Avast e Microsoft já estão a resolver os problemas do CCleaner no Windows 10
A decisão da Microsoft de banir o CCleaner da Avast do Windows 10 apanhou toda a gente de surpresa. De um momento para o outro, e sem qualquer aviso, o Microsoft Defender passou a marcar esta app como maliciosa e a eliminá-la.
A Avast reagiu de imediato e começou entretanto a trabalhar com a Microsoft para resolver este problema. As causas estão já identificadas e em breve vai chegar uma nova versão do CCleaner sem todos os problemas que o levaram a ser marcado como uma PUA.
Avast quer resolver os problemas do CCleaner
Apesar de alguns problemas anteriores, há alguns anos, não se esperava que a Microsoft fosse aplicar um bloqueio ao CCleaner. A Avast, dona deste software, tentou reagir, sem que tivesse tido um resultado positivo na marcação da sua app como uma PUA.
Tudo parecia ser definitivo, mas a empresa indicou agora que está a trabalhar com a Microsoft para resolver os problemas do CCleaner. Pretendem corrigir todos os problemas e lançar uma nova versão para o Windows 10, conseguindo assim retirar esta classificação do Windows 10.
We are in the process of engaging with Microsoft to understand why CCleaner was recently detected as PUA. We surmise the issue appears to be around bundling, and we believe we have addressed this so that our product is now no longer flagged.
— CCleaner (@CCleaner) August 4, 2020
Pacotes de software indesejado no Windows 10
A causa, mesmo com base no que a Microsoft revelou, parece estar nos pacotes de software adicional que o CCleaner instala em algumas das suas versões. Estes devem ser removidos e não ser apresentados aos utilizadores, mesmo que de forma consciente para instalação.
Este deverá ser o problema de base. A Microsoft não autoriza que o software faça a instalação de outras apps. No caso do CCleaner é normal haver a instalação do Chrome, da Google Toolbar e dos antivírus Avast e AVG, que os utilizadores podem não querer.
Microsoft tem de aprovar a alteração para a app voltar
A Microsoft não impede a instalação de pacotes de software, mas este caso parece ser diferente. Muitas das apps incluídas são instaladas sem o utilizador querer e tornam-se o padrão de utilização.
Não se sabe se o problema se foca apenas neste ponto do software adicional, mas terá de ser a Microsoft a fazer uma nova avaliação. Apenas com o seu consentimento o CCleaner poderá voltar a ser usado de forma clara no Windows 10.
Este artigo tem mais de um ano
Não é só o CCleaner que instala automaticamente software de terceiros, quem fizesse isso deveria ser classificados como malware por todos os antivírus. É uma clara violação da privacidade dos utilizadores e um abuso claro que utiliza os mesmos métodos de quem quer infectar os computadores.
Mas tendo em conta que o CCleaner foi adquirido pela Avast, onde a mesma já pus o seu instalador do Avast dentro do CCleaner, mas depois de queixas removeu e depois de alguns meses aparece as noticias que vendeu dados.
Eles tem de ganhar dinheiro de alguma forma, utilizaram a suja. Eu nunca confiei na Avast nem vou confiar. O CCleaner antes não pertencia a Avast, agora desde que adquiriu piorou.
Podes MINIMIZAR, és obrigado a ter CCleaner? Não não és. Logo podes fugir da recolha e a falta de privacidade de informação por parte da Avast / AVG / CCleaner.
Fica na cave? Eu nao uso lixo como o avast. O kaspersky,bitdefender,eset da 10 a 0 a isso.
Eu cá estou informado, não utilizo soluções de lixo como essa.
Bem, desde que a Piriform foi adquirida pela Avast que estes problemas começaram. Uso o CCleaner sem problemas mas só não lhe deixo mexer no registo do Windows.
De resto pra quem não quer software adicional que tambem acho um abuso…. há a versão Slim que não tras nada dessa tralha. Instala somente o programa e pronto.
Para quem o deseje existe a alternativa de utilizar a versão “CCleaner – Portable” que dispensa qualquer instalação.
O que é que uma coisa tem haver com a outra? Por usares o Portable continua a enviar informações. Lê o meu comentário a baixo. Podes fugir é do bloatware.
Leu o artigo?
