Quantcast
PplWare Mobile

Afinal o que faz do 5G uma rede tão eficaz! Conheça as tecnologias

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. ACS says:

    Também era nice falar dos contras como qualquer coisa entre a antena e o teu aparelho corta a velocidade em muito e precisas de uma antena em cada esquina. Muita gente pensa que comprar telemovel 5G lhe vai trazer velocidade garantida mas não é verdade. 😐 A ver se resolvem o problema com 6G

    • Daniel says:

      Acredito, tem excelentes velocidades para quem está perto da antena, mas quem continua longe da antena basicamente continua com “quebras”

  2. Jonas says:

    E as alegadas interferências com o microbiota humano e outra bicharada que nos passa ao lado mas que tem o seu papel no equilíbrio dos ecossistemas?

    • scp says:

      Usando folha de alumínio ficas protegido 100%.

    • Pedro Pinto says:

      Nada cientificamente provado

    • André Silva says:

      Jonas,
      Lembro que no tempo da televisão analógica tinhas emissores com 500 kW de potencia, sim 500 000W e ninguém se queixava. Ao redor deles não havia pássaros (pelo menos na Lousã) porque seria?
      Hoje mesmo em emissões de rádio tens emissores que chegam facilmente aos 10-15kW e ninguém se queixa.
      As antenas de telemóvel têm potências de emissão que chegam apenas ás dezenas de W…

  3. HOUSEinBOX says:

    Acho bastante engraçado (e de muito mau profissionalismo) anunciar-se uma nova tecnologia que porventura, irá deixar muita gente enganada. Passo a explicar:
    – necessárias muito mais antenas para um bom funcionamento;
    – investimento sério dos operadores para que não fiquem apenas nos grandes centros urbanos. As populações rurais ou mais afastadas desse centros urbanos devem ter acesso às comunicações credíveis para que se instalem empresas nesses locais;
    – a experiência, digo, vivência atual diz-me que vou continuar a ter dificuldades em fazer chamadas, a ter internet;
    Atualmente no concelho de Odemira ( apenas a 5 Km a sul de Milfontes) em local rural, não consigo receber chamadas telefónicas, internet contratada de 40 Mbits e real de 1 Mbit/s.
    Propus a 2 operadores a instalação de antena a custo zero do terreno que iria favorecer empresas agrícolas e turísticas, e, mesmo assim, nada.
    Andaram a passar infra-estrutura para a introdução de fibra óptica (em 2019, durante 6 meses, obra com corte de estradas para acesso às propriedades e às casas) e, agora, dizem que não está prevista a comercialização do serviço. Estou a 2 Km da última casa com fibra (NOWO, Vodafone, Meo e NOS).
    Será que os habitantes desta zona não têm direitos ao acesso das telecomunicações?
    Ainda não fizeram a cobertura de 3G e 4G e vêm dizer que o 5G é que é bom? Balelas, só Balelas !!!!!!!!!
    Portugal não é só cidades! No mundo rural temos a base da sobrevivência humana. A carne, as frutas, os legumes não se cultivam na prateleira dos supermercados! Ou estará tudo analfabeto?

    • Dunno says:

      Concordo plenamente apesar de não viver numa zona rural e inadmissível como é que 30 anos de telemóveis ainda não conseguimos fazer chamadas sem problemas em qualquer lugar.

    • Peace says:

      Os operadores são entidades que comerciais que visam o lucro. Quando não é viável não fazem o investimento que tu queres. O facto de teres disponibilizado um local para a instalação das antenas a custo 0 não é realmente custo 0 para os operadores, existem muitos custos envolvido desde a construção civil para a instalação de uma torre ou para instalação do equipamento no cimo de um edifício, o custo do próprio equipamento em si, da infraestrutura comunicações (existe ou tem de ser instalada?), e depois o custo que têm de pagar mensalmente para manterem a estrutura em funcionamento. E do ponto de vista da engenharia de rede esse sítio pode nem ser o que faz mais sentido.
      Mas esses problemas não acontecem apenas nas zonas rurais, eu vivo numa cidade e tenho muito baixa cobertura de rede móvel, até na rua apenas tenho 2G (rede MEO).
      É o mundo que temos…

      • HOUSEinBOX says:

        O custo zero a que me refiro é o aluguer do terreno, pois os operadores fazem contratos de arrendamento a longo prazo, pelos metros que ocupam.

