Jornalistas de todo o mundo espiados por spyware nos telemóveis
O mundo digital está rodeado de ameaças, como, por exemplo, spyware. De acordo com informações recentes, um consórcio de 17 órgãos de comunicação internacionais denunciou que jornalistas, ativistas e dissidentes políticos em todo o mundo terão sido espiados.
Para espiar foi usado um spyware desenvolvido pela empresa israelita NSO Group.
Spyware foi fabricado pela empresa NSO
Jornalistas, ativistas e dissidentes políticos de todo o mundo estiveram a ser espiados por um spyware nos telemóveis. O software foi desenvolvido pela empresa israelita NSO Group, que comercializa o 'spyware' Pegasus, que, inserido num smartphone, permite aceder a mensagens, fotos, contactos e até ouvir as chamadas do proprietário.
A NSO tem sido regularmente acusada de vender a regimes autoritários, mas sempre defendeu que o 'spyware' comercializado só era utilizado para obter informações sobre redes criminosas ou terroristas.
Na lista obtida por 17 órgãos de comunicação internacionais, estão registados 50.000 números de telefone selecionados pelos clientes da NSO desde 2016 para potencial vigilância, revela a Lusa.
A lista inclui os números de telefone de pelo menos 180 jornalistas, 600 políticos, 85 ativistas de direitos humanos e 65 líderes empresariais, de acordo com a análise realizada pelo consórcio, que localizou muitos em Marrocos, Arábia Saudita e México.
A NSO não é a única empresa israelita suspeita de fornecer 'spyware' a governos estrangeiros acusados de violar os direitos humanos, com o aval do Ministério da Defesa de Israel.
O software "DevilsTongue", da Saito Tech Ltd, mais conhecido como Candiru, foi utilizado contra cerca de 100 políticos, dissidentes, jornalistas e ativistas, denunciaram na quinta-feira peritos da Microsoft e do Citizen Lab. Empresas israelitas como a NICE Systems e a Verint forneceram tecnologia à polícia secreta no Uzbequistão e no Cazaquistão, bem como às forças de segurança na Colômbia, acusou a ONG Privacy International, em 2016.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Então mas espiados por quem? Isso é que seria interessante saber (isso é que seria notícia).
Sabemos o alvo, sabemos a tecnologia usada, sabemos o fornecedor da tecnologia, mas quem espiou não é parte da noticia?
George Orwell 1984 pesquisa e lê e depois vais saber quem é e porquê
Os governo e serviços secretos dos países!! Está la escrito na notícia!!
Mas quais? diz que o software da Saito Tech Ltd foi vendido à “polícia secreta no Uzbequistão e no Cazaquistão, bem como às forças de segurança na Colômbia” mas e o da NSO?
Eis os países:
“A lista inclui os números de telefone de pelo menos 180 jornalistas, 600 políticos, 85 ativistas de direitos humanos e 65 líderes empresariais, de acordo com a análise realizada pelo consórcio, que localizou muitos em Marrocos, Arábia Saudita e México.”
basta perder 2 min e ler a noticia antes de comentar. pelos governos
https://www.haaretz.com/israel-news/tech-news/.premium-nso-s-pegasus-the-israeli-cyber-weapon-used-against-180-journalists-1.10010446
se alguém criticar os israelitas é logo taxado de “anti semita”, mas esses palhaços geralmente estão sempre por trás dos vírus todos.
Há uns anos atrás foi o vírus “Flame”, também era israelita.
Os americanos, andam sempre a culpar a Rússia e a China sobre ataques informáticos. Mas quando Istael faz estas merdas os EUA nunca criticam?
Era juntar todos os países que mencionou, e metê-los em Plutão, a humanidade ficaria bem melhor!
Penso que a empresa Israelita vende esses spywares a quem pagar bem, qualquer empresa pode adquirir…
Não é bem assim, tipicamente vendem apenas a governos ou forças de segurança.
Também não é qualquer país ou força de segurança que pode comprar, tipicamente tem de cumprir os direitos humanos basicos.
