Quantcast
PplWare Mobile

Questão semanal: Já tem um smartphone 5G?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Bruno Mota says:

    Boa tarde. Seria interessante fazerem um questionário relativo á qualidade das redes móveis, quer a nível nacional como internacional, pois muitos emigrantes como eu são leitores assíduos do Pplware.
    Como já comentei em outros artigos vossos, há redes 5G estrangeiras (como a Free em França) que são piores do que as redes 4G em Portugal.
    É uma realidade que Portugal está pior do que outros países em algumas áreas, mas em relação às redes móveis não é o caso.

  2. Carlos Amorim says:

    Antes ou além desta questão, eu colocaria outra :

    Para que precisámos de um telemóvel 5G ?
    Vale a pena trocar de equipamento para um com 5G ? Porquê ?

    Estou prestes a troca de telemóvel, e são estas as perguntas que faço a mim mesmo ao tentar escolher
    qual devo comprar.

    • Bruno Mota says:

      Creio que isso dependerá da necessidade e utilização que cada um terá.
      Um Ferrari é um excelente veículo, mas não serve de nada para um agricultor utilizar no seu trabalho, tal como um trator agrícola apesar de ser caro também, não servir para fazer deslocações no dia a dia.
      Cada caso, cada pessoa uma necessidade específica.

    • Pedro Costa says:

      Agora não vamos necessitar mas daqui a 1 ou 2 anos o 4g vai parecer 3g é assim que eles fazem para empurrar a malta a consumir eletrónica.

    • David Guerreiro says:

      Neste momento comprar um smartphone 5G é atirar dinheiro à rua. O equipamento é mais caro, consome mais energia, emite mais radiação, tudo para usar uma tecnologia que vai demorar muito a ser implementada. A maioria das pessoas troca de smartphone ao fim de 3 anos no máximo. Mesmo que o leilão 5G termine e sejam atribuídas as licenças até ao Verão, ninguém pense que por milagre, o país vai ser invadido por cobertura 5G. Até o 4G ainda não cobra muitas áreas do país.

      • joao matos says:

        Relativo ao 5G sou da mesma opinião, ou seja, não compensa estar a pagar por um telefone 5G. Quando houver 5G daqui a 3 anos estamos a comprar outro telefone , agora quando se refere a radiação está-se a referir a quê? Ao valor SAR? É que eu tenho um Xiaomi Mi A1 e a radiação SAR ao nível da cabeça é 1.75, o que é extremamente elevado, no entanto estamos a falar de um telefone que apenas faz 4G… Relativo a consumir mais energia pelo facto de ter 5G, não necessáriamente. Consome sim mais energia se o telefone tiver um écran a funcionar a 120Hz em vez de estar a funcionar a 60Hz, por exemplo. Cumprimentos.

    • Rrrrrrr says:

      Carlos, essas questoes nao fazem assim tanto sentido.
      eu troco de telemovel a cada 3 4 anos. como troquei recentemente ja vem com 5G

      outro ponto é (e acho ser relevante), nem toda a gente que é leitor do PPLware vive em Portugal. Ha mais paises por essa europa e mundo fora 😉

    • rodrigo says:

      Existe um termo chamado ‘Future proofing’.

  3. Luis says:

    Sim. O Pixel 5. Mas não foi por isso que o comprei. Até porque os tarifários que aí vêm duvido que adira logo quando estiver disponível.

  4. Marquinho says:

    A minha questão para quem já têm é :

    Nota alguma diferença face ao 4G? Recomenda para já mesmo sendo precoce em Portugal o 5G? Vale a pena a diferença?

    Porque muito se fala e escreve mas o Feedback dos utilizadores no fundo é o mais importante e próximo da realidade, e não conheço ninguém com equipamentos 5G nem li ou ouvi feedbacks de utilizadores e é um ponto que realmente tenho curiosidade.

    • Bruno Mota says:

      Na minha modesta opinião e experiência, actualmente não compensa, pelo menos com a rede que tenho.
      As potencialidades do 5G são muito superiores às do 4G, mas para tirar partido dessas potencialidades é necessário que a rede tenha qualidade, o que não é o caso da minha. E só não mudo porque é a única a ter tarifários móveis verdadeiramente ilimitados, de contrário não seria cliente deles.

