Waze muda radicalmente como se reportam problemas e usa a IA para ser melhor
A Google já mostrou que quer trazer para o Android Auto as capacidades da sua IA, em especial para melhorar a interação com os utilizadores. Há novidades neste campo e agora uma nova parece estar a ser implementada. O Waze passa a usar também a IA e já permite que os problemas na estrada sejam relatados de forma natural com a voz.
Waze traz uma mudança radical com a IA
Quase um ano após o seu anúncio, o Waze está finalmente a lançar o suporte para reportar perigos usando a sua voz na sua nova funcionalidade “Relatórios Conversacionais”. Esta novidade dará uma liberdade ainda maior aos utilizadores, que passam a poder simplesmente conversar para reportar problemas.
Num dos seus únicos avanços notáveis em IA, a Waze anunciou em outubro passado que iria lançar os “Relatórios Conversacionais”. Esta seria, na altura, uma forma de relatar os perigos na estrada através da voz. O recurso utilizaria linguagem natural para reportar perigos como objetos na estrada, obras, radares e muito mais.
Na altura o explicou que basta tocar no botão de denúncia e falar naturalmente, como se estivesse a falar com um amigo. Com a ajuda das funcionalidades do Gemini, o Waze compreenderá o que está a dizer e adicionará rapidamente um relatório em tempo real ao mapa — sem ter de utilizar um comando de voz específico ou tocar em botões extra.
Reportar problemas com “Relatórios Conversacionais”
A possibilidade de utilizar comandos de voz mais simples foi uma adição bem-vinda, uma vez que o sistema anterior era feito pelo Google Assistant. No entanto, este novo sistema só esteve disponível numa versão beta limitada no último ano. Agora, esta novidade tão esperada está finalmente a ser implementado de forma mais ampla.
Na última semana, a Waze lançou o “Relatório Conversacional” para os utilizadores. A funcionalidade funciona como prometido e os utilizadores podem explicar o perigo na estrada com a voz, e o Waze utiliza a IA para escolher a opção de denúncia correta sem ter de premir mais botões.
Para alguns utilizadores, no entanto, o Waze foi um pouco precipitado em relação à chegada da funcionalidade. Um dos pop-up surge para os notificar sobre a funcionalidade, mas o pop-up reaparece frequentemente se os utilizadores não o ativarem. Outro bug parece fazer com que a reprodução de media pare e não reinicie após a utilização da funcionalidade.





















Podiam era ao receber a informação de acidente, perguntar a via em que houve o acidente (direita, central, esquerda) para que os condutores possam mudar de via atempadamente.
Primeiro tem de chegar cá. Depois se vê se é bom ou está cheio de bugs…
Deviam era acrescentar uma voz sem o nome das ruas!!! IRRA!!!!
Mas percebe português de PT?
Ou só dialoga em inglês?
Neste momento devo deixar de usar o waze, ainda hoje dirijia-me da Trofa para Braga na N14 e em vez de me indicar a variante à N14 de Famalicão indicou-me o interior da cidade , mesmo estando sobre a variante por 4 vezes me indicou a saida para regressar à cidade… enfim… quando no dia anterior até me indicou um desvio por onde normalmente vou e é aconselhável o trânsito estava parado na rotunda que por acaso dá para ver e era REAL…
Existe uma opção que vem activa por defeito para evitar complex intersections, pode ser por isso.
Por isso convém ver os settings das apps que instalamos e reflectir sobre o que faz ou não sentido para o uso de cada um