  4. aquele says:

    Continuo a achar que 5G, actualmente é só areia para os olhos para dizerem que estão na crista da onda tecnológica e justificarem assim os preços de telecomunicações abusivos quando comparado à restante europa. Acredito que na prática mais de 90% das pessoas não terá qualquer uso prático REAL dos benefícios da tecnologia a curto-médio prazo.
    Seria muito mais interessante resolverem de vez os problemas de cobertura de 4G a nível nacional. Mas claro pensar no consumidor primeiro seria histórico.

  5. Luis Fernandes says:

    Já alguém reparou na quantidade de reclamações que as empresas de telecomunicações acumulam todos os anos? E a forma como tratam os seus clientes? aparentemente só a área de faturação funciona na perfeição, a qualidade do serviço prestada é sempre muito inferior ao que foi contratado e quase sempre com falhas… Com os valores que o 5G está a atingir nos leilões quem irá pagar será o consumidor final e provavelmente todos nós teremos de custear este investimento. Vamos esperar para ver até quando aguentamos pagar tudo isto….

    • Peace says:

      Somos um país de gente rica, afinal quanta gente não se vê a trocar de telemovel todos os anos (e muitas vezes em menos tempo) para o ultimo modelo da sua marca preferida.
      Enquanto o povo pagar os preços abusivos dos serviços só pra mostrar aos amigos eles vão continuar a puxar os preços para cima. Afinal são empresas que devem mais os seus acionistas do que aos seus clientes.

  6. x says:

    Pessoal, enfiem uma coisa de uma vez por todas na cabeça, os servidores no qual está alojados os sites, os conteúdos para fazerem download, não debitam 10Gps para os vossos telemóveis ou tablets ou computadores, os servidores nem para 100mbs eles estão estruturados internamente, as pessoas não vão estar a dar rios de dinheiro às companhias de servidores, para terem a suas informações a seres debitadas a 10Gps era darem um tiro no pé, gastavam mais dinheiro para terem os seus conteúdos a saírem dos servidores com mega velocidade, do que tinham de retorno de dinheiro. Parem de brigar sobre as velocidades, as pessoas que fazem queixas por a Internet não ser nada do que dizem ser, é porque ainda não entenderam o que é Marketing, não entendem o que é consumismo em massa, não entendem o que está por trás dos bichos papões.

    Eu ainda fico parvo como eu falo disto às pessoas e 98% desconhece como a Internet está estruturada. Todos caiem no Marketing falso das empresas. Esta gente ainda tem muito que aprender.

  7. Manuel says:

    O 5G vai ser ótimo para vigiar pessoas. O “Beam-Forming” vai permitir localizar pessoas precisamente até meio metro. Porque será que os Estados Unidos e a China andam a bulha por causa do 5G. Por haver esta funcionalidade poderosa. Sim, o 5G é um perigo para a liberdade e a privacidade.

    • Bruno S. says:

      Epá, podemos também pensar o inverso. Consegues localizar alguém que esteja perdido ou a precisar de socorro.
      Mas também com a força do sinal, não sei se teria o efeito esperado.
      De qualquer das maneiras, sobre a questão da privacidade, concordo e discordo.

    • Cocas says:

      Na verdade a maior parte das pessoas tem o GPS ativo no telefone e partilham a localização automaticamente com vários serviços. E qualquer sistema rádio permite triangulação e descobrir a localização dos telemóveis. Agora a rede só passa adicionalmente a saber qual o andar do prédio em que o telemóvel está. Será que faz diferença?

  8. Carlos says:

    O 5G trás vantagens só a nível empresarial, para o cidadão comum, no seu dia a dia não são muitos os benefícios, o 5G está mal explicado as pessoas, os pareceres favoráveis da tecnologia 5G foram comprados, ou seja, foram pagos para darem parecer positivo, ao nível das radiações, os estudos que foram feitos, foram mafiados, visando o lucro e colocando as pessoas normais como totós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.