  5. Antonio Ferreira says:

    No meu caso, tenho um iphone 12, portanto com 5G e comprei-o apenas porque o meu telefone anterior ja precisava de ser trocado (iphone 6 Plus) e não porque era um equipamento com 5G. Acho que, num pais onde a cobertura do 4G em alguns locais é tão má ou praticamente inexistente, é completamente descabido gastarem-se tantos milhões na implementação do 5G. Pegavam nesses milhões e cobriam por completo todo o território nacional com 4G à séria, não a brincar.

    • Bruno Mota says:

      Se você acha que a 4G em Portugal é má, então o que é que você diria da 4G e da 5G em França lol
      Eu em pleno Alentejo profundo, tive mais largura de banda em 4G do que tenho na quarta maior cidade francesa em 5G !
      Em Portugal as redes são excelentes!

      • Antonio Ferreira says:

        Comprendo, mas por exemplo, no fim de semana passado estive em casa de um cunhado perto de Pombal, onde com o acesso 4G do hotspot dele, o speedtest dava 0.8Mb de download e o upload 0.6Mb, em 4G, nos arredores da cidade de Pombal. Tenho cunhados no Luxemburgo, que ainda é pior, nem sabem o que é fibra

        • Bruno Mota says:

          Deve ser um hotspot portátil, pelo que não é de estranhar.
          A qualidade de recepção desse género de equipamentos é quase nula.
          No mesmo local, se experimentar com o mesmo cartão, a mesma rede, mas com um telemóvel ou modem router, verá que terá muito mais largura de banda.

          • Antonio Ferreira says:

            No caso não é portatil, é o acesso que a NOS instalou, TV por satélite, internet + telefone por hotspot fixo 4G

          • Pedro F. says:

            Leiria e Marinha Grande o 4G quando anda na casa dos mbps em vez de kbps é uma festa.
            Em Portimão, no verão passado nem para fazer uma pesquisa no google…
            Mas claro. Depende do dia e das operadoras…
            Neste momento, na Maceira tenho 88/76mbps na nos, 55/51 na Vodafone e 28/6 na meo…
            Só o facto da nos estar melhor que as outras já dá para perceber que o maior problema é a estabilidade…

        • Bruno Mota says:

          Nesse caso, aconselho a utilização de uma antena externa ligada ao modem router, deverá ser um Huawei.
          Na parte traseira deverá ter dois conectores RP-SMA onde pode ligar antenas externas, depois acedendo á página de configuração altere para recepção com antena externa, e a qualidade do sinal irá subir de forma exponencial.

          • joao matos says:

            Se os valores dos sinais rádio 4G estiverem a chegar dentro dos parametros sim, caso contrario ADEUS, não há antena externa que faça milagres. Com a pandemia os ‘gatos’ pendurados nas bts’s aumentou consideravelmente… 🙂 portanto…

  6. Bruno Mota says:

    Resultado de um teste de velocidade da internet no Speedtest com rede 5G, tirem as vossas ilações relativamente á qualidade das redes em Portugal e no estrangeiro.

    https://www.speedtest.net/my-result/a/7268706220

  7. Miguel says:

    Ter atualmente um telemóvel 5G em POrtugal é quase a mesma coisa que processar José Sócrates 44 num julgamento onde o juíz é o Ivo Rosa…..

  8. Litos M. says:

    Vai ser necessário trocar o SIM Card como aconteceu com o 4G?

  9. ToFerreira says:

    Com o wifi tão disseminado, o 5G é assim tão relevante?

    • JoCarbalho says:

      Completamente descabida essa necessidade dos tons 5G em Portugal. Não há rede nem tão depressa estará implementada. Muito menos de forma generalizada.
      Por isso comigo não contam para esse consumismo ou apenas “modismo”. Quando entender mudare de tlm, essa característica não me interessa nada!

  10. Algo says:

    Portugal é um de dois países da UE que não tem 5G. Eu estou satisfeito com o meu smartphone e o 4G de momento.

  11. Elkido says:

    Já tenho um Realme X50 Pro 5G comprado há 1 ano atrás com 256 gigas de ROM e 12 gigas de RAM…. tem 5G…..e o 4G/4.5G apanha melhor que os 4G porque tem antenas surround de 360 graus

  12. SANDOKAN 1513 says:

    “Já tem um smartphone 5G?

    Não. (67%)
    Sim. (33%)
    Total Votos: 1.231” A esta hora(3h42m)o resultado do inquérito vai assim.Eu também disse que não tenho.E daqui lá ter um. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.