“A causa, mesmo com base no que a Microsoft revelou, parece estar nos pacotes de software adicional que o CCleaner instala em algumas das suas versões. Estes devem ser removidos e não ser apresentados aos utilizadores, mesmo que de forma consciente para instalação.”
Para que fique claro, não disse que usava “CCleaner – Portable” e nem aconselhei a usar (limitei-me apenas apresentar uma alternativa “para quem o deseje” e que dispensa a instalação do CCleaner e os pacotes de software adicional). No que se refere a enviar informações essa é uma prática que infelizmente é cada vez mais generizada.
Correção: generalizada.
Fujam do avast, sou especialista em cybersecurity e enterprise com várias pòs graduações uma delas em Londres na melhor universidade engenharia da europa e aconselho vos a não usarem nenhum dos 2 programas
E ?…ah…para não usar os programas. Perdi-me na tua justificação.
Mesmo assim, não confio nem nunca vou usar nenhum produto detido pela Avast (que tambem detem a AVG) obvio que não é só a AVAST que faz isto, porem podemos minimizar o que fazem connosco correto?
Ou seja podemos minimizar os riscos e a falta de privacidade deixando de utilizar, assim minimizamos a quantidade de venda de dados e recolha de informação! A Avast vende os vossos dados a terceiros.
https://pplware.sapo.pt/internet/antivirus-avast-dados-vendidos-jumpshot/
https://www.engadget.com/2020-01-27-avast-jumpshot-selling-user-data.html
https://www.cnet.com/news/antivirus-firm-avast-is-reportedly-selling-users-web-browsing-data/
https://www.pcworld.com/article/3516502/report-avast-and-avg-collect-and-sell-your-personal-info-via-their-free-antivirus-programs.html
É de fugir mesmo, tanto do Antivirus dele que são uma porcaria na minha opinião, como do CCleaner que agora pertence a Avast.
Alternativas? Há melhores:
https://www.bleachbit.org/features
https://privazer.com/
https://singularlabs.com/software/system-ninja/
Fugindo dessas empresas (quando é possível) é possível minimizar, a forma de venderem os vossos dados. Não confio na Avast. Mas isto é a minha opinião, e não vou mudar só porque alguém não gosta ou não concorda.
E volto a reforçar, sei que não é apenas a Avast. Mas Avast e os seus produtos quero-os longe dos meus dispositivos. Não obrigado.
Infelizmente, as empresas tecnológicas precisam de obter dinheiro. Com a falta de publicidade, precisam de o fazer de outras formas.
Este problema tem aumentado brutalmente, graças ás instalações paralelas. Não é só no Windows… Android e IOS também fazem o mesmo, sem qualquer autorização. Infelizmente, muitas vezes, é possível de parar a instalação se se lerem aquelas 10 páginas onde aparece o botão “seguinte”… 99% das pessoas nem a primeira lêem.
Ler da muito trabalho, gosto das coisas simples e so next e ja esta. Se o pc avaria levo o ao informatico que ele me limpa tudo e leva baratinho, aqui na rua fazem isso por 10 euritos.
um especialista em cybersecurity gasta 10e pra limpar o pc?
Gastaste uma pipa de massa no curso em Londres, na melhor universidade de engenharia da europa e nem o pc consegues limpar. É de homem !
Sim, essa da do curso em Londres cheira-me a tanga
porque é que a microsoft não se bloqueou a si própria depois de impingir o novo edge em todos os pcs e pior ainda, fazer o popup no arranque?
Nem usar o Windows sabes e depois dizes essas coisas.
Resolvido, isso é o que interessa
Eu tenho o CCleaner Profissional e até agora não tive nenhum bloqueio ou problemas com o software. As versões acredito que haja um abuso de invasão de privacidade com a instalação de software adicional, mas meus caros é grátis, não pagam nada, logo não se podem queixar. Em vez de fazer next e next, façam com mais calma e desmarquem aquilo que não querem instalar. Eu na versão paga não encontro nada disso na instalação, mas lá está já não é gratuito, no entanto gosto da versão paga pois o software disponibiliza opções que a versão gratuita não tem e por outro lado, nunca fui amante de software gratuito, mas entendo quem não tenha possibilidades de comprar software
Deixa me que te diga, gastas o teu dinheiro mal gasto. Digo te ja. Mas o dinheiro é teu.
E os teus dados estao a ser vendidos seja na versao gratuita como a paga. A avast é uma empresa suja