PplWare Mobile

Efeito iPhone 7? Apple já vende mais smartphones que a Samsung

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Golden says:

    Acho que este ano aconteceu isso muito pelo fracasso do Note 7, mas não deixa de ser uma boa marca para a Apple sem dúvida.

    • Brasão SS says:

      Não acho que isso seja verdade. Os clientes do Note 7 são um nicho. Regra geral os clientes da gama Note não compram Apple. O Note é único no seu segmento, não tem concorrência. O diferencial que o distingue é justamente a S pen. É isso que leva à compra deste modelo em particular, pelo seus clientes habituais.
      Agora se te referes ao flop que o Note 7 foi, e de como isso afetou a imagem da Samsung, levando clientes de Samsung sem ser da gama Note a optarem por iPhone, isso já faz mais sentido. É possível.

      • Golden says:

        Acho que não me fiz entender, ou seja como a venda do Note 7 foi um fracasso devido aos problemas que trouxeram, logo a cota parte da percentagem da samsung foi mais baixa que o esperado, muito provavelmente nem metade do que estava suposto vender eles venderam, ou seja se eles vendessem como venderam no Note 5 e no S6 Edge Plus, claramente que era mais do mesmo dos anos anteriores, e aí a Samsung estaria em primeiro lugar como o normal, não querendo com isto tirar todo o mérito ao que a Apple consegue e consegiu em vendas como é lógico.

        • Brasão SS says:

          @Golden
          Mas a fatia da linha Note dentro da Samsung é assim tão expressiva? Tenho ideia que essa fatia é na casa dos 11% dentro de toda a gama de smartphones Samsung. Tenho ideia que tinha lido em qualquer lado esse valor, agora não sei onde foi. 11% num leque tão grande de modelos dará assim diferença? Se estiver errado alguém que diga.
          😉

          • Golden says:

            Isso já não sei Brasão, fui pela lógica dos outros anos que dei a minha opinião apenas.

          • MLopes says:

            talvez, repara que 11% de uma quota de 17,7% são 1,947% o que chega para colocar a samsung na frente por mais de 1% mas é tão sem sentido “analisar” isto que nem sei bem porque estou a escrever este post. são assuntos com interesse efetivo apenas para as marcas e para os acionistas

          • Brasão SS says:

            @MLopes
            Eu sei que são assuntos que cabe só aos acionistas estudar. Nós somos meros “analistas de bancada”, e isso pouco nos importa, tens razão nisso. 🙂 Este mero assunto em pauta é só para ficarmos com uma ideia se realmente a falta da gama Note neste trimestre fiscal realmente teve impacto no sucesso trimestral da Apple. Como muitos apregoam isso, com o intuito de tirar mérito à Apple, era interessante saber. Mas pela tua Matemática é possível que possa ter impacto positivo na Apple, o facto do Note 7 ter sido um flop.
            Abraço

  2. Celso says:

    Foi mais o efeito Note 7.

  3. ojornaleirodeescariz says:

    bom artigo!!

  4. XicoBandito says:

    Que bom. Aposto que estão todos contentes…

  5. toni da adega says:

    Duas ótimas noticias na mesma semana. Mais logo vou jantar fora para comemorar. Vou mas é passar o fim de semana fora que isto merece festa da boa.
    Se o meu clube este ano for campeão a minha vida está completa e nada me pode parar.

  6. ta chateado? says:

    estas percentagens já são mais interessantes 😀

  7. Bruh says:

    Quota de mercado de smartphones por fabricante (%)
    Samsung 2016: 20.8%
    Apple 2016: 14.5%

    • PilotEyes737 says:

      Buuuhh *2016*, já lá vai há um ano. Atualiza-te.

