Huawei: próximos smartphones chegarão sem o Facebook e WhatsApp
O cenário vai de mal a pior para a Huawei. A Facebook Inc. terá boicotado a fabricante de smartphones Android. Com efeito, a empresa norte-americana deixou de permitir a instalação prévia de todas as suas aplicações. Entre estas temos o WhatsApp, Instagram, Messenger e Facebook.
É o mais recente e duro golpe aos desígnios da Huawei no mercado mobile.
A notícia avançada esta manhã (7) pela agência Reuters marca mais um capítulo no bloqueio generalizado à Huawei por parte de todas as empresas norte-americanas. Enquanto a fabricante de smartphones se esforça para mitigar o impacto destes infortúnios, dos EUA surgem novos ventos de desaprovação.
O mais recente golpe para a Huawei
A Huawei está formalmente impedida de negociar com qualquer empresa sediada nos Estados Unidos da América. Ainda que esta medida esteja não esteja ainda a ser aplicada. Aqui inclui-se toda e qualquer fabricante de hardware, bem como de software. Desse modo, podemos estar já no último capítulo da história da Huawei enquanto fabricante Android.
O grupo Facebook fez saber que os utilizadores atuais de smartphones Android da Huawei continuarão a ter atualizações para as aplicações. Ao propósito, relembramos que o grupo Facebook controla, por exemplo, o WhatsApp, o Instagram, bem como o seu Messenger.
EXCLUSIVE: Facebook no longer allowing pre-installation of its apps on Huawei phones https://t.co/7oHvuKsSqV by @katielpaul pic.twitter.com/T9IqEttIdm
— Reuters Top News (@Reuters) June 7, 2019
No entanto, nos próximos smartphones Android, a Huawei não poderá pré-instalar nenhuma destas aplicações. Por conseguinte, os dispositivos chegarão sem os serviços do Facebook, algo que até agora estava presente nos seus terminais. Assim, terá que as instalar manualmente após adquirir o produto.
Smartphones da Huawei chegarão sem o Facebook e WhatsApp
Ainda que nada seja dito quanto à possibilidade de as instalar em seguida, não deixa de ser um rude golpe nas pretensões e prestígio da marca.
Relembramos que esta é uma prática comum e transversal a quase todas as fabricantes Android. É comum vermos um novo equipamento Android com várias aplicações pré-instaladas, fruto das mais variadas parcerias entre determinadas empresas e respetivas fabricantes de smartphones e dispositivos móveis.
Uma decisão sem impacto imediato e no futuro próximo
No entanto, importa esclarecer que os smartphones que já foram vendidos ou estão em stock não vão ter qualquer problema ou limitação. Nada impede que os utilizadores instalem e usem as aplicação do Facebook e WhatsApp da mesma forma que hoje o fazem. Estas podem ser obtidas diretamente da Play Store sem qualquer limitação e de forma oficial.
A tecnológica chinesa está debater-se com a maior crise da sua história recente e no horizonte não se vislumbram boas marés. O clima de desconfiança vai minando a sua reputação internacional e a recente desaprovação do Facebook vem abonar isso mesmo.
A fabricante Android está a cair em descrédito graças aos EUA
Ainda de acordo com a fonte supracitada, o Twitter, contactado pela mesma, negou comentar o tema. O mesmo disse a Booking Holdings, responsável pela aplicação Booking, entre outros serviços. Ainda assim, resta saber se mais empresas tomarão agora o mesmo rumo do grupo Facebook.
Seja como for, para os consumidores isto significa que os próximos smartphones Android da Huawei chegarão sem o Facebook, WhatsApp e demais apps deste grupo. No entanto, pelo menos enquanto a empresa tiver acesso aos serviços da Google, poderão instalar estas apps via Play Store.
Em suma, é mais uma afronta ao negócio mais lucrativo da Huawei Technologies. O seu segmento de smartphones Android já era a sua maior fonte de receita em 2018 e catapultou a fabricante para o 2.º lugar do mercado mundial de dispositivos móveis, estando já à frente da Apple e atrás apenas da Samsung.
