PplWare Mobile

Concorda com a proibição do uso de telemóveis nas escolas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Baresi says:

    Escolas primárias e preparatórias sim, a partir do secundário já são crescidos e até para trabalhos e comunicarem entre eles, fora a idade (das meninas fazerem olhinhos aos meninos e vice versa) 😀
    Agora crianças com telemóveis… Para mim não faz sentido!

  2. Pedrocas says:

    se não fossem os telemóveis nas escolas, não se tinha conseguido apanhar/provar muitos bandidos que andam a dar aulas….
    E sim estou a falar de Portugal

    • Vasco says:

      Olha que a bandidagem entre os alunos é muito maior que entre os professores. O tempo das réguadas nem sempre era justo mas andava tudo em linha!

        • João Luís says:

          Penso que o que ele quer dizer, talvez a forma não seja a melhor, é que há apenas 30 anos atrás era impensável por exemplo um aluno bater ou mandar para o … um ator(a) e se isso acontecesse levava 6 réguadas em cada mão e de certeza que jamais o faria. Na maior parte dos casos chegavas a casas e levavas umas porque os cotas vieram a saber …
          Havia mais respeito …
          Não digo que concordo com esses métodos mas acho que exemplifica o que ele queria dizer 🙂

          • Daniel says:

            Medo é diferente de respeito!

          • deepturtle says:

            funcionava. hoje em dia é um libertinismo que até mete nojo.
            não deixei de gostar da professora nem dos pais. não lhes tive medo, muito respeito sim. e hoje em dia os meus filhos recebem a mesma educação. obviamente que a pedagogia e o amor deve existir, mas até nisso as novas ondas confundem… e acham que deve ser melhor tirar os filhos aos pais por cada situação ridícula, não há bom senso! mundo hipócrita

          • karl says:

            Fosse por medo ou por respeito o resultado é que interessava: o demais é filosofar sem proveito!

      • Miguel Ângelo Figueiredo Oliveira says:

        Deves ser daqueles que resolve as coisas só à pancada…

      • Pedrocas says:

        fazes-me lembrar o tempo em que as pessoas diziam que são havia testemuhas é porque nunca tinha acontecido.
        Agora levam todos por tabela, quer sejam professores, quer sejam alunos ou mesmo os funcionários da escola.
        porque agora todos filmam e conseguimos provar aquilo que antes as escolas escondiam, e faziam com que quem dizia a verdade era castigado.

    • Aí aí ai says:

      Pronto la vem ele….e achas que as crianças agora estão melhores ou piores que os de 2000s? Crianças não precisam de telemóvel, precisam de brincar umas com as outras, aprender a interagir com outras pessoas e não estar no tik tok e a ver coisas na social media que não fazem sentido – mas pronto e a minha opinião

  3. Pedolito says:

    Como é que alguém tem coragem de votar não

    Ridículo aquilo se vê nas escolas hoje em dia

  4. Blockd says:

    Comomç professor de TIC, sou totalmente a favor de não usarem telemóveis na escola. Que socializem IRL…

  5. Carlos Fernandes says:

    País sem coragem de enfrentarem os filhos. Se não querem que as crianças andem de telemóvel, não os comprem. Mas não se esqueçam que, tudo o que é proibido, é mais apetecido e…,

  6. Roberto says:

    Concordo plenamente que as crianças nao deviam usar telemovel antes dos 16 anos

  7. Step says:

    Os meus filhos não levam telemóvel para a escola, no entanto acho que não tenho o direito de decidir a vontade de outros pais, cada um tem o direito de escolher o que pensam ser o melhor para os seus filhos

  8. asd says:

    não quero os meus filhos a ver tiktoks de musicas para maiores de 18, nem a falar brasileiro

  9. Vasco says:

    Sou a favor da proibição dos telemóveis nas escolas e também do uso de farda escolar para ninguem se achar mais que o outro por vestir marcas de roupa mais caras, para além de promover o espírito de camaradagem.

    • SpaceJames says:

      Deves ser dos inicios do seculo XX. Proibir telemoveis? Sem eles nao podiamos comunicar com os nossos filhos e saber como eles andam e comunicar em casos de emergencia.
      Farda escolar? Mas estamos no Estado Novo ou em 2023, caso não saibas, os tempos mudaram, logo adapta-te tambem

      • Zé Fonseca A. says:

        Santa ignorância, quando andei na escola não existiam telemóveis e parti perna e cabeça e sempre foram avisados os encarregados de educação, também quando precisei por urgências familiares ser contactado na escola sempre fui sem nenhum problema.
        Essa dos pais não conseguirem comunicar com os filhos é só algo absurdo de pais de nova geração que não sabem educar crianças.
        Os meus filhos têm iPhones usam em casa para manter contacto com os amigos, não existe isso de levarem para a escola, tinha vergonha de cara de ser pai e andar a mandar mensagens ou ligar aos meus filhos na escola, escola é para aprenderem e se divertirem com outros miúdos não é para andar agarrado ao telm porque os papas são inseguros.

      • Fabio says:

        Emergência? Que emergência amigo?
        Se precisar de comunicar com urgência com o seu filho é ligar pra secretaria da escola e eles dão lhe o recado….

