Apple ultrapassou a Xiaomi e recuperou o seu lugar no mercado dos smartphones
Mesmo com todos os probleams na cadeia de produção, o mercado dos smartphones tem crescido, em especial no que toca à Samsung, Apple e Xiaomi. Estas 3 marcas dominam esta área da tecnologia com números impressionantes de vendas.
Uma dos momentos mais importantes de 2021 aconteceu em julho, quando a Xiaomi conseguiu ultrapassar a Apple no mercado global. Esse movimento parece ter sido invertido e A Apple recuperou agora a sua posição e é a segunda marca no mercado dos smartphones.
Apple recuperou a sua posição natural
Os números agora apresentados são da IDC e mostram como decorreu o terceiro trimestre de 2021 para as marcas que estão a lutar para dominar o mercado dos smartphones. A grande mudança está mesmo na recuperação da Apple, que agora tem15,2%.
Com este resultado, a gigante de Cupertino recupera a segunda posição desta tabela, ultrapassando a Xiaomi. A marca chinesa mantém um valor praticamente igual ao que tinha no mesmo período de 2020, rondando os 13% de quota de mercado.
Worldwide Smartphone Shipments, Market Share, and Year-Over-Year Growth, Q3 2021 (shipments in millions of units) | |||||
Company | 3Q21 Shipments | 3Q21 Market Share | 3Q20 Shipments | 3Q20 Market Share | Year-Over-Year Change |
1. Samsung | 69.0 | 20.8% | 80.4 | 22.7% | -14.2% |
2. Apple | 50.4 | 15.2% | 41.7 | 11.7% | 20.8% |
3. Xiaomi | 44.3 | 13.4% | 46.5 | 13.1% | -4.6% |
4T. vivo | 33.3 | 10.1% | 31.5 | 8.9% | 5.8% |
4T. OPPO | 33.2 | 10.0% | 30.6 | 8.6% | 8.6% |
Others | 101.1 | 30.5% | 124.3 | 35.0% | -18.7% |
Total | 331.2 | 100.0% | 354.9 | 100.0% | -6.7% |
Source: IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, October 28, 2021 |
Xiaomi continua forte, mas perde terreno
Esta nova posição resulta de forma clara das novidades que a Apple apresentou em setembro. A chegada do iPhone 13 veio reanimar o mercado e dar um novo fôlego a esta área. A Xiaomi teve também novidades, mas que chegaram mais tarde.
Os números parecem claros e os 50,4 milhões de smartphones que a Apple colocou no mercado foram o motor para este crescimento. Em comparação, a Xiaomi atingiu uma meta que fica 6,1 milhões de equipamentos mais longe e assim teve uma quebra.
Samsung segue firme no topo deste mercado
Longe desta guerra está a Samsung, que manteve a posição de topo, sem qualquer hesitação. Mesmo com uma perda de 2 pontos percentuais, que se refletem em 10 milhões de smartphones, a marca coreana está com uma folga grande face à sua concorrência.
Também a crescer e a ganhar terreno estão 2 marcas que são cada vez mais vistas. Falamos da vivo e da OPPO, que partilham agora a 4.ª posição no mercado, com apenas 0,1% a separar estas duas fabricantes de smartphones. Resta saber como o mercado irá reagir no último trimestre do ano, habitualmente favorável à Apple e aos seus produtos.
Este artigo tem mais de um ano
As pessoas começam a ficar fartas da Xiaomi lançar dezenas de modelos por ano
E isso se vai refletir cada vez mais
Exato são sempre os mesmos produtos sem condimentos sao aborrecidos ja. como sao baratos vendem muito mas as pessoas comecam a ver que o barato sai caro quando um ano depois os telemoveis de 300 euros e 200 euros deixam de funcionar em condicoes. por isso a apple a samsung a huawei vendem muito e a clientes que tinham antes xiaomi.
Já foram mais baratos e aí é que está a diferença !
Antes tinham equipamentos com características de topo com um preço bastante baixo. Comprei o meu Mi5 por 250€ na altura e ainda o estou a usar.
Agora os modelos de topo mais recentes apresentam preços muito próximos dos Huwaei, Samsung e até Apple.
E entretanto aparecem outras marcas a oferecer boas características com preços muito inferiores. E convenhamos que o pessoal ao contrário do que possa parecer, não anda a nadar em dinheiro.