Leia mais...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: Android, Facebook, Huawei, smartphones
Eu apenas uso o WhatsApp, de resto nada me faz diferença. Mas não acho que seja assim não complicado para um utilizador “normal” ir a uma qualquer loja de aplicações e instalar uma dessas aplicações…
O problema não é instalar a aplicação. O problema é o impacto que este tipo de noticias têm no utilizador comum.
Pois, mas para um utilizador gama intermédia: APK 😉
Sight….
lol não querias dizer “psych”?
Exatamente. Uma das funções do jornalismo tecnológico, deveria ser dismistificar a verdadeira razão por detrás disto. A Huawei está inocente, e não deviam permitir esta jogada comercial contra o 5G da Huawei.
Sou totalmente a favor da concorrência e será com muita pena que vejo a huawei partir. Mas está inocente??? Não estou a dizer que é culpada ou não só me espanta a capacidade de alguém resolver um assunto complicadissimo simplesmente com “achismos”… Pérai… Queres ver que já aqui andam os serviços secretos…. Meu Deus… As minhas desculpas Sr não foi por mal….
“No entanto, nos próximos smartphones Android, a Huawei não poderá pré-instalar nenhuma destas aplicações. Por conseguinte, os dispositivos chegarão sem os serviços do Facebook, algo que até agora estava presente nos seus terminais. Assim, terá que as instalar manualmente após adquirir o produto.”
Que grande notícia…. o drama… o horror… o pânico… Agora a imprensa virou o foco para a Huawei por qualquer coisinha é logo um bicho de sete cabeças!!!
Se tivessem bloqueado na Google Play Store agora assim…… é igual ao litro!
Ver se percebi bem, a Huawei não vai poder pré-instalar algo que não vem pré-instalado?
Isto significa que está impedida de fazer algo que não faz?
Afinal percebi mal. Mas isto sao boas noticias, Evita-se lixo no equipamento
Exacto! O que eu queria era não ter apps pré-instaladas…
Essas apps sempre se aplicaram depois da compra…. Para quem gosta da Huawei não existe nenhuma limitação.
Menos bloatware, até é uma boa notícia. Quem quiser utilizar essas aplicações tem a possibilidade de as instalar
Isso é verdade
+1
Isto é só uma vantagem para o comprador de Huaweis! Menos lixo pré-instalado. Instala-se apenas se se quiser. 😀
Dispenso o Facebook… Nada que uma boa ligação através do browser não resolva.
Quanto ao WhatsApp… Quando adquiri o meu telemóvel da Huawei no ano passado tive de o instalar manualmente.
Duro golpe para a Huawei? A partir do momento em que as aplicações continuam disponíveis com actualizações, o facto de não virem pré-instaladas só é um problema para o próprio Facebook, que só tem a ganhar com isso.
Para a Huawei ter ou não o Facebook pré-instalado o que interessa?
o problema é que as empresas de apps pagam à huawei para terem as suas apps pré instaladas, esse é o golpe. claro que para o user comum não faz diferença, aliás, muitos até agradecem, mas a huawei perde receita, ou achas que a huawei iria ter o FB, gmail, etc pré instalado só porque sim e andar basicamente a publicitar apps de graça?
Exatamente meu caro. A Huawei é uma das fabricantes que mais tira proveito dessa prática. Aliás, não é por acaso que já traz a Swiftkey pré-instalada, e várias outras.
Já no caso concreto do FB, é mais um golpe para a sua reputação do que um golpe pragmático.
QUE DRAMA…
Os utilizadores vão ter de perder 5 minutos a instalar o Face e o Whatsapp.
Cada vez mais o pplware está a tornar-se num correio da manhã da tecnologias de informação.
Sem loja de aplicações e sem apps pré-instaladas, achas que a maioria dos utilizadores arrisca a sacar apk e meter virus no telemovel? Lol certinho…
Eu vou mesmo dar 800-1000€ por um huawei sem loja ou ter que instalar por mim… Achas mesmo que empresários ou altos cargos que dependem de apps de empresas, hoteis, congressos etc vão comprar huawei? Adokescentes ou universitários talvez…
Não vejo qualquer problema nisso. Assim deveria de ser com maior parte das aplicações que vem de origem no Android, ou em qualquer SO.
