Saúde: 3 apps nacionais que deve ter instaladas no seu smartphone
Como todos sabemos, o nosso Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é o melhor do mundo, mas está bem posicionado. Além dos serviços realizados nos hospitais e afins, o SNS tem também apostado na vertente digital.
Hoje deixamos 3 sugestões de apps para instalar no seu smartphone.
Apps de Saúde que deve ter no seu smartphone
MySNS - A app para acesso a serviços digitais de saúde
O MySNS é uma ferramenta que permite consultar notícias do Serviço Nacional de Saúde, consultar informação de saúde, disponibilizar uma lista e mapa instituições de saúde (Hospitais, Cuidados de Saúde Primários e Farmácias), avaliação da qualidade e satisfação do SNS pelos cidadãos, e consulta de informação do Centro de Contacto SNS 24.
Além disso irá receber notificações tais como alertas de calor, etc, associadas à sua localização.
MySNS Tempos
A aplicação móvel permite a consulta do tempo médio de espera nas instituições hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. O utilizador pode consultar, por instituição, o tempo médio de atendimento nas urgências. Através da escala de Manchester, o tempo médio de espera é apresentado por grau de prioridade: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul.
Os dados, periodicamente atualizados, são da responsabilidade de cada instituição hospitalar. A lista de instituições pode surgir por ordem de proximidade ou por localização no mapa.
A aplicação permite, também, obter mais dados sobre a instituição hospitalar, como morada, contactos telefónicos e localização geográfica, através da utilização do GPS do dispositivo móvel.
Tempos de espera nos hospitais no seu smartphone
MySNS Carteira
Construída de acordo com o interesse do cidadão, a MySNS Carteira reúne a informação de saúde do cidadão numa aplicação residente no seu smartphone.
Através do número de Utente SNS e validada com a informação presente no Registo Nacional de Utente (RNU), a carteira eletrónica da saúde permite ao cidadão associar “cartões” específicos por componentes informativas do seu interesse. Cada cartão corresponde a um tipo de informação. Toda a informação é guardada de forma segura, usando standards internacionais.
MySNS Carteira: Vacinas, ADSE, glicémia… tudo numa app
E são estas as três aplicações que sugerimos que tenham sempre no vosso smartphone. Todas as apps são gratuitas e têm informação atualizada e dados interessantes.
Este artigo tem mais de um ano
A principal é a my snscarteira, pois remete para as outras. Provavelmente a utilizaçāo da carteira para reunir todo o receituário de forma simples é a funcionalidade mais utilizada. A mysns permite na área do cidadão, entre outras functionalidades, a realização de teleconsultas quer com o médico de família ou do hospital através de qualquer meio de comunicação digital. Contudo, vai ser necessária a chave móvel digital para acesso à instalaçāo das Apps e sempre que se queira aceder à área do cidadão
O aplicativo tem que melhorar. Começando pela inserção da data de nascimento. Tive q andar 60 anos para trás,dia por dia.Obsoleto.Tem que deixar imprimir a receita. Se terminamos a sessão temos que voltar a inserir todos os dados novamente. Não é preciso pin de acesso. Cada um tem o seu pin de acesso para desbloquear o telemóvel. Assegurem isso e dou mais estrelas. E principalmente estar atento às criticas para melhorar a aplicação.Ultimamente fecha inesperadamente, quando se tenta adicionar o guia de tratamento.Cheia de bugs ,assim não serve para nada.Depois da última actualização, continua a ser uma grande porcaria.Desinstalei!
A aplicação Carteira pode ser aberta apenas com a impressão digital do utilizador desde que esteja configurada para tal.
As novas receitas não aparecem de forma automática e é necessário no cartão do receituário clicar no + e depois aparecem com um simbolo + a verde aquelas que ainda não foram adicionadas pelo utilizador e que após clicar no ícone aparecem de imediato.
Se quiserem imprimir o guia de tratamento têm de ir pela área do cidadão no MY SNS ou em ambiente Web e tem ao dispor todos os guias de tratamento emitidos e podem imprimir.
Na aplicação My SNS carteira devem clicar em ver no cartão do receituário para terem acesso à guia de prescrição.
A inserção da data de nascimento é simples mas pode variar de acordo com o SO móvel, mas não é necessário andar para trás 60 anos dia a dia; pode andar por ano (por scroll), mês, ou dia.
Só deveria de existir a app MySNS e tudo o resto ficar dentro da mesma. Não tem muita lógica haver uma app, para cada coisa.