Snapdragon 865 surpreende com primeiro vídeo 8K gravado por um smartphone
Se até há pouco tempo era impensável captar boas fotografias e vídeos com um smartphone, a evolução destes equipamentos mudou essa realidade. Com o investimento e tecnologias recentes, hoje já mudamos a forma como captamos imagens, ao ponto de já podermos sonhar com o 8K. Tudo graças a duas fantásticas funcionalidades que vamos conhecer. Assim, com a iminente chegada do Snapdragon 865, é provável que estejamos perante uma nova revolução.
Para reforçar tudo isto, a Qualcomm partilhou o primeiro vídeo gravado nesta estrondosa resolução com um smartphone.
Uma das características que mais tem evoluído nos smartphones no passado recente é, sem dúvida, a capacidade fotográfica e de gravação de vídeo. Se até há poucos anos era impensável conseguir uma imagem com qualidade, a verdade é que hoje observamos uma captação muito próxima da qualidade profissional.
Apesar das câmaras dos smartphones ainda não substituírem as câmaras profissionais, certo é que tem levando a que muitas pessoas utilizem estes equipamentos. Conforme temos visto, cada vez mais os smartphones substituem as máquinas compactas.
O ano de 2020 será o ano do 8K
Depois de alguns anos a batalhar na estabilização da gravação em 4K, começam agora a surgir os primeiros indícios que 2020 irá marcar oficialmente a chegada do 8K ao mundo dos smartphones.
Essa é pelo menos a garantia que a Qualcomm dá após publicar um surpreendente vídeo captado por um smartphone em 8K e com frames de 33 megapíxeis.
Para este árdua tarefa, a marca americana utilizou o seu novo processador Snapdragon 865 (que irá estrear no Xiaomi Mi 10 e no Samsung S20). A acompanhar está um sensor Sony IMX586, reunidos num protótipo não identificado. Como resultado vemos filmagens feitas em novembro de 2019 nas belas paisagens do Arizona.
Assim, com este vídeo, podemos confirmar a grande revolução que este processador irá trazer, com especial foco para o novo ISP (Processador de sinal de imagem) Qualcomm Spectra 480. Este é capaz de um processamento até 2 gigapíxeis por segundo, de gravar em slow-motion a 960 fps, de gravar sem limitações, de captar fotografias até 200 megapíxeis, de gravação de vídeos 4K HDR em simultâneo com captação de fotografias de 64 MP, entre outras novidades. Além disso, este novo processador apresenta um desempenho muito superior, visto que permite a captação de imagem numa resolução com 4 vezes mais pixeis que a anterior tecnologia de 4K.
Apesar de não ser novo, uma vez que a Nokia já tinha tentado uma primeira incursão nesta resolução com o 808 Pureview, em 2012, usando para isso o modo Time-lapse, a verdade é que só agora estão recolhidas as condições necessárias para que esta tecnologia seja utilizada.
Televisões 8K estão também a chegar ao mercado
De pouco vale a gravação em 8K se não for possível visualizar este vídeo com a qualidade original. Assim, para resolver esse problema, várias são as marcas que estão a apresentar no início deste ano os seus primeiros produtos com suporte para este resolução.
Apesar de não serem uma novidade, uma vez que o primeiro modelo com suporte a 8K foi apresentado pela Sharp em 2013, a verdade é que só agora foi definido o standard para esta resolução com os seguintes requisitos chave:
- Resolução mínima de 7.680 x 4.320 pixeis, com um total de 33 milhões de pixeis ativos como mínimo.
- Proporção de ecrã visível de 16:9.
- Taxa de atualização de ecrã de 24, 30 e 60 frames por segundo (Hz).
- Profundidade de cor de 10 bits.
- Funcionalidade de HDR.
- Um ou mais conectores HDMI com suporte para resolução 7.680 x 4.320 pixeis.