    • Goncalo Pinto says:

      Mas mesmo assim todos acreditam que a Apple vendeu mais.
      Parece as eleicoes nos EUA, a Hilary teve mais votos mas o Trump sai vencedor.
      Parece-se mais ainda com as nossas em que o Passos Coelho ganhou as eleicoes mas a inveja nao deixou o caso por ai e o Costa fez birra te o tirar de poleiro para ele se poder la sentar.
      E ja agora, qual o interesse de alimentar uma guerra sobre quem vende mais? Essa guerra sera sempre ganha pelos mesmos, pois o que vale nao sao factos mas aquilo em que o povo acredita, venham as informacoes de onde vierem, sejam fidedignas ou nao.

    • Brasão SS says:

      Deixem-se de coisas e leiam o artigo. Os valores do artigo referem-se só trimestre fiscal da Apple, out-dez de 2016, não do ano todo. Se lessem o artigo antes de mandar postas veriam que está lá escrito que a Samsung ficou em primeiro no ano 2016.
      As informações estão corretas, vocês é que não lêem. Enfim

  8. NT says:

    A Samsung rebentou com o mercado… (tinha que ser)
    Mas realmente no que toca a smartphone quem tem dinheiro para gastar sem dúvida o IPhone. A nível de ecossistema o iphone está anos luz à frente dos outros.
    Pena é que algumas plataformas concorrentes não possam entrar neste mercado (por exemplo ubuntu, firefoxOs entre tantos outros) visto que é um mercado super saturado. 😐

    • Celso says:

      Se com ecossistema estás referir-te à interação entre dispositivos iOS e Macs tens razão, mas isso obriga-te a usar tudo da mesma empresa, o que para mim é uma desvantagem.

    • SUPERTITI says:

      Tenho dinheiro para varios iphones e nunca comprei. É uma questão de gostos. Eu acho que ha telemóveis muito bons por menos de 300euros e fazem tudo o que eu preciso. Dizer que a Apple ou Samsung é melhor, para mim é indiferente. Parem de ser fanáticos por algumas marcas.

      • NT says:

        Não sou fanático, nem tenho um iphone (curiosamente tenho um samsung) e é como o Celso disse entre dispositivos iOS e Macs. Depois tens as apps que 99.9% de certeza que funcionam o que não acontece com android (samsung).
        Também tenho o meu Samsung que chega para tudo o que eu faço, mas como investimento sem dúvida que o faria num iphone.

        • Celso says:

          Nest momento tenho um iPhone 7+ e olha que também já me crasharam apps umas quantas vezes.

          Neste momento o Android está também super estável e raramente encontro uma app na Playstore que simplesmente não funcione no meu GS6 (que guardei como backup).

    • Goncalo Pinto says:

      Anos luz a frente de quem? So se for em precos, em restricoes, em limitacoes, em agrssividade injusta no que toca a Marketing (ha que se lhes tirar o chapeu por isto, pois eles conseguem vender alhos como se de ouro se tratasse).

      • Brasão SS says:

        De facto ecossistema como o da Apple, provavelmente só a Microsoft tem concorrência à altura. Não sei o que entendes por ecossistema, mas o NT tem razão. Quanto a restrições e limitações, isso é para quem não conhece ou sabe trabalhar nas plataformas da Apple. Poderá ser o teu caso, não sei. 😉
        Quanto ao marketing, já bateste, pois só a Samsung gasta mais em marketing que a Apple, Google e Microsoft juntas. Por isso essa já não cola. Arranja outras.
        Curiosamente a Apple é das empresas que menos gasta em marketing. Lol

        • Goncalo Pinto says:

          Sabes ler? Eu nao falei sequer em números de qualquer espécie, mas sim na agressividade do marketing, que nao precisa muito para ser eficaz, e nisso a Apple bate todos, por isso vende o que vende e por isso também, tem uma legião enorme de fanáticos. Infelizmente, pois quem perde com isso é o consumidor.