“No entanto, nos próximos smartphones Android, a Huawei não poderá pré-instalar nenhuma destas aplicações… assim, terá que as instalar manualmente após adquirir o produto”. Na minha opinião isso deveria acontecer com TODAS as apps e ser o utilizador a escolher o que lhe interessa. E parece que a Google NÃO concorda com essa “treta” da insegurança inventada pelo Trump…
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/google-avisa-sancoes-a-huawei-comprometem-seguranca-nacional-dos-eua?ref=HP_Destaquesduasnot%C3%ADcias2
Ou seja, boas noticias para os utilizadores da huawei.
Que boa notícia… Isto podia alastrar se ao resto do bloatware
smartphones sem lixo…. a Huawei começa a interessar
E vão ter acesso à google Store ou já não?
Possivelmente não, porque a google não irá fornecer mais serviços para a huawei, de acordo com as notícias que tenho lido
Vamos ver se o bloqueio chines aos Smartphones americanos não vai fazer o Trampa mudar de opinião
Ou então, vamos ver o que acontece se a China deixa de comprar Boeings as centenas, e outros mega produtos Americanos… Vai ser mau para o Trump
Felizes futuros compradores de smartphones da Huawei. Que tal raiva se espalhe por todas as marcas.
Que bom! Quando comprar o próximo Huawei já não vou perder tempo a desinstalar aplicações. Por mim até poderia vir apenas com o Android e Play store, mais nada! 😀
Ainda estava com esperança que os preços dos P30 Pro tivessem reduzido para trocar o P20 Pro, mas afinal parece que não… Vou ter de esperar mais uns tempos…
Vir de origem sem todo esse lixo devia ser noticiado como algo bom.
Comprar um telefone sem qualquer aplicação instalada para mim era um motivo para o comprar em detrimento de outros carregados de “ lixo” .
Nossa, que bom ler uma cosa dessa!! Pensei sou o único que pensa assim!! Ou olhava até hoje pelas paginas erradas rsrs Uso apenas Telegram! e nada de Googel nem sequer Facef… e o resto deles….
A Google já está a alertar para a estratégia de auto-suficiencia por parte das fabricantes que não tenham acesso ao Android (Neste caso fica-se pela a Huawei, para já), alegando problemas de segurança (devido à versão AOSP), mas no fundo é pelo facto de poder perder fatia de mercado. O Facebook e o WhatsApp estão disponíveis no Aptoide, logo, basta a Huawei adoptar uma loja alternativa e fazer publicidade a isso. Vejam o exemplo da Xiaomi, ja andava a vender telemóveis para fora da China sem as aplicações da Google nas suas roms chinesas, ainda antes de começar a criar as Roms Globais, e o pessoal soube logo contornar o problema. A Huawei já garantiu contrato para desenvolver o 5G na Russia. Acham mesmo que ela não vai encontrar solução para se adaptar e ficar mais autónoma? Melhor para o utilizador, dentro de alguns anos poderemos ter mais liberdade na escolha de sistemas operativos para os nossos smartphones e a guerra pode deixar de ser apenas entre Android e iOS.
O Aptoide é a maior bosta que anda por aí.
Basta ver como foi criada, e por quem. Além da quantidade estúpida de aplicações dúbias e com versões alteradas que andam por lá.
Quem acha que isso pode sequer ombrear com os Google services so pode estar avariado da cabeça.
Basta a Huawei abrir os cordões à bolsa e moldar uma loja como a Aptoide à sua maneira com credibilidade. Eu dei o exemplo da Aptoide mas pode ser outra qualquer. A Google já se está a por fina com esta salganhada do Trump, basta ler as noticias (e não estar confinado apenas a Pplware). Qualquer fabricante que atente com o domínio americano vai ter problemas, logo, os fabricantes vão apostar em ser mais auto-sustentáveis.
Se há coisa que a Huawei tem é uma bolsa muito cheia, capaz de montar uma Huawei Store em pouco tempo.
Os smartphones são muito menos importantes para a Huawei do que os IPhones para a Apple.
