer (ou a qualquer visitante registado no Pplware) o que eu deva ou não comentar, da forma como comento e os propósitos pelos quais o faço!

          Continuando…

          Se no mínimo, você fosse um conhecedor básico/médio de Linux, saberia que uma das maiores e melhores fontes credíveis de documentação para qualquer utilizador de Linux, seja qual for a distribuição em causa, é PRECISAMENTE a wiki do Arch, mas você NÃO SABE, mas agora já ficou a saber.

          Mas se é um utilizador AVANÇADO de Linux e NÃO SABE, então o seu caso é GRAVE!

          Da mesma forma, que você NÃO SABE, que só as man pages são superiores em termos informativos à wiki do Arch, nem a documentação do Debian supera uma, outra ou ambas.

          A razão de eu ter colocado uma referência a essa wiki, foi simplesmente pelas informações úteis que ela transmite sobre o tema Wailand, o qual pelos vistos, VOCÊ NÃO LEU!

          E por último, quando vir comentários meus, saiba que eu vou sempre que possível, utilizar a wiki do Arch, desde que eu entenda que exista relevância para o tema em discussão.

          Fiquei com a sessão que você, sabe muito pouco (mas não é só de Linux), por isso, o meu desejo sincero é que a wiki da vida, lhe traga bons ensinamentos!

          Assim, coloque por obséquio, um IGNORE no meu nick (arc) se faz favor.

          Portanto,…descontraia, beba um refresco de uva…e RELAXE.

    • arc says:

      E o X.org, está bem vivo e recomenda-se!

  4. Dandan says:

    Uma boa distro pra usuários novos no Linux é o Zorin OS. Muitos falam do Zorin OS Core mas eu acho ele bem bugado pelo fato de ser um GNOME supermodificado. Eu indico o Zorin OS Lite que é baseado no Xfce. Estou utilizando ela e sinceramente… Não perde em nada pro Linux Mint, Deepin e Ubuntu.
    O bom é que vem só como o essencial assim como o Elementary OS. Certas distros, como o Kubuntu entopem o usuário de tanta coisa inútil que é complicado saber lidar.

  5. arc says:

    Pessoas, não tem mesmo que reclamar, existe distribuição de Linux, até mesmo para gente feia!

  6. Gerardo says:

    Aquela barra à MacOS é um killer para mim. Não vou testar 🙂

    • Mario says:

      A vantagem do Linux em relação ao Windows e ao MacOS é que podes facilmente customizar ao teu gosto!

    • Darwin says:

      Essa “barra” creio que você estava se referindo ao dock, nem ao menos é nativa, é só o Plank um programa que pode ser desinstalado facilmente e dá pra colocar um menu “iniciar” na barra superior e deixar tudo mais Windows Like.

  7. www says:

    Experimentem o HaikuOS. O boot é quase instantâneo e o sistema é muito, mas mesmo muito simples.

  8. Woot! says:

    Sinceramente, não sei porque é que ainda há gente a perder tempo a fazer distribuições linux .

    • Mario says:

      Tu podes não usar nem ver interesse no Linux mas muita gente usa incluindo eu.

      • Woot! says:

        Não sou só eu. Eu e mais quantos? 95% da população?
        Há mais pessoas com interesse em unicórnios do que no Linux.

      • Woot! says:

        E mais, se usas, deves usar porque és obrigado (trabalho) ou porque és obrigado (usas um daqueles ultrabooks com linux) ou porque és obrigado (developer) ou porque és obrigado (fazes artigos de blogs tipo este).

        Caso contrário estarias num windows ou num mac. Porque digas o que disseres não tens tanta produtividade/compatibilidade/jogos/aplicações/usabilidade/etc em linux como tens num mac ou num windows.

        E não me venhas dizer que Android é Linux 🙂

        • Pedro Camoes says:

          Eu uso porque gosto, uso porque prefiro, uso porque o desempenho é melhor, uso porque tenho mais controle e liberdade. Qual o seu argumento agora? Ou achas que sabes mais do que eu, o motivo pelo qual eu utilizo determinada coisa?