LOOOOOOL “Os direitos humanos.. ” xD
Não é o que acontece, mas em teoria é o que eles dizem que fazem.
Trabalhei numa empresa onde compravamos alguns softwares destes para fazer outsourcing para um governo de um país, são soluções interessantes, alguns fazem uso de backdoors propositados, outros exploram falhas não divulgadas.
Cellebrite é a mais conhecida por causa da cena do iPhone do ataque de San Bernardino, mas existe por aí umas duas dezenas dessas empresas, 90% são israelitas.
DICA básica: Usem VPN no telemóvel e antivírus pago “Kaspersky”.
(Os antivírus gratuitos são ineficazes)…
Dica que não funciona!! Achas que eles não tinham isso nos smartphones quando estavam a ser espiados!?
LOLOLOLOLOL
acreditas mesmo que as VPN’s são seguras????
Quais VPN’s,quais antivírus,quais quê !! Mas você pensa que os serviços secretos de qualquer país no mundo se quiser saber tudo(eu digo mesmo tudo !!),sobre qualquer pessoa ao cimo da terra,não o faz ?? Claro que faz.Ninguém passa despercebido toda a vida,era só o que faltava !! Olhem o John McAfee,que toda a vida foi um rebelde e que até se suicidou no passado dia 23 de Junho numa triste cela em Espanha.E outros que assim acabam…
Não está claro que tipo telemóvel e ou sistema operativo o spyware funcionava.
isto não só em iphones?
Até ao momento não vi nada em iPhones (sem ser rooted) só vejo em Androids (sistema muito mais aberto)
It is impossible to know whether a specific phone number appearing in the list was successfully compromised without analyzing the device. However, Amnesty International’s Security Lab, in partnership with Forbidden Stories, was able to perform forensics analyses on the phones of more than a dozen of these journalists, revealing successful infections through a security flaw in iPhones as recently as this month.
Portanto lendo mais sobre a notícia parece que iPhones também foram afetados.
In more than 85 percent of the forensics done with iPhones that were used by potential victims at the time of their number’s selection revealed traces of NSO software activity.
De certo nunca ouviu falar na cellebrite…não precisa de root.
mas os jornalistas podem instalar as app’s que querem nos telemóveis de “serviço”?
Devem fornecer-lhes os telemóveis com o software pré instalado.
A culpa é do Trump.
Como é que estes spywares entram nos smartphones? Vêm embutidos em aplicações consideradas inocentes ou são aplicações próprias como no caso daqueles mafiosos da Austrália em que um infiltrado os convenceu a utilizar uma falsa aplicação de comunicações encriptadas?
Acho que o Rui, às 14:35 respondeu a esta minha dúvida. Telemóveis de serviço, pois claro!
A quem perguntou a marca/modelo de telemóvel, deu ontem na TV uma notícia sobre isso, e é indiferente a marca e modelo, desde sistema operativo Android a Apple, era igual.
E até é fácil perceber, porque as notícias chegam rápido, e se houvesse marcas/modelos de telemóvel ou sistemas operativos imunes a estas ferramentas, obviamente que seriam esses telemóveis os usados por quem tem muito a perder por ser espiado.
Cuidado ao abrir os powerpoints no gmail. Estou só a brincar, não faço a minima ideia.
Gostava de saber como é que eles espalharam isso.
Quando espalharam o Pegasus bastava receber uma chamada no whatsapp que ficava logo o telefone comprometido.
Poderia haver outras portas de entrada, mas esta foi uma delas.
Penso que nem era necessário atender a chamada.
Para quem está numa posição sujeita a estas ameaças só tem uma solução, mudar de telefone e número frequentemente.
Manter o mesmo hardware e número é altamente não recomendado.
O PS optou por outra medida, em vez de espiar paga para dizerem o que o PS quer. Também há o pequeno pormenor do director de informação da SIC ser o mano do Tonho.