          • Brasão SS says:

            “agressividade injusta no que toca a Marketing”
            Foi o que escreveste. Queres elaborar e explicar? Ao menos sabes o que é marketing agressivo? Se calhar é melhor pesquisares e depois falares. Injusto? O que é isso? Também podes explicar? O tipo de marketing que dizes não faz sentido nenhum numa empresa como a Apple. Quanto aos fanáticos, existem muitos tipos. Aqueles fanáticos que compram simplesmente porque gostam, e os outros fanáticos que estão sempre a criticar os gostos e opções dos outros.
            ” infelizmente quem perde com isso é o consumidor”.
            Perde em quê? Queres elaborar? É que os argumentos que usas não têm lógica nenhuma.
            E sim eu sei ler, tenho a 4ª classe, e mal feita. 😉
            Mas tenho dificuldades em entender certos argumentos.
            😀

  9. Manuel says:

    lamentável…

  10. RuiZ says:

    Androids só vendem se for a preço de custo ou a dar prejuízo…

    • Celso says:

      Deixa de ser fanboy.

    • luislelis says:

      Deves ganhar algum dinheiro com isso.

    • toni da adega says:

      Eu cá só compro produtos ou em lojas em que as margens de lucro sejam bem elevadas, se assim não for nem compensa comprar o que quer que seja.

    • Delta says:

      O prejuízo é para a marca, quem ganha é o cliente. Eu sei que tu preferes pagar mais só para dar lucro à marca, sem ganhares nada com isso.

      • RuiZ says:

        Ganhas muito!

        Têm prejuízo, porque não vendem unidades suficientes!

        • Delta says:

          Margem de lucro, diz-te alguma coisa?
          Eu digo-te o que é, dinheiro direitinho do bolso do cliente para os bolsos da empresa, sem que isso traga qualquer mais valia ao primeiro. Para quem gosta tanto da Apple devia saber bem isso, a tal que vende menos e ganha mais, não é milagre!

      • APereira says:

        Errado…A curto prazo quem ganha é o cliente pois claro nao está a pagar tanto quanto devia pelo produto no entanto e a medio/longo prazo?

        Achas que alguma empresa vai suportar um equipamento que nao lhe dá lucro suficiente?
        Passemos ao próximo e o anterior fica esquecido, pois a mais valia é vender muitas unidades com um lucro pequeno e nao gastar tempo/dinheiro no modelo antigo.

        Claro está que quando vem depois as marcas dizer que a margem de lucro que tem com os equipamentos é muito baixa vem logo os fanboys a correr muito em orgasmos consecutivos dizer que “Assim é que é”.

    • Goncalo Pinto says:

      Ou sera antes pelo preco mais justo? Ou pela mais elastica plataforma? Ou pela maior qualidade por menos dinheiro? Ou por uma liberdade sem limitacoes nem restricoes infundadas?
      Se calhar por tudo isso e muito mais.

  11. abdu says:

    Mas o quota de mercado continua a descer para a Apple. Passaram de 16.1% para 14.5%. Mais uns anos e estão com menos de 10% de quota de mercado.

  12. Nope says:

    No trimestre passado, dos 77,4 mil milhões dólares de lucros da Apple 54,4 mil milhões vieram do iPhone.

    Os lucros da Apple com o iPhone, dado que os da Samsung foram mais fracos por causa do Note 7, devem representar mais de 97% dos resultados (=lucros-prejuízos) de todos os fabricantes de smartphones. Não havia umas notícias (e posts) de que a Apple andava aflita e que o iPhone 7 era um fracasso?

  13. UpaUpa says:

    O problema em 2017 da Apple não será a Samsung é o seu killerphone, mas sim o Trump que lhes vai rebentar com os lucros

    • Nope says:

      Queres tu dizer na tua que se Trump, como já anunciou, -aumentar as taxas alfandegárias na importação de produtos chineses, a China retalia prejudicando a compra de produtos da Apple?
      É bem possível.

      • Nope says:

        Aliás, pode-se dizer o mesmo relativamente aos grandes parceiros comerciais dos EUA devido à revogação/renegociação de acordos comerciais – com o Canadá, México e países da América Central e do Sul, com a União Europeia e com os países do Pacífico, da Austrália à China.
        Mas não vai ser só a Apple a atingida. Quando as tecnológicas protestam contra Trump não é só por princípios humanistas.

