PplWare Mobile

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (5)


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

38 Respostas

  1. Felipe Rei says:

    Faltaram os links para as partes de 1 a 4 ao final, para que se possa acompanhar.

  2. AJ says:

    Quem quiser instalar em graficas onboard poupo-vos bastante tempo:

    sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome

    E não se esqueçam de instalar as aplicações de 64 ou 32 bits respectivamente, não conseguirão instalar apps 32 se o SO for 64 (ao contrário do que acontece no windows).

  3. arc says:

    E a saga continua sobre o elementary OS…Bom trabalho e bom artigo.

  4. Luis Parallax says:

    A saga continua e acho mt bem para quem quer entrar no mundo e descobrir novas opcoes de SO. Mas pff…. nao metam comments ridiculos.. q n vale a pena 😉

  5. Henrique says:

    É mais leve ou pesado que o Deepin?

  6. Fretimber says:

    Ponderar a substituição do Mac OS por uma distribuição de Linux que graficamente é uma cópia com pouca tinta deste, é absurdo.
    O Linux não é um sistema operativo para um usuário normal, ou até mesmo para um usuário profissional que não tenha bases largas de programação.
    O Linux tem a grande vantagem de ser um sistema operativo open source, mas de resto, para quem quer usufruir da máquina sem ter que passar por N configurações arrisco-me a dizer que até o Windows é melhor.

    • RR says:

      Arriscas-te mas falhaste.
      Hoje em dia não são necessários grandes conhecimentos de programação para utilizar o Linux (ainda que isso dependa da distro utilizada) – A instalação e utilização do sistema foi muito simplificada e os diferentes sistemas oferecem excelentes soluções para qualquer utilizador.
      Há ainda assim software que só se encontra disponível para o Windows e esse é possivelmente o único problema – quando não há mesmo alternativas a esses programas, visto que na maioria dos casos elas existem.

    • Shadow says:

      Tirou me as palavras da boca… ė a mesma coisa que dizer que o windows ė que ė bom… a minha formacao foi na microsoft e para edição audio visual eu uso mac… ė diferente? Ė. Tem que se habituar? Tem. Mas com X anos em windows e 0 em osx estão a espera de que.. ė aprender o b a ba de novo… ambos tem os seus fortes ambos são bons OS… linux… tambem ė, mas n ė p o usuario dito normal… nem o OSX… dar de 1300 a 3000 ou mais por um pc para p facebook e joguinhos da net… so p dizer que tem uma maçã… um netbook em condicoes ou um hibrido chegam… p o dia a dia… windows… p jogos… windows ( nao ė que o osx n de mas… integrada de 1.5GB… intel… iris…pois… acho que a apple fez um acordo c nossa sr de fatima em que eles n faziam milagres e ela n criava uma marca tecnológica ) (ok existe os dual grafics… e os imac e mac pro…. ok ai ja ė outra coisa mas ja passa os 3000€) p “trabalho” dependendo do mesmo…. osx

    • Carlos Fernandes says:

      não usas android pois não?

    • Bob says:

      Qualquer pessoa pode usar um sistema operativo linux. Tudo vai depender do uso, e conhecimento.
      Desde que não tenho de resolver problemas de SO, até pode ser uma opção bem bom.
      Mas, por norma, a maioria das pesssoas está habituada ao Windows ou Mac OS.

  7. Nuno Santos says:

    Muito bom parabens. Nao esquecer que qualquer distribuicao ja da para adicionar users sem ser por linha de comandos.

    • arc says:

      Hoje em dia as novas distribuiçoẽs de Linux, raramente o utilizador, tem de usar a CLI. Obviamente ela está presente sempre que para tal seja necessário usar esse enorme recurso, ou quando o utilizar quer aprofundar os seus conhecimentos nas “entranhas” do Linux.

  8. Bob says:

    Bem, eu não disse adeus a nenhum….. apenas adicionei mais uma distribuição a experimentar, e quem sabe, possivel solução para muitas pessoas 🙂

  9. Luis TR says:

    Tudo isto é muito ‘bonito’ e agradeço ao PPlware por estes artigos, mas tal como a maioria dos utilizadores windows, somos leigos, na matéria e tenho o pc para usar o Office ao qual estou hbituado há vários anos e mais do que tudo para jogar, algo que nestes sistemas operativos não é pratico e a maioria dos jogos não correm.
    Por isso enquanto o Linux não der esse pequeno grande salto não irá ter a relevância dos outros SO’s.