        O seu filho precisa falar consigo? Eles ligam-lhe não se preocupe

      • Azedo hoje says:

        Eu usei farda escolar (era código de conduta) no início dos anos 80, não me fez mais ou menos que os que andavam na publica, quando diz (espírito de camaradagem) isso é militar, algo que se aprende nessa instituição, talvez o uso de socialização é mais adequada na sua frase. Hoje em dia o modo de socialização é através de comunicação digital e a culpa é dos pais. Notamos pelas resposta de um que diz – sem os telemóveis não sabemos onde andam… controlar um filho é algo que um pai não deveria fazer, por muito que pai seja, um filho não é propriedade destes, muitos pais esquecem disso.
        Oh SpaceJames, não sejas tacanho, ainda existe escolas com o código de conduta (uso de farda) nada a ver com Estado Novo. Não, não é adaptar, é ensinar

      • karl says:

        Na escola precisam de telemóvel para quê? e a bata ou farda que mal têm? se os tempos mudaram por que se continua a usar farda nos colégios?

  10. Maria says:

    Isto nem tema devia ser…

  11. TiagoR says:

    A escola é um espaço de educação e socialização e não o espaço para a criação de futuros “inúgremes” que é o que está acontecer à vista de todos ! Portanto, telemóveis no espaço educativo, NÃO !!

  12. Joao Ptt says:

    Concordo que não deixem utilizar o telemóvel/ smartphone, mas por um motivo diferente do que a maior parte pensará: para poupar os olhos, e manter as crianças (um pouco) mais saudáveis na visão.

  13. Rui M says:

    Proibir o uso de tecnologia a gerações Z e Alpha é um tremendo erro (diria civilizacional). As escolas têm que ser modernizadas com muita urgência e é imperativo perceber o papel da tecnologia no saber e na aprendizagem.

    Sou contra o uso indiscriminado e lúdico em ambiente de aula, mas não posso concordar com a proibição do uso de ferramentas poderosíssimas na recolha de informação e conhecimento a muitos níveis (que não só a pesquisa).

    Não perceber isto é abrir um fosso que se agravará quando as gerações “proibidas” estiverem no controlo do mundo… pois isso virá!

    • Zé Fonseca A. says:

      Pois, nem sequer percebes o porquê da proibição, quanto mais concordar

    • Azedo hoje says:

      Oh gaiato (proibição do uso de ferramentas poderosíssimas) os teus pais sobreviveram escola contando pelos dedos, estímulo de cálculo mental, leitura de dicionários entre outros. Que tal o uso das suas cabeças em vez de FERRAMENTAS PODEROSÍSSIMAS – (estou po de ró sa), notasse que é um miúdo a responder isto, deve ter copiado muito com estas ferramentas poderosíssimas. Educar começa em casa com estímulo de leitura, uso de cálculo mental, isto sim é ferramenta poderosíssima. Mais um Tacanho na sociedade

      • Martins says:

        A geração da cópia e dos seguidistas não pensa assim.
        Os parasitas vivem do alheio

      • Carolina says:

        Lendo o seu comentário, talvez precisasse de algum material de apoio de Português… Existem muitas ferramentas online que o podem ajudar de forma mais eficaz, uma vez que a leitura de dicionários não ajudou muito… 😉

  14. Rui M says:

    Oh Azedo, o senhor não me conhece de lado nenhum, pois não? Os seus pais não o educaram a ter respeito pela opinião do outro e insulta sem consideração e na ignorância.

    Sou da geração X, tenho filhos na geração Z e Alpha (se é que sabe o que é isso). Aprendi a escrever com lápis e caneta permanente e tinha que usar mata-borrão.

    Estudo e leiouoto sobre os desafios dos tempos actuais.

    Fique na sua ignorância, que eu fico na minha.

    Passe bem!

  15. Profeta says:

    Obviamente que sim, mas como fazer com que as criancas nao usassem o telemovel ? Iam colocar todos os telemoveis em cima de uma mesa e no final da aula devolviam ? Devia ser em todos os anos lectivos e ate nas faculdades. Uma coisa que nao consigo entender e como e que pessoas que andam na faculdade e ficam a fazer exames finais e usam o telemovel e nao ha fiscalizacao sobre isso. Por isso e que uns terminam a licenciatura e nao tem gosto pelo que fazem depois ve-se o estado lastimavel quando apanhamos um profissional desses formado dessa maneira.

  16. Paulo says:

    De referir que desde 2012 que é proibido pelo Estatuto do Aluno, Lei n. 51/2012 de 5 de setembro.
    Um dos deveres do aluno, art. 10º, é:
    q) Não transportar quaisquer materiais, equipamentos tecnológicos, instrumentos ou engenhos passíveis de, objetivamente, perturbarem o normal funcionamento das atividades letivas, ou poderem causar danos físicos ou psicológicos aos alunos ou a qualquer outro membro da comunidade educativa;
    r) Não utilizar quaisquer equipamentos tecnológicos, designadamente, telemóveis, equipamentos, programas ou aplicações informáticas, nos locais onde decorram aulas …

    As escolas é que não aplicam o Estatuto do Aluno na íntegra.

  17. Carolina says:

    Concordo que não se use em sala de aula salvo exceções, tais como a realização de alguma atividade que envolva pesquisa, jogos (tal como no kahoot), etc. Discordo fora das salas de aula. O telemóvel veio para facilitar a comunicação uns com os outros, inclusive entre educandos e os seus familiares. Não vamos proibi-lo em contextos que não prejudicam o normal funcionamento da escola só porque fere as suscetibilidades de alguns.

  18. Leandro fonseca says:

    Claro que não isso não tem lógica nenhuma me cago vou levar na mesma eu agora vou para curso não quero nem saber se é proibido ou não

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.