Com sorte ainda passa a fazer concorrencia à propria google
Sou totalmente a favor da concorrência e será com muita pena que vejo a huawei partir. Mas está inocente??? Não estou a dizer que é culpada ou não só me espanta a capacidade de alguém resolver um assunto complicadissimo simplesmente com “achismos”… Pérai… Queres ver que já aqui andam os serviços secretos…. Meu Deus… As minhas desculpas Sr não foi por mal….
@rui joão
nem sabes do que falas. se tivesse essa quantidade estupida de aplicações dubias e com versões alteradas, certamente a aptoide (empresa portuguesa) não seria a 3ª maior loja de apps android do mundo.
tás a criticar baseado em factos que também existem na play store, sempre teve aplicações dubias, aplicações com virus, aplicações que te roubam os dados… estás a fazer vista grossa a isto à google mas não fazes às outras? enfim…
além disso, muitos dos devs que estão no google play store, também estão no aptoide atualmente.
já agora, a aptoide já está em negociação com a huawei para ser a substituta do play store.
Eu estava a pensar se o “alegando problemas de segurança” esses problemas não são sinonimo de depois não conseguimos espiar.
Isto são boas notícias! Não entendi porquê o drama.
Ninguém entendeu o grande problema em vez de verem isto como os vossos olhos e dizerem que bom vejam com os olhos do país onde se encontra a Huawei para eles está atitude e mais um insulto que vai agravar associação que eu espero que n mas poderá trazer problemas para td o mundo…..
Eu temo que isto vá correr muito mal, mas muito mal mesmo, para todos… A China não é um menino de coro, e vai levar esta guerra até onde for necessário. E o pior é que tem capacidade para fazer muita mossa. Agora já está a associar-se à Rússia. Estão a ver onde isto vai dar, certo?
“WhatsApp,Instagram,Messenger e Facebook.” Ei,nem acredito.Agora é que vão ser elas. 😐
Nunca ponham em causa a honestidade do Facebook
O único e verdadeiro problema é os terminais Huawei deixarem de receber actualizações da Google. Ou seja, o android OS fica cristalizado como esta. O resto, as apps instalam-se com mais ou menos dificuldade
Sou utilizador de Huawei há vários anos.
Vejo esta notícia de 2 formas:
1. É positivo. Aliás acho que todas as empresas de software do planeta deviam de entrar na onda, pois recebo um sistema limpo de blotware para instalar aquilo que EU quero.
2. É negativo. A imagem da marca que já está manchada, agora recebeu o último prego no caixão pois a mensagem que chega ao utilizador leigo, é que o sistema não permite correr o seu Facebook (smartphone = Facebook para muita gente) e por causa disto, poderemos estar a assistir ao inicio do fim (outro blackberry).
Excelente comentário.Dos melhores que aqui li.
Boas notícias 🙂
Menos software espião do EUA nos smartphones da Huawei.
Provavelmente no futuro vão passar a ter pré-instalado o WeChat e o QQ Messenger…
De qualquer dos modos, concordo com a maioria do pessoal, menos lixo pré-instalado nos telemóveis Huawei.
Cumps
Como se a vida se resumisse a estas aplicações. Eu desintalo-as e quando houver necessidade vou pelo browser…
Como se a vida se resumisse a estas aplicações. Eu desintalo-as e quando houver necessidade vou pelo browser…
Ou seja, os smartphones Huawei vão ter menos lixo! Twelve points for China!
É assustadora é dependencia do mundo da tecnologia das empresas americanas.Os Europeus e chineses bem que podiam contrabalançar e criar aqui redundancia com estes desenvolvimentos e o Sr Rui Bacelar e equipa da ppware deviam deixar de ser vassalos dos americanos e falarem sobre este problema em deterimento de notícias estilo correio da manhã.
Essa agora !! Mas que culpa tem o Rui Bacelar ?? Ele escreve sobre o que quiser e nós não temos nada a ver com isso.Só faltava essa. 😐
O problema aqui nao é mais facebook ou menos facebook e a falta de confiança que as pessoas vão ter.
Eu não duvido nada que os estados unidos espiem outros mas tb seinque a China o faz. E a espionagem chinesa é ma para a economia mundial. Nao estou a dizer que o resto seja bom para a economia mundial.
Utilizo o Telegram, então… parabéns Huawei, menos lixo em seus aparelhos.