- Proteção de conteúdo HDCP v2.2
- Capacidade de ampliar vídeo SD, HD e 4K para resolução 8K
Assim, com esta e muitas outras novidades a chegarem este ano, é alta a expectativa para a chegada de novidades nas novas gerações de smartphones. Contudo, tendo em conta estas novidades, existe já a garantia que será nas câmaras que iremos ver as principais evoluções.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Qualcomm
Neste artigo: qualcomm, resolução 8k, samsung s20, smartphone, Snapdragon 865, Xiaomi Mi 10
Ok, permite capturas em 8K, boa. Mas a qualidade depende do sensor, lente(s), espaço em armazenamento, bateria, tipo de chip usado para armazenar, memória… são demasiados factores.
Concordo que a qualidade esteja dependente do sensor e lente,mas não tem nada a ver com o espaço de armazenamento,bateria,memória…
Ah boa. Então posso ter um telemóvel com 100mb de armazenamento e não vou ter problemas :\
Um iPhone 11 filma melhor que uma dslr de 5000 euros e então?
E Youtube 8K, não?
É que o video aqui fica uma bela de uma cagÁda.
Bota mas é aí o link para o vídeo da captura com os tais 8K e não esta m.rda no youtube,
Eu não tenho TV 8K por isso vi em TV 4K e está tudo bem com o vídeo boa imagem.
“Smartphones with Qualcomm Snapdragon 865 can capture professional image quality, and will pack exciting new camera features including 8K video capture. 8K video is loaded with 33-megapixels per frame — so it’s big, sharp, and can be shared in its full glory on YouTube. ”
Na minha opinião, acho que não oferece o suficiente para considerar que tenha uma qualidade de imagem do ponto de vista profissional. Acho que os vídeos de demonstração que passam nas televisões da worten, radio popular ou outro centro comercial, esses sim são vídeos profissionais, feitos com câmaras profissionais. Nos telemóveis não considero isso, considero que sejam de entrada de gama. Entre escolher uma empresa que filme com telemóveis ou outra com câmaras DSLR ou melhores, eu escolho a segunda opção. A palavra profissional está distorcida e é usada como chavão para atrair clientes, ocultando assim a verdadeira designação do que é suposto ser. Resumindo, o que vejo no vídeo, não considero qualidade de imagem profissional.
nº de bits não significa qualidade… bem visto, neste caso só é bom para um poster gigante… não para uma boa foto. nos telemóveis falta sempre o zoom analógico….
A qualidade de imagem é muito má.
Tantos videos no youtube a 1080p com melhor qualidade….
De que serve ter 8k se não tenho aparelho para o visualizar! O smartphone custa 1000 EUR e uma TV 8k quantos EUR?
“De pouco vale a gravação em 8K se não for possível visualizar este vídeo com a qualidade original”
Penso que é isto que as pessoas têm que considerar, tanto no video como na fotografia.
É optimo que esta tecnologia evolua, mas o consumidor tem que começar a compreender que nao adianta estar a dar mais 200..300€ por algo que despontou agora ou vai despontar, se depois não têm reprodutores de qualidade, ou se não vai imprimir a fotografia onde realmente a quantidade de megapixeis se difere dos restantes.
Mas pronto, é giro ver algumas pessoas acharem que fizeram uma excelente escolha de equipamento, por terem muito MP nas cameras e depois nunca darem uso a tal factor, e pior que isso não terem em atenção a outras características que realmente podem ajudar no modo como tratam as fotos.
Para curtir um vídeo 8k tenho que ter uma tv com que dimensões? 6x3m?
Realmente, com esta resolução começa a fazer sentido em pensar na parede como uma tv…
Um gajo com uma GoPro só consegue produzir um video em 4K usando um PC potente e mesmo assim leva bastante tempo a renderizar, edição nos telemóveis ainda está tudo em 1080p. Ainda falta evoluir o 8K neste momento não passa de marketing…
ao contrário de muitos anúncios que dizem que fotos foram tiradas por telemóvel X e no fim foi uma dslr, e sim já aconteceu.
esse vídeo.. é seguro afirmar que foi filmado por um telemóvel, nota-se a qualidade de imagem degradada e os ruídos, típico das filmagens de um telemóvel
mesmo assim preferia abdicar dos 4k e 8k para focar mais qualidade de imagem em 1080, mas já sabem como é o mercado.. números altos e gimmicks…..
toda a gente a queixar-se… querem ver videos de 8k num ecra full hd à espera de ver melhor qualidade de imagem LOL claro que a culpa é do youtube…