      • Brasão SS says:

        @Nope
        Já tinha pensado nisso! Se isso for concretizado, os próximos 4 anos serão turbulentos e difíceis para a Apple, e como escreveste abaixo para todas as outras grandes tecnológicas americanas. E a China é “menina” para retaliar e vetar produtos americanos, sejam eles qual forem. Acho que com a revogação dos acordos comercias, quem vai perder serão naturalmente as empresas americanas, que dependem muito do mercado internacional para serem sustentáveis .
        Este Trump percebe pouco de economia externa.

    • RuiZ says:

      Sim, porque o Trump vai mesmo prejudicar a única marca de telemóveis Americana!

  14. Bino C says:

    Uma precisão:
    Um quarter não é um quadrimestre, mas sim trimestre e trata-se do ano civil e não do ano fiscal.
    O ano tem 4 quarters e o ano fiscal varia entre empresas, por isso estes dados são do ultimo trimestre (o 4º) de 2016.

  15. V.T. says:

    Titulo da notícia: Apple já vende mais smartphones que a Samsung… No entanto a marca da maçã cada vez tem menos quota de mercado!?! Não há por acaso algo contraditório nesta noticia, ou é só impressão minha?

    • Brasão SS says:

      @V.T.
      Então?
      Mesmo que a Apple venda mais, pode sim senhor ter menos marketshare. É Simples, basta a concorrência (Andoid) aumentar muito mais as suas vendas, depois ao comparares o marketshare das duas, verás uma diferença grande.
      Um exemplo.
      Eu vendo 20 maçãs num trimestre, passo a vender 23 no segundo trimestre, mas se a concorrência vender 40 robôs no primeiro trimestre, e passar a vender 50 robôs no segundo trimestre, é lógico que embora tenha vendido mais maçãs, isso não vai fazer com que tenha mais marketshare , pois venderam-se mais robôs. Mas mesmo que não se tivessem vendido mais robôs, no segundo trimestre, tinha sempre menos marketshare .
      Penso que por esta analogia, se consegue perceber.
      Abraço

      • V. T. says:

        Acho que não estás a ver bem a coisa… a noticia diz que a Apple passou a Samsung no entanto, esta tem mais quota de mercado? Podiam pelo menos era dizer que no quarto trimestre quem vendeu mais aparelhos foi a Apple e ai já não havia tanta confusão, até porque dá a sensação que o titulo é propositado para fazer crer outra coisa ou seja a Apple ser a número 1 e não a Samsung!

        • Brasão SS says:

          @V.T.
          Se tivesses lido na íntegra o artigo, está bem explícito isso que escreveste.
          Ora vê o último gráfico, e lê os últimos parágrafos.

          • V.T. says:

            Mas tu estás a ir ao encontro do que escrevi, é claro que se leres a noticia vês que afinal o titulo não está correcto. Compreendes?
            É precisamente isso que eu critico, porque não este titulo? “Apple apesar de ser a marca que vende mais no ultimo trimestre perde quota de mercado”?
            Não havia necessidade, esta protecção a Apple já cansa!

        • Brasão SS says:

          @V.T.
          Se tivesses lido na íntegra o artigo, está bem explícito isso que escreveste.
          Ora vê o último gráfico, e lê os últimos parágrafos.

  16. Pedro Guerra says:

    Já li várias noticias com comparações deste género, infelizmente ainda aguardo uma que finalmente compare o que é comparável.
    Não podemos comparar as vendas de iphones com smartphones samsung, porque a samsung tem smartphones que vão desde 100 euros até 800 ou mais, pelo que qualquer comparação sairá sempre enviesada.
    Também podemos dizer que a fiat vende mais automoveis que mercedes, mas o que quer isto dizer?

    Acho que uma notícia destas seria bastante mais útil se fizesse a comparação entre vendas de iphones e S7 / S6, ou outros que sejam comparáveis com os iphones actualmente à venda…

    porque reparem, se esta notícia diz respeito a todos os smartphones samsung, então quer dizer que a apple vendeu mais unidades a um preço médio muito mais elevado do que a samsung, e aí o impacto será ainda mais relevante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.