Imaginem que de um momento para o outro todo o Mundo deixa de comprar produtos da Apple. Espionagem Americana? Isto é que vai uma “Açorda”…
Até é um favor que fazem… menos lixo instalado.
Nunca comprei um smartphone que veio com WhatsApp ou Facebook instalado, portanto….
Não uso nada desse lixo… Mas li que, entretanto, já há alguma abertura a negociação para um acordo entre ambas as partes, neste caso, para apaziguar mercados…
A ver vamos
A imprensa parece que tb está disposta a descredibilizar o segundo maior fabricante de telemóveis, até parece que é de grande importância os aparelhos não virem instalados com certas App’s quando elas poderão ser instaladas posteriormente através da loja.
Caro zé… ora lê bem o artigo antes de proferires esse comentário 😉
Bom fim de semana.
Peço desculpa mas mantenho o que digo, não me refiro a pplware (técnica) mas sim à imprensa escrita/noticiosa comum.
Bom fim de semana
Durante muito tempo muita gente afirma que a huawei serve os interesses do governo chinês mas aquilo que está a vista de todos é que as empresas americanas estão ao serviço do governo dos usa, como empresas privadas afinal são uma farsa afinal onde está a democracia ? Os Usa a muito que são uma ditadura e tudo isto vai servir para criar sistemas operativos alternativos porque toda a gente está a perceber que hoje é a china amanhã é outro qualquer e a tão apreguada cloud que agora todos vendem como o top no futuro vai servir para fazer ainda mais chantagem sobre as empresas ou governos
Trump = ditadura tecnologica para a china
Ainda bem ….. menos lixo nos telemóvel , sem dúvida uma boa notícia .
So pela contribuirão da comunidade chinesa ao andorid
a trumpgoogle devia ter mais vergonha …. pq não aprenda da MS…… Quem é realmente a google??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Acabo de descobrir que o meu Huawei antes do embargo, comprado à 2 anos, veio sem Facebook e watsapp, desses só instalei o watsapp e pouco uso, não vejo drama só benefícios, instalo o que uso mais memoria livre.
Digo que veio pois não encontro o icon do Facebook e instalei o o outro… De qualquer maneira foi a marca de telemóveis que menos problemas me deu hoje, zero, e já tive outras marcas sonantes do mercado que iam para a garantia por tudo e por nada, até por humidade do ar.
Pessoal acham que vai fazer alguma diferença não haver aplicações pré-instaladas. Assim há mais espaço para outras coisas. Se a Huawei fizer um sistema operativo que consiga instalar ficheiros.apk não há PROBLEMA NENHUM!!
Estados unidos 380 milhoes de consumidores , china 1700 milhoes de consumidores .Maior classe media mundial:china , Pais com maior crescimento anual:China.Zona do globo com maior população : Asia.Acham mesmo q a China vai perder uma guerra comercial?
A Huawei está a sofrer as consequências de ser uma empresa que aceita vender os seus telemóveis na Ditadura Chinesa já completamente alterados para não poderem instalar apps como o Facebook. Twitter, não aceder ao Google ou ao Gmail, chegou a hora de por essa empresa na ordem, uma empresa aliada e dominada por uma ditadura que teve a lata e o desplante de querer dominar as telecomunicações dos países ocidentais. Neste nosso país habitado por povo imbecil especializado a votar em ladrões e corruptos é normal vender tudo em saldos a todo a espécie de criminosos até a ditaduras asquerosas como a chinesa. O que está em causa não é Huawei mas sim deixar empresas comunistas e a própria China comunista uma ditadura dominar a nossa economia , eu defendo fazer o mesmo à China o que ela faz a quem queira investir na China, por exemplo os estrangeiros não podem comprar terrenos ou casas , só arrendar, Basta fazer mesmo na Europa e nos Eua e os Chineses eram barrados no ocidente, pois as nossas empresas têm investmentos imobiliarios. As regras têm de ser as mesmas, se eu nao posso comprar quase nada na China porque raios eles podem comprar tudo no meu pais ?
Agora o Facebook & C.ia vão fazer o que fizeram aos smartphones Lumia, até dá o acesso às APPs mas torna-as lentas..
Na minha opinião, politiquice estupida..