Huawei sofrerá com a opinião pública, sobretudo na Europa
A agência Kantar é uma das mais conceituadas no seu setor, tendo partilhado o mais recente relatório alusivo ao mercado de smartphones. De acordo com a agência, a Huawei sofrerá na Europa, para gáudio da Xiaomi e sobretudo da Samsung. No relatório é ainda possível ver que o Android cresceu e o iOS caiu.
Estas e outras conclusões, em análise, no artigo que pode ler aqui em seguida.
O relatório apresenta conclusões particularmente elucidativas. De acordo com o mesmo, as repercussões do bloqueio comercial, já extinto, previamente imposto pelos EUA em maio último, tiverem um significativo impacto no desempenho das vendas de smartphones Android da Huawei.
A Huawei sofreu ligeira uma quebra na Europa
A Huawei contraiu 1,9% face ao 1.º trimestre do ano e 9% entre os meses de maio e junho. Esta cifra registou-se nos principais mercados europeus, refletindo os temores em torno dos seus smartphones Android. Já, por sua vez, a Samsung e a Xiaomi cresceram durante o mesmo período.
Para a Kantar, os consumidores, sobretudo entre maio e junho, pensaram duas vezes antes de comprar um produto Huawei. Algo que atribuem totalmente ao imbróglio com os EUA, cuja resolução ainda está em curso. Já, por outro lado, vemos novas previsões positivas por parte de outras fontes.
#Huawei takes a hit from string of negative headlines - our latest dive into #OSshare data for the second quarter https://t.co/5UeAbfucpJ pic.twitter.com/LvBBGwvOrj
— Kantar (@Kantar) July 17, 2019
Ao mesmo tempo, a Kantar afirma que o 2.º trimestre de 2019 foi, mesmo assim, mais positivo que o 2.º trimestre de 2018 para a Huawei. Isto é, mesmo perante os entraves que lhe foram colocados, a empresa conseguiu crescer. Algo que se deve, sobretudo, à forte posição da tecnológica na China.
A Samsung e a Xiaomi aproveitaram o deslize da Huawei
Algo que poderia ter dimensões severas, não fosse o mercado chinês. Com efeito, foi graças a este mercado, o maior do mundo no que ao volume de smartphones vendidos diz respeito, que a empresa conseguiu ter um trimestre positivo. Ao propósito, na China a sua quota de mercado é de 46,1%.
Mesmo assim, a tónica da Kantar foi colocada no impacto das manchetes e notícias em torno da tecnológica chinesa. Perante os sucessivos e noticiados reveses sofridos pela empresa de Ren Zhengfei, na Europa a sua posição foi fragilizada, para grande proveito da Samsung e da Xiaomi.
In the US, both Apple and Samsung saw #OSshare slide during the second quarter, with Motorola and Google continuing their resurgence. https://t.co/5UeAbfucpJ pic.twitter.com/rusAj77B3Z
— Kantar (@Kantar) July 17, 2019
Já, por sua vez, nos Estados Unidos da América, tanto a Samsung como a Apple derraparam. No seu lugar cresceu a Motorola, bem como a Google que começa a enraizar os seus Pixel no mercado norte-americano, o 3.º maior do mundo. Esta sendo outra das conclusões da Kantar.
A venda de smartphones nos EUA
A líder, e terceira classificada no mercado mundial de smartphones caíram nos EUA. Tanto a fabricante de smartphones Android, como a tecnológica de Cupertino, perderam parte da sua quota de mercado para rivais norte-americanas, ainda que a Motorola seja atualmente detida pela chinesa Lenovo.
De qualquer modo, certo é que a Motorola obteve 8,1% de quota de mercado nos EUA. Ao mesmo tempo, o smartphone mais vendido nesse país foi o iPhone XR, da Apple, seguido pelo iPhone 8, bem como o iPhone XS Max. Em quarto lugar temos o Samsung Galaxy S10+, e o Galaxy S10 em quinto.
A Kantar aponta ainda que 80,1% de todos os dispositivos vendidos durante o período trimestral que terminou em junho, foram smartphones Android. Algo que nos mostra a clara dominância desta plataforma ao nível das unidades vendidas.
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Fonte: Kantar World Panel