    • Vítor M. says:

      Luís, sem dúvida que não estamos a falar na mesma coisa, tens toda a razão. Claro que sabemos que para muitas pessoas, o computador serve para fazer determinadas acções que qualquer das mais recentes distribuições Linux consegue dar conta com mestria. E à medida que estas distros vão evoluindo, como é o caso desta por exemplo, mais fácil fica para o utilizador perceber como funciona este SO. Depois, estes nossas guias passo a passo, são mesmo para ajudar as pessoas a experimentar, na loucura instalar, usar e ver como é simples e poderoso o Linux.

      Mas tens razão, há muitas ações onde o Windows é Windows.

    • David says:

      Não posso concordar contigo. Concordo com o vitor na sua afirmação final na medida que acho o Windows muito fácil de usar, pelo menos o XP e o 7. Também dou te razão que nos produtos e serviços da Microsoft nada que um computador Windows. Nesse campo teremos de ir criando alternativas open source. Mas deixa-me dizer-te que de uma forma não oficial podes usar o teu office pirata no linux com facilidade. Os jovos tens um site que vende jogos de ultima geração para linux mas se quiseres piratia los também podes fazer isso com linux. É provável que não saibas disso por uma razão muito simples: a maioria dos utilizadores que usam linux respeitam a filosofia deste grande projeto. É por isso que é mais provavel veres pessoas a usar libreoffice em vez do office. Não é que não dê, dá. Mas é uma coisa que não te conseguia explicar.

      Não posso concordar com o vitor nem com ninguém que ache que este tipo de publico interessa. O que ia acontecer era frustares te quando aparecesse um desafio. Tu estás abituado a que venha tudo parar ao prato sem esforço. O linux exige ainda algum raciocínio extra. Quando estás habituado a uma coisa e tens de arranjar solução. Ni Windows já tens tudo. Claro que rapaidez, segurança, estabilidade, privacidade tens menos. Mas são coisas pouco importantes para quem troca de computador anualmente e não tem outras preocupações.

  10. Joao says:

    Mas alguem usa linux? So os needs inuteis pois quem trabalha usa Windows e mac

  11. Bruno says:

    Mesmo que quisesse mudar, deixava de ter o lightroom (que tanto uso). Para já não é opção

  12. Luiz says:

    Adeus Windows?! E FL studio com todos os plugins? E Reaper? Eu uso o GIMP, Inkscape, Audacity e o krita. porém não tenho como usar o FL studio em Linux, o Lmms não é a mesma coisa. Não digo mal do Linux porque também uso no smartphone (para quem não sabe android é uma variação de Linux) As aplicações específicas ainda não tem alternativa viável. gostaria de migrar, até pela questão de segurança e privacidade do Windows 10.

  13. Carlos says:

    Linux falhou no sector profissional e hade continuar a falhar porque o harware é construido para trabalhar a 100% com um determinado sistema windons ou mac os. Quando instalamos linux numa máquina windows o comprador vai ficar a perder algumas coisas que acaba por descobrir mais tarde. Perde mesmo quando atualiza para uma versão do windons mais recente. Já testei cerca de 10 distribuições linux e acabo por voltar para o windons. Drivers de Gpu não te deixam aproveitar todos o recursos da mesmo, nas aplicações é necessário instalar 2 ou 3 até encontrar uma que funcione e o software crasha com muita facilidade e o sistema em consequência. Suporte a firmwares é para o teto.

  14. Firefox says:

    Por acaso instalei num portatil velhote o Elementary OS, e foi bastante simples. Mas reparei numas situaçoes, achei super pesado para o portatil (4gb ram + dual core) e bloqueava com frequencia enquanto com o windows 10 ele fica bem mais fluido. Resumindo acho que é uma boa distro, para um utilizador casualbque queria exprimentar o linux. Mas isto é a minha opinião e vale o que vale

  15. Breno Araújo says:

    Acredito que quando o Pplware adiciona um novo post desta categoria, acredito que já fiquem de guarda a esperar pelos haters.

    • Vítor M. says:

      Porque? Não, há sempre quem goste, quem não goste, mas é mesmo assim. Sabemos de antemão que se no passado criticavam, hoje muitos estão a usar. São ferramentas que podem ser muito valiosas na vida profissional (e não só) de cada um. 🙂

  16. Mário says:

    Boas Tardes,
    Tenho uma dúvida, eu gostava de instalar o OS no meu SSD e utilizar o HDD para dados, como poderei fazer isso?

  17. Vitor says:

    Quase que convence. É rápido, leve e apelativo. Agora … Tem contornos de ser 5tum projecto abandonado, dada a ausência de aplicações no servidor. É que fazer a instalação à “unha” não é para todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.