Quer estranho, há tempos tinham saído notícias que a Xiaomi tinha ultrapassado a Samsung e era a marca que mais vendia smartphones a nível mundial. Agora, a marca chinesa acaba de ser ultrapassada pela Apple e cai para terceiro???
Outra situação recorrente neste tipo de notícias é o diminuir a marca que há anos ocupa quase sempre a primeira posição, ou seja a Samsung. AS letras gordas focam sempre as outras marcas… há algo contra a marca? É que se não há… parece!
O mercado é muito dinâmico, mais ainda no final do ano, após a Apple apresentar os seus dispositivos. Faz sentido, mediante o calendário de lançamentos. Contudo, este ano e seguramente o próximo, trará uma maior instabilidade e vamos ver estas dinâmicas a acontecer com maior frequência, à medida que o mercado liberta chips e outros componentes em falta.
A OPPO está super forte em Portugal…a Vivo em Portugal não vendem em lojas físicas… só em online
A OPPO tem boas máquinas
No 4º trimestre passa para primeiro, como no ano passado.
Xiaomi com modelos de 100 euros a vender menos que uma empresa de tlm de 1200 euros. So prova que as pessoas querem qualidade estao fartas de numeros specs de papel. 108megapixels da xiaomi perdem para 12 de qq iphone de 2018
Reis, isso prova tb que o mundo está cheio de otários, e, pior ainda, otários vaidosos.
Já alguma vez viu um IPhone com capa, cuja capa tape a maçã?
Já viu? Não? Pois….
Claro que sim, toda a gente da minha familia tem iphone e usa capa, amigos same. Iphone nada tem a ver com vaidade mas sim com funcionalidade, usa-se varios anos e nunca da problemas mesmo iphones antigos como o 6s continuam a receber updates e fluidos como no inicio.
Dizeres que um 6S anda fluído como antes dá a notar que deves ter um iphone como eu tenho um fold 3 ai ai, falar sem conhecimento dá nisso Miguel
O meu pai tem o 6s e nunca se queixa, continua rapido como no primeiro dia com ios 15 apenas levou uma bateria nova. Nenhum android se aproveita passado 2 anos, o iphone com 6 anos continua a servir.
Quando uso capa no iPhone a maçã está coberta. A não ser que seja uma capa transparente. Não sei em que mundo vives.
Cá para mim isso parece mais inveja.
E quanto à vaidade, isso não tem nada a ver com iPhone em específico. É uma característica de muitas sociedades do sul da Europa. Em que é necessário projetar uma imagem de sucesso às outras pessoas (usando roupas caras, carros de luxo, etc).
Já no norte da Europa o contrário já é mais comum. Em que muitas vezes as pessoas escondem o valor dos objectos que possuem para evitarem serem vistos como extravagantes e materialistas.
É natural …. é só fazer contas:
Se vender 100 equipamentos a 1200 = 120000
Terei de vender 1200 equipamentos a 100 para obter o mesmo valor.
Uma coisa é querer qualidade outra coisa é ter dinheiro para poder comprar um equipamento de 1200 euros.
E há qualidade por metade do preço.
Outra coisa é um equipamento cujo sistema operativo é desenhado especificamente para um determinado hardware. Outra coisa é ter um sistema operativo para toda uma gama variada de equipamentos com todo o tipo de hardware com as mais variadas especificações.
A questão prende-se com as atualizações e manter o equipamento o mais “limpo” possível pelo que é possível manter fluidez durante bastante tempo.
É claro que não há milagres. E cada caso é um caso. Dependerá sempre do uso que se dá ao equipamento.
Grande samsung
Pelo menos a mim xiami não me convence mais
melhor melhor Iphone SE primeira geração
Vá a falência Xiaomi, tratam os clientes igual cachorros. Sem falar dos produtos de má qualidade de software mal otimizado, resultado do lançamento de vários modelos insignificantes.
A mim os xing-ling nunca me convenceram.
Tenho um Xiaomi com 4 anos, e ainda está super funcional e rápido, era telemóvel de topo a preço razoável e ainda vai durar mais um tempo a menos que haja algum azar, pois com os preços que vejo agora não consigo nenhum de topo a bom preço.
O problema da Xiaomi é que cada vez duram mais e o pessoal não troca tanto.