          Por fim, você só usa algo se outros usarem também? Eu só posso usar um sistema se tiver um enorme número de gente a usar? Quer dizer que você só usa cueca dos outros, porque a nova nunca foi usada?

          Jovem, essa briga já encheu o saco, você pode não gostar, mas tem muita gente que gosta e usa. 3 a 5% pode ser pouco para você, mas de uma população mundial é um número que muita gente gostaria de ter em seu produto ou serviço, além disso, como lhe disse, tem que ser muito tolo para usar apenas o que a massa usa, ou não tem miolos ou não o usa.

          Por fim, Linux é um Kernel e sua presença é massiva em muitos outros lugares além de sistemas operacionais para usuários finais, ele está presente em muitos lugares que a Microsoft não conseguiu, como IOT, dispositivos moveis, servidores, super computadores e assim por diante. Deixa de birra e fique com sua preferência, sem tentar impor aos demais.

    • eu says:

      Possívelmente até existem mais distribuições do que utilizadores !
      Ao rídiculo que já chegamos.

  9. pedro says:

    esta distro até é boa …. mas a partir do momento em que não tem o Microsoft Office … sejamos realistas, não substitui o wiondows nem o Mac OS …..

    • Mario says:

      Para algumas pessoas não mas para outras que não tem necessidade de usar o Microsoft Office ou usam alternativas substitui.

    • says:

      essa foi feia , muito feia mesmo

      Libreoffice , openoffice e demais , a não ser que vc seja empregado da micrsoft portugal , aí já entendo a coisa

    • Dandan says:

      O que diabos o Microsoft Office faz que o LibreOffice não faria?
      Pra mim está tua desculpa, de: Aiin, num tem o Office, logo não presta! parece mais uma desculpa esfarrapada pra não aprender a mexer no novo.

  10. Vitor Correia says:

    Estes titulos dão cabo de mim. Quer queiramos ou não um dos maiores usos dos pc’s caseiros é gamming. E enquanto as maiores distibuidoras mantiverem os engines dos jogos suportados por DirectX, Linux (infelizmente) não vai a lado nenhum.

  11. Filipe says:

    Para migrar por completo para linux, era só existir um ableton ou uma daw semelhante para linux.

  12. Darwin says:

    Tem alguém patrocinando essa matéria? Tantas distros melhores do que essa no mercado como o Deepin, Mint e o próprio Ubuntu e vocês resolvem falar desse fork piorado do Ubuntu?

    Particularmente não vejo vantagem nenhuma que justifique tantos posts sobre esse sistema, é um Ubuntu com uma interface diferente e nada alem disso, não dá nem pra dizer que capricharam no design já que criaram pouquíssimos elementos novos, quem quiser usar que use porem não existem recursos inovadores nem nada.

  13. David says:

    Bunsenlabs? 🙂

  14. treta says:

    DX12 e executa .exe, ótimo, vou me mudar pro lixus, ops, perra…

  15. don orelhone says:

    uma PARODIA de mau gosto esse elementary OS

  16. George Orwell says:

    Tendo em conta o tema “firewall”, existem distros cuja “unified firewall” vem com centenas de “rules” de firewall (ufw) pré-definidas, referidas a pacotes e ligações, prontas para usar.

    De entre as centenas de “rules” pré-definidas, saliento, só a título de exemplo, as referentes a SSH, FTP, TELNET, SAMBA, DNLA, Bonjour, nomes de pacotes, nomes de jogos etc, as quais podem ser configuradas para bloquear o respectivo tráfico nos modos IN, OUT, ou ambos ( para não falar nas iptables).

    O accionamento destas rules e outras em modo de bloqueio “both” combinado com o modo geral “public” (o nível mais elevado ) pode dar uma segurança extra ao Linux .

    Não sei se o Pplware alguma vez abordou estas centenas de “rules” pré-definidas da unified firewall. Um artigo sobre sugestões de rules a activar seria interessante.

  17. linux_Lixo says:

    linux LIXO nem office tem .-.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.