Só em conteúdo a dizer mal do Chega e do Ventura já foram gastos milhões.
e o conteudo que o chega pagou para ter bots difundidos pelas redes sociais…
Alguém faz de graça? Não? Então tem que pagar, como os outros…
A cobra indiana comprou os media com os 15 milhões.
Quantos bots isso vale?
Não tem nada a dizer sobre o assunto?
huaueis xiaomis essa treta é tudo botnet
A teoria de que o mundo se divide em bons e maus é uma boa defesa para os que atiram pedras e escondem as mãos.
Empresas israelitas que produzem ferramentas de espionagem não fazem parte do eixo do mal? O EternalBlue que possibilitou o WannaCry era usado pela NSA apenas por motivos académicos?
Já se esqueceram do Snowden, dos switches da Cisco minados de fábrica e outros tantos momentos em que a “maior democracia do mundo” anda(va) a espiar toda a gente?
Vão dizer que só espiavam os maus? As empresas europeias que eram espiadas para passar às empresas americanas vantagens concorrenciais era só para verificar se estavam a trabalhar com terroristas, claro.
Para mim russos, chineses, iranianos ou americanos, se espiam devem ser censurados.
O resto são histórias da carochinha…
Bem, portugueses, alemães e espanhóis também espiam. Todos os que podem espiam. Não há inocentes. Há uns mais palatáveis do que outros, característica que correlaciona bem com a liberdade que se tem neles.
Sabes qual é o problema…
Essa sensação de liberdade que tens é suportada em cima do que acontece nos outros países e que parece que não existe. A nossa sorte é não termos petróleo se não a nossa sensação de liberdade seria bem diferente.
Guerras para libertar os gasodutos da opressão dos maus, drones com misseís que só matam maus, jornalistas cortados às postas em embaixadas pelos amigos não aconteceram, and soi on and soi on…
Volto a dizer… o problema é essa ideia propagandeada de que uns são uns santos e outros uns demónios quando a realidade não é bem assim.
De que notícias se lembram? Qual foi objecto de forte acção da Amnistia Internacional?
Um foi um acto legítimo para apanhar um espião o outro foi um acto contra os direitos humanos.
Bolivia: Presidential plane forced to land after false rumors of Snowden onboard
https://edition.cnn.com/2013/07/02/world/americas/bolivia-presidential-plane/index.html
Belarus fighter jet forces Ryanair plane to land to detain opposition blogger
https://www.nbcnews.com/news/world/belarus-forces-ryanair-plane-land-detain-opposition-blogger-n1268270
Voltando ao tema… continuem a achar que há espionagem boa e má e não se queixem do mundo estar mais instável e a insegurança poder tocar-nos mesmo neste cantinho à beira mar.
É uma profissão prestigiante mas altamente perigosa,para quem se mete em certos assuntos.Ainda há dias um jornalista escandinavo foi morto com um tiro na cabeça por causa das investigações que fazia.Este mundo é muito perigoso.
Dizia-se por graça entre os suecos que os nazis demoraram três semanas a ocupar a Noruega, uns dias a fazer o mesmo à Dinamarca e bastou-lhes fazer um telefonema para a Suécia.
E é assim meus amigos, que Israel faz dinheiro e prospera, vendendo-se a deus e ao diabo. Até D. Afonso Henriques já tinha um atrás da orelha, era o seu ministro das finanças.
Se começarem a desaparecer cada vez mais jornalistas, pessoas inconvenientes ou até desvios de voos não se admirem, quem tem acesso privilegiado a informação tem quase tudo.
As Portas do cavalo já não aparecem por acaso:
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/intel-falha-processadores-nao-corrigida/
https://pplware.sapo.pt/apple/chip-de-seguranca-t2-da-apple-tem-falha-de-seguranca-que-nao-podera-ser-corrigida/
https://pplware.sapo.pt/informacao/amd-falha-seguranca-grave-processadores/
… não necessito de gastar dinheiro na compra desse tipo de programas para saber o que pensam, basta ler os vossos comentários!